26/09/2014

Resenha - O Assassinato de Roger Ackroyd


Nome: O Assassinato de Roger Ackroyd
No Original: The Murder of Roger Ackroyd
Autor (a): Agatha Christie
Tradutor (a): Renato Rezende
Páginas: 296
Editora: Globo
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Na pequena King's Abbot o suícidio súbito de uma viúva logo espalha rumores de que ela matou seu marido e estava tendo um caso secreto com o bem sucedido Roger Ackroyd. Na noite seguinte, Ackroyd é assassinado em seu escritório trancado, logo após receber uma carta póstuma da viúva, onde confessa que estava sendo chantageada e identifica o chantagista. King's Abbot está cheia de suspeitos, desde o mordomo nervoso, passando pelo enteado rebelde e problemático até a cunhada Sra. Cecil Ackroyd, que mora há anos na casa do irmão de seu falecido marido. Cabe agora ao famoso detetive Hercule Poirot, que estava em King's Abbot incognito e aposentado, cuidando de seu jardim, resolver o mistério de quem matou Roger Ackroyd e porque. Uma tarefa em que terá auxílio do médico James Sheppard, contando ainda com a engenhosa e fofoqueira irmã do médico, Caroline. O Assassinato de Roger Ackroyd é o livro que fez Agatha Christie um nome familiar e lançou sua carreira bestseller.

A maioria dos leitores devem ter visto eu falar que estava de mudança no último final de semana e portanto sem acesso à internet. Aproveitando esses dois, três dias sem internet e com todos os meus livros encaixotados acabei com os livros da Agatha Christie que tenho em mãos. Estava desfazendo mais uma das caixas na casa nova quando encontrei o livro e comecei a ler. Sendo um dos mais aclamados livros da dama Agatha, O Assassinato de Roger Ackroyd instigou-me logo nos primeiros capítulos. Conheçam.

A história começa com o Dr. Sheppard retornando da residência da viúva Ferrars. Sua irmã, Caroline, como sempre estava o aguardando. Para Caroline a morte do detestável marido da senhora Ferrars não fora gastrite e sim assassinato e claro, para ela a viúva tinha se suicidado por culpa. O Dr. Sheppard já acostumado com a rede de fofocas que Caroline mantém não admira que ela já saiba de todos os detalhes verdadeiros e inventados do caso. Depois de anos vivendo com a irmã já aprendeu a dar o mínimo de informações possíveis sobre seus pacientes. Na pequena King's Abbot todos sabem de tudo. Desde o caso da viúva com o bem sucedido industrial Roger Ackroyd, passando pela enteado problemático e que vive pedindo dinheiro ao padrasto até o misterioso homem que agora é seu vizinho. Caroline está intrigada por não ter descoberto nada sobre o estrangeiro de bigode. Ela acha que ele é um cabeleireiro francês aposentado, o Dr. acha que é bobagem. As dúvidas da cidade vão embora quando na noite seguinte ao suicídio da viúva Roger Ackroyd é assassinado em seu escritório. Dr. Sheppard passara lá minutos antes e encontrara um Ackroyd agitado, com uma carta da Sra. Ferrars em mãos, onde contava que estava sendo chantageada. Todos que estavam na casa são logo considerados suspeitos, do mordomo Parker a cunhada Sra. Cecil Ackroyd. A polícia acredita que foi o enteado desaparecido de Ackroyd, Ralph Paton, mas Flora, sobrinha do falecido não consegue acreditar nisso e para ajudar decide chamar o misterioso vizinho dos Sheppard. Para a surpresa do Dr. Sheppard, ele é Hercule Poirot, famoso detetive que auxiliou a Scotland Yard em diversos casos. Ao lado de Poirot o doutor acompanhará o desenvolver surpreendente do enrolado caso e a revelação de quem matou Roger Ackroyd.

É a partir dessa premissa que Agatha Christie desenvolveu o que é considerado por muitos o romance policial perfeito, com o crime e a resolução perfeita. A narrativa desde o primeiro momento envolvente, com seu tom amigável de quem conta um caso a um amigo, o doutor leva o leitor através dos acontecimentos de seu dia e por causa de seu tom íntimo e amigável acabamos envolvidos de modo único no assassinato. A ambientação é a melhor versão da realidade como Christie sempre mostrou que faz bem. A pequena King's Abbot é um retrato fiel de pequenas vilas inglesas, e com seus personagens tornam a trama ainda mais instigante.

Ao lado do doutor e de Poirot montamos o caso peça por peça, absorvemos com curiosidade cada ínfimo detalhe que o detetive indica ou revela assim como ficamos intrigados e inventamos mil possibilidades para os passos que ele dá fora do campo da narração do doutor Sheppard. Christie foi perspicaz ao dividir a jornada da dupla e já ali indicava o rumo da história, poucos são aqueles que notaram, poucos mesmo e digo isso sendo uma daquelas que lê, lê e lê livros policiais, mas não foi capaz de pescar absolutamente nada da resolução do caso até a derradeira revelação de Poirot. Dama Agatha, como pode enganar o leitor de forma tão descarada? Estava ali, debaixo do nariz, bem a cara e para todo mundo ver, mas complicado do jeito que o leitor é, ele adoro uma teoria complicada...

Leitura rápida, instigante e com uma trama extremamente inteligente. Pontuada por ótimos personagens, voltas habilidosas e bem construídas, Agatha Christie apresentou um de seus melhores casos, com camadas mais densas do que pode julgar o leitor desapercebido e entrelinhas perspicazes. A edição da Globo está ótima, boa fonte e boa tradução. A arte da capa também ficou boa. O maior problema que tenho com a edição do livro tanto a nova como sua antecessora é a sinopse errônea. O que eles colocaram nela de informação da trama e do caso está completamente trocado. É absurdo e triste que isso aconteça. Mais atenção a quem produz as sinopses. Já conversei com a editora e vão resolver. Abaixo segue apenas os livros da série que eu tenho de um total de 42. Recomendado a todos que procuram um livro de trama policial inteligente, imprevisível e que vai manter até o leitor mais experiente no escuro. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Hercule Poirot - Agatha Christie
1- O Misterioso Caso de Styles
2- Assassinato no Campo de Golfe
3- Poirot Investiga
4- O Assassinato de Roger Ackroyd
9- Treze À Mesa
10- Assassinato no Expresso do Oriente
18- Assassinato no Beco
20- O Natal de Poirot
24- Cinco Porquinhos
35- A Terceira Moça
37- Os Elefantes Não Esquecem
39- Cai O Pano

2 comentários:

  1. A Agatha deve mesmo arrasar! Deixar a resolução bem na nossa cara e não vermos? Só um autor muito bom mesmo.
    Essa edição está linda!!!
    Ótima resenha! Abraços Min!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler esse livro e to aqui de queixo caído até agora, é incrível como ta tudo na cara todo o tempo e msm assim eu n notei. Até o ultimo segundo ainda desconfiava de pessoas diferentes. Maravilhoso ainda como no fim a Agatha ainda joga na tua cara pontuando varios pontos onde ela gritou "O ASSASSINO É ESSA PESSOA AQUI" e vc n percebeu. Que historia perfeita, envolvente desde o primeiro capítulo (mesmo pra mim q sou mto dificil de agradar em inicios de histórias) graças aos personagens cativantes e a narraçao do Dr. De uma forma descontraída. To muito feliz de ter sido enganado por 2 dias pela Christie, vou começar outro livro dela agora mesmo.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.