14/05/2014

Resenha - Coração Envenenado


Nome: Coração Envenenado
No Original: Poison Heart
Autor (a): S.B. Hayes
Tradutor (a): Petrúcia Finkler
Páginas: 350
Editora: Bertrand
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Desde o momento em que Katy Rivers viu o belo rosto de Genevieve Paradis observando-a de uma janela, nunca mais nada foi o mesmo. Onde quer que ela fosse, Genevieve também estava lá – na escola, com seus amigos e seu namorado.  Quando a intrusa começa a transformar a vida de Katy num inferno, tentando roubar tudo o que lhe pertence, tal comportamento se torna mais do que suspeito, e Katy decide, então, investigar o passado de Genevieve com a ajuda de seu melhor amigo, Luke. Nessa busca, repleta de mistérios e perigos, ela precisará manter as pessoas que ama longe da influência de Genevieve. Afinal, quem é aquela garota e quais são os seus segredos? O que a faz carregar um ar tão místico e sobrenatural? E por que tanta determinação para destruí-la? No entanto, Katy não está preparada para as verdades assustadoras que estão prestes a ser reveladas. 

Conheci os livros da autora S.B. Hayes no momento em que soube que a Bertrand Brasil lançaria os livros da autora por aqui e desde então fiquei bastante curiosa a respeito deste que é seu livro de estreia. Elogiado pela crítica e pelo público de sites como o Goodreads como um livro imprevisível e sombrio a história apresenta por Hayes cativa a atenção do leitor desde a primeira página, nos instigando em busca de respostas e nos mantendo fixados na leitura até o fim. Um daqueles raros livros em que lemos de uma vez só sem nem perceber. Conheçam o surpreendente Coração Envenenado.

Katy Rivers leva uma vida na qual se sente sufocada. Cresceu de forma rápida sobre a constante cobrança de sua mãe, uma mulher que se entregou a depressão há muitos anos e cujo comportamento afeta a autoestima de Katy. Aos 16 anos, com melhores amigas e com a possibilidade de um namorado encantador Katy estava finalmente soltando as amarras quando um dia no ônibus cruzou o olhar com uma garota estranha, de olhos verdes magnéticos e linda. A sensação que Katy tem ao olhar naqueles olhos e naquele rosto é assustadora, uma ligação estranha, algo quase que sobrenatural. Katy só queria esquecer que cruzou com aquela garota. Mas depois daquele encontro, a nova garota começa a aparecer em todos os lugares. Genevieve começa a fazer amizade com seus amigos, se infiltra na casa de seu namorado e até mesmo sua mãe parece ter certa adoração por Genevieve. Para piorar quando Katy comenta algo todos acham que ela está exagerando, que está com ciúmes desnecessários e que Genevieve é um amor. Com Genevieve pouco a pouco tomando seu lugar, Katy decide dar um basta na situação investigando o passado misterioso que Genevieve alega ter. Com a ajuda de Luke, seu vizinho de longa data e jornalista, Katy começa a revirar um passado que ela jamais sonhou possível. Em todos os lugares por qual passou a enigmática garota de olhos verdes causou dor, mas seria isso o sobrenatural que a mente de Katy insinua ou algo bem mais realista do que ela poderia imaginar? À medida que Katy se aproxima da verdade sua vida vira ainda mais de cabeça para baixo, ameaçando sua vida no mais profundo nível. Katy precisa dar um fim na situação, mas a que custo? Que verdades terríveis ligam Genevieve a Katy a ponto da outra querer sua vida e destruí-la?

É a partir dessa premissa que a autora desenvolveu sua história e o ponto que mais chama atenção assim que começamos a ler é o mistério que cerca a entrada de Genevieve na vida de Katy. O leitor começa sem uma indicação clara do que virá e esse suspense em torno da personagem aliado aos toques sobrenaturais que surgem aqui e ali na voz narrativa de Katy é o que transformou a trama em uma das mais sombrias e marcantes do ano. Através da voz de Katy não temos certeza da realidade em torno de Genevieve, que a cada capítulo sugeria ora uma coisa realista, ora um elemento sobrenatural.

