02/04/2014

Resenha - A Cidade Sem Nome


Nome: A Cidade Sem Nome
No Original: The Nameless City
Autor (a): Michael Scott
Tradutor (a): Bruno Correia
Páginas: 40
Editora: Rocco Digital
Comprar: Amazon - Gato Sabido - Saraiva Digital - Kobo
Sinopse: 11 Doutores, 11 histórias: uma celebração de aniversário para Doctor Who! Os mais consagrados autores de ficção infantojuvenil criam, cada um, sua própria e única aventura sobre o carismático viajante do tempo. Quando Jamie McCrimmon traz para o segundo Doutor um misterioso livro, pouco sabe sobre o perigo contido naquelas páginas. O livro transporta a TARDIS para uma terrível cidade de vidro em um mundo distante, onde os Archons pretendem se vingar do Senhor do Tempo por causa de um antigo rancor. 

Como disse na resenha anterior aguardei ansiosamente pelos contos de 50 anos de Doctor Who porque além de ser uma ideia brilhante para homenagear a série e resgatar um pedaço de cada Doctor para aqueles tantos que ainda não tiveram a chance de conhecer a série ou mesmo um Doctor ou outro a série traz onze contos de autores conhecidos, dentre eles alguns que adoro como é o caso desse segundo conto.

Michael Scott, autor bestseller de várias séries e também irlandês, dá vida a história do segundo Doctor, interpretado na série pelo ator Patrick Troughton. Tendo em vista que esse é o doctor que menos me recordo esperava muito encontrar no conto traços que pudessem levar a uma imagem viva do segundo doctor. Scott consegue um personagem com traços semelhantes e fiéis, mas demora um pouco a acertar no tom.

Nessa segunda aventura o Doctor está de volta à terra com um problema na TARDIS, que a impede de viajar pelo vortex com segurança. Sem querer arriscar o Doctor manda Jamie em busca de alguns itens. Jamie, como bom escocês não resistira quando vê um senhor sendo assaltado e corre em seu socorro. Em troca da ajuda Jamie ganha um misterioso livro e que o Doctor não gosta nem um pouco. O livro é o Necronomicon, o Livro dos Nomes Mortos, escrito por uma das raças mais antigas do universo, de um planeta mais velho do que Gallifrey e assim que o Doctor pronuncia seu nome a TARDIS começa a ser levada, atravessando o universo em uma velocidade absurda. Quando aterrissa em seu destino o Doctor descobre onde está, na Cidade Sem Nome, lar dos Archons, raça que destruía a tudo e a todos, e que o Doctor acreditava estar extinta. Sem saber o que está enfrentando e separado de Jamie ele precisará mais do que descobrir o que os Archons querem e ganhar tempo se quiser sair de lá vivo...

A narrativa desse segundo conto assume um tom mais cadenciado, com menos ação e uma trama mais sutil. Outra coisa que notei é que Scott teve dificuldade no começo de conto de passar ao leitor a imagem do segundo doctor. Nas primeiras páginas por duas, três vezes visualizei claramente o 11º doctor e não o segundo. Detalhe que foi ajustado logo após a TARDIS partir da terra. As descrições nesse conto ganham mais destaque, mergulhando o leitor em um planeta diferente e imponente. Se por esse lado o conto foi melhor, com um ambiente mais rico e detalhado, por outro senti um certo hesitar na hora de investir nas características do Doctor. Já o companheiro do Doctor, Jamie foi extremamente fiel, portanto desconfio que se o autor assistia a série prestava mais atenção ao Jamie. Como a trama era mais leve e sutil o fim ao estilo engenhoso, onde o Doctor estava planejando o fato muito antes de acontecer. Gostei e por um momento torci para o conto ser maior, afinal foi ótimo ver Jamie e o segundo Doctor trabalhando junto.

Leitura rápida, que encanta pelo visual e leva o leitor por uma narrativa pontuada pelas características mais marcantes da série. Mais uma vez comprovo a teoria de que os contos são uma bela homenagem ao mesmo tempo que funcionam como ponte para conquistar novos fãs. Histórias rápidas, gostosas, que despertam um senso de aventura e sonho no leitor, bem como a série mesmo. Recomendo a todos, o Doctor é um personagem que faz isso, desperta o sentimento de sonho em todos que o acompanham. Onze contos, onze autores fantásticos para onze Doctors inesquecíveis. Leiam! Até mais!

