06/06/2014

Roteiro Adaptado #01 - Orange Is The New Black

Olá! Como foi a semana? Hoje, 06 de junho estreia no Netflix a segunda temporada de Orange Is The New Black e para marcar a data a Intrínseca, que lançou o livro que deu origem à série em maio aqui no Brasil está organizando durante todo o dia uma série de postagens e sorteios de livros, brindes e camisetas para seus leitores. Aproveitando a data o Cultivando a Leitura que em breve estará de cara nova estreia a primeira coluna de sua nova safra de colunas, a "Roteiro Adaptado". Como o nome mesmo diz nesse coluna falaremos de roteiros que surgiram de livros, sejam eles ficção ou não ficção, contando aí HQs. Mas então você pergunta, o que Cultivando a Leitura vai finalmente ceder a moda de blogs de assunto variado? Não. O blog continua estritamente literário. Só vou expandir os horizontes afinal a literatura é vasta. Vamos a primeira edição da Roteiro Adaptado:

Quando era jovem, tudo o que Piper Kerman queria era viver novas experiências, conhecer pessoas diferentes e descobrir o que fazer com o diploma recém-adquirido da prestigiosa Smith College. Anos depois, com um bom emprego e prestes a se casar, ela recebe uma visita inesperada: a polícia. Piper estava sendo intimada para responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas.

A acusação era verdadeira: recém-formada, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a levar uma maleta de dinheiro para a Europa. Sua aventura pelo submundo do crime voltou à tona no dia em que a polícia bateu à porta dela. Depois de uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, Piper é condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina no meio do nada - longe dos amigos, da família e de tudo o que ela conhecia.

Em "Orange Is The New Black", Piper apresenta casos curiosos, per tubadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosos, logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que ela imaginava. Ao mesmo tempo que aprende a conviver com regras arbitrárias e um rigoroso código de conduta, Piper revela as alegrias e angústias das presidiárias e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.

A série original do Netflix ganhou o prêmio de melhor programa do ano pelo Instituto Americano de Cinema logo na primeira temporada. Sendo um relato verídico a respeito do sistema prisional americano a série adaptada para a TV por Jenji Kohan, famosa por Weeds, acompanha a vida não só da protagonista, mas como de diversas detentas. Sem qualquer experiência e sozinha, a protagonista passa por situações que levam a questionar não só a cultura das prisões femininas, mas sua própria personalidade, passando por mudanças fortes. 


O maior mérito que a imprensa, especializada ou não, vem apontando, de Orange Is The New Black é a abordagem de assuntos universais com um toque de comédia que consegue se sustentar episódio por episódio, mas sem deixar escapar o drama que é a realidade prisional das mulheres. Vendida como dramédia, OITNB ousa ao se cadastrar no Emmy, o maior prêmio da televisão americana como drama. Na primeira temporada a série cumpre bem o papel de apresentar o mundo do presídio feminino através dos olhos da protagonista. Com um elenco forte, com nomes como Taylor Schilling a série é uma aposta do Netflix, que cada vez mais investe na produções de séries originais. Com equilibrio de drama, comédia e temas interessantes, realistas, a série conquista audiência em todas as camadas, jovens ou não, homens e mulheres. Mais do que uma série para mulheres, OITNB está apenas começando a explorar seu potencial e pelo livro podemos esperar mais foco nessa segunda temporada.

Vale a pena conferir se você gosta de dramédias de de séries adaptadas.  


Após cumprir sua pena, Piper se envolveu com o movimento de reforma prisional nos Estados Unidos. Atualmente, participa do conselho da Associação de Mulheres na Prisão, dando palestras de aconselhamento e contando sua história. Piper é frequentemente convidada para falar em turmas de direito, criminologia e ciências sociais, ministrando palestras também para agentes de condicional e penitenciários. Ela vive no Brooklyn, com seu marido e trabalha também em diversas organizações sem fins lucrativos que atuam ajudando pessoas em diversas áreas. 

