01/04/2014

Resenha - Uma Mãozinha Para O Doutor


Nome: Uma Mãozinha Para O Doutor
No Original: A Big Hand For The Doctor
Autor (a): Eoin Colfer
Tradutor (a): Regiane Winarski
Páginas: 36
Editora: Rocco Digital
Comprar: Amazon - Gato Sabido - Saraiva Digital - Kobo
Sinopse: 11 Doutores, 11 histórias: uma celebração de aniversário para Doctor Who! Os mais consagrados autores de ficção infantojuvenil criam, cada um, sua própria e única aventura sobre o carismático viajante do tempo. Londres, 1900. O primeiro Doutor perdeu sua mão e sua neta, Susan. Ao procurar Susan, o Senhor do Tempo encontra um estranho feixe de luz soporífera, e precisa impedir um bando de Piratas de Alma de despedaçar seres humanos, o que promete uma perigosa jornada até uma terra que ele provavelmente nunca vai esquecer... 

A melhor coisa de ver uma série como Doctor Who fazer cinquenta anos além dos especiais e do fato em si foi a atenção repentina que o mercado editorial do mundo inteiro resolveu dar a série visto que antes dos 50 anos era raro os países que publicavam os livros da série. Com os 50 anos tivemos vários especiais fora da televisão e o maior deles sem dúvida é a série de 11 contos, com 11 autores famosos escrevendo cada um sobre um dos 11 doctors, ou melhor doutores. É difícil chamá-lo de doutor quando passei minha vida toda chamando de Doctor mesmo, com a, modéstia à parte, perfeita entonação britânica. Para completar a felicidade a editora responsável pelos contos no Brasil é a Rocco e hoje trago para vocês a resenha do primeiro dos contos.

Escrito por Eoin Colfer, autor bestseller de várias séries e livros, nascido em 1965 na Irlanda e fã da série, o primeiro conto traz o primeiro Doctor, interpretado na série por William Hartnell o Doctor apresentado por Colfer conseguiu ser fiel ao perfil que o ator deu ao personagem. Em vários momentos foi como assistir a série, em preto e branco, com a pausa para a abertura e tudo.

Na história o Doctor está em Londres, 1900, esperando impaciente os ajustes na nova mão. O Doctor e Susan estavam em Londres depois de ter captado por acidente uma nave dos Piratas de Alma, uma raça alienígena antiga e perversa que vai de planeta a planeta colhendo corpos e os absorvendo. Na Terra várias crianças já tinham desaparecido sem deixar vestígios. O raio de luz laranja que os Piratas utilizam coloca as vítimas em um sono delirante e quando elas acordam já presas na nave é tarde demais para lutar. Para o Doctor a perda da sua mão numa luta contra o capitão da nave aconteceu há poucas horas, mas para os Piratas já faz muitos anos e quando termina de ajustar a mão provisória Doctor percebe para sua irritação que todas as mensagens que Susan lhe mandou foram bloqueadas. Para seu horror Susan resolveu investigar o sumiço das crianças e podia estar em perigo. Chegando na casa o Doctor terá de lutar contra um dos guardas dos Piratas com apenas sua bengala e encontrar uma forma de deter os Piratas sem cair no sono em seu raio alaranjado...

É a partir dessa premissa que o conto se desenrola. Simples, direto e curto a história acompanha um episódio da vida do Doctor. Colfer foi cuidadoso com a narrativa e principalmente com os personagens, trazendo para as páginas expressões, trejeitos e até falas de Susan e do Doctor. Foi muito bom ver que o autor pensou em todos os detalhes, teve até referências futuras, e melhor ainda lembrar-me de determinadas passagens e cenas com o diálogo dos dois da série clássica só pelo desenvolver do conto.

Leitura agradável e rápida, que vai deixar os fãs da série nostálgicos de ter tão vividamente o primeiro Doctor e que vai conquistar novos fãs. A história é um conto rápido, instigante e criativo, ideal para quem quer conhecer o clima e um pouco de Doctor Who. Aposto que o leitor que terminar a série de contos vai direto assistir a série. Onze contos, onze autores incríveis e uma homenagem a altura. Leiam e se surpreendam, se emocionem e conheçam um homem, onze faces e aventuras brilhantes. Até mais!

