19/08/2014

Resenha - Damas de Honra


Nome: Damas de Honra
No Original: Bridesmaids
Autor (a): Jane Costello
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 432
Editora: Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando Evie Hart, jovem e sonhadora jornalista, aceita ser dama de honra de Grace, sua melhor amiga, percebe que isso é o mais perto que conseguirá chegar do altar. Aos 27 anos, Evie nunca experimentou aquela sensação de frio na barriga, do coração parecer estar saindo pela boca ao chegar perto de alguém especial. Mesmo sabendo que relacionamentos não são seu forte – e que, por mais encantada que fique por um namorado, não consegue suportá-lo por mais de três meses, isso não significa que ela dispense oportunidades. Quando Evie põe os olhos em Jack, seu mundo dá uma guinada. Evie fica maravilhada com a chance de um romance, porém, sua vida está longe de ser perfeita. 

Quando a Record lançou o livro não me interessei muito pela história, mas achei legal a arte que a editora fez para capa, adoro quando as editoras fazem capas próprias e criam um padrão para determinado autor, além disso recebi vários pedidos de resenha e por isso comprei o livro pouco depois. O tempo passou, o livro ficou na estante e com o lançamento do segundo livro da autora no mês que passou acabei lendo os dois juntos. Saindo de minha zona de conforto encontrei uma história diferente do que imaginava, com toques de humor, mas também com drama e, claro, romance. Conheçam Damas de Honra.

Evie era a dama de honra de Grace, sua melhor amiga que depois de anos de namoro e dois filhos resolveu subir ao altar. Como a boa amiga que era Evie estava ajudando com tudo o que podia e quando encontra o homem mais perfeito que já viu na vida um pouco antes do casamento Evie fica sem palavras e chocado pelo olhar que ele lhe deu. Porém para seu horror ao chegar no quarto Grace mostra o motivo do olhar. Seus enchimentos haviam saltado para fora do vestido. Os tão sonhados seios que ela sempre quis estavam dependurados a mostra. Nada podia ser pior do que ter bunda grande e peito pequeno, e agora o homem mais perfeito que ela já viu acaba de testemunhar sua tentativa ridícula de mostrar mais do que tem. Para piorar a situação, Jack, o homem misterioso, estava no casamento de Grace acompanhado de Valentina, a mais espalhafatosa e perua do grupo de amigas, que o prende nas garras toda hora que Evie tenta conversar um pouco com ele. Passado o casamento Evie ainda tem que enfrentar um chefe insuportável que só a escala para matérias pífias no jornal e um ex-namorado que está passando do limites em sua perseguição. Desacreditada de ver Jack novamente, Evie já se prepara para os próximos casamentos. Depois de Grace ainda tem o casamento de Georgia e o de sua mãe, mas o melhor disso é a chance de ver Jack de novo no casamento de Georgia. Entre idas e vindas, provas de vestidos e micos, Evie vai admitir que há mais no amor para ela do que jamais imaginou, e ainda ver que casamentos podem guardar mais do que juras de amor. Micos, traições, encontros e desencontros até tudo se acertar.

É a partir dessa premissa que a história se desenrola e é complicado falar da trama sem revelar demais, por isso ficamos apenas em Evie. A narração é em primeira pessoa, flui extremamente fácil, cativando a atenção e a simpatia do leitor com pequenos detalhes. A ambientação é ótima, adoro livros que se passam na Inglaterra, e apesar de termos mais casamentos e compras do que tudo o cenário acaba falando alto quando se trata dos costumes dos personagens. Enquanto lida com seus próprios dramas Evie ainda acompanha os dramas de suas amigas mais pessoais, e junto com ela nos divertimos e nos chocamos com as vidas de Georgia, Valentina e Grace.

Costello conseguiu retratar muito bem um grupo de amigas heterogêneo e atual, cada uma tem sua personalidade e a mistura surpreende o leitor. Eu que não leio muito do gênero gostei de ver a interação entre elas e o olhar de Evie do grupo. Foi legal ver Evie descobrir que a vida de suas amigas não é tão perfeita quanto ela imaginava, ver, assim como na realidade, que mesmo sendo amiga de uma pessoa você pode saber pouco sobre a realidade dela. Gostei do drama de Grace e fiquei enojada com o que Charlotte fez, e também não achei Jack toda essa coisa que a autora tenta passar. Evie merecia mais. Jack pode até ser ótimo, mas não foi essa a impressão que o desenrolar da trama deixou. O fim foi equilibrado, mas faltou Jack ser melhor para ser ótimo.

Leitura rápida, que entretêm e consegue divertir. Jane Costello tem uma escrita leve, que flui fácil e capta com destreza diversas personalidades de forma que o leitor pode relacionar vários personagens com sua própria vida. Não gosto muito do gênero, mas gostei do estilo da autora. A edição da Record está ótima, desde a fonte até a tradução, além de uma ótima capa, que dá uma personalidade própria aos livros da autora. Recomendado a todos que gostam de chick-lit e aos que procuram histórias leves para divertir, passar o tempo e quebrar o ritmo de leituras. Leiam e se surpreendam! Até mais!

7 comentários:

  1. Esse ainda não conhecia, só o outro da autora (que vi que inclusive tem resenha aqui no blog). Eu acho as capas tão fofinhas! Acho que os da Jane Costello são os próximos da minha wishlist!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. É, acho que leria só por ser uma leitura leve e divertida, pra passar o tempo. Até curto o gênero mas quase nunca leio.
    Achei a capa muito fofa!!!
    Ótima resenha! Bjs, Min!

    ResponderExcluir
  3. Oiee.
    Eu não conhecia nada da autora, e me surpreendi lendo sua resenha porque não dava nada por esse livro.
    A capa é bonita sim, mas pra mim passa uma ideia de chik-lit e pelo que percebi esse não é o gênero do livro, ao menos não só isso.
    Gostei da resenha, mas ainda não me convenci, vou esperar um poucos mais, quem sabe mude de ideia.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Li a resenha do outro e também acho que ele parece melhor, pelo menos pela história, e pelo que diz na resenha é isso mesmo, as capas são ótimas e tal, fiquei bem curiosa, pena que não sai mais tanto chick-lit, adoro Marian e vou ver se leio esses, parecem bons. Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  5. Oiii, assim como você não me interessei muito pelo livro de inicio, ao ler a resenha percebi que ele pode ser até legal. A capa é linda hehehe (dificilmente não acho capas lindas). Não gosto de narrações em primeira pessoas, acho que tenho que me identificar muito com o personagem e sua fala ser muito prática para eu gostar de narrações em primeira pessoas e isso dificilmente acontece com essas narrações, o que na minha concepção torna a leitura um pouco cansativa. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Tão sessão da tarde,kkkk, mas eu amo!

    ResponderExcluir
  7. Uma personagem com meu nome não é todo dia que encontro! Adorei conhecer um pouquinho e descobrir essa coincidência. Já contou pontos pra entrar na lista de leitura...

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.