05/05/2014

Resenha - Como Viver Eternamente


Nome: Como Viver Eternamente
No Original: Ways To Live Forever
Autor (a): Sally Nicholls
Tradutor (a): Lídia Luther
Páginas: 232
Editora: Geração
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler.

Já comentei uma vez que antes de começar o blog um dos livros que me fez voltar a ler assiduamente era da Geração. Estava no hospital há quase um ano tratando um câncer que muitos consideravam sem saída quando me vi com um exemplar da editora em mãos. E a primeira coisa que fiz quando terminei de ler foi ir atrás de conhecer outros livros da editora e o livro da Sally Nicholls foi um deles. Conheci sua primeira edição assim e quando vi esse mês a editora relançando o livro fiquei muito feliz. Era a oportunidade que esperava. Uma nova edição para uma história única e comovente.

Já li histórias de câncer em adolescente duas vezes, já tive câncer enquanto adolescente e já vi livro de câncer em adultos algumas vezes. Mas um livro narrado por um garoto que ainda não saiu da infância é a primeira vez. Sam ainda não completou onze anos e tem leucemia pela terceira vez. Entre a segunda e a terceira vez demorou apenas três meses e o médico já disse que o tratamento convencional não funcionará mais. Sam tem mais um ano no máximo, talvez nem isso e enquanto isso acompanhamos sua história. Ele e Felix, um garoto que ele conheceu no hospital, têm aulas todo dia na sua casa com a Sra. Willis. Eles falam de tudo, fazem listas e experimentos. Até o dia que Sam decidiu escrever um livro. No livro ele conta de sua perspectiva como é estar doente, coloca as perguntas que ninguém gosta de responder, informações gerais e também como conheceu Felix, e suas observações sobre a vida, sobre sua família e sobre a doença.

Esse é o ponto de partida do livro. Uma narrativa direta e livre de um paciente com câncer. Se acompanhar uma história de um paciente terminal já não fosse triste o suficiente a autora, Sally Nicholls, me inventa de colocar no papel a perspectiva de alguém tão novo. Afinal crianças morrem de câncer e ninguém nunca pensa em como é assustador estar no lugar onde elas estão. Ver todos fazendo plano para "quando crescer" e perceber que não haverá "quando eu crescer".

Nicholls é bastante cuidadosa em moldar o personagem, introduzindo detalhes e características que fazem de Sam um personagem completo. Uma criança que cresceu demais devido as experiências. Que está tolerante ao sofrimento, mas sem deixar de ser criança. A virada do livro é de cortar o coração, e ali vemos que mais do que um garoto inteligente e maduro, Sam é uma criança, com sonhos e medos, que sabe demais da vida e que não está preparado para tudo. É triste, é dolorido e é absurdo, as perguntas de Sam calam o leitor, que sabe muito bem que lá fora, nesse momento milhares de crianças e jovens estão fazendo as mesmas perguntas. Por que crianças precisam morrer de câncer? Por que Deus deixa crianças terem câncer? Ele não deveria ser bom? Entre muitas outras.

Leitura rápida, que cativa desde o primeiro minuto e que nos leva adiante até o fim inevitável e revoltante. Que dará aqueles que nunca tiveram contato com a doença 1% da revolta e dos sentimentos que todos temos diante do mesmo fato na realidade e que fará aqueles que já viu tudo isso na realidade sofrer com as lembranças. A história de Sam contada por Sally Nicholls é um replay de muitas realidades que vem para mudar algo no leitor. A edição da Geração está ótima, com fonte e diagramação cuidadosa, boa tradução e capa perfeitamente adaptada. Recomendado a todos! Uma história que vai emocionar, e despertar o que tem de melhor no leitor, uma história de dor que pode fazer você querer lutar por algo mais. Seja na sua vida, seja pelo mundo. Tantos morrem cedo e não podem, porque você desperdiça sua vida? Leiam! Até mais!

12 comentários:

  1. Yasmin eu já fiquei impactada com sua resenha sobre o livro, o que dirá lendo o livro. Eu nunca gostei de ler livros com personagens com câncer, talvez por nunca ter passado pelo o que vcs passaram e também porque mesmo de fora eu acho tão triste que entrando no assunto eu acho que foi ficar mais triste ainda. E assim eu vou fugindo... quando eu finalmente criar coragem eu leio! XD

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei a resenha. Nunca li um livro sobre adolescentes com história de câncer, muito menos crianças. Mas este me chamou atenção e com certeza vai para minha listinha! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Yasmin,
    Esses livros tendem a me levar as lágrimas de tão emocionante que são, porque embora ficção são histórias tão possíveis e que provavelmente já aconteceram. Acho que essas histórias emocionam mais quando conhecemos ou convivemos com pessoas que tiveram ou têm câncer. Meu avô morreu de câncer, tenho uma "tia" adotiva que tem câncer e é muito doloroso... imagina isso tudo numa criança? O sentimento a insegurança, os sonhos ceifados?! Dói. Dói.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sabia que ia amar sua resenha desse livro, gostei de tudo o que disse, o jeito que você fala de livros desse assunto é tão forte que emociona, tudo o que falou me deixou com mais vontade ainda de ler o livro. Gostei demais das perguntas que o livro fala e levanta. Nos desejados mais urgentes!

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que o livro era sobre esse assunto! Sua resenha me deixou comovida, ficou ótima, e posso imaginar como é ler um livro assim, acho que choraria litros, uma criança com câncer é uma das coisas mais terríveis de se imaginar quanto mais de se ver, nunca vi ao vivo, mas imagino. Quero muito ler, fiquei curiosa, a capa ficou bem legal. Ótima resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Pela sua resenha, "Como Viver Eternamente" mostra ser um livro profundo, que instiga o leitor a fazer reflexões sobre vários aspectos da vida. Certas perguntas são difíceis de ser respondidas, mas através do exercício do pensamento pode-se encontrar a resposta para elas. O livro parece ser fantástico! :D
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. É a primeira resenha que leio desse livro, e sem dúvida alguma me surpreendo. É claro que 'Como Viver Eternamente' tem um Q de 'A Culpa é Das Estrelas', mas são histórias assim que me comovem e prendem minha atenção na leitura. Quero ler em breve!

    ResponderExcluir
  8. Deve ser revoltante estar no lugar de uma criança como essa, sem entender porque tudo está acontecendo deste modo... Parece um bom livro. Abraços!

    Luciana

    ResponderExcluir
  9. Eu me interessei muito, queria entender mais o assunto, as pessoas não falam sobre seus sentimentos e medos abertamente nesses momentos, e eu sempre fico imaginando o que se passa em suas vidas.

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de histórias que tratem de doenças, mas essa me atraiu de uma forma inexplicável. Fiquei com muita vontade de ler, mas gosto mais da outra capa dele.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei encantada com a resenha, e pela força do que você diz, é possível conhecer o livro e a dimensão por trás dele, parece uma daquelas histórias que todo mundo sabe como vai terminar, mas que emociona e marca mais do que muitas outras consideradas melhores, temas assim deviam sempre surgir na literatura por seu papel. Ótima resenha, me deixou ansiosa para ler o livro, não sabia ao certo do que era e vai para os desejados urgentes! Abs!

    ResponderExcluir
  12. Me ganhou por ser uma história de um menino com cancer que gosta de Ovnis.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.