30/03/2014

Resenha - O Segredo de Ella & Micha


Nome: O Segredo de Ella & Micha
No Original: The Secret of Ella and Micha
Autor (a): Jessica Sorensen
Tradutor (a): Marsely Dantas
Páginas: 264
Editora: Geração
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Que terrível segredo separa Ella, uma garota que foge do passado, e Micha, um rapaz apaixonado e disposto a tudo para reaver o seu amor? Ella e Micha se amam desde a infância, mas um trágico acontecimento muda o rumo de suas vidas, afastando-os. Ella adota uma nova personalidade para fugir de seus conflitos, mas não vai conseguir enganar os outros e a si mesma por muito tempo, fingindo ser quem não é, e negando o amor que sente por seu amigo. O passado de Ella contém Micha, mas Micha não quer ser só o passado de Ella, e sim, seu futuro. 

Desde que comecei a ler livros new adult a história de Jessica Sorensen figura entre os livros que gostaria de ler. Seja pelos milhares de resenhas elogiosas ou por ser um dos primeiros livros do gênero. Quando soube que a Geração traria o livro para o Brasil fiquei ansiosa pelo lançamento e no começo desse ano recebi o exemplar da editora. A história apresentada por Sorensen é diferente do que eu esperava, com ótimos personagens e um tom único, mas com um pequeno porém.

Ella está há oito meses na faculdade. Oito meses longe de sua cidade natal, oito meses sem dar notícias a ninguém. Há oito meses ela fez as malas e foi embora sem falar com ninguém. Ella agora é uma aluna responsável, com uma colega de quarto patricinha que se tornou uma amiga, L e um visual não muito diferente do dela. Roupas relaxadas e lápis de olho extremamente forte não fazem mais parte do seu guarda-roupa. Quando o verão chega trazendo as férias, Ella sabe que está na hora de encarar Micha, e a cidade de onde fugiu. Ao lado de Lila as duas chegam à casa de Ella, e a primeira pessoa que Ella vê é Micha. Justamente a pessoa que gostaria de evitar. Desde que fugiu Ella está lutando contra os sentimentos em seu peito, a morte da mãe, as palavras do irmão, o pai que se afunda nas bebidas e o medo avassalador de ficar louca como a mãe. Micha depois de oito meses procurando por Ella, oito meses largado, e obsessivo em busca de respostas, não acredita no que está vendo. A mesma garota de olhos verdes fortes e eletrizantes, mas numa versão que ele nunca sonhou ser possível. Tão parecida com a cheerleader do colégio. Ella não quer contar porque fugiu e ainda foge de seus sentimentos. Como que presos na beira de um abismo Ella precisa encarar seus medos para poder aceitar o que sente e Micha, enquanto ele precisa de força para enfrentar os problemas de seu passado e para mostrar a Ella que ela não precisa ter medo de nada.

É a partir dessa premissa que Sorensen construiu sua história, alternando entre os pontos de vista de Ella e Micha pouco a pouco desfia a história complicada de um dos casais mais adoráveis que já conheci no new adult. A narrativa alternada possui um tom muito intimista, carregada por sentimentos vívidos e fortes. Sendo que a voz narrativa de Micha se destaca sobre a de Ella. Assim como o personagem como um todo. A indecisão de Ella e seu apego ao passado atrapalha o clima da história. Ao mesmo tempo que Micha se entregava por inteiro ao sentimento Ella travava cheia de dúvidas e porquês. Não entendi tamanha relutância. Quando sofremos com algo o que melhor para dar conforto do que um amor sincero e dedicado?

As descrições de Sorensen foram precisas e imersivas, levando o leitor a ambientes vívidos, e em diversos momentos criou o clima perfeito, com a tensão sexual certa e as emoções corretas, porém a autora não aproveitou nenhum deles para cenas românticas completas. Sempre parava no último minuto. Quando Micha e Ella finalmente ficam juntos faltou essa emoção, esse clima bem construído. Com diversos momentos de tirar o fôlego a autora escolhe justamente a abordagem direta e sem subjetividade. O casal é ótimo, e eles mereciam uma primeira vez mais emotiva, mais poética do que foi. Micha é um ótimo personagem, com problemas e complexidades próprias e o amor dele por Ella é muito bonito. Cativa o leitor desde o princípio. O fim nos deixe ansiosos pela continuação, agora com os dois acertados a continuação promete ótimos momentos.

Leitura rápida, que instiga e cativa pelo estilo da narração, pessoal e carregado de sentimentos. Jessica Sorensen construiu um new adult que fala sobre pessoas, que trabalha sentimentos e medos de forma muito boa. Essa característica de conseguir protagonistas humanos e com sentimentos que transbordam pelas páginas é uma das que mais chama atenção em sua escrita. A edição da Geração está ótima, com boa fonte e boa escolha de capa. Recomendado a todos que procuram um new adult de ótimos personagens e um romance mais humano. É perfeito para quem começar no gênero com cenas mais leves. Leiam e se surpreendam com o amor de Ella & Micha! Até mais!

Segredo - Jessica Sorensen
1- O Segredo de Ella & Micha
2- Para Sempre Ella & Micha
3- The Temptation of Lila & Ethan
4- The Ever After of Ella & Micha

23 comentários:

  1. Sempre vejo resenhas positivas e cada dia mais quero comprar e ler esse livro haha parece ser muuuito bom e espero comprar em breve.
    Muito legal sua resenha, gostei <3

    Beijos http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-do-outro-lado-do-muro-marisa.html
    Comente ;))

    ResponderExcluir
  2. Gostei da capa assim que vi, e gostei da sinopse, mas estava na dúvida, sua resenha me deixou com vontade de novo, adoro casais onde o rapaz é mais fofo do que tudo, parece ser muito esse o caso, e gostei demais de saber que é mais leve. Gostei muito da resenha!

