09/07/2014

Resenha - O Conto da Deusa


Nome: O Conto da Deusa
No Original: The Goddess Chronicle
Autor (a): Natsuo Kirino
Tradutor (a): Alexandre D'Elia
Páginas: 288
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Nesta releitura de um conto milenar, a aclamada escritora de romances policiais Natsuo Kirino, ganhadora dos mais importantes prêmios do gênero, deixa de lado suas tramas urbanas para recriar um antigo capítulo da mitologia japonesa: a lenda das irmãs Izanagi e Izanami. Ambientada em uma ilha mística em forma de gota de lágrima, O Conto da Deusa é uma trágica história de amor e vingança, que reconta o mito da criação do Japão, com a marca inconfundível da autora. 

Desde que li o outro livro da autora que estava ansiosa por mais uma história dela e quando saiu O Conto da Deusa fiquei extremamente feliz porque era uma história que fugia do padrão thriller policial da autora e ainda trazia a rica mitologia japonesa para o foco. A história apresentada pela premiada autora Natsuo Kirino mais uma vez surpreende pelo tom vertiginoso e pelo clima sombrio, não se encaixa na fantasia como eu imaginei, e sim em um triste conto de amor, perda e dor, é mais uma tragédia do que qualquer outra coisa. Conheçam.

A história começa na pequena ilha em forma de gota de lágrima, na voz na Namina, uma pequena garota que cresceu agarrada a sua irmã. Na ilha as tradições eram tudo, e com seu pequeno território todos respeitavam o Oráculo. A avó de Namina e Kamiku é a atual Oráculo, e em Kyoido a leste é onde ela realiza os ritos e ninguém mais pode entrar. No oeste está o Amiido, a região dos mortos onde ninguém pisa. Namina era feliz, mesmo com a pobreza, até o dia que Kamiku foi levada por sua avó. Ela se tornaria a próximo Oráculo e para piorar todos na ilha insistiam em chamá-la de impura, a partir daquele dia ela jamais deveria olhar para sua irmã, jamais dirigir a palavra a Kamiku. Namina nunca entendeu, e quando sua mãe a incumbiu de levar o almoço de Kamiku a cabana de sua avó ela ficou feliz de poder ver a irmã, mas nem assim conseguiu. Namina não entedia como o povo da ilha passava fome enquanto tamanha iguarias eram levadas para Kamiku, muitas vezes ela não comia e tudo era jogado para o mar intocado. Namina nunca pensou em desrespeitar a regra, mas quando anos depois Mahito, um rapaz de uma família em dificuldade pediu para levar os restos de Kamiku para sua mãe doente, Namina não resistiu em ajudar. Namina e Mahito começam a se ver, mesmo sabendo que o caso deles é proibido. Quando sua avó morre subitamente e Kamiku se torna a Oráculo um destino cruel aguarda Namina. Arrastada de sua vida ela finalmente entende o que disseram sua vida inteira sobre ela ser o oposto de sua irmã. Destruída com seu destino, mal sabe Namina que o pior ainda está por vir. Uma traição que arrasará com o resto de sua vida, lhe enviando para um caminho sem volta e eterno.

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve e devo dizer que diversas vezes fiquei chocada com a crueldade na vida de Namina. É atordoante acompanhar o desenrolar de sua história, a cada capítulo uma nova surpresa chocante, e a narrativa em primeira pessoa só trouxe mais angústia ao leitor que acompanha tudo com a sensação de mãos atadas. A mitologia é riquíssima, e a lenda das duas irmãs é perfeita para o estilo de Natsuo Kirino. Da total inocência ao pior sentimento expressável. Natsuo Kirino com sua escrita mordaz mais uma vez leva o leitor através de uma trama nua e crua, uma história reimaginada com destreza e que fascina apesar da dureza.

A ambientação é belíssima, com descrições cuidadosas a autora consegue a vividez necessária, sem deixar o lado feio da ilha de fora, a pobreza, o preconceito e a rigidez dos costumes que ditam vidas. Um contraste forte que enriquece ainda mais a história. O rumo da história não é o que eu esperava, e desde o começo do livro é uma sucessão de acontecimentos fortes, traiçoeiros e que dói o coração do leitor. A história é belíssima, mas dura, mostra o lado difícil da vida. Lembrando que o Japão viveu muitos séculos sob a tradição dos deuses, e pequenas comunidades seguiam de forma tão dura quanto a ilha de Namina os costumes. Só de imaginar algo semelhante na realidade já arrepio. Isso é apenas a primeira parte da história, porque o destino de Namina é mais surpreendente ainda depois dessa parte. É ai que conhecemos os segredos da vida de Izanami, a deusa do mundo subterrâneo. Entrelaçando as duas pontas de forma única a história nos surpreende e emociona, com um fim inesperado e que faz jus a toda a história. Sem ilusões ou perdões.

Leitura que flui em um ritmo próprio, que instiga pelo inimaginável, interessante e marcante, a história apresentada por Natsuo Kirino é um ponto refrescante no meio de tantas histórias comuns. O modo como ela reconstrói a lenda da mitologia japonesa é respeitoso, e sua veia realista e sombria serviu bem a história. A edição da Rocco está ótima, fonte boa, folhas amarelas, tradução fluída e capa bem adaptada. Uma história que sem dúvida renderia um filme forte, belo e maduro. Recomendado a todos que procuram uma história bonita, e que ainda por cima te mostra uma pequena parte da mitologia japonesa. Personagens de força extraordinária e uma trama que surpreende a todo tempo. Leiam! Até mais!

6 comentários:

  1. Havia me interessado pelo livro por conta da bela capa, mas não esperava algo tão sufocante assim. Não li nada da autora e acreditava que esse era o primeiro dela. Bem, me enganei em tudo.
    Apesar de evitar livros conflituosos como esse, que coloca o leitor em desvantagem sem poder ajudar rsrs, me senti totalmente interessada na história e espero poder ler-lo algum dia.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha lido nada desta autora, mas fiquei muito interessada neste livro. O enredo me deixou curiosa, parece ser uma leitura bem tensa mas muito bem construída, além de possuir uma capa linda!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou muito interessada em mitologia japonesa, e nunca acho um livro com esse tema, finalmente me deparei com esse. Tantas surpresas e angústia só aumentaram minha curiosidade, a história de Namina parece ser muito chocante e cruel mesmo.
    Amei a resenha! S2 Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da cultura oriental e o livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  5. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Yaaaaaaa *-* Tuuuuuuuuudo bom, meu amor? Esperoooo que sim, hahaha! ♥ Aaah, a capa é extremamente linda! Mas sei lá, a história não me conquistou, sabe? Achei tudo meio confuso... E, apesar de ser fantasioso e eu amaaaar fantasia, infelizmente o livro não me cativou :3 Uma pena isso! Ooooh, deve ser por envolver a mitologia japonesa que eu não me interessei, pois não gosto, hahaha! Ah, que chato, cara :c Jurava que iria gostar, hahaha!

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  6. Só de ser mitologia japonesa já fiquei curiosa, não acho quase nada assim aqui e a capa também é boa, mas o que me ganhou foi você falar que é tragédia, o livro tem cara de ser maravilhoso, daqueles tristes e marcantes. Ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.