14/04/2014

Resenha - As Mentiras de Locke Lamora


Nome: As Mentiras de Locke Lamora
No Original: The Lies of Locke Lamora
Autor (a): Scott Lynch
Tradutor (a): Fernanda Abreu
Páginas: 416
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula. Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos, de quem mais valeria a pena roubar?, mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas. O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver. 

Conheci a série protagonizada por Locke Lamora pouco depois que comecei o blog e na época pensei que nunca veria o livro por aqui. Elogiado por grandes autores e tido como brilhante a história de Scott Lynch é mais do que uma fantasia. O autor vai além do mundo novo e das características comuns da fantasia, trazendo um protagonista tão fascinante quanto a trama, aliás, é impossível dizer o que é mais brilhante: o protagonista, a trama, o mundo ou a escrita. Um jogo de palavras e tramas fascinante. Gostei demais do conjunto todo, coisa difícil de acontecer. Conheçam.

A primeira coisa a se entender sobre Camorr é a intricada organização que existe na cidade. O submundo de Camorr é controlado por Capa Barsavi. Todos abaixo dele pagam para ficar fora do radar e não ser incomodado. Na base dessas organizações que trabalham na cidade está o Aliciador, ele é a base, e quando seus órfãos crescem com determinadas especialidades ele os vende para organizações maiores. Como em uma longa escada. Locke era um órfão de Camorr, a rica, bela e conturbada cidade com canais, pontes e prédios de pedra quando ele foi recolhido pelo Aliciador. Mas Locke é um perigo ávido demais para o Aliciador, que decide vendê-lo. O Padre Correntes para todos é o sacerdote cego da Casa de Perelandro, mas que não é nem cego e nem sacerdote de Perelandro. Correntes dirige uma organização pequena, requintada e invisível, os Nobres Vigaristas, acostumados a dar golpes tão sutis quanto desconcertantes. Seus órfãos são treinados não apenas na arte de roubar. São educados e afiados para soarem perfeito na pele de qualquer papel necessário. Locke Lamora, um garoto que aos cinco já impressionava por sua astúcia cresceu aprendendo o melhor, aperfeiçoando seu dom natural e agora se preparava para o maior golpe de suas vidas. Acompanhado de seus companheiros Nobres Vigaristas e depois de uma longa preparação se prepara para levar toda a fortuna de Dom Salvara. O plano era bom, as informações muitas, estava tudo no devido lugar, mas Locke não reparou na sombra que acompanhava seus movimentos do céu. E nem o inimigo invisível que queria eliminá-lo para ir em busca de um prêmio bem maior. O Espinho de Camorr é o alvo e ele terá de usar toda a astúcia do mundo para sobreviver a essa cruzada.

Intercalando passado e presente somos apresentados a Locke Lamora. Através de interlúdios muito bem encaixados o autor ganha o leitor antes de passarmos da página 50. A narrativa construída por Scott Lynch é um deleite para o leitor. Uma linguagem única, que prende e fascina o leitor. Sem se prender a longas descrições e a uma apresentação rebuscada do ambiente o autor consegue apenas com o correr da trama mergulhar o leitor em um mundo fascinante. A cidade de Camorr, sua organização, sua beleza e vida é passada ao leitor de forma vívida e marcante através da história. É surpreendente como o autor consegue esse feito de forma tão natural. É imperceptível a forma como ele introduz seu universo.

Aliando essa qualidade narrativa fora do comum a uma gama de personagens únicos, Lynch surpreende o leitor a cada virada em sua trama. Tanto no presente quanto nos interlúdios do passado a trama vai se desenrolando sem um minuto de previsibilidade e se você pensa que Locke é o herói dos heróis, o mocinho dos mocinhos está enganado. Ele é inteligente, bem-humorado, sem vergonha, perspicaz e audacioso, mas não é santo. Suas mentiras passeiam por toda escala de bondade a vilania, seu jogo é sempre a seu favor e daqueles que gosta. Lynch não poupa personagens, mortes acontecem e deixam o leitor pasmo. O ritmo do livro é ágil e engole o leitor, numa trama repleta de voltas que culmina em um fim fantástico. Não é à toa que o nome Locke soa tanto como Loki, o deus nórdico da trapaça. O articulador e caluniador que fazia o panteão nórdico de bobo com suas armações e planos. Lynch consegue um personagem ainda mais forte. Com problemas e segredos, e que deixa o leito em suspensão. O que virá agora?

