11/04/2014

Resenha - Convergente


Nome: Convergente
No Original: Allegiant
Autor (a): Veronica Roth
Tradutor (a): Lucas Peterson
Páginas: 528
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A sociedade que se dividia em Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza encontra-se destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Diante da oportunidade de explorar o mundo além dos limites que ela conhecia até então, Tris não hesita em partir, na esperança de ter uma vida nova ao lado de Quatro – livre de mentiras complicadas, lealdades suspeitas e memórias dolorosas. O que ela encontra, no entanto, é uma realidade ainda mais alarmante do que aquela deixada para trás. Antigas descobertas rapidamente perdem o sentido. Novas verdades explosivas transformam os corações daqueles que ela ama. Mais uma vez, Tris é obrigada a compreender as complexidades da natureza humana – e a si mesma –, enquanto convergem sobre ela escolhas impossíveis.

Ao contrário da maioria das pessoas nunca amei a trilogia criada por Veronica Roth e portanto não estava muito ansiosa para esse final. Para piorar a situação pouco tempo antes de o livro ser lançado ano passado fiquei sabendo sobre o final graças a um suposto vazamento. Não adiantou. Depois que soube do final da trilogia não conseguira me sentir curiosa em relação a esse fim. Foi ótimo a Rocco ter antecipado o lançamento, porque só assim conseguia encerrar o assunto. Conferindo o final com meus próprios olhos. 528 páginas depois posso dizer que foi diferente do que esperava, preferia um fim diferente, com mais consistência do que controvérsia.

Desde as revelações feitas no vídeo a sociedade está dividida. Evelyn está no comando, agindo com severidade contra todos os que se opõe ao fim das facções. Enquanto ela julga as pessoas que considera traidores um grupo de rebeldes que se intitulam Leiais cobram a volta das facções e à medida que a tensão entre os grupos aumenta a cidade se torna um lugar perigoso, onde um olhar pode levar a morte. Tris, Tobias e muitos outros pensam no que está do lado de fora da cerca. Nos motivos que levaram o povo a trancá-los na cidade. Quando os dois partem da cidade ao lado de Tori, Uriah, Christina e Cara não imaginam o que encontrarão do lado de fora. O que Tris e Tobias descobrem em um posto avançado há alguns quilômetros da cidade vai contra tudo o que eles esperavam. E em um conflito que já estava ficando perigosamente fatal um novo fator é inserido. Três lados em conflito, decisões difíceis, poder, traições e pessoas destruídas pelas escolhas alheias.

É a partir daí que a trama se desenvolve. Não posso falar muito da trama porque seria falta de educação para quem não leu e a resenha ficaria grande demais também. Antes de tudo gostaria de dizer que gostei muito dos dois primeiros e adoraria ter gostado desse também. Mas não foi o caso. Em minha opinião Veronica Roth errou em cada pequeno detalhe desse livro. Tris não amadurece nada nesse livro, tenta passar essa impressão, mas não passa. Tobias, de um cara forte, decidido e que enfrenta seus medos passou a um cara fraco, em constante batalha contra medos imaginários e que passa mais tempo amedrontado do que tudo.

Para piorar a situação diversas pontas da trama foram resolvidas de forma a simplificar o máximo possível o processo. Soro aqui, soro ali e soro no final. Uma história que simplifica sua resolução assim não termina do modo que terminou porque era para ser assim. Terminou da forma que terminou porque Roth quis mostrar que sua trilogia é mais madura do que outras e que as vezes a vida é triste e chocante. O que aconteceu no fim foi apenas para chocar. Se a autora estivesse realmente preocupada com redenção, maturidade e sacrifícios em favor do que amamos e achamos certo o que aconteceu teria sido com outro personagem. Um que realmente estava precisando mostrar que suas ações passadas foram erros e que ele iria até o fim para fazer o que é certo. O fim que Roth deu foi só para causar e desnecessário.

Leitura rápida, mas que a cada capítulo se mostra mais confusa e irrita bastante o leitor. Ora descrevendo demais alguns processos ora trazendo a mesma velha solução para os problemas. Além disso a autora introduziu algumas pontas na história que ficaram desamarradas e se mostraram inúteis. Não precisavam ter sido citadas. Sou a favor de mortes, mas quando elas casam com a trama, quando elas não são apenas para dizer que a trilogia é mais adulta e blablablá. A edição da Rocco está ótima, fonte, capa e até o título no quadro geral me convenceu. Curiosa para assistir aos filmes e espero sinceramente que esse seja um dos casos onde o fim do filme é alterado, de preferência para algo mais bem pensado e com mais propósito. Não sei se recomendo. Se amou demais os primeiros pode se decepcionar. Ainda mais que os personagens mudam muito e não para melhor. Leiam e julguem por si mesmos! Até mais!

Trilogia Divergente - Veronica Roth
1- Divergente
2- Insurgente
3- Convergente
Extra - Quatro

34 comentários:

  1. Assim como você também não sou muito fã da trilogia. Não sei, ela não me conquistou. Acho a história bem interessante, mas tem alguma coisa faltando. Também peguei spoiler do final e, ao contrário de você, isso me deixou curiosa pra ver como tudo se desenrolaria até lá. Como não é minha saga favorita estou adiando um pouco a leitura desse último volume.

