23/05/2014

Resenha - Primeiro Amor


Nome: Primeiro Amor
No Original: First Love
Autor (a): James Patterson, Emily Raymond
Tradutor (a): Elaine Cristina Albino Oliveira
Páginas: 240
Editora: Novo Conceito
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Axi Moore é uma garota certinha, estudiosa, bem comportada e boa filha. Mas o que ela mais quer é fugir de tudo isso e deixar para trás as lembranças tristes de um lar despedaçado. A única pessoa em quem ela pode confiar é seu melhor amigo, Robinson. Ele é também o grande amor de sua vida, só que ainda não sabe disso. Quando Axi convida Robinson para fazer uma viagem pelo país, está quebrando as regras pela primeira vez. Uma jornada que parecia prometer apenas diversão e cumplicidade aos poucos transforma a vida dos dois jovens para sempre. De aventureiros, eles se tornam fugitivos. De amigos, se tornam namorados. Cada um deles, em silêncio, sabe que sua primeira viagem pode ser também a última, e Axi precisa aceitar que de certas coisas, como do destino, não há como fugir. Comovente e baseado na própria vida do autor, este livro mostra que, por mais puro e inocente que seja, o primeiro amor pode mudar o resto de nossas vidas. 

Desde o momento que vi o livro na lista de futuros lançamentos da Novo Conceito fiquei muito curiosa. Um verdadeiro off-road? Não conseguia uma imagem clara de uma história desse tipo criada por James Patterson e foi com surpresa que descobri a história por trás do livro assim como sua coautora. Com uma premissa que é sonho de muitos leitores os autores desenvolveram uma trama mais profunda do que parece, que surpreenderá os leitores de diversas maneiras. Conheçam.

Axi sempre foi a garota bem comportada e estudiosa, mas ela está cansada da previsibilidade de ver o pai afundar cada dia mais na bebida desde que sua irmã morreu e sua mãe foi embora de casa. Quando Axi decidiu que era hora de ir embora de sua pequena cidade e de sua dolorosa vida familiar ela não imaginou que sua viagem seria mais marcante do que havia planejado. Axi planejou todos os detalhes e o ponto de partida é chamar Robinson, seu melhor amigo, para ir com ela. Axi tinha a ideia de viajar de ônibus entre todos os pontos que marcou, mas Robinson tem outros planos. Eles partem da pequena Klamath Falls em uma Harley Davidson roubada seguindo para o oeste passando por Mount Shasta rumo a primeira parada no mapa de Axi: o parque estadual de Sequoias em Humboldt na Califórnia. Axi sempre foi apaixonada pela imponência silenciosa das árvores centenárias e estar lá no parque com Robinson foi melhor do que ela imaginava. Dali eles passaram por Bolinas, São Francisco, Torrance, lar da NASCAR, um ponto do mapa de Axi pensado para Robinson que sempre foi apaixonado mecânica e carros. E um lugar onde Axi tem a certeza de que a viagem foi a coisa certa. De lá para Los Angeles a Las Vegas, lugares onde viverão experiências empolgantes e assustadoras, que revelarão um lado tanto de Axi quanto de Robinson que nenhum dos dois conhecia. Seguindo de volta para o leste do Parque Nacional das Dunas no Colorado a uma parada inesperada em La Junta, onde Axi verá que o terrível passado que compartilhou com Robinson em uma ala hospitalar está mais próximo do que ela gostaria, partindo para Detroit com o medo de a viagem ter se transformado em uma última parada de vida, Axi terá de lidar com sua dor e o medo de perder Robinson, de a Nova York e Nathan's Famous, Filadélfia, Carolina do Norte, uma jornada de amor, liberdade e dor, onde crescer não é escolha, assim como perder, ganhar e amar.

A premissa é essa. Tentei focar o máximo na viagem para não revelar pontos importantes do enredo. A narrativa no começo soou um pouco deslocada, um tanto truncada e o ritmo demorou a fluir, mas não posso afirmar que seja da escrita dos autores. Talvez seja a tradução que não aconteceu da forma prevista, mas esse pequeno problema some quando passamos do terceiro ou quarto ponto da viagem, com uma Axi mais vívida e real, que deixa os estereótipos do tipo "off-road" para trás.

