19/05/2014

Resenha - A Filha do Sangue


Nome: A Filha do Sangue
No Original: Daughter of Blood
Autor (a): Anne Bishop
Tradutor (a): Cristina Correia
Páginas: 432
Editora: Saída de Emergência Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O Reino Distorcido se prepara para o cumprimento de uma antiga profecia: a chegada de uma nova Rainha, a Feiticeira que tem mais poder que o próprio Senhor do Inferno. Mas ela ainda é jovem, e por isso pode ser influenciada e corrompida. Quem a controlar terá domínio sobre o mundo. Três homens poderosos – inimigos viscerais – sabem disso. Saetan, Lucivar e Daemon logo percebem o poder que se esconde por trás dos olhos azuis daquela menina inocente. Assim começa um jogo cruel, de política e intriga, magia e traição, no qual as armas são o ódio e o amor. E cujo preço pode ser terrível e inimaginável. 

Desde que voltei a ler assiduamente já perdi a conta de quantas horas fiquei vagando pelo Goodreads em busca de novas fantasias que gostaria de ler. Até o ano passado era costumeira visitar a página do primeiro da série As Joias Negras e ficar apenas sonhando com o dia que ele chegaria ao Brasil. Não era fantasia épica, alta, comum, e isso sempre me intrigou. Todos elogiam sem restrições a obra de Anne Bishop e por isso foi com mais felicidade do que receio que recebi A Filha do Sangue. Ao fim de 432 páginas posso dizer que estou surpresa pela história incomum, com uma ambientação forte e um tom que jamais imaginei. Conheçam o universo sombrio criado por Anne Bishop.

Antes de qualquer coisa você que lê na sinopse as palavras profecia e feiticeira e já começa a imaginar um mundo semelhante a muitos da fantasia com elfos, anões e outros elementos do gênero pode parar imediatamente. Passa longe disso, uma distância colossal. O mundo onde vive Saetan, Lucivar e Daemon é completamente diferente e sombrio. Os três já vivem há mais de milênios e já viram muita coisa acontecer. Inclusive a profecia feita por Tessa de que A Feiticeira, A Rainha estava chegando, mas já se passou muito tempo, tanto tempo que dói para eles se lembrarem disso. Em um mundo onde homens são tratados como escravos de todas as formas, principalmente sexuais, Daemon, mesmo sendo um Príncipe dos Senhores da Guerra, vive uma vida terrível nas mãos de Dorothea, a feiticeira corrupta que elimina até hoje todos que representam uma ameaça a seu poder. Mas Daemon Sadi não é fácil de se controlar e quando verdades começam a emergir de sua memória apagada sua brutalidade e força vem à tona. Nem mesmo o anel que o mantém preso como escravo poderá segurá-lo. No outro lado temos Saetan SaDiablo, vivendo esquecido o Senhor do Inferno amargou milênios a espera até que Jaenelle surge em sua porta. A criança tem mais poder do que qualquer um pode supor e tomando Jaenelle sob sua tutoria Saetan começa a ensiná-la o caminho dos Sangue e dos possuidores das pedras, as joias. Jaenelle ainda jovem recebeu um conjunto completo de pedras, algo espantoso e assustador até mesmo para o Senhor do Inferno. Mas forçam ameaçam a vida de Jaenelle e mesmo distantes Saetan, Daemon e Lucivar estão entrelaçados na trama que poderá ser a proteção ou a morte para Jaenelle, A Feiticeira e Rainha que eles esperaram por milênios.

É a partir daí que a trama se desenvolve, lembrando que isso é apenas parte de um enredo complexo, que intrinca elementos únicos e um cenário incomum aliado a um tom sombrio e pesado. Bishop não poupa o leitor de passagens de violência, morte e sadismo que parecem gratuito, mas não são. Seus personagens são vívidos e levam o leitor por meandros de emoções fortes, que cativam a atenção desde o princípio num misto de fascínio e horror velado. A narração é extremamente fluida, dividida em vários pontos de vistas centrais da trama, e transcorre com tanta naturalidade que mal vemos o livro avançar, mesmo com o universo sombrio e pesado.

Os personagens me surpreenderam. Seus lados sombrios e cruéis conquistam a atenção do leitor, suas dúvidas e angústias nos instigam a seguir em frente, sempre em busca de entender o quebra-cabeça que a autora propõe desde começo. A cada capítulo gostei mais e entendi mais de Daemon Sadi, um personagem forte e que balança o leitor por caminhos longe de serem corretos, mas que ao fim mostra o porquê. Saetan é outro que surpreende. Esperava algo muito mais sombrio e terminei afeiçoada as dores e problemas que o Senhor do Inferno enfrentou ao longo de tantos mil anos. A evolução da trama central é tranquila e cadenciada, conduzindo o leitor a um fim chocante, brutal, mas que também carrega emoções boas de personagens que no começo você julgava incapazes de tais atos.

Leitura rápida, instigante e surpreendente. Um universo que mistura toda uma nova forma de magia, feitiçaria e seres marcados por personagens complexos. Anne Bishop apresentou uma criação incomum, audaciosa e com voz arrebatadora mostrou aos leitores que fantasia sombria pode ser ao mesmo tempo cruel e envolvente, e que anti-heróis podem ser mais complicados do que o comumente visto. A edição da Saída de Emergência Brasil está ótima, desde a fonte agradável a tradução. A capa ficou bonita, mas podiam ter feito uma capa mais neutra no sentido de ser unissex, assim uma história tão inovadora quanto a de Anne Bishop não ficaria tachada de apenas para mulheres. Uma história forte demais para ser adaptada com fidelidade. Recomendado a todos que procuram uma fantasia diferente, em todos os sentidos do diferente. Com um ambiente que explora os limites da crueldade, do sombrio e da perfídia humana. Leiam e se surpreendam! Até mais!

As Joias Negras - Anne Bishop
1- A Filha do Sangue
2- A Herdeira das Sombras
3- Queen of The Darkness

6 comentários:

  1. Estava querendo ler essa resenha.
    A capa é muito bonita, e a premissa é muito boa, só que achei muito sombrio e a autora parece que não tem pena de colocar violência no livro, pelo menos foi minha impressão. Os personagens parecem ser bem complexos, assim como a história.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Eu jurava que este livro era infanto juvenil..não me pergunte porque rs. E é uma ótima surpresa descobrir que estou errada. Parece ser um livro bem forte, com um enredo cheio de detalhes, me deixou bem curiosa.
    Não conhecia/tinha ouvida falar da autora, mas me deixou bem intrigada com este universo. Gosto quando é narrado por pontos de vista diferente acho que fica muito mais dinamico,
    pretendo le lo, beijos.

    ResponderExcluir
  3. A história chama bastante atenção, principalmente daqueles leitores que não dispensam uma boa aventura. Eu achei que a capa não passou o verdadeiro conteúdo do livro, mas de toda forma, não se julga um livro pela capa não é?
    Horadeflorescer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Com a capa bem elaborada e uma sinopse de arrepiar, 'A Filha do Sangue' é um livro que eu leria sem pensar duas vezes! E só de pensar que faz parte de uma trilogia me deixa a postos! Adorei a resenha e a dica :]

    ResponderExcluir
  5. A capa é linda, adoro vermelho escarlate. Quem será a próxima rainha?

    ResponderExcluir
  6. Não estava com ideia de ler porque vi seus comentários no twitter falando do lado pesado, sexual e pela resenha também dá para ver, mas fiquei curiosa com várias coisas que dá até vontade de ler mesmo assim, gostei bem da capa e quem sabe eu leio. Adorei conhecer mais pela resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.