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha nem sei o que comentar porque também fiquei sabendo do final e acho tudo muito estranho, gostei muito do que disse na resenha, pelo menos não falou que é ótimo igual todo mundo tá falando, foi sincera que gostei apenas ao invés de amou. Estou muito curiosa, sou fã da trilogia e to até com medo de ler e descobrir. Ótima resenha, sincera! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei Divergente por puro impulso e acabei "esquecendo" ele na estante depois da compra, pelo simples fato de que, desde o início o livro não chamou a minha atenção, comprei porque estavam falando super bem, li resenhas animadíssimas e empolgadíssimas, mas acabou que ainda não o li e não sei quando o farei. E pelo que pude perceber da maioria das pessoas que são fãs ou que leram (como você), o final foi decepcionante. Poxa, tem coisa pior do que isso? =(

    ResponderExcluir
  4. Não é a toa que o apelido do último livro é "Nãosobrougente" haha. Eu li Divergente e assisti o filme e posso dizer que me apaixonei pela serie. Ainda pretendo ler Insurgente nesse ou no próximo mês, mas vejo muitos comentários positivos sobre o último livro. Eu já sei de alguns spoilers sobre Convergente e mesmo assim quero ler a serie até o fim. Espero que não me decepcione!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muitíssimo ler a trilogia, mas às vezes fico receosa já que li várias resenhas animadíssimas e a empolgação e expetativas podem não ser correspondidas, ainda mais agora que o último livro não está sendo tudo que os fãs esperavam.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. quero muito ler a trilogia. ganhei interesse pelo filme. Muita gente fala que é ótimo. Espero não em decepcionar!!!
    Beijos, E.

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fâ da Trilogia também não, mas gosto bastante dos livros, pois é, prefiro Jogos Vorazes e está todo mundo decepcionado com esse final, bom, só me resta ler agora né, já que me deram praticamente spoilers do final todo!

    ResponderExcluir
  8. Estou com medo de ler o livro e estragar a trilogia, já vi tanta resenha dividida que não sei se leio ou se deixo para lá para quando achar outro livro que ame muito assim, o título já não me agradou, e são tanto spoilers que soube por causa dos vazamentos que não sei não , muito medo e sua resenha me ajudou bastante, vamos ver o que acho, depois da resenha até fiquei curiosa para saber logo qual é a do livro. Abs!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro dessa trilogia mas já tenho todos anotados na minha listinha para ler esse ano. Espero conseguir ler. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Acho a trilogia de Divergente maravilhosa, sou realmente apaixonada. Quem ainda não leu, leia porque realmente é muito bom. No início achei que seria algo mais direcionado ao público adolescente mas meu pai e a prova de que isso é não verdade. O filme assim como livro também é maravilhoso, achei muito bem produzido e o elenco é um amor.

    ResponderExcluir
  11. Bom, fiquei um pouco "boiando" na resenha porque ainda não li os outros livros. Na verdade não sei muita coisa sobre eles, mas pretendo ler esse ano, mesmo achando que vou me decepcionar no fim, assim como vcs.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  12. Bom.. eu simplesmente amei o primeiro livro, ainda não li o segundo, mas infelizmente soube de um spoiler de convergente que me deixou de coração partido </3 cara acho que a tia Veronica não podia ter feito aquilo né... mas isso não diminui a minha vontade de ler os outros livros, pelo contrário só me deixou mais ansiosa. E tem tbm os livros do Quatro que eu tbm quero ler. Amei Divergente!!

    ResponderExcluir
  13. Vi muitas pessoas reclamando sobre o livro, e pelo que vi, vc também.
    Mas tomara que eu deixe de lado esses problemas do livro e curta o livro!
    Acho que, se virem as reclamações dos leitores, eles mudam o final do filme.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  14. O tema distopia/ficção traz sempre muitas vertentes possíveis em uma trama e quando se trata de uma trilogia, se o autor não tiver pulso, poderá divagar durante a escrita e torná-la um tanto enfadonha.
    Vejo muitos aficcionados nessa série e como ficção é uma das minhas leituras favoritas, tenho curiosidade em pode lê-la.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  15. Sempre tive muita vontade de ler essa trilogia!!Acho que me apaixonei primeiramente pelas capas e gostei bastante da história,apesar de que ainda não consegui ler nenhum dos livros!Como pouco leio as coisas relacionadas a trilogia pra não saber nenhum spoiler,não soube de nada em relação a esse último,ainda bem!Que pena que você não gosta,mas é assim mesmo,nem tudo pode agradar a todos.
    Bjos' ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Infelizmente(?) só li Divergente e abandonei a série por motivos de personagens e narrativa. Assim como em outras resenhas, esse livro me pareceu bastante desanimador, principalmente agora que eu ia tentar ler Insurgente, mas acho que ficará para a próxima.

