22/05/2014

Resenha - O Jogo da Mentira


Nome: O Jogo da Mentira
No Original: The Lying Game
Autor (a): Sara Shepard
Tradutor (a): Joana Faro
Páginas: 296
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Após serem abandonadas pela mãe, as irmãs têm destinos bem diferentes. Emma Paxton cresceu em orfanatos e casas de famílias adotivas temporárias. Sutton Mercer acabou sendo adotada por uma família rica e tinha tudo o que Emma sonhava: uma família amorosa, amigos que a idolatravam e um namorado apaixonado. Sutton, no entanto, está morta, e resta a Emma descobrir quem cometeu o crime. Ao tentar saber mais sobre Sutton, Emma acaba sendo confundida e assume a identidade da irmã. Ela logo descobre que, apesar de popular, Sutton cultivou muitos inimigos. Para tentar solucionar o mistério, Emma tem que conviver com as melhores amigas da irmã, convencer o namorado de Sutton que ela é a garota por quem ele se apaixonou e interpretar muito bem o seu papel de irmã e filha. Sustentar a farsa, no entanto, não é fácil, principalmente quando todos à sua volta são suspeitos do crime e ela pode ser a próxima vítima.

Faz muito tempo que acompanho os lançamentos de Sara Shepard aqui no Brasil com interesse. Sempre recebendo pedidos de resenha e recomendações inflamadas nunca alimentei uma curiosidade mais séria de ler os livros da autora, ou melhor, ler as séries da autora. Porém esse ano houve uma janela dos lançamentos que me interessavam da editora Rocco e por isso acabei solicitando os dois primeiros da série The Lying Game, atendendo finalmente aos pedidos dos leitores e aproveitando para sanar minha curiosidade. Shepard escreve história para jovens, mas desenvolve uma gama de temas humanos e conflituosos que vemos em livros para todas as idades.

Duas vidas, dois caminhos diferentes e um final trágico. Sutton Mercer percebeu que tinha algo errado assim que despertou. Não estava em seu quarto, e via uma forma idêntica à sua se mexer em cada movimento. Emma Paxton estava começando o dia quando as coisas desandaram em mais um lar de família onde ela morava. Depois de um estranho vídeo onde aparece na floresta Emma sabe que só há uma explicação. Se não era ela naquele vídeo, era uma prima, parente distante ou mais assustador uma irmã gêmea. Com pouco busca na internet ela descobre Sutton Mercer. Garota rica, bem-criada, que estuda nos melhores colégios, tem os melhores amigos e um temperamento irascível. Depois de enviar uma mensagem para irmã gêmea Emma aguarda o contato. Mas só existe um problema. A mensagem que ela recebe marcando um encontro não é de Sutton. Sutton acompanha tudo sem entender, sabe que está morta e nem ao menos pode avisar a irmã. O assassino provavelmente enviou aquela mensagem. Chegando no ponto de encontro Emma não tem tempo nem de pensar quando é arrastada para um festa, com pessoas que ela nunca viu, mas que subitamente pensam que ela é Sutton, a irmã que nunca viu e não conhece. Sem saber como agir e sem conseguir escapar da situação Emma leva em frente à mentira e quando no dia seguinte tem que encarar os pais de Sutton, Emma começa a ter noção da dificuldade em que se encontra. Ninguém acredita que ela não é Sutton. As amizades e inimizades de Sutton são volúveis e explosivas, para pior Emma tem de fazer várias coisas que nunca fez na vida como falar alemão e jogar tênis, ambos com perfeição. O assassino não quer deixá-la fugir. E o jogo que sua irmã estava metida é ainda mais perigoso do que Emma imagina. Como escapar? Como descobrir o assassino se ele pode ser qualquer um?

É partindo dessa premissa que a autora desenvolve uma história marcada por toda a gama de sentimentos e possibilidades que são as relações humanas. Jogando com uma situação inusitada a autora leva o leitor pelos meandros da vida de jovens ricos e que possuem tudo para ter uma vida maravilhosa, mas que gastam seu tempo em disputas, brincadeiras perigosas, que acumulam segredos e mentiras levando essa pequena sociedade a viver situações onde ódio, vingança e até morte é uma possibilidade. Shepard recria com realidade um mundo de privilégios através de uma jovem que sofreu a vida inteira em lares adotivos e famílias provisórias. É inconfundível o tom de surpresa na voz narrativa de Emma, que não entende como a irmã rica conseguia ter uma vida só aparências e falsos amigos, onde nada era seguro de verdade.