"É impossível largar este livro. Piper poderia ser você. Ou sua melhor amiga. Ou sua filha"
- Los Angeles Times

"Amei este livro. Uma história de redenção divertida e comovente. Vou me lembrar para sempre" 
- Elizabeth Gilbert, autora de Comer, Rezar, Amar


A tradução do livro ficou por conta de Claúdio Figueiredo e Lourdes Sette, e o livro de 304 páginas já está a venda em versão física e digital.

Espero que tenham gostado dessa primeira edição da Roteiro Adaptado. Para encerrar eu trago o sorteio de um exemplar do livro mais uma camiseta em parceria com a editora Intrínseca. Para participar basta ir na postagem da promoção. A ação #OITNB faz parte dos especiais que marcam a estreia da segunda temporada. Eu espero que você dê uma chance a série e claro leia o livro antes. Vale muito a pena. Eu estava desconfiada da série, mas como tem um tanto de vício por séries acabei assistindo e adorei. Por enquanto é isso! Não deixem de comentar. Até mais!

13 comentários:

  1. Agora fiquei curiosa a respeito dessa série. Nem acredito que ainda não assisti. Gostei do que li aqui sobre os personagens e prometo que vou ver. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da nova coluna!
    Que bom, quero muito ver como vai ficar o blog de cara nova!!
    Estou bem curiosa quanto ao livro e a série, por tratar da realidade da prisão feminina e por ser bem divertido.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto a promo dessa série antes mas num começei pq to com umas tantas aqui rsrs
    Acho que vou começar a ver.
    A capa do livro ficou legal. Gostei da coluna.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Eu assisto bastante série, mas até agora não animei a assistir nenhuma série original do Netflix, não sei porque, coincidência acho, essa Orange parece boa, não sabia que era baseada em livro até ver o lançamento da Intrínseca, não sou de ler não-ficção, mas fiquei curiosa por ser dramédia, acho que vou ler para assistir.

    Adorei a nova coluna! Tem tanta coisa boa sendo adaptada que tenho uma lista imensa de sugestão para a coluna! =D Abs!

    ResponderExcluir
  5. Quero começar a acompanhar a série, depois de tanta crítica positiva resolvi que quero dar uma chance á série. OITNB parece ser bastante divertido apesar do cenário, a premissa é interessante, nunca li nada parecido, ninguém nunca se importou em contar como é a vida das pessoas na cadeia em um livro (não que eu saiba) e eu achei a ideia bem legal, vou ler o livro claro!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto fotos promocionais, mas nunca tinha lido sobre a série. Você me deixou curiosa!
    Comecei a te seguir, adorei sua resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Foi um verdadeiro presente para os fãs esta publicação da editora Intrínseca! Eu adoro a série de tv e vai ser uma oportunidade fantástica poder conhecer mais sobre a vida de Piper!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei super curiosa pra assistir à série e para ler o livro. Parece ser engraçada e bem interessante!!!

    Beijokas,
    http://minhacontracapa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito da série é bem divertida, fiquei bastante interessada em ler o livro!

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia dessa série, ando bem por fora de séries pra falar a verdade, mas gostei dessa ainda mais sendo baseada em fatos reais, fiquei curiosa por causa disso.
    Gostei da coluna nova.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não tinha conhecimento dessa série (pois é, estava em Marte. kkkkk). Mas até que ela conseguiu me deixar levemente curioso pra dar uma conferida. Vou assistir alguns episódios e ver se aprovo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não assisti nenhuma série do Netflix e essa é uma que me deixava desconfiada por ser na prisão, não sabia que era dramédia, não li nenhuma review ainda e por isso estava na dúvida, achei estranho quando vi que o livro era não ficção, mas até que pelo post parece uma série interessante, mais do que comédia, mas não tão pesada. Adorei a coluna nova! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  13. Eu vi o comercial dessa série por acaso e fui atrás..fiquei totalmente viciada..já estou na segunda tempora...é boa demais...recomendo..bjs

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.