18/05/2014

Resenha - Destino Mortal


Nome: Destino Mortal
No Original: Born To Darkness
Autor (a): Suzanne Brockmann
Tradutor (a): Renato Motta
Páginas: 536
Editora: Valentina
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Expulso de um grupo de elite de forma desonrosa, o ex-Navy SEAL Shane Laughlin está com seus últimos 10 dólares no bolso quando, finalmente, consegue um emprego para participar de um programa de testes no Instituto Obermeyer (IO), uma fundação de pesquisas e desenvolvimento desconhecida do grande público e que trabalha com atividades secretas. Logo, Shane descobre que existem certos indivíduos que têm a habilidade única de conseguir acesso a regiões inexploradas do cérebro, com resultados extraordinários, incluindo telecinesia, força sobre-humana e reversão do processo de envelhecimento. Conhecidos como Maiorais, essas raras figuras são criadas ou recrutadas pelo IO, onde, rigorosamente treinadas com o auxílio de técnicas ancestrais, conseguem cultivar seus poderes e usá-los de forma responsável. No entanto, nas profundezas da segunda Grande Depressão dos Estados Unidos, onde o abismo social entre os que têm muito e os que não têm nada ameaça a ordem de forma definitiva, ricaços imprudentes descobriram uma alternativa sedutora na forma de um novo produto: Destiny. Trata-se de uma droga de fabricação quase artesanal, capaz de transformar qualquer pessoa num Maioral, além de oferecer a atração especial de garantir a juventude eterna para o usuário. O cartel sinistro conhecido como a Organização começou a produzir Destiny em larga escala, e a demanda pela droga se tornou epidêmica. Poucos, porém, sabem do verdadeiro perigo da nova droga, e são ainda em menor número os que detêm o segredo sujo do ingrediente crucial para a fabricação da substância. Michelle “Mac” Mackenzie é uma das poucas que conhecem toda a verdade. 

Confesso que conheci Suzanne Brockmann quando a editora Valentina, no ano passado recém-chegada ao mercado, anunciou que lançaria a nova série da autora por aqui e por curiosidade fui atrás de conhecer a autora e seu estilo. Só de a autora trazer militares nos papéis principais já gostei, mas tinha receio de que fosse mais romance do que tudo e por isso aguardei ansiosa por esse lançamento para tirar logo essa dúvida. E sim, depois de poucas horas de leitura divididas em dois dias posso dizer que tem sim muito romance, mas não da forma que está pensando, é complicado explicar como uma pessoa como eu, que não gosta de romances, gostou muito de uma história coalhada de romance, cenas absurdas, divertidas e carregadas de conteúdo adulto. Conheçam Destino Mortal, primeiro da série Destiny.

A sinopse fala bastante de uma das pontas que dá início da trama e do enredo por trás dela, mas vamos para uma outra parte. Sim, Shane vai fazer parte dos testes do Instituto Obermeyer, mas isso é apenas o começo. Do outro lado da trama temos Mac, uma mulher de 27 anos que atingiu 50% do uso de seu cérebro. Na história de um futuro não tão distante os Estados Unidos enfrentam uma das piores depressões tanto econômica quanto social. A sociedade decai em um espiral de preços altos, desigualdade social, governo corrupto e outros problemas como polícia ineficaz e controlada por terceiros. É ai que entra o Instituto e sua pesquisa. Eles pesquisam e estudam o cérebro e pessoas que podem acessá-lo mais do que os 10% visto em pessoas comuns. Mac é uma das poucas que pode acessar 50%, Stephen, outro membro da equipe também e o Dr. Bach chegou aos 72%, um dos únicos homens capaz disso, eles são Maiorais. Com esse acesso ao cérebro eles podem curar seus próprios corpos, ordenar o envelhecimento ficando sempre com a mesma idade física e aparência, assim como desenvolvem certas capacidades, como sentir emoções, conduzir objetos com a mente, penetrar na mente dos outros e muitas outras habilidades. O grupo tem tido trabalho com uma nova droga que vem varrendo as ruas, e sempre estão capturando novos viciados que enlouquecem causando destruição. A Organização que produz a droga usa o sangue de pessoas como Mac para produzir a droga, sangue de pessoas com maior capacidade mental, Maiorais. O de Shane chega aos 17% por isso será testado como futuro Maioral. E aí entra Nika, de apenas 13 anos e cujo cérebro já chegou aos 20% e por isso foi sequestrada. Correndo contra o tempo o grupo precisa encontrá-la antes que ela seja torturada das piores maneiras possíveis para a Organização conseguir a droga. E para piorar o grupo enfrenta dúvidas quando Shane consegue aumentar a capacidade mental de Mac. O que está acontecendo? Ele é um Maioral ou apenas um condutor? Como eles conseguirão encontrar Nika a tempo? Seus poderes podem ser maiores do que o próprio Bach?

