09/08/2014

Resenha - O Diário de Dorkius Maximus


Nome: O Diário de Dorkius Maximus
No Original: Diary of Dorkius Maximus
Autor (a): Tim Collins
Tradutor (a): Sandra Pina
Páginas: 192
Editora: Planeta do Brasil
Comprar: Americanas - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Sou Dorkius Maximus, e um dia serei o herói da história de Roma. Estou escrevendo esse diário para ser publicado quando eu for rico e famoso. Por enquanto as coisas não vão tão bem... Meus amigos pegam no meu pé, papai nunca me ouve e mamãe só está interessada nas galinhas sagradas. Tudo o que quero na vida é ser um gladiador. Um dia (quem sabe?) não sou chamado para salvar Roma? Eu só tenho uma certeza: dentro de mim há um bravo guerreiro, louco para se revelar. Só espero que não demore muito...

Desde que séries infantojuvenis no estilo diário começaram a fazer sucesso que tenho vontade de ler alguma delas, por isso quando a Planeta trouxe entre seus lançamentos uma série do estilo que se passava em Roma não resisti em solicitar. Tim Collins, autor de outros livros no mesmo estilo traz dessa vez a história de um garoto romano com muito humor e criatividade. Conheçam Dorkius Maximus.

Contando dia após dia, Dorkius nos conduz por sua vida. Dos jantares chiques que seu pai oferece a loucura de sua mãe com as previsões e presságios. Dorkius está cansado de ter sua vida ditada por animais bobos e suas supostas previsões, também está cansado de ser um fracote, ele sonha em seu um herói romano, alto e forte como seu irmão. Passando por dias difíceis com seus amigos, Dorkius começa a ter aulas com um antigo militar, que agora está tão gordo que a armadura mal consegue ficar fechada, deixando um vão de gordura a mostra. O que Dorkius não imagina é que seu professor está envolvido em algo terrível e que ele, depois de visitar uma casa de banho estaria irremediavelmente envolvido. Das aulas para herói a ida a corrida de bigas, passando por luta de gladiadores, animais sagrados, roupas lavadas com urina e escravos chorões e que falam latim, essa é a história de Dorkius, o garoto que tem certeza que o herói forte e guerreiro dentro dele está prestes a surgir.

A premissa é simples e Tim Collins consegue transportar o leitor de forma bastante única para a vida de um garoto romano de classe mais alta, preocupando em levar o máximo de verdades possíveis ao leitor que ao mesmo tempo se diverte com as peculiaridades de Dorkius. A narração em primeira pessoa nesse caso é perfeita e o formato de diário, escrito com letras diferentes, desenhos que ilustram diversas situações na vida do protagonista além de várias ilustrações que Dorkius usa para fazer piada de si mesmo depois de passar por situações vergonhosas e que nada contribuem para seu status de futuro herói romano.

O livro é juvenil, mas a leitura é gostosa para todas as idades e Collins conseguiu deixar a ambientação bem interessante, aliado as histórias que Dorkius conta para o leitor, seu diário encerra nos deixando totalmente cativados por sua história. Valendo lembrar que o autor não passou por cima de algumas visões preconceituosas que os romanos tinham, ele coloca tudo de forma bem ajustada a sua história. Uma série que comecei por curiosidade e fico feliz em dizer que é mais do que diversão. A edição da Planeta está ótima, diagramação toda diferente, capa dura bem adaptada para o português e ótima tradução. Recomendado a todos que gostam de história infantojuvenis no estilo diário, perfeito para presentear seu filho, sobrinho ou primo, e claro, te dar uma boa hora de humor inteligente, personagens históricos e ótimas ilustrações. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Dorkius Maximus - Tim Collins
1- O Diário de Dorkius Maximus
2- Diary of Dorkius Maximus in Egypt
3- Diary of Dorkius Maximus in Pompeii

9 comentários:

  1. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Yaaaaaaaaa *-* Bom dia! Tudo bem? ♥ Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, você gosta de livros em estilo diários? Uauahsuhahuhus! Que tudooooooooooo, eu também! Hahahahahaha! Gente, gostei ainda mais desse livro por conter um romano envolvido no meio! E claro, pelo autor não demonstrar preconceito de forma alguma! Porque né... hahahahahaha! Eu amooooo infanto-juvenis e livros em estilo diárioooo! Este me lembra bastante Diário de um Banana, uhashuasuhasuas! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  2. Achei tão bacana a premissa! Muito legal ter ilustrações, eu amo quanto tem nesse tipo de livro, rio muito!
    Capa dura?! Que show!!!
    Com certeza está anotado para ler!
    Amei a resenha! Bjs, Min!

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros juvenis e em forma de diário, desde que soube desse lançamento quero ler. *-*
    Acho a capa muito bonita! <3
    A trama é muito engraçada pelo jeito, e quero tentar comprar logo. rs
    Beijos
    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou mega suspeita de falar que quero ler esse livro haha, tenho uma paixão platônica pela Grécia e Roma antiga <3, o livro sendo juvenil é uma boa opção para relaxar e tenho certeza que a escrita diferente e os desenhos que fazem parte da diagramação vão deixar a leitura ainda mais gostosa.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Oiee.
    Livros juvenis raramente me agradam, por conta disso leio e já li poucos exemplares nesse estilo. Mesmo falando de Grécia e Roma antiga, tema que eu adoro, esse em si não me atraiu.
    Então provavelmente (não é certeza) não o lerei.
    Mas pra quem gosta e se identifica com o gênero é uma ótica dica.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros juvenis de capa dura, esses assim divertidos são ótimos para passar o tempo, leio O Diário de um Banana por isso, e estou doida para ler aquela da Verus, agora não sabia que ia sair um com Roma de cenário! Parece bem legal, adorei conhecer! Abs!

    ResponderExcluir
  7. Adoro as capas da Planeta, eles sabem que fazem capas nota 1000 e cada vez capricham mais. Adorei a resenha e o livro também. Achei tudo incrivel. Adoro livros infanto-juvenis,eles são muito legais.

    ResponderExcluir
  8. Amo diários, esse deve ser engraçadinho

    ResponderExcluir
  9. As publicações de capa dura tem um lugar especial no meu coração! E o estilo juvenil eu gosto de ler ocasionalmente. Ainda não conhecia essa coleção, adorei saber um pouco mais sobre ela!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.