06/10/2014

Resenha - O Para Sempre de Ella & Micha


Nome: O Para Sempre de Ella & Micha
No Original: The Forever of Ella and Micha
Autor (a): Jessica Sorensen
Tradutor (a): Marsely Dantas
Páginas: 336
Editora: Geração
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ella e Micha começaram a namorar. Ella está na faculdade em Las Vegas. Micha saiu em turnê com sua banda de rock. Tudo parece se encaminhar para uma relação estável. Mas não é o que acontece. Pesadelos começam a assombrar Ella. O medo de ser abandonado persegue Micha aonde quer que ele vá. Tudo o que enfrentaram antes não pode ter sido em vão... eles não podem perder um ao outro. Ou podem? Ciúmes, segredos e fantasmas do passado ressurgem ainda mais ferozes, enquanto as vivências sexuais se incendeiam, apimentadas por jogos sensuais, bebedeiras e muita velocidade nas estradas do oeste americano. 

Quando li o primeiro livro estava bastante ansiosa para conhecer a série que tinha conquistado fãs tão ardorosos em tão pouco tempo e foi com surpresa que recebi a história criada por Jessica Sorensen. Ao contrário de muitos new adults a trama apresentada pela autora era mais delicada e suave, com um lado psicológico forte e um tipo de amor raro, que muitos dizem que não existe, mas que Sorensen com muita acuidade consegue cativar o leitor e fazê-lo crer. Conheçam a história de Ella & Micha.

Ella está de volta a faculdade e Micha está viajando com sua banda. As coisas não são fáceis, mas estão melhorando e Ella está tentando lidar com os fantasmas de seu passado, a culpa e seus medos. A saudade sempre aperta, mas graças a Lila as coisas são mais fáceis e ela sempre dá apoio para Ella fugir de vez em quando da rotina da faculdade. Porém quando seu irmão liga avisando que o pai fugiu da clínica de reabilitação Ella tem de largar tudo e ir buscá-lo no bar. Seu pai estava em um estado deplorável e mais uma vez repete que a culpa é de Ella, mas dessa vez é pior porque o que ele diz, que se arrepende de não ter ido embora quando sua mãe adoeceu acerta em cheio Ella. Pela primeira vez pensa que pode acontecer o mesmo com ela e que Micha pode não ir embora, tendo a mesma vida miserável de bebedeira do pai, e fazendo uma família infeliz. Ella não consegue suportar pensar nisso e se afoga em depressão. Depois de dias na cama Lila chama Micha, e o único jeito que Ella encontra de afastá-lo é com uma mentira que surpreende e choca Micha. Mas Lila e Ethan não vão deixar uma mentira tão horrível separar os dois. A partir daí Micha mais do que nunca terá de mostrar que o passado é passado, e que Ella não é a família dela. Será que Ella conseguirá superar os traumas de sua infância e de sua família? Será o caos que foi a vida de sua mãe hereditário? Ella e Micha terão sua chance de viver uma para sempre?

É essa a premissa que a autora desenvolve neste segundo livro da série e devo dizer que em diversos momentos quis enforcar a protagonista. Sério, Ella não merece nem 1% de Micha. Espero sinceramente que no próximo livro do casal as coisas saíam do lugar e que Ella não volte para o mesmo ponto de sempre. Sorensen mais uma vez conduz o leitor por uma narrativa dividida em dois pontos de vista e continua a trabalhar o passado traumático de Ella e seus medos. A narrativa é ágil e alterna bem as vozes narrativas, mas é impossível ficar alheio aos problemas que Ella insiste em reviver. A personagem devia aproveitar a pessoa maravilhosa que ela tem ao lado ao invés de remoer problemas passados e medos aumentados por ela mesmo.

A mentira que Ella conta para Micha é de doer o coração e ainda bem que a autora não inventou de estender muito a situação. Já bastou a teimosia da personagem em diversos pontos. A ambientação continua imersiva e precisa, no tom certo a autora leva o leitor de modo exato para os lugares onde a história se passa e nos mantém presos ao desenrolar da trama. Um ponto de que gostei bastante além de toda a narração de Micha é o desenvolver da amizade de Lila e Ethan, que como sabemos pelo título do terceiro livro vai virar algo mais. Estou ansiosa demais pelos próximos livros, seja pela conclusão da história de Micha e Ella, seja pela história de Lila e Ethan, onde finalmente teremos o ponto de vista dos amigos do casal. O fim foi um recomeço e espero que Ella deixe assim. Chega de passado.

Leitura rápida, fluida e que nos instiga através de um protagonista de personalidade maravilhosa. Jessica Sorensen consegue um belo casal, que funcionaria muito melhor sem metade dos medos de Ella, mas que mesmo assim consegue cativar o leitor e despertar nossa torcida. A edição da Geração está ótima, fonte agradável e capa bem pensada. Recomendado a todos que procuram um new adult mais suave, com um belo romance e ótimos personagens. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Segredo - Jessica Sorensen
1- O Segredo de Ella & Micha
2- O Para Sempre de Ella & Micha
3- The Temptation Of Lila and Ethan
4- The Ever After Of Ella and Micha

4 comentários:

  1. Não li o primeiro e quero o segundo pra ontem. Achei a trama bem legal e parece uma boa série, mas gosto de ler livros com continuação tudo um depois do outro, sem dar muito tempo de espera pelo próximo. Não sei quando leio esse =/
    Mas uma coisa que vi em resenhas foi....um certo...irritamento?, com a personagem feminina. Vi tantos dizendo que é chato ler umas coisas por ficar batendo sempre na mesma tecla. Não entendi isso e nem quero spoiler, por isso não me aprofundei, mas fiquei meio pé atrás depois de ler isso :S
    Só espero que valha a pena, tenho expectativas grandes com a história.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Sou doida para ler essa série, estava esperando notícia do 3º, mas depois de ler sua resenha fiquei mais curiosa ainda, vejo todo mundo falando que o protagonista é um dos melhores dos new adult e estou super curiosa para ler, adorei a resenha! Foi sincera sobre a personagem e ainda me deixou com vontade de ler mesmo assim. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Li o primeiro em versão digital depois de uma promo da editora e quero muito a versão física, quase comprei na Bienal, mas não consegui, estou curiosa para essa continuação e até entendo a Ella, li tudo o que consegui sobre o livro 2 então nada é surpresa, espero ler antes que saia o da Lila, adoro o casal Lila e Ethan, curiosa para ver a capa do 3, sabe quando sai? Gostei demais de ver a resenha, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!! Me apaixonei, quero todos. Posso começar por ele ou é melhor iniciar pelo primeiro?

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.