28/05/2014

Resenha - The 100: Os Escolhidos


Nome: Os Escolhidos
No Original: The 100
Autor (a): Kass Morgan
Tradutor (a): Rodrigo Abreu
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

Quando soube que a trilogia de Kass Morgan seria adaptada para a televisão pouquíssimo tempo depois de seu lançamento fiquei curiosa ao mesmo tempo que receosa. A premissa era fantástica, com possibilidades infinitas a ideia proposta por Morgan parecia o livro de ficção-científica pós-apocalíptica perfeito, porém até o dia de seu lançamento estava com medo do que encontraria. Seria uma história de sobrevivência e luta ou apenas romance mesclado a um ambiente futurista inovador? Morgan se utiliza desse primeiro volume para fazer algo totalmente diferente do que eu esperava. Conheçam Os Escolhidos, primeiro livro da trilogia The 100.

Clarke sabia que era hora de morrer quando a porta de sua cela se abriu. Ela podia jurar que o tempo passara, mas o médico que entra na cela diz que não. Ela ainda tem 17 anos e ao invés de ser executada por seu crime aos 18 ela seria mandada com um grupo de cem pessoas para a Terra. Clarke não podia imaginar jeito mais estranho de se livrar de criminosos, afinal a Terra estava tóxica desde o holocausto nuclear que matou tudo lá embaixo. Clarke sempre fantasiou em ver o pôr do sol da Terra, mas a notícia a pegou despreparada. Em outro lugar da Colônia Wells, filho do Chanceler, tentava manter sua postura fria diante do pai. Tinha cometido um crime apenas para ser confinado e enviado com os escolhidos para a Terra. Ele precisava proteger Clarke, tentar explicar o que fizera, pedir perdão ou pelo menos vê-la. Cometer um crime foi a única saída. Enquanto isso Bellamy, um jovem que teve a irmã confinada assume o lugar de um guarda para tentar embarcar para a terra com os cem e Glass planeja um modo de escapar dessa viagem mortal ao velho planeta. Quatro personagens ligados por suas escolhas e pelas escolhas que os demais fizeram para eles. Os três primeiros enfrentarão na Terra surpresas incríveis e medos terríveis. Um grupo tão grande não pode se manter unido, precisarão de remédios para os feridos, água, comida e aprender a confiar um no outro. Mas ódio, mentiras e segredos podem colocar o acampamento do caos enquanto nas naves da Colônia as mentiras escondidas começam a emergir, no mesmo ritmo que o relógio conta o final próximo das naves...

É a partir desses quatro pontos que a autora desenvolve sua história, com foco maior nos personagens e em suas histórias pessoais do que no lado científico do pós-apocalíptico, Morgan desenvolveu através de uma narrativa que alterna quatro pontos de vistas no presente e no passado. O foco nos problemas de cada um pode ser desestimulante para quem esperava uma ficção-científica mais forte. A vida dos quatro protagonistas é difícil, cada um teve e tem de lutar com problemas pesados, só não gostei da autora explorar todo esse peso no primeiro livro. Teria ficado melhor explorar o ambiente diferente e fascinante que essa Terra pós inverno nuclear do que o que cada um fez para estar entre os escolhidos.

Não me entendam mal, eu gostei da trama, a premissa é brilhante e a ambientação é fascinante. O fim deixa uma situação em aberto que mostra um novo rumo para a trama. O rumo que eu esperava desde o início, o da exploração do planeta em busca de conhecê-lo novamente e seus perigos. Morgan inverteu a ordem de apresentação para personagens mundo e ficou lento, sendo que a curiosidade em descobrir o porquê de eles estarem ali uma das únicas coisas que me instigaram além da chance de ver um pouquinho dos detalhes do planeta e no caso de Glass das naves que formam a Colônia. Porém vale a pena só pelo que o final deixa em aberto. O segundo livro deve vir cheio de ação e a verdadeira história do inverno nuclear e da fuga dos humanos nas naves.

Clarke é uma protagonista feminina forte, mas seu amargor em relação a Wells é mal direcionado. A situação entre os dois pesa muito na trama, com ótimas cenas ao mesmo tempo com passagens desnecessárias. Faltou equilíbrio como um todo. Bellamy é um dos melhores personagens da história, mas faltou um desenvolvimento mais profundo de quem ele é e não apenas como irmão de Octavia. Sua história é de longe a mais angustiante. A autora conseguiu quatro protagonistas fortes, que no lugar certo podem render muito e estou curiosa demais para o próximo livro.

Leitura que flui em um ritmo cadenciado, nos conduzindo pouco a pouco pela história dos personagens, seus dramas, medos e feridas. Uma abordagem diferente para um primeiro livro de trilogia. Teria sido perfeito se a autora tivesse aliado apresentação do universo a isso renderia o dobro de história, mas ao final funciona suficientemente bem. A edição da Galera está ótima, fonte e adaptação da capa. Espero que mantenham o The 100 na capa do livro dois com o título, Dia 21 abaixo como nesse. Ainda não assisti a adaptação, mas ouvi bons comentários. Recomendado a todos que querem um futurista de abordagem diferente, que começa pelos personagens, com uma ambientação fantástica e ainda intrigas, mentiras, traições, amizade, amor e o caos da humanidade a beira do colapso. Leiam! Até mais!

