29/07/2014

Resenha - No Limite da Ousadia


Nome: No Limite da Ousadia
No Original: Dare You To
Autor (a): Katie McGarry
Tradutor (a): Cláudia Mello Belhassof
Páginas: 420
Editora: Verus
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Beth é uma garota durona e corajosa que precisa cuidar da mãe viciada em drogas. Ao assumir um crime para salvá-la, Beth vai morar com seu tio, um rico esportista aposentado, para começar uma vida nova no interior. A jovem passa a se sentir incompreendida pela tia e seus colegas de escola, exceto por Ryan, popular jogador de beisebol. Ele e seus amigos gostam de fazer apostas envolvendo desafios a serem cumpridos, e Ryan nunca perde. O que começa com uma simples aposta, se torna uma irresistível atração que nem Beth nem Ryan haviam previsto. Ela, que não deixa ninguém se aproximar, vai se desafiar a apostar todas nesse amor.

O primeiro livro da série foi um dos livros que mais me surpreendeu ano passado. Não esperava gostar do gênero e não fazia ideia do que esperar por isso a história apresentada por Katie McGarry me pegou tão desprevenida. Uma bela história de amor sim, mas também um drama, com traços delicados e que trazia algo novo para os romances. Um dos poucos new adults que investem em uma carga psicológica. Sendo assim estava curiosa para ler esse segundo livro. Com novos personagens e novo cenário, será que McGarry conseguiria uma história tão forte como a primeira? A resposta você confere abaixo.

Beth, a amiga durona de Isaiah e Noah, do primeiro livro, é o centro dessa história. Sua vida muda drasticamente quando é presa pela polícia com um taco na mão ao lado de um carro destruído. Salvando sua mãe que está de condicional de ser presa. O que ela não imagina é que para sair da cadeia precisaria de seu tio Scott, que há muito saiu de sua vida. Ela detesta o acordo, mas não pode fazer nada. Agora a sua guarda pertence a ele. Falta pouco para ela fazer dezoito anos, mas seu tio não abre mão. Se ela não quiser ver a mãe atrás das grades terá de passar um ano vivendo com seu tio, em Groveton, a cidade que ela abandonou faz muitos anos com a mãe. Beth não suporta a ideia de viver lá, mas aceita. Depois de anos vivendo com a mãe drogada e sendo espancada pelo padrasto, Beth montou uma barreira em torno de si mesma. Não confia em ninguém, jamais. A última vez que confiou em alguém, um namorado do colégio, tudo terminou da pior maneira para ela. Beth não quer sabe do tio que a abandonou. Muito menos de Ryan, o atleta metido a besta que tentou pegar seu celular na última sexta. Ryan jamais imaginou que veria a garota de novo, mas Beth não só mudou para Groveton como é sobrinha de Scott Risk, um dos maiores atletas do beisebol. Ryan joga desde cedo e sua vida é jogar, até que um concurso de escrita atravessa seu caminho. Ele nunca sonhou em fazer nada além do que o pai sempre o estimulou. Mas desde que o irmão dele saiu de casa e se assumiu como gay que Ryan vem lutando contra si mesmo. E Beth só piora as coisas. Ela é incrível, e era só um desafio dos colegas, ele não imaginou que se apaixonaria por ela. Pela garota de boca suja e jeans rasgado, corajosa e bela, que mostrará a ele como a coragem pode mudar sua vida.

É essa a premissa desse segundo livro da série, e mais uma vez Katie McGarry surpreende o leitor com a abordagem que dá aos seus personagens. Os dois protagonistas são opostos em muitas coisas, mas a autora não apela para o clichê atleta versus punk, e menos ainda para o cenário comum de grupinhos no colégio. Beth está de volta à cidade, ela se reconecta com a antiga amiga, e sua vida muda. A autora não se prende a estereótipos para desenvolver a relação dos dois. Nem mesmo para o drama final de "foi tudo um desafio", no começo imaginei que seria isso e fiquei feliz ao ver que estava enganada.

