04/05/2014

Resenha - Jardim do Pesadelo


Nome: Jardim do Pesadelo
No Original: The Nightmare Garden
Autor (a): Caitlin Kittredge
Tradutor (a): Chico Lopes
Páginas: 432
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Aoife terá de enfrentar novos e grandes desafios. Desta vez estará acompanhada não apenas do irmão Conrad, mas de amigos que estão realmente do seu lado, Cal, Bethina e Dean. Aoife inicia esta segunda parte da história fugindo de Lovecraft. Acompanhada por seu pequeno grupo, a menina, que acaba de completar 16 anos, procura um abrigo temporário para colocar os pensamentos no lugar. Porém, não há muito tempo para planejamento. Logo ela se vê prisioneira de uma das tantas criaturas que habitam a série. Apesar de conseguir se libertar desse primeiro contratempo, terá de passar por provas cada vez mais difíceis, especialmente depois que ela resolve voltar para Lovecraft e isso a leva a encontros perigosos e destrutivos, cheio de segundas intenções.

Desde que comecei o blog posso contar quantas trilogias, séries ou livros avulsos realmente amei e o mundo apresentado por Caitlin Kittredge no primeiro livro da trilogia está nessa pequena lista de livros que amei cada detalhe. Por isso mesmo essa continuação era uma das cinco que mais esperava para esse ano. A espera valeu a pena e a história de Aoife continua em um mundo cada vez mais sombrio e surpreendente. Mesmo com alguns baixos a história é fascinante, cheia de nuances e meandros. Conheçam o mundo de Ferro e tantos outros que formam o brilhante universo criado por Kittredge.

Aoife está fugindo. Fugindo de Lovecraft, fugindo da destruição, fugindo da dor de saber que foi enganada e manipulada. Desde que atravessaram o portal para o mundo das Névoas que ela se sente perdida e a culpa a cada dia a consome. Culpa por ter deixado a mãe no meio do inferno que Lovecraft se tornou depois que ela fugiu do Engenho da forma que fugiu. Para piorar a jornada do grupo através dos Névoas parece cada dia mais sem rumo. O grupo está cansado e seu irmão Conrad está insuportável. O único consolo é Dean, porém até isso muda quando os Erlkins rastreiam o grupo. O povo das Névoas, e segunda linhagem de Dean, são hostis com qualquer um que entra nas Névoas de forma ilegal e estão com ódio do povo do mundo de Ferro por causa da abertura dos portais. Como a mãe de Dean é importante no Refúgio do Vento eles ganham um pouco de tempo, mas quando o rei dos Erlkins se mostra interessado em Aoife, ela sabe que precisa sair dali antes que descubram seu Dom e sua participação na abertura dos portais. Antes de fugir porém Draven ataca o Refúgio do Vento. Ele finalmente encontrara Aoife e não ia ceder antes de levá-la algemada para Lovecraft. Fugindo com Dean, Conrad, Bethina e Cal, Aoife parte de volta para Lovecraft em uma tentativa louca de salvar sua mãe. Porém o caos se instalou na cidade, e a contragosto eles são levados para uma distante mansão junto do pai há muito ausente. Sem saber como lidar com a presença do pai e com sua crescente culpa Aoife acabará tentada pelos sonhos que anda tendo. A promessa de mudar tudo o que fez, mas Aoife não pensa no custo que pode ter ir atrás da Irmandade do Ferro. Traição, segredos e perda marcará o caminho e as escolhas de Aoife, ao final valerá pagar o preço?

É a partir daí que a trama se desenvolve e devo dizer que a riqueza e a beleza do mundo criado pela autora continuam o mesmo. É fascinante acompanhar o desenrolar da história e os novos elementos que vão se encaixando na trama, que nessa continuação dá sequência aos terríveis acontecimentos no final do livro um. A narrativa é em primeira pessoa, mas bastante abrangente e nos momentos em que Aoife não está lamentando o livro flui muito bem, instigando e conquistando o leitor desde o começo. Gostei muito da trama, desde os caminhos que os personagens percorrem até as descobertas que eles fazem a respeito da trama central da trilogia.