Leitura rápida, imersiva e instigante. Ainda não me cansei de repetir que a construção da história é brilhante. Scott Lynch foi genial ao dar a história um cenário tão inovador e incrível. E mais ainda ao investir em um protagonista tão diferente do visto em fantasias. A edição da Arqueiro está ótima, desde a fonte até a escolha da capa. Uma história que se adaptada com fidelidade renderia filmes maravilhosos tanto esteticamente quanto pelo roteiro. Recomendado a todos. Não precisa ser fã de fantasia para ler esse. Perfeito para quem gosta de tramas inteligentes, intricadas, bem articuladas, surpreendentes e marcada por ótimos personagens. Leiam! Até mais!

Nobres Vigaristas - Scott Lynch
1- As Mentiras de Locke Lamora
2- Mares de Sangue
3- The Republic of Thieves
4- The Thorn of Emberlain
5- The Ministry of Necessity
6- The Mage and The Master Spy
7- Inherit The Night

12 comentários:

  1. Sabia que ia me interessar! Mas, nossa, não sabia que a série fosse tão grande. Não vou aguentar esperar os próximos.
    A descrição de Locke me lembrou o Jack Sparrow, de Piratas do Caribe. Vou gostar muito dele! :D
    Amei a resenha! (Amo o seu blog!)

    ResponderExcluir
  2. Sabia que ia me interessar [2] A capa é linda só para começo e esse negócio de personagem que mente, arma e trapaceia é demais, e agora com sua resenha comparando o protagonista com Loki é impossível eu não ler, amei a resenha! O clima do livro é perfeito pelo que disse e você me deixou muito curiosa! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Desde que eu vi o lançamento fiquei louca para lê-lo, não sei explicar bem certo o porque, mas existe uma ligação entre nós, que faz eu ter certeza que vou amá-lo. Mas infelizmente não estou podendo comprar livros, pelo simples fato de que preciso economizar par a Bienal de SP, mas acho que vou abrir uma exceção, preciso devorar este livro. *.* É uma pena e uma coisa boa a série ser tão grande, uma pena por ter que esperar os lançamentos no Brasil, e uma coisa boa porque ficarei mais tempo com estas maravilhas, óbvio, haha. Ai, preciso preciso preciso deste livro! =(

    ResponderExcluir
  4. Também adorei descobrir mais esse livro. Adorei a sua descrição para o Locke, haha, adoro personagens com essas caracteristicas! Ainda não li nada do Scott Lynch, mas já estou adicionando o livro na minha lista!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela indicação, deve ser um livro muito bom porque você simplesmente gostou de tudo rsrs e minha queda por fantasia já adicionou ele na lista interminável de desejados.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei só pelo que disse do universo e do protagonista, não precisa mais nada depois disso, é o que mais amo encontrar em fantasia, é universo diferente, criativo e personagem assim igual ao Locke. A história parece muito criativa, fantasia diferente assim já fiquei super interessada! Ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Digamos que esse livro foi uma das minhas melhores leituras desse ano. Adorei a forma como o autor construiu a narrativa (creio que este seja um dos principais pontos positivos). Enfim, espero ansiosamente a continuação e, além disso, parabenizo pela resenha. =D

    Abraços,
    Gustavo Demétrio

    VIDA DE LEITOR - vidadeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei sua resenha super empolgada!! Fiquei muito curiosa em descobrir mais sobre a história e sobre o protagonista, tão diferente dos heróis bonzinhos e perfeitos que estou acostumada a ler. Esse livro já foi pra minha lista de desejados.

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. Só a sinopse já me deixa super empolgada para ler! Quanta coisa interessante em um livro só!
    Livros de fantasia são magníficos.

    ResponderExcluir
  10. As Mentiras foi um dos melhores livros que li esse ano²
    Eu nunca pensei que seria tão surpreendido em uma história quanto fui com esse livro, todas as minhas teorias foram pro lixo, assassinatos que eu sequer imaginava que poderiam acontecer, aconteceram, a atitude do Loki, digo, Locke, mesmo quando parecia um homem honroso, havia um motivo por trás de sua façanha, o "pagamento" aos seus amigos!

    ResponderExcluir
  11. Comprei o primeiro livro, pois me interessei muito pela história. Não sabia que eram 7 livros no total. A série lá fora já está completa? Se sim, tem previsão para lançamento dos próximos livros aqui no Brasil, já que "só falta" traduzir?

    ResponderExcluir
  12. Foi um dos melhores livros que li neste ano [3]. É tudo genial: Locke, a trama, o mundo, os personagens, o autor... Cheio de surpresas, reviravoltas e, claro, excelentes personagens, que muitas vezes me fizeram rir. E o final? Locke, mesmo depois de tudo, não deixou de passar a perna nos nobres!

    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.