A ambientação é muito boa, bastante vívida e até mesmo curiosa visto o estado que a autora resolveu usar na história. Achei fantástico as paisagens quentes e áridas do Arizona, que deram um toque de inovação a trama visto que tramas como essa geralmente são no leste dos Estados Unidos e a escolha da autora funciona bastante bem. A trama se desenrola em um ótimo ritmo que passa por momentos de tensão e dúvida à medida que Emma descobre os segredos da irmã e que não pode nem mesmo fugir. A parte da narração que cabe a Sutton é bastante curiosa já que mostra uma personagem diferente da que Emma começa a conhecer pelos amigos da irmã. Poucos conheceram a verdadeira Sutton e o final deixa ainda mais perguntas sobre ela no ar. Fim este que coloca um ponto final da decisão de Emma.

Leitura rápida e que consegue passar um clima de tensão que instiga e cativa a curiosidade do leitor. É uma trama leve, mesmo com as complicadas relações entre os personagens centrais. Sara Shepard possui uma escrita fluida e que capta com atenção e perspicácia a verdade social dos jovens transportando de forma perfeita para a sua história. A edição da Rocco está ótima, desde a capa bem adaptada até a tradução cuidadosa. Já teve adaptação com a premissa da série, mas muitos aspectos mudaram pelo que ouvi falar e já se encerrou. Recomendado a todos que procuram um juvenil leve, ágil com relações de amizade e ódio, marcada por mistérios, segredos e tensões no melhor estilo dramédia jovem. Leiam! Até mais!

The Lying Game - Sara Shepard
1- O Jogo da Mentira
2- Eu Nunca...
3- Two Truths and A Lie
4- Hide and Seek
5- Cross My Heart, Hope To Die
6- Seven Minutes in Heaven

26 comentários:

  1. Eu amava a série da ABC que era adaptação desse livro. Pena que durou apenas uma temporada (acabou na melhor parte!). Sempre tive medo de me decepcionar com o livro já que gostava tanto da série. Achei que poderia ser diferente e menos emocionante. Pelo visto, não há razão nenhuma para receio! Adorei!

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não cheguei a assistir ao seriado..não é meu genero quando se trata de tv, mas em livro eu leio, este livro não chamou muito minha atenção também, ja tinha ouvido flar bastante da autora, mas nunca chcamou minha atenção.
    Acho o tema legal, gosto de um misterio e dramas adolescentes rs, o livro parece ser bem amarrado e bem escrito quem sabe se ele sair em uma promo no sub eu acabe comprando, a capa esta mesmo linda e é bom saber que a tradução esta bem feita.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos livros que estão na fila para ler, desde que li pela primeira vez a resenha, me interessei e estou mais entusiasmada ainda após saber mais sobre o enredo do livro através da sua resenha. Quero muito saber como Emma vai sair dessa confusão e vou torcer para que as continuações saiam rápido!
    Horadeflorescer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estava esperando essa resenha.
    A capa eu não gostei muito, não. Mas o livro tem uma premissa que chamou muito a minha atenção
    e quero saber como Emma vai provar que não é a irmã, e como vai se acostumar com a rotina que era da irmã, e tudo o mais. Parece ser um juvenil bem gostoso de se ler.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada desta autora e achei a resenha muito interessante. Já tinha ouvido falar deste livro, o enredo parece ser bom e os acontecimentos parecem prender bastante a atenção do leitor. Gosto de saber que o livro pode agradar leitores de diversas idades, os temas abordados parecem bem trabalhados. Fiquei curiosa para ler algo desta autora também!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu meio que não "ia com a cara" desse livro, mas sua resenha me deixou curiosa. Com certeza vou lê-lo se puder.
    http://sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Só de olhar para a capa, 'The Lying Game' sugere mesmo um enredo meio Pretty Little Liars, já que foi escrito pela mesma autora. Muita falta de criatividade, não? Mesmo assim, é um livro que eu leria, pois mentiras e mistérios envolvem o livro, o que o torna bem mais interessante :]

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre fui curiosa para ler as séries da autora até porque eu amei as adaptações e morro de curiosidade para saber se é bem igual ou se mudaram tudo. Pela resenha tá bem legal, mas só pelo fato da menina estar morta já é diferente, gostei do que disse dos temas das relações e sobre o cenário, quero muito ler antes que junte mais de 5, 6 livros. Ótima resenha em me convencer! Hehe! Abs!

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber que essa série é da queridíssima autora de Pretty Little Liars amo a série, ainda não li nenhum dos livros, acompanhava pela internet a série antes de descobrir que tinha os livros. Comprei o primeiro box e espero poder ler tudo nas férias. Quanto a série The Lying Game com certeza vou ler principalmente se for no estilo de Pretty com todos aqueles mistérios de tirar o fôlego, enfim.. ótima resenha!

