15/07/2014

Resenha - O Tempo Entre Nós


Nome: O Tempo Entre Nós
No Original: Time Between Us
Autor (a): Tamara Ireland Stone
Tradutor (a): Débora Isidoro
Páginas: 368
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O leitor é convidado a deixar a São Francisco de 2012 junto com Bennett Cooper, um garoto de 16 anos apaixonado por música que tem o dom de viajar no tempo para assistir a shows de rock, e aterrissar em Evanston, Illinois, em 1995. É lá que ele vai conhecer uma menina de 16 anos e mergulhar numa excitante e desafiadora paixão. Livro de estreia da norte-americana Tamara Ireland, O Tempo Entre Nós, é uma emocionante história de amor protagonizada por dois jovens que vivem em cidades e épocas distintas. Com uma trama romântica embalada a muito rock n’roll e viagem no tempo, o livro já foi traduzido para mais de 10 idiomas. 

Um dos temas que mais gosto de encontrar em livros é viagem no tempo e é mais incrível ainda quando o encontramos em uma história que o foco não é a ficção-científica. Indo contra todos os padrões Tamara Ireland Stone utiliza deste recurso para contar uma história de amor. Um encontro improvável através do tempo, perdas dolorosas e escolhas impossíveis. A história de Anna e Bennett vai comover o leitor, diferente, simples e complicado ao mesmo tempo. No começo você pode pensar o que um livro de apenas romance pode ter demais, mas Tamara Ireland Stone conseguiu surpreender-me, muito.

A história começa com um prólogo intrigante em 2012 e então pula para 1995, onde conhecemos Anna, uma garota que viveu toda sua vida em uma cidade universitária, que corre e sonha em viajar pelo mundo. O mapa de sua parede tem apenas quatro pequenos alfinetes no mesmo estado e na vida previsível que ela leva jamais pode prever o que estava por vir. Era mais um dia correndo pela manhã cedinho quando percebeu alguém parado na pista de corrida. Um rapaz, ao longe, ela fica preocupada e intrigada com o olhar e a expressão triste dele, e mais ainda com o sorriso caloroso que segue, como se a reconhecesse. Então ele desaparece. Anna vai olhar o local, mas vê apenas duas marcas, sem pegadas na neve. Anna decide não contar a ninguém, porém quando Emma chega para pegá-la já avisa que tem um garoto novo no colégio e para espanto de Anna é o mesmo rapaz da pista. Emma querendo decifrar o mistério decidi perguntar. Bennett diz que não esteve na pista, mas ao ouvir o nome de Anna age de forma inesperada. À medida que os dias passam Anna não sabe o que está acontecendo. Bennett uma hora é gentil e doce, parece querer conhecê-la, mas em outros parece que quer ficar longe e desaparece. Quando Anna o encontra tendo um surto de enxaqueca em uma praça e ele desaparece por dias ela decide visitá-lo. Na casa de sua avó Bennett quase tem um ataque quando a vê, sendo muito grosso. Anna decide esquecer, mas quando a livraria de seu pai é assaltada e Bennett literalmente aparece do nada levando-a para o lado de fora de forma impossível Anna tem certeza de que há algo entre eles. Depois do episódio Bennett decide contar seu segredo e as revelações que faz chocam Anna. Unidos em uma relação impossível, mas mais forte do que qualquer coisa, os dois viverão dias terríveis e dias felizes. Por causa das escolhas que decidiram terão tudo e nada. Um acidente, uma mudança e o poder de persistir no que querem mesmo que isso seja impossível.

É a partir daí que a história se desenvolve. A narrativa é em primeira pessoa e acompanhamos através de Anna o desenrolar dessa história. Ao final do livro a autora diz que sua história é sobre "escolher a vida que quer ter e persegui-la com tenacidade" e não posso concordar mais com Stone. Através de Anna e Bennett ela nos mostra que as vezes o amor e a vida pedem escolhas difíceis, escolhas feitas com o coração e que nem sempre são julgadas como corretas ou ideias, mas que se você quer algo deve tentar, sempre, com afinco e confiança. Através de sua voz suave e madura Anna nos mostra sua força, e com ela a autora nos leva por uma história realista, com um cenário diferente e interessante, que surpreende pelos personagens críveis. Desde o pequeno detalhe no modo de agir até a reação diante de uma ou outra coisa. Anna, sua família, seus amigos e Bennett, todos possuem traços identificáveis, sem exageros ou clichês.