Ficou longo, mas sinto muito, foi preciso para você sentir a história. É a partir dessa trama que Brockmann desenvolveu sua história. Uma história inovadora e perspicaz, bem construída e bem narrada, mas para jovens adultos e adultos O livro tem um lado sexual forte, não é erótico, longe disso, mas tem bastante cenas quentes, linguajar aberto sobre sexo e discussões envolvendo o assunto. Vale lembrar que a forma que Brockmann optou por usar é bastante leve e divertida, não é humor, não vá confundir tom leve e divertido com uma trama engraçada, porque não é. É sombria, triste e forte em vários sentidos, mas marcada por personagens vívidos, que passam por situações que divertem o leitor pelo clima que passa e por suas cabeças duras, que cativam e entrelaçam o leitor nos instigando, nos fazendo rir, mas também quase chorar até o fim sem nem perceber.

Mac é uma cabeça dura de marca maior, mas tem bom coração e passou por tanta coisa ruim na vida que é surpreendente a força que ela tem até nos momentos de fraqueza onde age de cabeça quente. Shane também é ótimo, ficamos curiosos para conhecer o misterioso passado o protagonista, que é sincero, inteligente, também teimoso e sofre até hoje por sua escolha. Falando dos personagens secundários, é impossível não gostar de todos. Bach, Elliot, Stephen, até Anna e Nika. Bach é uma figura inteligente e única, um dos melhores, adorei o doutor. São todos ótimos, assim como os antagonistas são terríveis e brutais, um choque para o leitor essas partes. Com uma ambientação forte e imersiva é impossível não sofrer com os personagens e sentir por eles.

O fim foi ótimo, uma conclusão cheia de ação e tensão, que mantem o leitor preso até o derradeiro ponto final. Com algum alento claro, mas também com tristeza. Estou curiosíssima para saber o que vem por ai e mesmo não gostando de livros com um lado mais sexual eu adorei a trama criada por Brockmann e é impossível não gostar e torcer por seus personagens. Isso sem falar da premissa criativa, um futuro não tão distante e o lado científico intrigante da trama que explora o cérebro e suas funções de forma tão criativa e perspicaz.

Leitura rápida, que flui de forma natural graças a uma narrativa cativante e cadenciada, ao mesmo tempo marcada por emoções fortes, pesadas e tristes e por sentimentos bons, amizade e amor. Suzanne Brockmann me surpreendeu com seu universo complexo de escuridão e beleza contrastantes. A edição da Valentina como sempre surpreende, fonte ótima, tradução cuidadosa, capa bem imaginada e que surpresa! O conto que antecede o primeiro livro falando sobre o incidente que fez Shane ser expulso dos SEALS e colocado na lista negra do governo que trouxe tanto problema para ele está no final do livro. Um conto importante que demonstra a atenção, qualidade e compromisso da editora com o leitor. Uma história que sem dúvida renderia uma adaptação ótima. Recomendado a todos que procuram uma mistura única de ação, mistério com lado científico, futuro desolador, de valores se perdendo, mas não apocalíptico, com tom sombrio, mas que também faz sorrir e com ótimos personagens, amizade, amor, força e companheirismo marcado por suspense. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Destiny - Suzanne Brockmann
1- Destino Mortal
2- Sem Título Ainda
3- Sem Título Ainda

10 comentários:

  1. Nossa que resenha empolgante, tenho que confessar que não dava nada pelo livro lendo a resenha, achei que seria outra coisa... Mas fiquei surpresa de uma forma boa, agora quero lelo, claro.
    Eu não tenho com problema de cenas de sexo..so não gosto quando são so jogadas no livro..acho chato e nenhum pouco erotico.
    Um livro futurista, com cenas de romance(adoro), ação(adoro), misterio(adoro),..então é um livro para mim,
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Apesar da resenha e da nota que você deu, a temática do livro não me interessou. Mesmo assim, ótima resenha! :D

    ResponderExcluir
  3. Olá. Ótima resenha! Com certeza este vai para minha listinha!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Ótima resenha, não estava dando muito pelo livro, mas fiquei curiosa agora! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Apesar da capa bem chamativa e tentadora, infelizmente não me interessei pelo livro só de ler a premissa. Tem um enredo até interessante com o tema de genéticas e grande Depressão, mas acho que não é o tipo de livro que eu leria :/

    ResponderExcluir
  6. Apesar da capa bem chamativa e tentadora, infelizmente não me interessei pelo livro só de ler a premissa. Tem um enredo até interessante com o tema de genéticas e grande Depressão, mas acho que não é o tipo de livro que eu leria :/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito pesado. Dá pena do Shane.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro. Li sua resenha e me interessei pela história, mas só pretendo ler após terminar uns livros que estão esperando para ser lidos. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro mas gostei do que li na sua resenha. Pretendo ler mas só após terminar a leitura dos livros que estão na espera para serem lidos. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a história, mas fiquei bem interessada pela resenha, tá super empolgada e dá para ver que é bom só pelo seu tom, acho esse negócio de uso do cérebro super interessante e bem sacado da parte da autora, quero muito ter mais livros da editora e adorei conhecer mais. Adorei a resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.