21/05/2014

Resenha - Cidade da Meia-Noite


Nome: Cidade da Meia-Noite
No Original: Midnight City
Autor (a): J. Barton Mitchell
Tradutor (a): Flávia Cortês
Páginas: 448
Editora: Jangada
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A Terra é conquistada por uma raça alienígena. A população adulta da Terra desaparece de vista, mas as crianças e os adolescentes são imunes aos efeitos. Enquanto isso, Holt Hawkins, um caçador de recompensas, tem como alvo Mira Toombs. Ele captura sua presa, mas a forte atração que surge entre os dois não é algo com que ele contasse. Eles ficam acampados próximos de onde ocorre a queda de uma nave alienígena, a qual a única sobrevivente é uma garotinha que não se lembra de mais nada a não ser do próprio nome - Zoey. Logo eles descobrem que todo o exército alienígena está à procura de Zoey. O que ela tem de tão especial? Esta fascinante história pós-apocalíptica, leva você a uma aventura repleta de criaturas assustadoras, tecnomagia e uma ação vertiginosa de tirar o fôlego.

Já faz algum tempo que comentei aqui no blog uma lista de distopias pós-apocalípticas que gostaria de ler e que dificilmente sairiam rápido no Brasil e a história criada por J. Barton Mitchell estava nessa lista. A premissa era fantástica, casava perfeitamente com o que andava procurando e foi uma das melhores surpresas deste ano ver o livro na lista de lançamentos da Jangada. Primeiro da trilogia, o livro nos apresenta mais do que um mundo invadido e quebrado, nos apresenta a força de personagens cativantes e elementos que dão um toque a mais na trama. Conheça Cidade da Meia-Noite, o primeiro da Saga da Terra Conquistada.

Holt estava em busca de uma recompensa que ajudaria a sair da região e escapar das pessoas que estavam atrás de sua cabeça. Tudo o que precisava era ficar fora do caminho dos Confederados. Viajando apenas com seu cachorro Max, Holt prioriza a sobrevivência e jamais pensou na possibilidade de luta. Afinal lutar contra os alienígenas que transformou toda a população adulta da terra em marionetes sem vontade não estava na lista de coisas possíveis. Holt é imune a estática que vai preenchendo a cabeça daqueles que se aproximam dos 20 anos. Tudo o que restou na Terra são paisagens devastadas, cidades abandonadas, crianças e jovens. E mesmo eles correm o risco de sumir já que os Confederados esperam pacientemente a estática agir enquanto eles envelhecem. Holt perdeu tudo e quando captura seu alvo nem imagina que Mira Toombs mudaria tudo. Mira é uma caçadora como ele, mas viaja pelas Terras Estranhas recolhendo artefatos com poderes estranhos. Quando os alienígenas invadiram com suas naves arremessando bolas de fogo pelo céu algo muito estranho aconteceu naquela parte da terra, que ficou inabitada. Dizem que apenas uma pessoa sobreviveu, mas ninguém sabe quem e desde então a energia de lá é estranha, quando moedas, e qualquer outro item são tirados dos limites das Terras Estranhas eles adquirem características que muitos chamam de mágica. Enquanto viajavam rumo ao posto onde Holt trocaria Mira pela sua recompensa eles se depararam com a queda de uma nave e para horror, e surpresa de Holt há uma sobrevivente. Uma garotinha, Zoey, que não consegue se lembrar quem é, de onde veio e como sobreviveu. Apenas sabe seu nome. Viajando por terras perigosas, eles precisam mais do que sobreviver. Por que os há tantos trípodes perseguindo-os? O que Zoey tem de especial para quem diversos grupos do exército alienígena estejam atrás dela de forma tão persistente? E porque Holt tem a impressão de que entregar Mira para a morte pela recompensa é algo tão horrível? A estática vai tomar conta dela mesmo afinal das contas...

É a partir dessa premissa que Mitchell desenvolveu sua história e de forma surpreendente o autor consegue uma abordagem nova para o termo "invasão alienígena". Com foco em nos apresentar a vida após a destruição do planeta como conhecemos o autor conta através de uma narrativa em terceira pessoa que alterna pontos de acordo com a necessidade como os sobreviventes vivem, divididos em facções, ou acostumados a Cidade da Meia-Noite ou em grupos esparsos tentando sobreviver no exterior. As descrições são parte importante e levam o leitor por cenários devastados, nos deixando intrigados para conhecer mais sobre os invasores e quem exatamente são eles e o que querem.

