29/05/2014

Resenha - Entremundos


Nome: Entremundos
No Original: InterWorld
Autor (a): Neil Gaiman, Michael Reaves
Tradutor (a): Viviane Diniz
Páginas: 248
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Primeiro de uma trilogia de sucesso assinada a quatro mãos por Neil Gaiman e Michael Reaves, leva o leitor a viajar por várias dimensões na companhia de Joey Harker, um garoto comum que, durante um inusitado teste de localização proposto pelo professor de Estudos Sociais, descobre ser um Andador, alguém capaz de deslocar-se de uma dimensão para outra. Enquanto tenta entender onde está e o que significa sua nova condição, Joey percebe que aquele é o começo de uma nova vida e de uma grande aventura em que magia e ciência se unem para garantir a paz em vários mundos.

Gaiman é um dos poucos autores que costumo colocar na minha lista de autores favoritos e por isso a expectativa sempre é altíssima quando um livro dele chega por aqui. Entremundos não foi exceção, mesmo sendo em parceria com Michael Reaves. Enveredando para a ficção-científica mesclada com toques sutis de fantasia os autores apresentam uma história inovadora e criativa, que tem todos os elementos para o sucesso, mas peca em alguns aspectos por pequenos excessos.

Joey Harker já estava acostumado a se perder, até mesmo dentro da própria casa uma vez e por isso não imaginou que seria o primeiro a reconhecer onde estava no mirabolante teste de seu professor de estudos sociais. Mais uma vez o professor estava passando um de seus testes criativos e toda a turma fora espalhada pela cidade. Em grupos de três eles teriam de achar o caminho de volta, mas ao virar a esquina certo de onde estava Joey passa por uma forte neblina e ao contrário do que ele imaginava as lojas não são as que ele esperava. Para piorar ao chegar em casa sua mãe não é sua mãe, e não há um Joseph e sim uma Josephina. Fugindo em disparada ele acaba perseguido por três naves prateadas, socorrido por um estranho de máscara prateada Joey foge e sente tudo deslocando. Procurando a ajuda do Sr. Dimas, o professor, Joey tem mais uma surpresa: segundo o professor ele morreu no acidente na cachoeira. Porém Joey não tem tempo para compreender. Uma mulher estranha acompanhada de escuridão chega fazendo algo com sua vontade. Joey a segue cegamente e se vê em um navio voador. Mais uma vez salvo pelo estranho de máscara prateada, Joey se vê no que Jay chama de Interzona, dobras entre os planos da realidade, "buracos de minhoca" ou "hiperespaço". Lá ele descobre que é apenas um de muitas versões suas e que a base é o centro de todos eles, que lutam contra os Binários e a BRUX. Não existe uma Terra, mais várias como em um arco. Numa ponta os mundos onde a ciência comanda, na outra mundos comandados pela magia e no centro os mundos neutros. A cada dia os Binários e a BRUX conquistam mais mundos e é aí que Joey entra. Uma luta não só por sua existência, mas por a vida de todos os mundos.

Essa é a premissa imaginada por Gaiman e Reaves em 1995 para uma série de TV, mas que levou mais de dez anos para sair da cabeça dos autores em uma formato que os dois nem sonharam na época: um romance, o primeiro de uma trilogia. Devo dizer que sou apaixonada por tudo o que Gaiman escreve e modéstia à parte reconheço tudo o que o autor escreve e para minha surpresa a maior parte do livro não é dele. É possível notar pelo estilo que a narrativa não é dele. Narrado por Joey a trama flui bem, mas é bastante entrecortada por termos técnicos da física e isso a longo prazo pode tornar uma premissa que é inteligente e fascinante em algo cansativo.

A ambientação foi muito bem pensada, com detalhes e descrições que casam perfeitamente com a ideia. Os autores conseguem uma paisagem bem vívida, sendo a Interzona muito criativa e imersiva. O leitor capta bastante pela visão de Joey. Outra coisa que mostra a força do enredo são os mundos e como eles se encaixam na trama. A questão de ciência versus magia é interessante e o modo que foi discutido também. Espero que no segundo livro tenha mais nesse sentido visto que nesse primeiro além da apresentação o foco ficou por conta da caçada que ambos os lados fazem a todos os agentes como Joey. A virada da trama foi boa, o fim cria infinitas possibilidades e o universo criado por Gaiman e Reaves é tão criativo que estou ansiosa para saber mais sobre tudo.