A história encadeou de forma inteligente e perspicaz todo um lado científico com a fantasia rendendo assim um dos mundos steampunk mais fascinantes que já conheci. A ambientação continua forte, e bastante imersiva, tornando cada cena mais impactante. Os personagens é outro ponto que merece destaque. Dean é ótimo o livro todo, os novos personagens são interessantes e Aoife, bom Aoife continua inteligente e afiada, mas teve seus momentos de fraqueza, lamentando onde não deveria e ficando cega para todo o resto. Ainda bem que a autora trabalha um pouco a culpa e isso acaba em poucas partes. Kittredge consegue uma trama surpreendente, e os desdobramentos das ações de Aoife definiram de vez o rumo da trilogia. O fim foi ótimo, repleto de ação e com uma surpresa que me deixou sem folego. Gostei do fim e fiquei tão ansiosa para saber se aquele fim trágico era definitivo que tive de ir atrás de spoilers. Só vou soltar o ar quando tiver o livro três em mãos.

Leitura rápida, instigante e que conquista tanto pelo mundo surpreendente e inovador quanto pelos personagens. A referência aos mundos de Poe e aos inventos de Tesla é fabulosa, sem comentar as influências de livros e ciências em diversos elementos da trama, seja eles steampunk ou não. Gosto da escrita de Caitlin Kittredge e do tom, da atitude que imprime nos personagens e no mundo. A edição da Rocco está ótima, fonte boa, capa bem adaptada e tradução fluida. Ainda torcendo para adaptarem a trilogia. O clima sombrio e denso do universo ficaria perfeito nos cinemas juntamente da personalidade ácida dos personagens. Recomendado a todos que procuram uma história inovadora, com ótimos personagens, sombria e criativa. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Código de Ferro - Caitlin Kittredge
1- Espinho de Ferro
2- Jardim do Pesadelo
3- The Mirrored Shard

7 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Não sei se leria, mas gostei da trama. Por ser uma leitura instigante e rápida, como você disse, acho que irei dar uma chance. Ainda não conhecia a autora, mas o que me chamou a atenção mesmo foi o nome do livro, já que adoro mistérios e terror. Adorei a resenha!! =D

    Abraços,
    Gustavo Demétrio

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o livro um, conheci aqui no blog faz muito tempo e quando ganhei o livro adorei, preciso desse segundo logo e só pela resenha já sei que vou amar esse também, Concordo que a autora é super ótima na hora que criar o mundo e de fazer referências. Gostei demais da resenha!

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  3. Estava morrendo de curiosidade de ver essa resenha! Conheci o livro aqui no blog também e adorei, é perfeito o mundo ainda mais que eu adoro Poe e só de ver as referências amei, Dean é muito amor, e estou louca por esse livro, mas não consegui comprar ainda, Ótima resenha! To ansiosa pelo próximo! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Livros que nos abrem a visão para um novo mundo cheio de aventuras e perigos são muito bons! Gostei da protagonista, quem sabe não entra para minha lista de próximas leituras ?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Já vi a capa do livro algumas vezes em livrarias, mas nunca uma resenha do mesmo, e confesso que estou impressionada, principalmente por se tratar de uma trilogia. Além disso, Aoife me parece uma garota bem decidida, assim como a Katniss Everdeen do 'Jogos Vorazes'. Quero com certeza ler em breve!

    ResponderExcluir
  6. Eu amei a resenha do primeiro, e o mundo parece tão mais curioso quanto no primeiro, a resenha me lembrou que queria muito ler essa trilogia e espero que a Rocco lance o 3º logo ai eu poderia ler os 3 juntos, o que você fala dos personagens e das referências me deixou mais interessada, parece perfeito! Abs!

    ResponderExcluir
  7. Deve ser tenso mesmo, os monstros de Lovecraft são terríveis.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.