01/08/2014

Resenha - Chamado Às Armas


Nome: Chamado Às Armas
No Original: Call To Arms
Autor (a): Elle Casey
Tradutor (a): Ana Death Duarte
Páginas: 368
Editora: Geração
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Acompanhe Jayne Sparks, a garota de boca-suja de dezessete anos que recentemente se transformou em Fae elemental e seus amigos - um pesadelo, um daemon, um elfo verde, um fada da água e um duende - enquanto eles lutam para encontrar seus lugares na comunidade Fae de Luz da Floresta Verde, enquanto Jayne tenta não sentir tanta saudade de Tony, seu melhor amigo que escolheu sua vida normal a se tornar uma criança trocada. A iminência de uma guerra sangrenta faz o grupo se preparar para a próxima batalha contra o Fae das Trevas.

Depois de um primeiro volume que faz mais do que apresentar o universo, Elle Casey retorna moldando sua trama e desenvolvendo seus personagens. Em seu antecessor ficamos surpresos com a variedade de seres e mitologias que a autora introduziu, agora investindo em seus personagens e ajustando todos como em um jogo de xadrez Casey deixa no ar um vislumbre do que está por vir. Conheça Chamado Às Armas, uma continuação que faz jus ao seu título.

Jayne ainda não acredita que Tony decidiu ir embora. Depois de ver seu amigo partir e o restante do grupo ser separado de acordo com suas origens, Spike é um íncubo, Chase é um daemon, Finn, um duende verde e Becky uma ninfa das águas, porém para a surpresa de Jayne ela fica de fora, Dardennes, o líder dos FAE acredita que ela é uma Elemental. Jayne vê todos ficarem pasmos, muitos felizes e vários irritados. Dardennes diz que ela tem controle sobre o elemento Terra, mas que é preciso descobrir mais, se ela pode controlar também a água. Fica estipulado que ela treinará com todos os tipos de FAE, estranhando as roupas, mas gostando do lugar onde está Jayne não sabe o quanto isso é importante para a guerra que está chegando até ser atacada pelos próprios duendes verdes em sua primeira aula de treinamento com o grupo. Se não tivesse usado sua conexão com a floresta ela estaria morta. Depois do susto eles confirmam que estavam sob um feitiço, provavelmente de alguma FAE das Trevas. O acontecimento causa grande alvoroço, Jayne é mesmo uma Elemental, Luz e Trevas agora possuem um Elemental. Natureza e Tempo. Cada vez mais ansiosa e desconfiada de todos, Jayne precisa escapar das tentativas de assassinato e ainda está preocupada com Tony, que fez um novo e misterioso amigo, deixando Jayne angustiada. Finn desconfia que pode ser um ataque dos FAE das Trevas, já que mexer com Tony afeta diretamente Jayne, mas pressa no complexo na Floresta Verde tendo que treinar com pessoas que ela não confia cem por cento, ela pode fazer pouco. Nem todos acreditam que as novas crianças trocadas sejam a solução para a guerra que se aproxima, e se alguém tão poderoso quanto Jayne foi encontrado pelos FAE das Trevas porque eles querem desesperadamente matá-la? Jayne fará de tudo para conseguir suas respostas, sobreviver e ainda manter a salvo aqueles que amam.

É a partir dessa premissa que a história segue, levando o leitor aos recantos do povo FAE, trazendo novos elementos criativos e interessantes para a trama, desenvolvendo os personagens e instigando o leitor ainda mais a seguir a história não só de Jayne e seus amigos, mas toda a história dos FAE. Casey construiu um mundo fascinante nesse segundo livro, e fiquei encantada com tudo o que ela revelou da mitologia da série, através da relação de Jayne com outros personagens descobrimos não só a história dos elementais, mas uma variedade de histórias do passado, como a origem do graveto que Jayne carrega.

A ambientação continua vívida e criativa, adoro o clima da floresta e do complexo onde eles habitam. As conversas de Jayne com Gregale foram ótimas assim como a amizade dela com o pixie Tim. Sempre achei os pixies criaturas fascinantes e foi bom vê-los na história. Outra coisa que preciso comentar é a organização da trama, toda a estrutura dos FAE, raças, e tudo o mais é bem interessante, assim como o conceito de que eles não são bons e nem maus, Trevas e Luz apenas discordam, não existe isso de mau e bom permanente, afinal todos andam numa linha cinza e embaçada entre um e outro. Casey me ganhou colocando a guerra de maneira tão humana e crível, sem o clichê de bom versus mau. O fim foi tenso e triste, mas coroou bem a história.

Leitura rápida, extremamente fluida e instigante. As páginas passaram sem eu perceber. Casey amadureceu bastante não só as tramas como os personagens e o universo. A autora aproveitou o momento para enriquecer seu mundo, com camadas e detalhes fascinantes, que são importantes, e dão profundidade a série. A edição da Geração continua ótima, diagramação com detalhes, tradução fluida, capa com uma arte interessante e fonte agradável. Adoraria ver a série adaptada, o mundo é bem rico e criativo. Recomendado a todos que procuram uma série de fantasia jovem adulto, com bons mistérios, uma guerra bem baseada, suspense, ação e amizade. Leiam e se surpreendam! Até mais!

A Guerra dos FAE - Elle Casey
1- As Crianças Trocadas
2- Chamado Às Armas
3- Darkness & Light
4- New World Order

6 comentários:

  1. OOOOOOOOOOOOOOOOOI, Yaaaaaa! *-* Tudo bem? Esperooooo que sim, hahahahahahaha! ♥ Meu Deus, que capa mais maravilhoooosa, pelo amor de Deus! Hum, eu até que gostei da história! Mas sei lá... Achei meio confusa, apesar de eu gostar de criaturas mágicas e etc., haha! Ficou meio difícil de entender a premissa da história. A floresta e tudo o mais até que é bacana e interessante, mas ainda assim é complicado entender os FAE e etc., hahaha! Gostei foi da Casey, que assim como você disse, colocou a guerra de maneira crível! E eu gosto de toooooodos esses elementos que você citou nesse último parágrafo, hahahaha! *-* Talvez quando eu me infiltrar nessa história, consiga finalmente entendê-la, hahahahaha! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  2. Oi! Acabei lendo o primeiro e gostei muito! Adorei tudo para falar a verdade, gostei muito do mundo, das raças e tudo que vi, estou super curiosa para ler esse segundo, e pela resenha já sei que vou continuar amando, sabe quando sai o próximo? Ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero esse livro, melhor eu preciso dele rsrs, amei o primeiro livro e parece que Chamado ás Armas continua do ponto exato em que termina A Guerra dos Fae, tirando a dose extra de palavrões o primeiro livro se tornou um queridinho e agora eu tenho a necessidade imensa de saber o que acontece com o Tony e a Galera. Ainda bem que a diagramação continua linda <3
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Oieee.
    Eu gosto muito de livros com todos esses seres sobrenaturais e tudo isso.
    Por não ter lido o primeiro não sei bem o que achar do livro, não sou muito fã da capa e mesmo com elogios ele ainda não me conquistou.
    Pra mim falta alguma coisa, então por enquanto ele fica na minha lista de talvez, caso tope com ele por ai, eu leio, mas não é uma prioridade.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo me falou desse livro, amei!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, concordo com vc que daria uma ótima adaptação!
    Vamos torcer pra quem sabe, algum dia, isso se concretize!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.