The 100 - Kass Morgan
1- Os Escolhidos
2- Day 21
3- Sem Título Ainda

20 comentários:

  1. Estou querendo ler esse livro porque quero começar a assistir a adaptação.
    O livro tem cara de ser ótimo, mas concordo que a autora além de falar sobre como os escolhidos chegaram ali, também sobre o ambiente, o cenário que eles estão.
    Amei a resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou adiando de assistir a série porque quero ler primeiro e vi gente falando que tem algumas coisas diferentes, não sabia o que ia encontrar, mas fiquei com medo de ser mais romance do que tudo, a ideia é bem legal e o jeito que você falou do livro me fez ver tudo diferente, achei que era bem ação e romance, gostei da resenha, me deixou curiosa e com o lado real da história. Abs!

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser muito bom. Gosto quando o autor explora as histórias e experiências dos personagens pois isso nos situa mais na história. Estou curiosa para lê-lo.

    Horadeflorescer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quando este livro foi lançado confesso que não sabia nada sobre o seriado, mas teve tanto comentários que acabei ficando super curiosa em relação ao livro e ao seriado! Não vejo a hora de ter a oportunidade de ler! E sua resenha somente me deixou ainda mais curiosa!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Quando vi o lançamento desse livro fiquei super animada pra ler a obra da qual foi adaptada uma das séries que me conquistou ultimamente, a série de TV é ótima, e eu quero muito conferir o livro. Uma distopia com uma premissa que eu ainda não li, essa coisa de naves espaciais e um mundo destruido por radiação que tem na série de TV, eu ainda não li nada e estou curiosa pra conhecer a história pelo livro e ver as semelhanças com a série.

    ResponderExcluir
  6. Essa história que vai virar série é bacana e sombria, sobre jovens que vão povoar a Terra em uma missão suicida.

    ResponderExcluir
  7. Estou acompanhando a série e achando bem legal, quando soube que era livro minhas expectativas na história em geral aumentaram. Já está na lista de compras.
    Pela série dá pra perceber como a autora foca nas decisões e personalidades das personagens, por exemplo, comecei odiando o Bellamy, mas pra mim agora ele melhorou. Pena que já vai entrar em pausa a série.
    Ótima resenha...

    ResponderExcluir
  8. Que demais as informações que a sua resenha me passou! Acompanho a série de tv e estou super curiosa pra conferir o livro que, infelizmente, só descobri depois de já ter assistido aos quatro primeiros episódios. Gostaria de ter tido a oportunidade de ler antes de começar a assistir.

    ResponderExcluir
  9. Yasmin!
    Sou bem fã de ficção e agora de distopias.
    Mandar 100 jovens delinquentes para recolonizar a terra é uma missão difícil, ainda mais quando separa amantes juvenis.
    Não acompanho a série ainda porque quero primeiro ler o livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Eu estou assistindo a série porque adoro distopias e quase não tem adaptação saindo, o povo compra compra, mas não sai do papel e adorei ver The 100, não resisti em assistir antes de ler, mas vendo a resenha fiquei muito curiosa para ler, parece ter diferenças e quero muito conhecer a versão original, adorei a resenha e o modo que falou de tudo. Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  11. Eu estou acompanhando a serie, e acho legal, mas nada de surpreendente.
    Infelizmente a serie não esta funcionando comigo..não gostei da protagonista, o Bellamy é o único personagem que gostei da serie..infelizmente como falei não funiconou comigo.
    Quem sabe se eu tivesse comessado assim como você a ler o livro pra depois assistir teria sido diferente, mas agora não pretendo ler o livro, mas quem sabe se tiver em alguma promo do sub eu acabe comprando.
    Eu vi que vc gostou do livro, eu imagino que ele seja bom vi outras resenhas positivas, mas comecei pelo lado errado rs, a tv..
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu comecei a assistir a série e ainda estou no segundo episódio então não posso falar muita coisa. Mas eu não posso discordar de você porque eu também quero saber o que cada um dos 100 escolhidos fez para estar ali. Esse é um fato que me deixa extremamente curiosa e eu acredito que vai ser o ponto que vai me prender ao livro e à série. Eu espero poder ler o livro e terminar a primeira temporada da série logo para poder ter as minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  13. To louca pra ler essa distopia. Eu assisti o piloto da serie e fiquei muito interessada no livro. A ideia do livro de uma sociedade que vive em uma nave de oxigênio limitado, achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. descobri o livro pela serie. fiquei surpresa por descobrir que e uma adapataçao.e minha curiosidade pelo livro triplicou com a finale da primeira temporada rsra

    ResponderExcluir
  16. A primeira vez que vi algo dessa série foi quando vi o seriado na TV e me apaixonei,quando soube que era baseado em livros, fiquei imensamente feliz. Imagine minha alegria em ver que a Galera lançou o primeiro livro The 100 aqui...
    Além disso, sua resenha ficou excelente..parabéns...Estou doida pra ter o livro.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com você em relação ao foco desse primeiro livro. Não que a vertente que a autora usou seja ruim, só acho que, por se tratar de uma distopia/ficção científica, acho que a Kass poderia explicar um pouco melhor todo esse mundo que ela criou. No mais, espero que nos próximos volumes ela fique mais nessa questão.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Por culpa da série eu estou morrendo de vontade por esse livro. Bellamy é meu personagem preferido e espero que no livro seja assim também. E como não amar esse gênero? Haha. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu sabia sobre a série de TV, mas estava totalmente por fora de ser uma adaptação (ai, que vergonha!).
    Poxa, é uma pena que a forma contada pela autora não tenha sido tão feliz, mas se a deixou curiosa para continuar a série só nos resta esperar que as continuações sejam melhores.

    ResponderExcluir
  20. Eu comecei a assistir a série, mas acabei só assistindo dois episódios,isso apesar de ter achado interessante.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.