31/08/2014

Resenha - Ascensão do Império


Nome: Ascensão do Império
No Original: Rise of Empire
Autor (a): Michael J. Sullivan
Tradutor (a): José Roberto O'Shea
Páginas: 700
Editora: Record
Comprar: Extra - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Os reinos dos homens estão unificados sob uma mesma bandeira, o Novo Império, apoiada pela Igreja de Nyphron, a mais poderosa instituição existente. Apenas um território permanece independente, Melengar, com cada vez menos aliados e vendo as forças inimigas crescerem sem poder fazer nada. Em meio a isso, os mercenários Royce e Hadrian se veem envolvidos em conflitos políticos e são contratados pela princesa Arista, de Melengar, para escoltá-la em uma perigosa missão diplomática. Assim, os três partem em uma jornada para garantir que a iminente guerra não signifique um massacre das forças de resistência e para descobrir seus reais papéis no mundo. Isso os conduz a embates épicos e viagens aos confins das fronteiras conhecidas, onde criaturas malignas vivem à espreita.

Quando a Record lançou o primeiro livro mal me contive de tanta felicidade. Sullivan é um autor que fez sua própria carreira lançando os livros de forma independente e por isso não acreditei que a trilogia havia sido comprada aqui no Brasil. Era uma aposta da editora em tempos de muita fantasia e sucessos digitais e foi um dos melhores livros que li ano passado. A história apresenta por Michael J. Sullivan não é apenas rica, com um universo intrigante e inovador, mas também tem algo que poucos livros têm, aquela capacidade de nos fazer ler tão rápido e de forma tão imersiva que nem notamos. Depois de ler o primeiro livro duas, três vezes em seguida sem ao menos notar, aguardei ansiosa por esse segundo. Se você ainda não conhece aproveite para conhecer, a história de Royce e Hadrian, e de uma terra em guerra, uma fantasia épica que vai muito além da capa e da espada.

A história começa um ano após os eventos ocorridos no final de Roubo de Espadas. Royce e Hadrian agora trabalham para o rei de Melengar, descobrindo tudo que é possível para ajudar na resistência do reino ao Império. A Igreja, usando uma simples garota, proclamou o novo Império de Nyphron, anexando um reino após ao outro, e em meio ao turbilhão de mudanças, Melengar, ciente das terríveis verdades por trás do Império resiste enquanto pode as forças da "Imperatriz". Quando Royce e Hadrian interceptam uma mensagem que dá conta da invasão do sul pelos nacionalistas, Alric, o rei de Melengar decide que com o exército imperial se dirigindo para o sul preocupado com os nacionalistas a melhor opção de Melengar é forjar um acordo com Degan Gaunt, o líder nacionalista. Arista não aceita que seu irmão envie outra pessoa, afinal ela é a embaixadora de Melengar, e irritada por ser relegada apenas por ser mulher Arista parte com Hadrian e Royce rumo ao sul na tentativa de marcar um encontro com Gaunt. Mas a dupla não conta com o apoio que o Novo Império está recebendo. Um antigo fantasma do passado de Royce está agora ao lado dos regentes, e Merrick Marius é mais do que brilhante, ele é frio, estrategista, ridiculamente bem informado e sempre à frente dos adversários. Lidando com traições imprevistas, perseguidores e todo tipo de problema, Arista, Hadrian e Royce terão sorte se chegarem ao seu destino. Nesse meio tempo, a garota que foi feita Imperatriz luta para sobreviver em um ninho de cobras, e mais surpresas aguardam a jovem enquanto o futuro do Novo Império e do verdadeiro Herdeiro balançam na mão de inimigos invisíveis e manipuladores em pele de cordeiro.