Leitura que flui fácil mesmo com os diversos trechos científicos e teorias com termos impossíveis. Apesar do fato que em alguns trechos a escrita de Reaves predomina é maravilhoso ter um novo livro de Neil Gaiman em mãos e como tudo o que ele escreve Entremundos tem um toque sombrio e sobrenatural único, com elementos de várias mitologias, culturas e folclores. A infinidade de mundos e seus Joeys permite ver muito do estilo de Gaiman. O resultado é um primeiro livro muito bom em quase todos os aspectos. A edição da Rocco está ótima e gostei da escolha da capa. Realmente é uma história que ficaria tanto pelo visual como pela ação perfeita como série, quem sabe um dia sai... Recomendado a todos que procuram uma ficção-científica clássica e muito criativa. Repleta de elementos ricos e surpreendentes, com mistérios e muita ação. Leiam! Até mais!

Trilogia EntreMundos - Neil Gaiman & Michael Reaves
1- Entremundos
2- The Silver Dream
3- Sem Título Ainda

15 comentários:

  1. Eu ainda não tinha visto nada deste livro, as editoras fazem um baita marketing em cima de uns livros e esquecem de outros..ou eu que sou cega mesmo rs pois não tinha visto ;D
    Eu goto da escrita do Gaiman e gosto quando autores se juntam, da um gaz diferente nos livros.
    Uma pena as palavras chatas com nomes chatos, mas num livro que tem muita coisa cientifica deve ser necessario pra passar credibilidade. Eu vou le lo pois gosto do autor.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Quero ler tudo do Neil Gaiman desde que li Coraline, por causa desse toque de terror e sobrenatural que amo, e a premissa desse livro me lembrou um pouco Coraline. Só não gostei dessa parte que tem explicações de física, acho que vou odiar, mas se o Gaiman tá no meio vou arriscar.
    A capa é muito linda!! Ótima resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi muito sobre Neil Gaiman e sua resenha só fez afirmar ainda mais a boa fama desse autor. Gostei de saber que o livro tem uma inclinação para ficção científica e a mescla entre magia e ciência parece ser muito interessante. Antes de ler esse livro quero ler um que seja de sua autoria plena e assim mergulhar nessa trilogia que promete muito.
    Horadeflorescer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse primeiro livro da trilogia nova do Gaiman, adoro o Neil, já li Coraline.

    ResponderExcluir
  5. Só li Coraline e o mais recente do autor, mas amei, to super curiosa para ler os outros livros dele, mas falta tempo e nem sabia que esse livro era dele! Adorei a resenha! Parece super diferente, quase não leio ficção científica tradicional e esse tá com cara de ser interessante demais, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito ficção-científica, o livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro literatura fantástica e ficção. Não conhecia este livro, mas com certeza será uma leitura certa este ano (mais um pra lista de desejos :D) Adorei!

    ResponderExcluir
  9. Yasmin!
    Sou fã incondicional de ficção e se combinada com viagem no tempo, meu interesse aumenta ainda mais.
    Gostaria de viver o papel de Joey e poder passar de um tempo a outro através de 'buracos de minhoca' ou 'hiperespaço', seja lá que forma for. Poder viver em épocas não vividas é bom demais.
    Sem contar que com a participação de Neil Gaiman como escritor, por si só já dá o tom do enredo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Comecei a ler os livros do Gaiman e adorei, já vi resenha dele aqui no blog e para variar mais uma vez fiquei interessada num livro dele, parece ótimo essa mistura de ficção científica e fantasia, o que você falou de ciência e fantasia me deixou muito curiosa! Adorei a resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  11. Também adoro os livros do Neil Gaiman, e mal posso esperar pra ler essa nova história!!! Adorei a capa e o enredo.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou fascinada pela escrita do Neil Gaiman, e um livro que tem ele como autor ou co-autor me faz querer ler o livro logo...E pelo que pude perceber em sua resenha, esse livro faz jus ao trabalho do Neil, apesar de a maior parte ser escrita pelo Michael. E lógico que por ser ficção-científica já ganha mais pontos comigo..em sombra de dúvida esse livro vai pra minha lista de desejados.
    Parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Confesso que fiquei extremamente confuso com esse resumo que você fez. A trama me parece bastante confusa, mas, com uma leitura mais focada, dá pra se entender. O Neil Gaiman é outro nível,realmente. Tento ler tudo dele e, claro que, com essa trilogia não poderia ser diferente.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Sou fã do Neil e esse livro está na minha lista de desejados já faz algum tempo. Li algumas resenhas e muitos comentários sobre ele e sempre acabo ficando com mais vontade ainda de ler o livro. O mesmo aconteceu agora. Parabéns pela sua resenha.

    ResponderExcluir
  15. Aaaaaiiii, muito amor pela primeira frase da resenha *-* é, simplesmente, tudo o que sinto! hahahaha
    Ainda não sabia sobre esse livro, mas adooooorei saber que o Reaves também embarca nessas fantasias loucas que nós, fãs de Gaiman, esperamos e sempre nos surpreendemos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.