    Abraços,
    Gustavo Demétrio

    VIDA DE LEITOR - vidadeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. O fim, apenas nos mostrou o que estava claro desde o começo sobre a personagem. Eu gostei do rumo que a historia tomou. Mas as vezes desejo que tivesse sido diferente.

    ResponderExcluir
  18. Estou na metade de 'Insurgente' então não pude ler toda sua resenha devido aos spoilers. Inclusive, também fiquei sabendo de uma parte do final de 'Convergente' no facebook que já tirou certa graça da história. =/
    Estou gostando bastante da série mas ainda não tenho esse 3º livro e até mesmo as críticas negativas me fazem ficar curiosa para saber o que acontece afinal!

    ResponderExcluir
  19. De acordo com o primeiro esse vai ser magnifico.

    ResponderExcluir
  20. Li apenas a versão em inglês de convergente (mas li também em português Divergente e Insurgente) e gostei muito da trilogia, apesar de algumas pessoas não gostarem do final eu aprovei.

    ResponderExcluir
  21. Estou louca pra ler esse livro, mais to sem money pra comprar U.U
    Amei a resenha!
    Bjos !

    ResponderExcluir
  22. Olá, amei a resenha!
    Estou terminando de ler Insurgente e necessito ler Convergente!
    Alguns amigos me disseram que o final não agradou a muitos leitores e que não irá me agradar, mas mesmo assim eu PRECISOO!
    Eu sou completamente apaixonada por esta trilogia! Ainda mais pelo Tobias <4
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Sou mega fã de distopias, mas ainda não começei a ler essa trilogia, Já tenho Divergente, mas ele ainda esta na minha lista de espera..hahaha. Espero conseguir ler em breve.

    ResponderExcluir
  24. Também recebi o tal spoiler e como tinha gostado dos volumes anteriores eu pensei em mil e uma razões pra tal coisa acontecer. Eu com certeza esperava mais, mas eu senti que ela queria contar uma história real, cada um tem seus defeitos e deve aceitá-lo. Como distopia a gente nunca pode esperar tanta ação ou guerra, pois a questão é mais sobre a sociedade formada e o que ela implica.
    Eu até entendo o por que de várias coisas, mas realmente o último não se compara aos outros.
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
  25. Essa trilogia é uma febre, por conta da grande divulgação do filme há pouco tempo. Curiosidade à parte, essa trilogia vai esperar um poco para que eu possa lê-la.
    Abraços,

    horadeflorescer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. É triste quando o autor se perde no último volume de uma trilogia e/ou série, né?!?! E é frustrante quando vamos esperando um fechamento com chave de ouro e o autor nos entrega uma obra cheia de resoluções fáceis demais, e quem, muitas vezes não são condizentes com toda a história que estava sendo contada até então. Uma pena que a Veronica deu essa deslizada, mas ainda assim, quero muito ler essa trilogia, pois sou fã de distopias.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Eu estou querendo ler a saga à MUITO MUITO tempo mesmo, mas acabo não conseguindo, pois sempre tenho livros na frente, fora aquele baota spoiler que vazou, do que acontece no final do filme!

    ResponderExcluir
  28. Acabei de conhecer o blog e estou gostando muito! Suas resenhas são boas e esta é uma série que estou gostando muito de ler. Espero que o livro me agrade mais..

    ResponderExcluir
  29. Acabei de conhecer o blog e estou achando ótimo. Gostei das suas resenhas e essa é uma série que estou gostando muito de ler. Espero que esse último livro me agrade mais..

    ResponderExcluir
  30. Até agora só li Divergente, gostei. Gostei bastante da sua resenha e de como abordou os pontos. Vou ler até o fim essa trilogia, porque gosto dessas analises a respeito das besteiras e idiotices que a humanidade faz. Não dá pra não pensar no nosso mundo e para onde estamos caminhando.

    ResponderExcluir
  31. Li apenas Divergente e AMEI. Mas depois de ler essa resenha, fiquei um pouco apreensiva. Vou ler Insurgente e Convergente para saber como a trilogia termina. Mas, parece que a autora perdeu a mão nesse último livro dando algumas soluções rápidas e com mortes desnecessárias de algumas pessoas =/
    Também fiquei sabendo de um spoiler desse último livro por causa de um infeliz =(
    Bom, vou ler os livros e tirar as minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  32. Nossa que pena que você não gostou muito do livro, eu ainda não li nem o primeiro livro o Divergente, mas vi o filme e adorei, ficou muito bom, espero poder ler a trilogia, em breve, a sua resenha ficou muito boa, e eu espero que todos os livros me agradem.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  33. Divergente e Insurgente foram um dos melhores livros que já li e, sinceramente, ler essa resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro, mas ao mesmo tempo não sei se vou suportar o fim dessa saga, o fim da tris...

    ResponderExcluir
  34. ae mimnha nossaaaaaaaaa..como estou louca pra ter e ler esse livro...estou aguniada ra ver o final...assim como vc achou,já li que a autora escreveu cenas desnecessárias e que fez burrada no livro. Me disseram também que tenho que me preparar pra algo trágico,mas que o livro é legal.

    Espero tê-lo logo.Adorei sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.