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  3. Mais e mais apaixonada por alguns new adult que estão saindo, já tinha ouvido falar que Ella & Micha é um casal super fofo, sua resenha confirmando isso só me deixou mais curiosa, tá na lista de desejados, achei a cor da capa linda, mas estou preocupada com a capa do 2, será que vai seguir essa? Não sabia que era 4 livros, achei que era só 3. Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ei! Tá na lista dos que quero ler para ver como é, todo mundo fala muito bem da autora e do casal e gostei do que disse, foi sincera com o negócio da personagem ser mais indecisa, não gosto muito de personagem assim, mas só de saber que o outro é demais já animei. Ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei bem curiosa com o mistério que rodeia Ella e Micha, me interessou bastante ! O porque ela fugiu, pq ela quer evita-lo tanto, você conseguiu deixar um grande mistério na resenha rs , parabéns! Estou interessada pelo livro hahahaha, gostei,

    ResponderExcluir
  6. Tava na dúvida se lia, mas até que é bem legal a premissa, fiquei curiosa com o segredo também, a resenha tá ótima, o casal também me chamou atenção, e sua resenha me deixou curiosa para saber o segredo. Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser bem legal, apesar de ser um New Adult, mais um New Adult no vasto mercado literário, a capa é bonita mas a sinopse....
    A sua resenha foi ótima, como sempre e você soube colocar todos os detalhes do seu ponto de vista!

    ResponderExcluir
  8. Tem tantas resenhas positivas sobre esse livro , quero muito ler .
    Tantos New Adult iguais , esse parece ser diferente .

    ResponderExcluir
  9. Amo o gênero New Adult, e este parece ser diferente dos outros. Quero mt lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Já li algumas resenhas sobre esse livro e toda vez que leio, com mais vontade de ler o livro eu fico. Gostei muito da resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito do gênero new adult e esse livro me chamou muito a atenção, primeiramente pela capa e agora pela resenha. Parece ser um livro bem leve e gostoso de ler. já entrou pra lista de desejados!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Curti bastante essa capa. Tinha uma ideia totalmente diferente sobre esse livro, não achei que fosse ser tão fofo. Desde já estou apaixonada pela história e pelos personagens, principalmente por Micha.. (suspiros).
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Yasmin!
    Há muito desejo viver as sensações descritas pela autora no romance entre Ella e Micha, quero poder entender a fuga e o medo da protagonista e porque ela não se entrega de corpo e alma nessa amor.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  14. Essa história se tornou uma das minhas preferidas, amei mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro se tornou um dos meus ppreferido, uma aamiga me emprestou, agora quero um pra mim,quero ler de nv u.u

    ResponderExcluir
  16. Já está na minha lista! Amo new adult e sei que encontrarei uma ótima leitura com este livro. :)

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser ótimo, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  18. Esse livro me parece ser maravilhoso, a sinopse e a capa já me encantaram tanto quanto a sua resenha! Adorei! Este livro já vai para minha listinha!

    ResponderExcluir
  19. Eu não tinha ficado interessada por esse livro, mas depois da resenha mudei de opinião, parece muito legal e um pouco diferente dos new adults que li. Amo livros bem escritos e com personagens que me fazem ficar apaixonada.
    Entrou pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  20. Confesso que, no início, não me interessei muito por esse livro, pois me passava a impressão de ser arrastado, chato e meloso. Me enganei completamente. Gosto de livros que trazem essas personagens mais "humanas" em seus sentimentos e atitudes. Sem falar nessa narrativa muito bem encaixadinha, sem exageros ou faltas. Se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Eu amo YA e NA, sou apaixonada, e quando vi que esse livro era um YA eu logo me interessei e vi muitas ótimas resenhas dele, o que me levou a ter altas expectativas sobre ele, e é claro que eu corri pra ler, e li muito rápido, mas chegou ao fim e eu fiquei com um sentimento estranho de falta, não sei se foi porque criei grandes expectativas pra esse livro, mas acho que alguma coisa ficou faltando e não preencheu esse pequenino buraco, acho que foi porque li em e-book e esse buraco era a falta do peso dos livros nas minhas mãos, rsrsrsrs, mesmo assim eu adorei o livro, mesmo, os personagens, o Micha é o mais incrível dos garotos e a Ella as vezes me chateou, mas eu sempre entendia no fim, os personagens secundários, a Lila e Ethan, também são ótimos e me divertir com eles, estou ansiosa pelo livro deles, além de que O Segredo de Ella e Micha não é um simples YA cheio de clichês adolescentes e melosos, não, é um livro real, cheio de sentimentos, e eu recomendo!

    ResponderExcluir
  22. Nossa eu estou super ansiosa para ler esse livro, ele parece ser muito bom, já tem um tempo que ele esta na minha lista, adorei a sua resenha, acho que o fato dele ter a narrativa intercalada super legal, e já estou pensando tadinha da Ella, quanto sofrimento, espero gostar muito do livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Até hoje só li comentários positivos sobre o livro, e pela sua resenha percebi que não é diferente..Já estou louca pra ler e ter esse livro. Obrigada pela indicação...Sei que vou amarr..

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.