30/06/2014

Resenha - Um Caso Perdido


Nome: Um Caso Perdido
No Original: Hopeless
Autor (a): Colleen Hoover
Tradutor (a): Priscila Catão
Páginas: 384
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Sky nunca sentiu verdadeira atração por nenhum dos muitos garotos com quem esteve. Após anos estudando em casa convence sua mãe a fazer o último ano letivo na escola. É quando conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.

Pouco tempo depois de começar a lançar a primeira trilogia da aclamada autora Colleen Hoover, a editora Galera traz para o país mais um livro da autora e mais uma vez fiquei muito curiosa para ler, tendo em vista os milhares de elogios e recomendações que ouço diariamente sobre a autora. Já vi muitas pessoas falando que Colleen é jovem adulto, porém mais uma vez eu repito: suas histórias são new adult. Em Um Caso Perdido a autora entrega ao leitor uma história intensa, que surpreende o leitor acostumado com a falta de profundidade da maioria dos livros e que entristece ao mesmo tempo que aperta e ganha o coração do leitor. Conheçam a história de Sky e Dean.

Por treze anos Sky estudou em casa e por um bom tempo isso não fez diferença. A vida com sua mãe Karen, sem tecnologia nenhuma era muito boa e sua melhor amiga, Six, na casa ao lado tornava tudo melhor. Ela e Six estavam acostumadas a receber os garotos pela janela, e Six, que não acredita em namoro tem uma extensa lista de ficantes. O problema é que Sky nunca sentiu absolutamente nada por ninguém, nem um frio na barriga, nem um arrepio ao ser beijada no pescoço ou calor por um olhar diferente. Nada. E justo agora que a mãe de Sky deixou-a frequentar o último ano no colégio Six vai passar um ano em intercâmbio na Ítala deixando Sky sozinha para enfrentar o colégio. Já no primeiro dia de aula tudo vai de mal a pior com os comentários que ela ouve de todos. Tudo porque ela é amiga de Six, a garota que faz sexo com todo mundo e não liga para convenções. Como se o dia já não tivesse sido cheio no primeiro dia de aula quando voltava do mercado um estranho garoto corre atrás dela transtornado querendo saber seu nome. Sky não acredita no que sente na hora que olha para ele, afinal nunca sentiu nada por ninguém. O estranho é Dean Holder, a Six a manda ficar longe dele, que ele é encrenca, mas depois que Six parte o caminho dos dois volta a se cruzar quando Sky para em frente à casa dele depois de correr mais de cinco quilômetros. Dividindo a paixão por correr, os dois acabam se conhecendo cada vez mais, mas Sky não deixa de ter a sensação de que os dois estão ligados demais, e cedo demais. Por que tem a impressão que tem algo errado? Por que Holder age como se escondesse algo? Quando ele surta depois de vê-la usando uma pulseira, a única coisa que ela tem de antes de ser adotada e para de falar com ela, Sky fica arrasada e o mistério piora depois que Holder decide surpreendê-la novamente.

É a partir dessa premissa que Colleen Hoover desenvolve sua história e surpreende e cativa o leitor a cada nova página. No começo não gostei muito de Sky não, mas a cada página a personalidade dela foi ficando clara assim como os motivos para ela ser como é. A narrativa em primeira pessoa oferece uma visão mais apertada da trama, deixando muito do que se passa com Holder em aberto, mas no geral a voz narrativa de Sky cumpre bem o papel, envolvendo o leitor e nos instigando, tanto pelo romance quanto pelos segredos que a trama esconde.

Adorei a química do casal e fiquei chocada com a história que Colleen pouco a pouco desfia para o leitor. Sky não tem motivos fúteis para ser do jeito que é e quando descobrimos isso ficamos arrasados por pensar que ela não tinha motivo para seu jeito. Holder também é ótimo e fiquei arrasada por ele desde o começo porque sabia bem o motivo de sua irmã ter suicidado e quando ele soube foi de partir o coração. Não dá para adivinhar a trama, e o fim foi tenso, belo e uma promessa. Mal posso esperar para ler o outro livro, que vai além de visão de Holder. Deve ser ainda mais intenso. Colleen foi intensa em todos os aspectos, isso só melhorou o livro. Dean e Sky formam um casal que consegue cativar até o leitor mais sisudo.

Leitura rápida, instigante, que surpreende e encanta o leitor. Colleen Hoover é uma escritora cuidadosa, que trabalhou bem o tema que escolheu para o fundo de sua história, sem pesar a mão com exageros ou estereótipos. Um new adult diferente, maduro e romântico ao mesmo tempo. A edição da Galera está ótima, fonte boa, tradução fluida e capa bem adaptada. Gostei da opção que fizeram no título. Adoraria ver a história adaptada por o cinema, ficaria forte, e seria um filme ótimo se adaptado com fidelidade. Recomendado a todos, tanto para fãs do gênero quanto para quem ainda não se arriscou no new adult, comece por ele e não irá se arrepender. Segredos intricados em um belo romance. Leiam! Até mais!

Hopeless - Colleen Hoover
1- Um Caso Perdido
2- Losing Hope

5 comentários:

  1. Oi :)

    Depois de uma resenha dessa como não ler? Esse livro já é prioridade na minha lista literária e provavelmente até Agosto já terei lido-o. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei Yasmin, esse livro tá dando o que falar. Vi ele na livraria, fiquei morrendo de vontade de comprar mas tava sem grana. Mas até que ele tá barato na Saraiva.
    To curioso pra conhecer a escrita marcante da Colleen Hoover. E tbm super curioso pra saber qual esse tema no fundo da história, se o pessoal falasse nas resenhas iria ser spoiler com certeza. Espero não me decpcionar. =D

    Abs...

    ResponderExcluir
  3. Eu me interessei por esse mistério que tem no livro, mas li outras resenhas e elas me apresentaram pontos que não gostei, então não vou ler. Como não gosto de capas com modelos com essa não foi diferente.
    Gostei da resenha! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. A história me parece interessante, mas gosto mais de outros gêneros.

    ResponderExcluir
  5. Gostei mas ainda tenho muitos livros pra ler, então vou deixar na fila de espera. Muito boa a resenha, beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.