É até estranho dizer isso visto a viagem no tempo, mas a história de Anna e Bennett é uma das mais realistas que vi no aspecto do namoro, da química, do começo, das expectativas e as tensões, até nas briguinhas bobas. Tamara consegue isso e estou angustiada para saber como tudo termina. Do jeito que a autora gosta de realidade temo que o final de Anna e Bennett não seja o que eu espero e torço. Outra coisa que estou curiosa para ver é o futuro, a vida de Bennett em 2012, no próximo livro temos ele narrando e senti falta de ver o lado dele da história. A autora acertou ao equilibrar um livro para cada. Anna é uma ótima personagem, que tem suas oscilações como qualquer pessoa e me vi cativada pelo seu jeito. Torço pelos dois e algumas perguntas que Stone levanta nas entrelinhas já indicam o que vem por aí. Ansiosa pelo próximo livro.

Leitura rápida, agradável e instigante. Tamara Ireland Stone nos conduz por uma bela história, com sua escrita cativante e fluida, além de um senso de realidade adorável. Uma história de amor sim, mas longe de ser superficial. Uma história de circunstâncias, escolhas e sacrifícios que vai fazer você se apaixonar, torcer, sofrer e vibrar. A edição da Rocco está ótima, fonte boa, folhas amareladas e tradução benfeita. Adoraria ver a história de Anna e Bennett no cinema, renderia um filme lindo se adaptado com fidelidade. Recomendado a todos que gostam de uma bela história, um romance jovem adulto sim, mas bem construído, com um desenrola imprevisível e muito gosto de ler. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Tempo Entre Nós - Tamara Ireland Stone
1- O Tempo Entre Nós
2- Time After Time

7 comentários:

  1. Quem não ama livros com viagens no tempo? Eu achei muito boa a premissa desse livro, misturar romance, viagens no tempo e mistérios. Gosto muito de leituras que nos emocionam, e essa parece ser uma das.
    Amei a resenha, Yasmin! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. OOOOOOOOOOOOOOOOI, Yaaaaaaaaa *0* Coooomo está, lindona? Espero que muito bem, hahaha! ♥ Nossa, eu também sou dooooida por histórias que envolvem viagens no tempo! Já li diveeeersos e a maioria envolvia ficção científica! Fico feliz em saber que este livro se superou com sua autenticidade nesse quesito! =D Huum, que história interessante! Um rapaz bipolar... Haha, amo! Tô pensando aqui: será que ele tem super-poderes? Uauahsuahsuahs, fiquei curiosa para descobrir, Yaaaa! :3 Aaah, que legal! Um romance autêntico! Fico feliz em saber disto! Detesto romances mimizentos, sabe? Uauahaush, olha, vou dizer: gostei muuuuuito da Anna, justamente por ela ser destemida! E do Bennett, também, por ele ser estranho e misterioso, hahaha! Realmente, prevejo que vai ser um romance inesquecível! Oooopa, oooopa! Sério que vai ter outro livro com o ponto de vista dele? Af, a Tamara merece aplausos, hehe! Epa, folhas amareladas? Aaaaaaaaah, preciso deste livroooooooo e da sua continuaçãoooo! ♥ Pode deixar que irei ler e me surpreender, hahaha! :3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  3. Ei Yasmin,
    Esse parece bom. Num dava muita coisa lendo a sinopse mas sua resenha me despertou interesse no livro. É ótimo mesmo viagem no tempo. E ainda mais tendo o romance por trás. Sempre tem aquelas escolhas erradas que trazem consequenias catastróficas. Super curioso!!!

    Dica de filme: Uma Questão de Tempo. Essa resenha me lembrou muito esse filme. Gostei muito dele, tem uma atmosfera bem positiva. Se ainda não viu, quando tiver um tempinho dê uma checada lá. =D

    Abs...

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha para começo, não sabia o que esperar de um livro com viagem no tempo que foca no romance, o drama deve ser demais e não consigo nem imaginar uma situação dessa, parece bem desenvolvido e gostoso de ler, gosto da capa e vou esperar o 2º para ler se não tenho um treco esperando! Haha, abs!

    ResponderExcluir
  5. Adoro viagens no tempo, adorei essa história quero muito a continuação :D

    ResponderExcluir
  6. li poucos livros com este tipo de trama, mas os que li, gostei bastante. Não conhecia o livro ainda, mas esta capa me encantou logo de cara! Parece ser uma história linda, e fiquei bem curiosa! Os personagens parecem ser encantadores...

    ResponderExcluir
  7. Oiee.
    Eu li poucos livros com este tipo de trama, mas os que li até que gostei, acho legal essa coisa de viagem no tempo, e este ai pelo que você falou parece ser bom.
    Acho que é um ótimo livro pra entreter, mas no momento estou procurando algo mais profundo, posso até ler esse, mas em um outro momento e não agora.
    Bjokas!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.