11/06/2014

Resenha - Caixa de Desejos


Nome: Caixa de Desejos
Autor (a): Ana Cristina Melo
Páginas: 96
Editora: Tordesilhas
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Marília tem 11 anos e a cabeça cheia de conflitos. Não tem muitos amigos na escola, e de repente se vê obrigada a dividir o quarto com a meia-irmã mais velha, a quem vira apenas duas ou três vezes na vida. A menina mora com a mãe, o pai, os avós maternos e um tio numa casa que vive cheia de gente. Normalmente Marília se refugia na leitura e em Laurinda, a avó paterna. Vó Laurinda adoece e morre, mas antes deixa um presente para a neta: uma caixa de madeira onde ela deverá guardar suas lembranças e registrar os seus desejos, para nunca esquecê-los. A chegada da meia-irmã e dessa caixa meio mágica começam a mudar a vida de Marília.

Infelizmente quem acompanha o blog sabe que a literatura nacional ainda é escassa na minha lista de leituras, por isso mesmo, toda vez que surge uma oportunidade de receber um lançamento nacional, seja ele jovem ou não, fico contente. Quatro anos após seu primeiro lançamento a história criada por Ana Cristina Melo ganha nova edição, sendo escolhida para ser o livro de estreia do selo Jovens Leitores da Tordesilhas. Com uma bela arte o livro traz uma história juvenil de crescimento, e acima de tudo o relato da descoberta de um talento, de uma paixão.

Marília está com 11 anos e leva sua vida quase no automático. Não fosse seus livros e as visitas de final de ano a sua avó paterna tudo seria bem pior. Na escola a implicância de uma colega de classe está tornando seus dias horríveis e em casa também não está melhor. Com tantas pessoas morando no mesmo lugar e tanto entra e sai Marília só consegue observar com seu jeito fechado. Quando o pai anuncia que sua meia-irmã passará os próximos meses morando com eles, Marília acha terrível. Nunca conheceu a garota e não vê como dividir seu quarto pode ser algo agradável. Para piorar a visita inesperada a sua avó Laurinda se mostra um mau presságio. A sempre saudável e alegre vó Laurinda morre repentinamente deixando para Marília uma linda caixa de madeira, onde durante toda a vida ela colocara seus desejos e agora quer que Marília continue a tradição, sempre lembrando que ninguém vai realizar os desejos dela senão ela mesma. Logo após a morte da avó a chegada de Francine, sua meia-irmã, altera tudo o que Marília conhecia, não só a dinâmica da sua família, mas em si própria. Ter uma irmã é totalmente diferente do que ela imaginou. Francine é segura e parece tão forte, sem falar que elas têm tantas coisas em comum. Marília não pensava que era possível ter os mesmos gostos e afinidades. A irmã ainda consegue ajudá-la com seus problemas na escola, sempre com uma ideia criativa. Mas nem tudo são flores. A mãe de Marília está sob muito estresse. O tio dela está morando com eles faz tempo transfonando a casa em um caos e Francine, por mais força que tente passar, também tem seus problemas e tristezas. Conseguirá Marília passar por essa fase, descobrir suas paixões e ainda ajudar os que estão ao seu redor?

É a partir dessa premissa que a autora construiu sua história. A narrativa sob o aspecto de relato em primeira pessoa possui um tom intimista e flui de forma agradável, levando ao leitor uma voz narrativa crível e interessante. Melo consegue passar verdade na sua história, Marília soa exatamente como uma garota de 11 anos, sem vacilo ou cortes. A ambientação é o retrato tradicional de uma família de classe média brasileira, com descrições bem colocadas a autora consegue captar bem a vida de Marília e por ser fiel a realidade de forma natural é de fácil identificação. Seja o leitor jovem ou não ele se verá no lugar de Marília em algum momento da trama.

O ritmo da trama é rápido, desenvolvendo um longo período em um curto espaço de narração, o que só confirma o tom de relato do livro. Marília é uma boa personagem, bastante fiel a realidade em todos os sentidos, a garota cativa o leitor e sua história, apesar de rápida, é uma bela história sobre as descobertas das paixões, aquelas que formam nossa personalidade e define quem somos. A autora desenvolveu esse lado da história intricado aos outros problemas. De certa forma a história de Marília inspirará muitas crianças que estão passando para a adolescência a descobrir o que gostam de fazer com paixão. O fim foi inesperado e adequado visto a rapidez da trama. Estou curiosa para ler o próximo livro do dueto.

Leitura rápida e cativante, perfeita para os mais jovens e que entretém com um sentimento de lembranças os mais velhos. Ana Cristina Melo consegue captar bem a realidade e ainda contar uma bela história. A edição da Tordesilhas está ótima, fonte agradável, capa muito criativa e muito adequada. Recomendado para crianças e jovens de todas as idades, assim como para adultos que gostam de lembrar. Uma história com belos sentimentos e uma mensagem realista sobre crescimento e descobertas. Leiam! Até mais!

Caixa de Desejos - Ana Cristina Melo
1- Caixa de Desejos
2- De Volta À Caixa de Desejos

7 comentários:

  1. Estou lendo. Na verdade peguei ele de manhã e já estou terminando.
    Confesso que estou amando muito, várias lembranças estão voltando...
    Adorei a resenha e o livro é tudo isso que você falou. Rápido mesmo.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi :)

    Esse livro não chama muito a minha atenção, mas achei a capa muito boa e espero conseguir lê-lo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal a nova capa, tenho ele com a capa antiga, branca.
    Gostei dele, quero ler a continuação, mas na época que fui querer comprar tava caro, não sei agora.
    Um ótimo livro para intoduzir crianças/jovens na leitura.

    Abs...

    ResponderExcluir
  4. Amo esses livros infanto juvenis, com um drama familiar tão bom, e isso foi o que fez eu ter vontade de ler esse livro. A capa ficou uma fofura, não vejo a hora de ter na estante.
    Amei a resenha! Bjins...

    ResponderExcluir
  5. Oi! Faz muito tempo que não leio um juvenil nacional e a ideia do livro parece ótima, adorei conhecer, é sempre bom conhecer livros novos e interessantes nacionais, adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia e nem sabia que era nacional, os últimos nacionais que li não foram tão bons, mas quem sabe eu dou uma chance, a história pareceu bonitinha e sem falar que gosto de livros finos que passam o tempo e ainda traz memórias. Ótima resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  7. Normalmente não leio infantos mas esse me chamou a atenção parece ser muito bom, uma leitura leve e fácil.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.