50º Aniversário de Doctor Who - Vários Autores
1- Uma Mãozinha Para O Doutor
2- A Cidade Sem Nome
3- The Spear of Destiny
4- The Roots of Evil
5- Tip Of The Tongue
6- Something Borrowed
7- The Ripple Effect
8- Spore
9- The Beast Of Babylon
10- The Mystery Of The Haunted Cottage
11- Nothing O'Clock

16 comentários:

  1. Doctooooor ♥
    Sou louca pra ter todos os escritos sobre o Doctor em minha estante. Com bonequinhos Dalek. E uma miniatura da TARDIS. E, se possível, um Ten em forma de Tennant. ♥ Whovian, eu? Imagina!

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a ver a série não tem muito tempo, mas já adoro! Nem sabia que você ia resenhar! Amei, <3 Gostei muito da resenha, bem escrita e com sentimento, dá para ver que você gosta muito da série, queria ver tudo, mas nem sei onde achar os antigos! Adorei ver as resenhas aqui!

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  3. Oi! Como disse não assisto a série, mas achei a ideia de uma série de contos bem legal, já li umas histórias no espaço e gostei, além disso adoro os livors do Eoin Colfer, vou dar uma olhada nos contos, é bem barato e os autores são ótimos. Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que, mesmo com 50 anos de história, só tive conhecimento dela ano passado. Li algumas coisas pela net, e achei bem legal. Acho que uma série que consegue ser sucesso com todo esse tempo, merece todas as homenagens possíveis. Posso dizer que achei super interessante a trama desse primeiro conto. E o mais legal é que é bem curtinho.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Eu amor a série! 10º Doctor <3 o melhor, Matt como o 11º foi ótimo, mas Tennant ninguém bate, perfeito essas capas e os contos, amei a história só de ler a resenha, vou comprar, mas quero esperar juntar uns 6 antes, amei a resenha! Esperando as próximas! DW <3

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho interesse nenhum por Doctor Who, sinceramente, nem sei direito que série é esta, e além do mais, eu não assisto séries. D: haha
    Mas respeito quem gosta, claro. =)

    ResponderExcluir
  7. Doctor Who é um dos livros que eu mais quero ler na minha vida. Na verdade, eu nunca criei coragem para ler. No início eu, realmente, não estendia muito bem sobre o que era essa série. Já tinha visto algumas imagens da série de TV e gostei muito. Já li muitos comentários positivos, o que me deixou ainda mais ansiosa para lê-la. Gostei muito da resenha e, como se trata de um gênero literário que eu gosto muito, fiquei mais ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  8. Muita gente fica feliz com quinze minutos de fama, agora 50 anos? 50 anos é muita coisa e mesmo assim eu ainda não tive oportunidade de ler algo sobre a série.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  9. Puxa, essa série já tem 50 anos e só há pouco tempo que ouvi falar dela... Deve ser realmente muito boa, pois tem muitos fãs e até agora só li coisas super positivas sobre ela. Depois dessa resenha fiquei com vontade de ler, para conhecer um pouco mais sobre Doctor Who. Também vou procurar assistir a série. Quem sabe eu acabe gostando e acompanhando?

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Como disse na outra resenha do livro, nunca me interessei pela serie. Mas é uma ótima dica para quem é fã!

    ResponderExcluir
  11. Não assisto a série, mas fiquei curiosa para ler os contos, são só onze e são baratinhos que estou muito inclinada a ler, não sabia que tinha saído resenha se não já tinha conferido, gostei muito dessa história, também gosto muito do autor e fiquei mais curiosa agora que vi que era ele. As capas ficaram bem legais, e 50 anos merece respeito, tanto tempo assim não é brincadeira, deve ser muito bom mesmo! Abs!

    ResponderExcluir
  12. Já vi algumas postagens sobre esse livro mas não parei para ler. Agora lendo sua resenha vejo que deveria ter prestado mais atenção. Gostei muito da resenha e quero ler a série.

    ResponderExcluir
  13. Acho que sou a unica que nao sabe nada sobre Doctor How, enfim gostei do livro parece ser legal espero poder lelo!

    ResponderExcluir
  14. Tomei conhecimento dessa série esse ano, andei lendo e pesquisando algumas coisas e parece ser bem interessante. Não sei se leria o livro, parece um pouco nerd demais pra mim... rsrs Mas talvez leia para matar a curiosidade, ou se ganhar na promo

    ResponderExcluir
  15. Nunca assisti a série, mas tenho muita vontade de começar a ler os livros pois só ouvi falarem bem.

    ResponderExcluir
  16. Doctor Who é uma das melhores séries de livros que já li...a cada livro fica melhor e esse é fantástico, criativo. Adorei sua resenha.Arrasou!!

    bjs

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.