O fato de os sobreviventes terem menos de 20 anos é outro ponto que chama atenção. Vivendo em um mundo sem adultos jovens e crianças criaram todo um molde de sociedade rígido e brutal, onde sobrevivência e poder é tudo o que existe. Mitchell me surpreendeu com seu tom, principalmente na parte onde Holt, Mira e Zoey estão na Cidade da Meia-Noite. A terrível consciência que os invasores só precisam esperar todos envelhecerem para poderem utilizar o que restou do planeta é avassaladora assim como a crença de que não existe chance de luta. A presença de Zoey na trama é uma incógnita assim como sua origem nas Terras Estranhas. O que é aquele lugar? Com o final cheio de ação e revelações o autor assentou tudo no lugar e nos deixou com um emaranhado de novas perguntas. O que o grupo vai encontrar na Torre Partida? E principalmente, como Zoey existe, quem é ela?

A leitura é rápida e a trama instigante. J. Barton Mitchell faz mais do que apresentar uma terra devastada onde alienígenas esperam o crescimento lento dos que são resistentes a estática. Aqui e ali é possível notar que os invasores estão divididos em facções, que brigam tanto entre si como contra os humanos. E a pergunta que fica, onde estão todos os adultos consumidos pela Estática? Com seus olhos todos negros eles caminham para o Parlamento, e daí para onde? Estão vivos? A trama é muito bem intricada e desenvolvida de modo a instigar e revelar ao mesmo tempo, com uma perspicaz audaz e sombria o autor nos conduz através do melhor ao pior que o ser humano pode mostrar e com temas mais urgentes do que simples ação pós-apocalíptica. A edição da Jangada está ótima. Fonte muito confortável, capa bem adaptada e tradução fluída. Adoraria ver uma adaptação, seja cinema ou TV. A história ficaria fantástica se adaptada fielmente, com todo seu lado sombrio e tenso. Recomendado a todos que procuram um pós-apocalíptico diferente, com forte influência da ficção-científica tradicional, trama instigante, conflitos fortes e mistérios. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Saga da Terra Conquistada - J. Barton Mitchell
1- Cidade da Meia-Noite
2- Torre Partida
3- Valley Of Fires

11 comentários:

  1. A capa já instigou minha curiosidade, é bem chamativa.
    A premissa é muito boa, fiquei curiosa para acompanhar essa aventura com os alienígenas e tudo o mais, bem interessante, assim como o mundo só ter jovens e crianças, e o mistério de onde estão os adultos também me deixou curiosa!
    Assim que lançar os outros eu leio, porque nunca mais compro um livro da série sem ter sido lançados os outros, eu, tipo, enlouqueço!!!
    Amei a resenha!!

    ResponderExcluir
  2. Uau, amei a resenha! Preciso urgentemente desse livro, despertou a minha curiosidade apenas com a capa! Estou doida para lê-lo!

    ResponderExcluir
  3. Livros com extra terrestres..quero muito rs, eu li muito poucos livros com seres de outro lugar então tenho bastante curiosidade em como a autora descreve este universo.
    E ter pós-apocalíptico na trama da uma sensação de isso realmente pode acontecer, vai saber rs,
    pretendo ler, so espero que não demore muito para sair a continuação pois esperar anos é horrivel,
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. O tema do livro é fantástico e as perguntas feitas na resenha me deixaram super curiosa para conhecer esse universo criado pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Resenha tá ótima, fiquei curiosa com o comentário de que tem mais por trás do pós-apocalíptico e não só ação, ação e ação como é nesse tipo de livro. Gostei! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a ideia de alienígenas e distopia, parece assustador e parece que contém muitos segredos. Só fico imaginando como eles tentam sobreviver, já coloquei na lista

    ResponderExcluir
  7. Mais uma trilogia que envolve personagens sobrenaturais = adoro! Sendo eles alienígenas então... é pra morrer de vontade de ler. Me interessei pelo enredo no momento em que li que a personagem Zoey é encontrada porém também está sendo procurada pelo exército alienígena. Preciso ler!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro um pós-apocalíptico, aliás é um mesmo porque desde que li A 5ª Onda que to procurando um livro do mesmo estilo, pelo jeito me enganei e esse é muito igual a 5ª Onda, não sabia! Podia jurar que era mais uma distopia e pronto, parece ótimo e se for mesmo tudo de bom como você faz parecer já amei! Gostei do que disse dos temas, ótima resenha, preciso ler logo já que amei o outro do gênero que li, abs!

    ResponderExcluir
  9. Quanto mistério por trás dessa Zoey, e é claro que eu estou super curiosa pra descobrir tudo. O por que de os adultos serem atingidos pela estática enquanto os jovens são imunes? só sei que a premissa é muito boa, tema inovador, ponto positivo por ser uma trilogia (AMO), e ainda acho que terá uma pitadinha de romance, que na dose certa não é nada mal.

    ResponderExcluir
  10. Zoey com certeza é muito poderosa, acho que deve ter o poder de anular o poder dos outros.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro distopias e descobri que gosto muito de pós-apocalípticos, esse é um que vi quando lançou e coloquei nas prioridades, ainda não consegui comprar, mas vendo sua resenha to mais ansiosa ainda para ler, parece perfeito pelo tudo que você falou, tem tudo que adoro! Adorei a resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.