A ambientação é outro ponto importante da história, ao contrário de muitos livros do tipo Patterson e Raymond se preocuparam em fazer soar real, com detalhes e impressões marcantes de cada lugar onde Axi e Robinson passaram, levando o leitor por viagem verdadeira, realista, ao lado dos protagonistas. É possível em diversos momentos vislumbrar as vistas que os dois dividiram, sejam nas sequoias, nas duas ou mesmo chegando em Detroit. A evolução da trama me surpreendeu. Não esperava uma virada dramática e sim uma simples de história de amor off-road. Essa reviravolta na trama pode deixar muitos com a sensação de que foi apenas porque está na moda, mas de certa forma o fim consegue passar mais do que isso. O final da história é um recomeço amargo e ao mesmo tempo esperançoso que passa uma bela mensagem sobre o inevitável e o seguir em frente.

Leitura rápida, agradável, que instiga tanto pela curiosidade acerca da viagem quanto pelos segredos e mistérios que os protagonistas guardam. A narrativa combinada de Patterson e Raymond funcionou muito bem, depois de alguns capítulos de ajuste o ritmo cativa o leitor nos prendendo até o fim. A edição da Novo Conceito está muito boa, capa mantida e fonte agradável. Só achei desnecessário a frase que colocaram na capa sob os modelos. Recomendado a todos que procuram um jovem adulto que fica na linha, com temas mais fortes do que aparenta, a história apresentada conquistará os sonhadores e agradará a todos os fãs do off-road. Leiam e se surpreendam! Até mais!

11 comentários:

  1. Oi :)

    Esse livro não chama minha atenção por inúmeros motivos, mas o principal deles é o enrendo que me coloca um pouco pra baixo, não sei explicar. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Bela resenha, eu ganhei o livro mas ainda não li, porém, quero ler logo, parece ser mt bom. O enredo me atraiu mt, espero gostar bastante haha
    Ainda mais depois dessa resenha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/05/caixa-de-correio-12.html
    Comente ;))

    ResponderExcluir
  3. Adoro livro que se passam na estrada e tem tão poucos, acho legal dois autores se juntarem na escrita de um livro, off-road é um tema muito bom.
    O livro parece ser bom, mas não chegou a chamar muita a atenção mesmo tendo um tema que gosto/acho diferente.
    Uma pena a historia demorar para engrenar, mas acho que deve ser a tradução, pois quem leu em inglês foi so elogio..quem sabe eu leia, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Quem diria que James Patterson, escritor de livros de suspense, seria o autor de um livro de romance. Me interessei profundamente pelo enredo desse livro, que fala sobre primeiro amor, e o melhor: é baseada na história de James. Preciso ler!

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido um livro de James Patterson de romance e gostei tanto que vou repetir a dose com esse livro que parece ser bem interessante, a personalidade de ambos protagonistas me chamaram atenção.

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros com viagens assim e pelo que disse é perfeito, mas fiquei curiosa para saber o que acontece, adorei a resenha, me deixou bem curiosa pelos lugares que citou e melhor ainda saber que é realista. Ótima resenha me deixou interessada, tava super na dúvida e gostei!

    ResponderExcluir
  7. Só li Diario de Suzana para Nicolas do autor e amei. Esse parece ser mt bom. Tenho um preconceito com autores que escrevem com co-autores, mas pelo visto com ele tem dado certo.
    Gostei da resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eles fogem pra rodar o país em uma moto, nada mais romantico!

    ResponderExcluir
  9. Nossa pela resenha o livro parece ser ótimo, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante a história mas tenho um certo preconceito pelo James, por ter lido Bruxos e Bruxas e não ter gostado nem um pouco. Mas quem sabe eu tente de novo.

    ResponderExcluir
  11. Não fazia ideia do que era a história, achei que era mais um chick-lit e não tipo new adult, YA, adorei saber que é de viagem. Adorei a resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.