Ponto notável também para a ambientação, que transmite o ambiente de cidade pequena e funciona em favor da trama. A relação de Katy com os demais personagens é afetada a partir do momento que todos começam a ver Genevieve como uma garota adorável e sofrida e foi interessante a tensão que surgiu entre ela e Luke, visto que ele acreditava que Genevieve era apenas uma garota normal e desequilibrada e Katy estava tão imersa na situação que acreditava no sobrenatural que Genevieve insistia em trazer à tona com pequenas ações e insinuações. Com uma trama psicológica e imersiva, Hayes conduz o leitor a um fim que surpreenderá a muitos. Se você descobrir a charada antes da hora é porque tem experiência com thrillers no estilo. Eu desvendei apenas alguns pontos da história e fiquei surpresa com o final que as personagens tiveram.

Leitura rápida, que instiga e cativa a curiosidade do leitor desde o princípio. A ambiguidade da antagonista e o jogo psicológico que permeia a maior parte da trama são os pontos altos da história, assim como a reação de Katy e sua amizade de longa data com Luke, que desenvolveu no espaço de tempo da trama para algo mais. A edição da Bertrand está ótima, desde a fonte, até a tradução fluída e a capa escolhida. A história renderia uma ótima adaptação, tanto pelos temas quanto pelo clima que envolve a história toda. Recomendado a todos que procuram uma história única, que brinca com o sobrenatural, mas que trata de temas reais e humanos. Suspense, tensão e medo são presenças fortes. Leiam e se surpreendam com a história de Katy e Genevieve! Até mais!

10 comentários:

  1. Uau, que resenha, ou seja, que livro! Fiquei completamente cativada e presa, e olha que só li a resenha, estou muito curiosa, nunca li nada do gênero, não conhecia a autora e não sabia do lançamento do livro, mas com certeza vou procurar pra ler. Fiquei muito curiosa pra saber se existe algo sobrenatural na Genevieve ou se ela é só mesmo uma garota sofrida e desequilibrada.

    ResponderExcluir
  2. Ual que resenha. Eu acho linda a capa também parabéns a editora por ter colocado esta.
    O livro parece ser bastantye denso, com uma trama diferente, fiquei aqui na duvida sobre o desfecho mas como leio muito livro, ja fiquei imaginando mil finais para o livro rsrs,
    Outro ainda li um livro com uma pessoa querendo pegar/ficar no lugar da outra e adorei, espero me surpreender com este também, amei sua resenha, pretendo ler, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ui, a premissa desse livro me lembro filmes de terror, bem apavorante o fato de ninguém perceber quem é Genevieve, parece que ela hipnotiza os outros.
    Vi esse livro sendo bem falado nas redes sociais, parece ser mesmo muito bom!!
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Que história! Realmente não é fácil você ser forçada a conviver com uma pessoa que quer tomar o seu lugar na vida das pessoas que você gosta. Fiquei muito curiosa para saber quais segredos permeiam a vida de Genevieve. Ótima resenha!

    Horadeflorescer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia o livro, mas a capa me chamou muito a atenção e o enredo é bem interessante também. Fiquei curiosa para saber qual é a estória da personagem Genevieve, parece ser uma trama cheia de mistérios, fiquei muito curiosa e acho que amaria este livro, parece ser do tipo que deixa o leitor sempre muito curioso. Já adicionei-o á minha lista. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, já anotei aqui,gosto do tom misterioso e sombrio que você falou! Parece que não é só uma rivalidade boba entre garotas, eu adoraria ler

    ResponderExcluir
  7. Por um momento, ao ler a sinopse do livro, me identifiquei com o enredo, que me lembrou muito o de 'Crepúsculo'. Mas ao ler o restante da resenha, notei que semelhanças existem, mas o livro de S.B. Hayes tem tudo o que gosto em livros: romance, suspense e coisas sobrenaturais. Pretendo ler em breve!

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Adorei a capa, adorei a sinopse e principalmente, a resenha! Preciso ler este livro!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei desse jogo entre a Genevieve e a Katy, estou curiosa pra saber o motivo da briga.

    ResponderExcluir
  10. Um dos livros que mais fiquei curiosa para conhecer e pela resenha é bem diferente do que pensei, bem sombrio, a capa é linda e espero ler logo, parece mais thriller do que tudo pela resenha, achei que era fantasia, adorei conhecer, sua resenha tá ótima! Beijo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.