Essa é a premissa da primeira parte da história, lembrando que não posso falar da segunda parte sem revelar o desfecho de sua antecessora. Sullivan mais uma vez conquista o leitor com uma prosa irresistível e cativante. Sua narração é brilhante, é impossível acompanhar a história de seus personagens sem ficar totalmente absorvido pela história. Dividindo em vários pontos de vistas estratégicos conhecemos muito da história entre um e outro, ficamos pasmos com o que descobrimos na voz de personagens que julgávamos totalmente inocentes. A ambientação segue casando perfeitamente com a trama e ainda trazendo elementos que dão mais identidade própria ao universo da trama.

Ainda não consigo lidar com o que o autor fez com os elfos e estou muito ansiosa para o terceiro livro da trilogia onde vemos mais desenvolvimento do tema. Royce e Hadrian continuam uma dupla perfeita, com uma amizade realista, com tanta história por trás e que conseguem a cada nova mudança seguem ainda mais próximos. Arista também cresceu e mudou bastante como personagem e estou gostando ainda mais dela, estou quase certa de que o autor vai juntá-la com a pessoa que estou pensando. Certas revelações que Sullivan fez é de deixar o leitor com o folego preso e com vontade de gritar, de alguma forma avisar Royce e Hadrian, é um sufoco acompanhar tudo depois de algumas pistas que o autor revela em outros pontos de vista. O final de ambas as partes é um choque, estou ansiosa para saber o que vem por aí no final e para saber se acertei quem é o verdadeiro Herdeiro.

Uma das coisas que mais gosto e que mais me impressiona na história construída tão cuidadosamente por Sullivan é a fluidez da trama, como o desenrolar é instigante ao mesmo tempo que natural. Encaminhando para um desfecho assombroso a história de 700 páginas conduz o leitor de forma que ele nem sente o passar das páginas. Leitura deliciosa, rápida e que mostra as grandes qualidades da escrita de Michael J. Sullivan. Uma história de herança, amizade, passado, amor e perdão aliados a muita ação, intriga, traições, mistérios, segredos e manipulações. A edição da Record está perfeita, ótima fonte, ótima tradução, uma bela capa para uma bela edição. Adoraria ver Hadrian e Royce no cinema, ficaria ainda mais perfeito se bem adaptado. Um sonho.

Recomendado a todos que gostam de uma boa fantasia épica, mas também para os que ainda não se arriscaram no gênero. É um livro tão cativante que vai agradar leitores de todas as idades e tipos. Uma história com emoção na dose certa, uma trama intricada e cheia de surpresas, um universo fascinante com elementos próprios, ótimos personagens e surpreendente. Está entre meus favoritos junto com o primeiro, coisa que é difícil acontecer em trilogias. Leiam e se encantem! Até mais!

Revelações de Riyria - Michael J. Sullivan
1- Roubo de Espadas
2- Ascensão do Império
3- Heir of Novron

5 comentários:

  1. Oiee.
    Eu nunca tinha nem ouvido falarem desse livro e pela capa achei que não fosse gostar. Mas depois de ler sua resenha e você mostrar tantos pontos positivos do livro fiquei muito animada para lê-lo.
    Mas claro que antes tenho que ler o anterior, e já vou correndo pesquisar sobre ele por aqui.
    Obrigada pela dica ;)
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Gostei dele, vou adicionar na lista do skoob!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Yasmin
    Tudo bem?
    Achava o livro bem chato, não sei se era a capa que não me atraia tanto rsrsrs. Mas a sinopse me deixou bem tentada a ler, descobri que suas resenhas fazem minha lista de livros aumentar hahaha #falindo.
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  4. Tava realmente à procura de livros com tema de fantasia medieval (vasculhando o skoob, me deparei com uma resenha sua e vim parar aqui no teu blog).

    O preço do livro tá um pouco salgado se comparado com outros livros do gênero, mas vou comprar já que li algumas resenhas elogiadando e acho que não vai ser uma grana perdida.

    Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Olááá!
    aaaah não conhecia a série!
    adoro livros com essa pegada, fantasia épica, espero poder conferir e poder mergulhar nessa leitura como você!
    afinal... se flui tanto como você diz.. deve ser uma leitura maravlhosa!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.