16/06/2014

Resenha - Iniciada


Nome: Iniciada
No Original: Ascend
Autor (a): Amanda Hocking
Tradutor (a): Priscila Catão
Páginas: 336
Editora: Rocco
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A trilogia Trylle chega ao fim neste terceiro volume da saga. Wendy Everly, uma criança troll trocada secretamente logo após o nascimento por uma humana normal. Depois de descobrir sua verdadeira origem e ser levada para o mundo mágico de Trylle e de se deparar com um rival que a faz questionar qual é realmente o seu lugar, agora a jovem precisa fazer a escolha certa para salvar o reino de Trylle, do qual ela se tornou rainha. Mas será que seu coração está pronto para esta decisão?

Desde o antes de ler o primeiro livro da trilogia sabia que o universo criado por Amanda Hocking me conquistaria. Trilogias que ao mesmo tempo recriam e resgatam mitologias e folclores europeus antigos sempre me conquistam e Hocking pegou as histórias dos changelings e criou algo tão fantástico, que cresceu à medida que a trama avançava, e que chega a sua conclusão excedendo as expectativas. Sem dúvida esse é o melhor livro da trilogia, tanto pela trama quanto pelos personagens. Conheçam Iniciada e se ainda não começou a ler a trilogia se convençam.

Wendy estava atarefada. Desde que sua mãe passou as obrigações do reino e as suas atividades para ela que Wendy não sabe o que é ficar atoa. Era estranho pensar que daqui uns dias iria se casar com Tove. Uma decisão que tomou para a segurança dos Trylle. Porém quando Loki chega as portas do palácio semimorto Wendy descobre que tem assuntos piores para tratar. Oren, seu pai e rei dos Vittra ainda a quer, desesperadamente e fará de tudo para consegui-la. Elora está cada vez mais fraca e assim que ela for coroada rainha Oren virá para Förening com força total. Ataques isolados já começam a aterrorizar outros vilarejos trylle. As informações que Loki possui dos planos e dos exércitos de Oren são escassa, mas o suficiente para saber que eles não estão preparados. Não possuem um exército, os nobres trylle não sabem lutar, preferindo usar suas habilidades especiais para quase nada e será um massacre se Wendy não descobrir uma forma de deter Oren a tempo. Quando a pequena cidade de Oslinna é brutalmente destruída pelo exército de Oren e diversas pessoas são mortas, Wendy sabe que esse é o basta que estava esperando. Em um plano arriscado ela visita Oren em seu castelo em Ondarike acompanhada de Loki. Na opinião de todos o plano dela é suicídio, mas por mais triste que seja eles precisam concordar que é a única saída. Depois de ver o que Oren fez a Loki, Wendy está mais determinada do que nunca a destruir o rei dos Vittra. O casamento com Tove é apenas fachada, os dois são amigos, mas algo está acontecendo com Tove e Wendy não pode mais negar que Loki a surpreende cada vez mais, ao contrário de Finn, que nunca lutou por ela. Em meio a conflitos, testes de força e intrigas, contando com amigos leais Wendy precisará de mais do que sorte para vencer essa guerra.

É a partir dessa premissa que último livro da trilogia se desenrola. Hocking me surpreendeu. O primeiro foi bom, o segundo melhorou, mas este terceiro foi ótimo. O equilíbrio entre desenvolvimento da trama e desenvolvimento do lado pessoal da protagonista foi o principal fator que tornou esse terceiro livro o melhor da trilogia. Wendy está diferente e o modo como a autora colocou a personagem na trama, tanto com os outros personagens como no geral é o que conquista. Wendy está mais madura, inteligente e com uma visão mais clara do que quer e do que pode fazer. Seus diálogos com Loki renderam as melhores passagens do livro e não foi só pelo clima que surgiu entre os dois.

A ambientação de toda a trilogia sempre me intrigou e com os ataques dos Vittra nesse desfecho pude compreender melhor o universo criado por Hocking. É diferente, mas funciona e pelas movimentações maiores dos personagens pude vislumbrar melhor o modo que os Trylle vivem. Como disse eu gostei muito mais desse livro e o maior responsável por isso é mesmo o amadurecimento de Wendy. A protagonista funciona muito melhor quando pensa nos outros e longe de Finn, que só sabe cobrar de Wendy e só sabe mandar nela. A resolução da trama central foi adequada e tensa, deixa o leitor com o ar preso e torcemos muito por Wendy. Prova que ela nos cativa a cada capítulo do livro. Loki é um dos personagens que mais cresceu e surpreendeu na trama e o fim dele foi merecido depois de tudo de ruim que ele viveu. Felicíssima de ver o conto pós-final, me pegou de surpresa, encerrando de forma maravilhosa a história.

Leitura rápida, instigante e que encerra de forma equilibrada a trilogia que ganhou o coração de milhares de leitores mudando para sempre o mercado de livros digitais. A conquista de Amanda Hocking é maior ainda ao percebemos que o livro fez tanto sucesso quanto no mercado impresso. Sua história fala de crescimento, mudanças, perdas, sacrifícios e principalmente sobre como nada na vida é certo, sobre como as pessoas podem nos enganar. Sua escrita amadurece e a resolução é acertada, sem procurar chocar, mas bem construída e intrincada, surpreendendo pelo rumo que ela escolheu para todos. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável, tradução fluida e capa bem adaptada. Mal posso esperar para ver a trilogia adaptada para o cinema. Recomendado a todos, é uma trilogia de fantasia jovem adulto inovadora, com personagens que crescem e que surpreendem a cada livro. Hocking recriou o folclore e o conto dos changelings de forma respeitosa e criativa. E o rumo de sua trama é imprevisível, com escolhas que fogem do comum. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Trylle - Amanda Hocking
1- Trocada
2- Dividida
3- Iniciada

5 comentários:

  1. Eu so li o primeiro até agora e gostei dele,mas achei que foi um livro mediano. E fico bem feliz em saber que a autora foi melhorando a cada livro.
    Faz tanto tempo que li que mal lembro dos garotos rs, nem sei por qual eu torcia...mas so vou ler quando tiver os outros dois assim ja leio tudo de uma vez.
    Acho tão legal que uma garota que escreveu um e-book fez sucesso e conseguiu lançar o livro..
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu li o primeiro livro e adorei, apesar de que achei um pouco simples, adorei o mundo e a Wendy, agora que o terceiro saiu preciso ler logo, adorei saber que ele é o melhor de todos e fiquei curiosa porque ainda não vi Loki na trama direito, adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Os anos finais da faculdade alienam mesmo uma pessoa. Como não descobri esta trilogia antes? Ainda bem que existem pessoas como você pra salvar nossas vidas!
    O tema místico é instigante por natureza e sua resenha me motivou mais ainda a conhecer essa trilogia. Com toda certeza vai para meu Book Jar... ;)
    Bjo, bjo :*

    http://osliteratoss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Faz muito tempo que quero ler essa trilogia, eu acho as capas lindas e a premissa é muito diferente, criativa, já vi gente falar que o primeiro não é tão bom, mas é ótimo saber que melhora a cada um, pela resenha esse é ótimo, adoro quando o livro gira em torno dos personagens, mas de forma natural, fiquei curiosa com o romance. Ótima resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive a chance de ler essa trilogia, mas lembro de logo no seu lançamento ter ficado bem curiosa pra lê-la, sempre fui fã de seres sobrenaturais, não sei se Troll pode se classificar como isso, nem sei como classificar essa "espécie", mas fiquei curiosa principalmente por causa disso, nunca li nada que envolvesse esse estilo de "criatura" e quero conhecer mais sobre essa mitologia.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.