03/05/2014

Resenha - Revivente


Nome: Revivente
No Original: Replay
Autor (a): Ken Grimwood
Tradutor (a): Rodrigo Seabra
Páginas: 320
Editora: Gutenberg
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Jeff Winston é um jornalista de rádio de 43 anos, que está preso em um casamento fracassado e um emprego sem futuro. Ao sentir uma forte dor no peito, morre instantaneamente. Momentos depois, acorda em 1963, em seu quarto da época de faculdade, com 18 anos novamente, e lembrando-se perfeitamente de tudo o que aconteceu. Sem entender o que está ocorrendo, a única coisa que sabe são os fatos de sua vida e do mundo que se repetirão, inclusive o dia de sua morte. As dúvidas invadem sua mente: o que fazer dessa “nova” vida? Cometer os mesmo erros ou fazer tudo diferente? Deixar que os grandes desastres da história aconteçam ou tentar interferir? Esta surpreendente e premiada obra é uma aventura emocionante que desafia os limites do tempo.

Faz muito tempo que conheci o livro de Ken Grimwood, mas nunca imaginei que o vê-lo por aqui até a Gutenberg anunciar seu lançamento. Com uma premissa bem diferente e criativa, Ken Grimwood construiu uma história baseada em pessoas para pessoas. Sua história trabalha em cima de perguntas e dúvidas universais do ser humano, além de instigar desde o princípio pela premissa. Conheçam o intrigante Revivente e suas lições.

Jeff estava morrendo. Esse foi o primeiro e último pensamento que ele teve enquanto estava morrendo. Nada de filmes de sua vida inteira ou tempo para despedidas. Ele morreu aos 43 anos e segundos depois despertou em seu antigo quarto na universidade, no ano de 1963, sem dores no peito, sem escuridão, sem esposa insatisfeita ou estresse. Apenas ele aos 18 anos. Desorientado e assustado Jeff sai pela cidade vagando enquanto uma enxurrada de memórias e lembranças começam a voltar. Coisas e lugares que há muito ele esqueceu. Sem saber como agir Jeff tenta pegar sua vida de um momento que se recorda, mas quando um encontro com sua atual namorada da faculdade acaba em fracasso Jeff decide aproveitar a situação, testar os limites, afinal ele voltou mesmo ao passado ou o futuro que tem em sua mente é apenas um sonho maluco? Quando ouve no rádio os favoritos para a corrida de cavalo do estado Jeff tem a ideia de apostar tudo o que tem e não tem na corrida. Ele sabe que o vencedor foi outro totalmente diferente dos favoritos e se ganhar fará uma boa quantia. Junto com Frank e depois de vender o carro, Jeff ganha dezessete mil dólares. Feliz com a sorte que deu Jeff resolve apostar de novo, dessa vez na World Series e limpando tudo o que tem mais o que ganhou nos cavalos ele e Frank apostam alto. Frank estava com medo, mas Jeff sabia todos os resultados e a brincadeira deles rende 12 milhões de dólares. Sem se preocupar com o futuro ou sua volta Jeff abre uma companhia e começa a investir em tudo o que sabe que será sucesso, e até envia um aviso para o FBI sobre a morte do presidente Kennedy. Porém o que Jeff não contava era a virada no destino. Ele precisa descobrir o porquê de ter voltado e se existe outros como ele se um dia quiser fechar esse ciclo de morte e volta. Será mais uma chance de fazer o certo? Ou apenas uma brincadeira cruel do destino?

A partir dessa fabulosa premissa o autor desenvolve sua história. O que você faria se tivesse uma segunda chance? O que você faria se tivesse medo de perder tudo o que você conquistou nessa segunda chance? A partir de perguntas como esse o autor entrelaça o desenvolvimento da vida de Jeff. Um cara comum, que não tem nada de muito especial, até acomodado como muitos dos homens de 43 anos que de repente, se vê preso num ciclo onde perguntas normais não cabem. A narrativa de Grimwood como disse foca no personagem enquanto humano, sem tom varia do ácido ao melancólico, do desejoso ao queixoso, é uma narrativa construída intrinsecamente ligada aos seus personagens e escolhas.

A ambientação é vasta, e o personagem em suas descobertas e mudanças passa por muitos lugares. A ideia do autor de virar a trama com detalhes que não estavam no mundo original de Jeff foi muito boa, dando mais corpo a trama dos replays, e foi interessante acompanhar o raciocínio do personagem em cada replay, sempre tentando fugir da inevitável morte, rico ou pobre, mudando o mundo ou não. Jeff é um personagem que a cada replay me surpreendeu, seja de forma positiva ou negativa. Bastante mutável, é um daqueles personagens que gostamos e desgostamos. O que você faria se pudesse mudar o mundo? Evitar tragédias, assassinatos e corrigir o curso da história? E qual o preço de se mexer com a história? Grimwood usou dos replays para intricar diversas perguntas e possibilidades, numa trama que mostra a inevitabilidade da vida. O fim fecha muitas perguntas, mas deixa o porquê definitivo de fora.