50º Aniversário de Doctor Who - Vários Autores
1- Uma Mãozinha Para O Doutor
2- A Cidade Sem Nome
3- The Spear of Destiny
4- The Roots of Evil
5- Tip Of The Tongue
6- Something Borrowed
7- The Ripple Effect
8- Spore
9- The Beast Of Babylon
10- The Mystery Of The Haunted Cottage
11- Nothing O'Clock

15 comentários:

  1. Acabei de ver a resenha do 1º conto, e amei! Não sabia que ia resenhar, eu comecei a ver a série não tem muito tempo e adorei, lendo a resenha deu até para ver o 11º doctor num planeta assim, adorei, gostei mais da história do desse eu acho, quero ler todos já que não conheço os Doctors antigos. Gostei da resenha, aguardo os próximos!

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  2. Oi! Não assisto a série, mas até que gostei da história do conto, já li algumas histórias no espaço e gostei muito, Através do Universo, achei legal também a ideia para os 50 anos, série antiga, quem dera que minha série favorita durasse isso tudo. É baratinho, vou conferir. Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  3. Outro conto que achei bem bacana. Uma pena que houve essa "demora" em ajustar o tom do 2º Doctor, mas, pelo menos, quando conseguiu, o conto se tornou ótimo. Não vejo a hora de conseguir ler esses contos, e conhecer um pouco mais dessa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Perfeito igual ao primeiro, amo Doctor demais, o 10º é o melhor de todos e queria muito ter uma TARDIS para recuperar os rolos antigos da série que a BBC destruiu só para conhecer os outros Doctors, vi pouco da série antiga por isso amei esses contos, as capas são demais também. Ansiosa para os próximos. Amei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Como eu disse anteriormente, eu não conheço nada dessa série e não tenho vontade de conhecer, não sei.. =( Mas mais uma vez, respeito, simples assim. =)

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro essas capas com os perfis dos Doctos. Como você disse na outra resenha, é impossível chamá-los de "Doutor", é como se já fosse um nome fixo, Doctor. Adorei a resenha e achei muito legal essas iniciativa dos contos.

    ResponderExcluir
  7. Muito top a sutileza na narrativa. Preciso desse livro!
    Obrigada pela indicação

    ResponderExcluir
  8. Bom, realmente não conheço nada sobre Doctor Who. Ouvi falar dessa série no ano passado eu acho, mas li algumas coisas sobre ela na net e achei bem interessante. Gostei bastante da resenha do 1º conto e este também parece ser bem legal. Fiquei muito curiosa sobre serem vários Doctors, e todos diferentes.

    ResponderExcluir
  9. Também não conheço nada do Doctor Who. Na verdade nunca me interessei!

    ResponderExcluir
  10. Não assisto a série, mas fiquei curiosa para ler os contos, são só onze e são baratinhos que estou muito inclinada a ler, não sabia que tinha saído resenha se não já tinha conferido. Também gostei da história desse conto também, bom para conhecer o autor. As capas ficaram bem legais, e 50 anos merece respeito, tanto tempo assim não é brincadeira, deve ser muito bom mesmo!
    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Depois de ler a resenha do primeiro livro, fiquei curiosíssima para ler e saber mais sobre a série. Já anotei os nomes dos livros para leitura futura.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Acho que iria gostar desses contos, até porque eles são pequenos e, além disso, adoro a série. Pela sua resenha, fiquei bastante curioso quanto a trama.

    Abraços,
    Gustavo Demétrio

    ResponderExcluir
  13. Tomei conhecimento dessa série esse ano, andei lendo e pesquisando algumas coisas e parece ser bem interessante. Não sei se leria o livro, parece um pouco nerd demais pra mim... rsrs Mas talvez leia para matar a curiosidade, ou se ganhar na promo

    ResponderExcluir
  14. Nossa um livro dos nomes mortos? Parece bem interessante - e meio do mal - com certeza eu leria esse volume.

    ResponderExcluir
  15. Eu conheci Doutor Who através de The Big Bang Theory e simplesmente apaixonei. Achei essa ideia da coletânea com vários autores,simplesmente incrível.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.