    ResponderExcluir
  10. A série vai ter um sétimo livro? A história lembra da Ursupadora.

    ResponderExcluir
  11. Minha irmã é completamente apaixonada pela série, e já vi um trechinho com ela, mas pelo visto, não parece com o livro. Ótimo, porque assim fica a surpresa. Amei a resenha e espero ganhar a promoção, pra poder ver como se desenrola esta história :)

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu acompanhei a série na primeira temporada e depois acabei deixando a segunda temporada para escanteio...enfim, gostei da premissa e acho que vou gostar mais ainda do livro QUAL JÁ COMPREI rs, afinal, no livro a Sutton está morta e na série ela é CHATA d+.
    Espero que a Sara consiga nos prender e nos oferecer uma história bem contagiosa e envolvente.

    ResponderExcluir
  13. Yasmin!
    Achei que os livros da Sara eram romances e qual não foi minha surpresa em saber que é um bom mistério a ser desvendado.
    Uma irmã morta e outra assumindo seu lugar para descobrir o possível assassino, muito bom, gostei demais.
    Muito boa sua resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. Estou no mesmo lugar em que vc estava. Me interessei quando houve o lançamento, mas aparecem tantos livros que aparentemente são melhores para leitura! Essa série está sim em minha lista de leituras (que é enorme) mas sempre é deixada para trás quando acrescento um novo nome na lista.

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro PLL, mas ainda não tinha me interessado por TLG porque assisti a série e não gostei nada. Mas ai vi algumas resenhas e agora a sua, pelo jeito estou perdendo tempo! É bem diferente, fiquei super curiosa com o lance da Sutton está morta! Parece muito mistério e intriga, adoro! Vai para os desejados já, quero ler logo. Ótima resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  16. O que me agrada nas séries da autora é justamente esse clima de mistério e tensão que paira em suas tramas. De início, podemos achar a história um pouco clichês, mas a narrativa da autora é tão legal que esse "incomodo" passa rapidamente. Acabamos fisgados sem nem perceber.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de ler o livro, gostava da série, assisti a todos os episódios. Apesar do livro parecer ser diferente a série, eu gostaria de saber o que acontece com Emma.

    ResponderExcluir
  18. Não cheguei a assistir a série mas gostei bastante da resenha, me lembra um pouco de PLL.

    ResponderExcluir
  19. Eu já comecei a assistir a série, mesmo ela não fazendo muito o meu estilo, mas por indicação de conhecidos. Mas o livro, sem dúvida, me deixou mais interessada do que a série. Na verdade, eu não sabia da existência do livro. Só fui saber ontem. E eu nunca tinha lido nada sobre o livro. A sua resenha me deixou bem interessada e eu quero logo que possível, ler o livro (:

    ResponderExcluir
  20. Eu como uma verdadeira fã de PLL ,amei esse livro mesmo não tendo a oportunidade de lê-lo ainda,só a resenha já me deixou muito curiosa.

    ResponderExcluir
  21. Curti bastante a série e amei a resenha,me deixou bastante curiosa pra ler

    ResponderExcluir
  22. Confesso que pela capa, nem daria uma chance para o livro....ainda bem que resolvi ler sua resenha...o livro parece ser ótimo, com direiro a suspense, paxião,intrigas e tudo mais..fiquei louca pra ler o livro..Com certeza vai pr aminha lista de livros desejado..Valeu mesmo pela dica.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Eu também, não sei por qual motivo, estou enrolando há muito tempo para começar a ler algo da autora. E não foi por falta de indicações. Me interesso por seus livros, mas não tive a oportunidade de lê-los, ainda.
    Gosto muito dessa premissa jovial, com muitos mistérios e intrigas. Acredito que irei gostar dessa série. E me admirei em ver a quantidade de livros, pois não sabia que seria uma série tão grande.

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha! Nunca li nada desta autora, mas já tinha ouvido falar neste livro. Gostei muito do enredo, pareceu bem interessante e fiquei curiosa para saber como a personagem irá descobrir quem assassinou a irmã. Parece ser uma trama que prende o leitor, quero ler também!
    beijos

    ResponderExcluir
  25. A Sara trabalha bem parecido nesse livro e na série Pretty Little Liars. É um gênero que curto bastante, mas ela trabalha ele nos piores aspectos possíveis. Já assisti alguns episódios da série, não vale muito a pena. Mas ainda não li nada, vai que melhora, né?

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.