12/05/2014

Resenha - Guardiões Sombrios


Nome: Guardiões Sombrios
No Original: Blackwatch
Autor (a): Jenna Burtenshaw
Tradutor (a): Dilma Machado
Páginas: 296
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Magia, mistério e ação neste segundo volume da trilogia de estreia da inglesa Jenna Burtenshaw. Acusada de assassinato, a poderosa Kate Winters está no alvo de uma ameaça diabólica dos Guardiões Sombrios, que também estão caçando Silas. O tempo está se esgotando e o jovem casal terá de lutar contra a teia ardilosa que cerca Wintercraft. Seguindo a tradição das grandes obras de fantasia contemporâneas, a autora apresenta um universo incrível e rico em detalhes no segundo volume da trilogia Os Segredos de Wintercraft. 

Quando li o primeiro livro me surpreendi com uma história e com o universo apresentado por Jenna Burtenshaw. Além de criativo, o mundo de Wintercraft é sombrio e inovador e a história possui ótimos personagens. Estava ansiosa por essa continuação e quando vi que a Rocco já ia lança-la no começo do ano mal pude acreditar. Nesse segundo livro, no meio de fuga e traições o universo de Wintercraft ganha mais jogadores como em um grande tabuleiro de xadrez. E o próximo movimento da autora consegue surpreender a todos.

Depois da Noite das Almas todos os Dotados estavam amedrontados. Estavam assustados com o poder de Kate e não queriam entender, muito menos ajudá-la a conhecer o véu. Para o conselho de Dotados era mais fácil mantê-la presa na cidade Inferior para o resto de sua vida e se as coisas piorassem era só matá-la. Kate também não entende o que fez naquela noite, mas duvida que a solução dos Dotados seja a melhor e Edgar está revoltado com a maneira que eles estão tratando Kate, como uma criminosa assassina. Fugindo da sela onde a prenderam, Kate e Edgar vagam pelos túneis e corredores da cidade inferior enquanto tentam alcançar Fume antes que Baltin e os outros guardas dos dotados a capturem, mas o emaranhado de túneis e escuridão é traiçoeiro e o caminho os levará de um inimigo ao outro. Enquanto isso Sila acaba no continente. Depois de partir em fuga de Albion, Silas acredita ter a resposta que procurava, porém não contava ser capturado pela Guarda Sombria assim que colocasse os pés em terra. Lidando com velhos inimigos Silas precisa tirar tudo o que puder de informação do Sentinela líder dos Guardiões Sombrios se quiser descobrir a verdade. Quem realmente é Dalliah Grey? Quais são suas intenções? Se ela capturar Silas o que isso pode significar para Kate, que o salvou? Silas tem o sangue de Kate correndo nas veias, o que Dalliah poderá fazer com isso? Que saída tem Kate senão usar sua única escapatória?

É a partir dessa premissa que o segundo livro se desenvolve e ao contrário do que eu esperava temos ações totalmente diferente. Burtenshaw mais uma vez surpreende o leitor com caminhos inesperados e os novos lados da história são mais sombrios e sórdidos do que o imaginado para uma trilogia juvenil. As descrições continuam sendo o ponto alto da trilogia, com traços marcantes os ambientes casam muito bem com a história mergulhando o leitor em recantos frios e escuros da cidade inferior a autora nos leva a sentir a tensão dos protagonistas a cada curva. A narração se divide em vários pontos de vista, curtos ou longos, sempre mantendo o leitor preso na trama.

Kate está no meio de um jogo onde os três lados a querem usar de uma forma mais terrível do que a outra. Sem instrução e com o parco apoio de Edgar e Silas, Kate se vê impelida a seguir em frente, sem saber como agir e sem ver quem está jogando com seu destino, a direcionando no rumo que bem entende. Gostei da forma que a autora usou a fuga de Kate para contar o passado de Fume e do véu. E me surpreendi ao ver que pontas ela ligou com as passagens do passado. O único problema foi o final. Ainda não acredito no que aconteceu com a Kate. Justo ela uma personagem tão forte. Espero sinceramente que a saída daquela situação seja rápida e sem muitas voltas. Silas se mostrou a cada capítulo o personagem mais fantástico da trilogia, com uma força extra e uma personalidade complexa, rouba a cena no fim, prometendo muitas surpresas para o próximo. Ansiosa demais para o livro três e para o desfecho final.

Leitura rápida, fluida, que conquista e instiga desde o princípio, tanto pelas novas camadas do universo que são apresentadas quanto pelos personagens. Jenna Burtenshaw consegue uma trama bem elaborada e inovadora e um cenário fascinante para uma trilogia que agradará a todas as idades. A edição da Rocco está ótima, fonte boa, capa bem adaptada e tradução cuidadosa. A história ficaria perfeita adaptada para os cinemas visto que o mundo de Wintercraft é brilhante, misturando um tom escuro que lembra a era industrial vitoriana com elementos inesperados. Recomendado a todos que querem algo diferente, com tema tratado de forma inovadora, com ótimos personagens, mortes, mistérios, traições e redenção. Leiam! Até mais!

Os Segredos de Wintercraft - Jenna Burtenshaw
1- Livro Perdido
2- Guardiões Sombrios
3- Legacy

6 comentários:

  1. Eu tenho o primeiro apesar de não ter lido ainda, foi meu filho que leu e ele adorou. Fico contente em saber que a serie continua muito boa e não perdeu o ritmo, o que acontece muito em segundo livros de trilogias. Acho que a capa é muito linda. Fica dificil comentar quando não se leu o primeiro, mas quem sabe eu encaixo o primeiro nas minhas proximas leituras e me aventuro neste universo mais jovem rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sempre confundo 'Starcraft' com 'Wintercraft'... nomes bem parecidos, não? Porém, pois se tratarem de livros de séries distintos, acho que a resenha de hoje me despertou uma imensa vontade de lê-lo. A sinopse, a capa, tudo deixa bem claro a aventura e mistério que envolvem o livro. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Pela resenha dá pra imaginar muito bem a dilema que os protagonistas vivenciam. A trilogia promete e quero começar a ler pra sentir a euforia de quando lançarem o último livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei a resenha do primeiro livro e tudo o que disse do universo tanto que comprei o livro, mas estava esperando esse sair para ler e agora lendo a resenha tenho certeza que vai se tornar uma das minhas trilogias favoritas, esse tema sombrio, com véu entre mundos e tal é muito criativo, o jeito que fala do mundo e dos personagens me deixa muito curiosa! Gostei demais! Abs!

    ResponderExcluir
  5. Tenho a impressão que Kate vai ser morta no último livro.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha do primeiro livro e foi tudo o que disse, eu ganhei o livro e amei, Kate é demais, o universo é super encantador, sombrio e bem elaborado, Silas no fim foi uau e só pela resenha sei que vou amar o segundo também, adorei o que disse, mas me deixou tensa alguns coisas, espero que lance o três logo. Adorei a resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.