Leitura rápida, instigante, criativa e muito interessante. Grimwood conseguiu uma história única, que além de criativa trabalha temas e dúvidas universais. É uma pena que o autor tenha morrido antes de concluir a continuação porque vou sempre me perguntar o que viria depois do epílogo. A edição da Gutenberg está ótima, fonte agradável, boa tradução e arte da capa muito boa e coerente. A história não foi propriamente adaptada e gostaria muito que fosse com todos os detalhes. Recomendado a todos que procuram uma história diferente, com temas humanos, e que fazem você pensar. Não só na sua vida e no que faria diferente, mas no mundo e o quanto certas coisas são inevitáveis, desde tragédias que moldaram gerações a pequenas tristezas. Leiam e se surpreendam! Até mais!

13 comentários:

  1. Gostei da resenha, eu gosto muito de histórias que o protagonista volta ao passado, mas nesse livro parece um pouco diferente, nem sei o que eu mudaria caso eu "morresse" e depois voltasse ao passado. Fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Assim que li a sinopse desse livro eu fiquei bastante curiosa, são questionamentos, dúvidas e perguntas instigantes, estou curiosa para ler e como já o tenho em mãos será uma de minhas próximas leituras!

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Já tinha conhecimento sobre esse livro, mas nunca havia demonstrado interesse sobre o mesmo. Contudo, acho que irei dar uma chance para ele, já que ele aborda assuntos que gosto e que, além disso, são interessantes.

    Abraços,
    Gustavo Demétrio
    VIDA DE LEITOR - vidadeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uau..esse livro com certeza promete...adorei a sinopse e sua resenha, pq vc nos instigou a querer lê-lo...gostei que essa "volta ao passado" fosse com um cara...estou louca pra ver as decisões que ele tomará.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Linda essa capa, só isso já me chamou atenção, não sabia sobre o que o livro era mas tava apaixonada pela capa, agora gostei muito da resenha! A ideia é bem legal e gostei do que disse sobre os temas mais humanos, nem imagino passar por isso que demais e tenso ao mesmo tempo. Gostei muito da resenha!

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  6. História muito louca pelo visto, adorei a resenha porque você falou de um lado que ninguém imaginava, porque é ficção científica e achei que era mais com esse foco mas pelo visto tem muito um lado mais sério, assuntos sobre vida e essas coisas sempre me interessa. Nem sei o que faria, acho que só de ver certas pessoas que já morreram seria ótimo. Ótima resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Realmente é complicado escolher entre mudar o passado ou continuar como está, mesmo quando não se está tão bem assim. A capa é muito criativa e ao mesmo tempo traz uma ideia do conteúdo do livro. Gosto muito de ficção cientifica, os livros desse gênero são ótimos!

    Abraços.
    horadeflorescer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa que diferente esse livro. Não tinha ouvido falar do autor ainda, mas me interessei bastante. Talvez quando eu tenha um tempinho leia Revivente.

    ResponderExcluir
  9. Estou procurando livros assim mesmo, diferentes. Fiquei curiosa para descobrir o desfecho da história de Jeff, como vai sair dessa enrascada.
    Estive sumida do blog esses dias porque estava sem internet, mas estou voltando!

    ResponderExcluir
  10. E quantas lições mostram 'Revivente'! É um livro que não pensaria duas vezes antes de pegar para ler, afinal, só a capa já é muito chamativa. Tenho certeza de que vou me apaixonar por Jeff logo de cara, e sinto que vou aprender muito com ele!

    ResponderExcluir
  11. Que livro diferente! Não sabia que o foco era a vida e não o lado ficção científica, parece muito bom e mais sério do que eu achava, livros com temas refletivos são sempre mais marcantes e nem consigo imaginar como deve ser para o protagonista voltar ao passado várias vezes, pelo que disse parece muito bom. Abs!

    ResponderExcluir
  12. Eu também queria acordar com 18 anos que nem o Jeff.

    ResponderExcluir
  13. Sinopse intrigante, dificilmente um livro me chama atenção assim de cara. Curti bastante o que você disse sobre a ambientação ser vasta, aprecio demais isso nas leituras e pausa pro suspiro, a capa do livro é simplesmente maravilhosa!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.