A relação de Beth e Ryan se desenvolve de forma bela e crível, de modo bastante realista, duas pessoas diferentes que vão se conhecendo. Beth irrita um bocado quando o assunto é a mãe dela, mas não podemos julgar visto que mãe é mãe, e não podemos dizer que não faríamos o mesmo se estivéssemos no lugar dela. Ryan também cativa o leitor logo nos primeiros capítulos, quando percebemos a vida que ele realmente tem entendemos o personagem. Esse é um dos maiores trunfos da autora, conseguir tramas interessantes com personagens reais, que podemos relacionar, identificar. O amor dos dois foi natural e gostei muito do casal, foi bonito ver que Ryan realmente estava disposto a defender e enfrentar o que for por Beth, foi ali naquela cena já próximo do final com o pai dele que Ryan acabou de me ganhar. Um fim à altura, não um "felizes para sempre", mas um fim real e comovente.

Leitura rápida, que flui em um ritmo próprio cativante, e que vai surpreender o leitor que pela sinopse espera clichês. Katie McGarry tem uma bela e sensível escrita, ela constrói mais do que romance em sua história, consegue um amor real e personagens críveis, foge dos clichês e emociona o leitor. A edição da Verus está ótima, fonte agradável, capa e título bem adaptada. Essa é uma série new adult que poderia facilmente ser adaptada para o cinema, renderia belos filmes. Recomendo a todos, desde os fãs do new adult até os desconfiados que ainda não arriscaram no gênero. Perfeito para você que gosta de histórias bonitas e cativantes, com personagens fortes, sentimentos vivos que transpassam as páginas. Leiam e se surpreendam! Até mais!

No Limite - Katie McGarry
1- No Limite da Atração
2- No Limite da Ousadia
3- Crash Into You
4- Take Me On
5- Breaking The Rules

7 comentários:

  1. Esse foi meu livro do ano. Ultimamente todo mundo que me pergunta, recomendo ele. É o tipo de livro que eu quero que o mundo conheça, sabe?!

    Será que tem previsão para o lançamento do próximo?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. BOOOOOOOOOOOM DIA, Ya! Tudo bem? ♥ Huum, uma história de amor com drama? Não sou naaaada fã disto, hahahahaha! A capa também não me interessou muito, infelizmente! Goste da Beth e do Ryan! Nossa, gostei ainda mais dessa parte em que a Beth vai presa, hahaha! Adooooro ação! Vish, a clichê história de uma pessoa que não gosto de um ente seu e tem de passar tempos com ele para conseguir algo na vida, hahaha! Adooooro isso! ♥ Huuuum, então o tio dela a abandonou? Legal! Também gostei bastante do fato de a mãe dela ser drogada! A premissa da história é beeeem interessante! Hehehe, e como assim ela irrita em relação à mãe? Não entendi... Ela a maltrata, é isso? Mas enfim, hahaha! E sim, eu esperaria clichês deste livro, hahaha! Bom saber que não é bem assim! A história até que é legal! Tá vendo como você me conquista, Ya? Hahaha! Só a capa que não me cativou muito! Tem cenas hots? :3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  3. O 1º dessa série é um dos meus new adults favoritos, é simplesmente impossível não se apaixonar pelo livro, esse tá na minha lista de desejados super urgentes e meu deus depois de ler sua resenha to mais ansiosa ainda, não acredito que ele é ainda melhor, tava com medo de ser ruim, mas pelo visto é ótimo, adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Doida por esse livro, sou apaixonada pelo No LImite da atração *___*

    ResponderExcluir
  5. Sempre que leio uma resenha deste livro, fico mais encantada com a história, nunca li uma critica referente a ele. E com certeza quero conhecer os limites da ousadia!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito desse gênero de leitura e amei o primeiro livro e espero gostar desse já que achei a resenha bem legal sobre ele, gosto do livro ser crível, tão perto de todos nós.Gostei muito da cap também.

    ResponderExcluir
  7. Oiee.
    Esse é um dos gêneros que mais me pegou esse ano, e estou amando todos os que estou lendo do gênero.
    Ainda não li o primeiro livro dessa série, mas li algumas resenhas e comentários com muitos elogios a escrita da autora, e como você, vi muita gente sendo pega de surpresa com o desenrolar da história.
    Quero muito ler os dois, mas confesso que não é uma prioridade (ainda).
    Bjokas!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.