16/03/2014

Resenha - A Biblioteca Perdida


Nome: A Biblioteca Perdida
No Original: The Lost Library
Autor (a): A.M. Dean
Tradutor (a): Lenita Esteves
Páginas: 320
Editora: Prumo
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A vida de Emily Weiss mudará para além de toda imaginação. Em um minuto deixa de ser um professor universitário de História para viajar para os quatro cantos do mundo e decifrar pistas estranhas deixadas por seu mentor, Arno Holmstrand. Pista estas que a levarão para a uma descoberta que não se igualava a nenhuma outra que ele pudesse imaginar: a localização da biblioteca perdida de Alexandria e o vasto conhecimento escondido nele por séculos.

Conheci o livro do autor A.M. Dean ano passado pouco antes de descobrir que o livro sairia aqui no Brasil e desde o princípio o tema do livro chamou minha atenção. Para uma apaixonada por livros uma trama que traz uma biblioteca milenar no centro de tudo é algo fabulosa. Após a leitura cá estou, esperava mais em vários sentidos, mas foi surpreendida em outros. Uma história que equilibra intriga, ação, mistérios e toques históricos. Conheçam.

Emily estava chegando para mais um dia de trabalho na universidade quando recebeu a chocante notícia que um de seus colegas havia sido assassinado em seu escritório na universidade. Uma execução. Arno Holmstrand era famoso no mundo da arqueologia e da história, com diversas pesquisas, artigos e livros publicados, Holmstrand era extremamente respeitado. Emily nunca entendeu porque ela escolhera voltar para aquela universidade tendo tantas outras mais famosas e conceituadas brigando para tê-lo. O que Emy não contava era a carta que encontraria em sua mesa. Uma carta de Arno, que segundo dizia sabia que ia ser assassinado e sabia das consequências disso. As últimas palavras do professor para Emily foi sobre a Biblioteca de Alexandria, tema que apareceu na pesquisa de doutorado de Emy. A famosa biblioteca perdida quando a cidade foi queimada e saqueada séculos atrás. Segundo o professor a biblioteca existia assim como um grupo que a mantem. Sem saber no que acreditar, mas instigada a seguir a pista deixada pelo professor, Emy embarca para Oxford, onde com a ajuda de seu ex orientador tentará desvendar o mistério. Porém enquanto Emy é arrastada para um segredo milenar, do outro lado do atlântico um grupo arma uma conspiração nunca vista para depor o presidente dos Estados Unidos e assim assumir o poder as escondidas. À medida que Emy se aproxima da verdade, duas sociedades antigas e rivais colidem num encontro onde muitas vidas serão perdidas e uma verdade assustadora virá à tona. Emily tem pouco tempo para descobrir a verdade antes que seja tarde demais para ela e para o mundo.

É a partir desse ponto que o autor desenvolve sua história e apesar de algumas passagens mais lentas a trama apresentada é ótima, chegando a ser fascinante em alguns pontos. Imagina uma biblioteca que vem acumulando documentos, livros e informações por quase quatorze séculos, imagine o número de segredos que eles coletaram, a minucia de anotações e documentos sobre guerras, exércitos, táticas militares, governos, organizações e muito mais. Imagine o que essas informações poderiam causar nas mãos erradas? É baseado nesse argumento que o autor desenvolveu sua história, levando o leitor junto com Emily na descoberta de um segredo milenar.

A narrativa flui com naturalidade, dividida entre o ponto de vista de Emily e alguns outros que narram a conspiração nos Estados Unidos e o Conselho que matou o professor Holmstrand. O ritmo é cadenciado, alternando momentos ágeis e de tensão com momentos lentos a trama desenrola sem muitas voltas ou complicações. As descrições são pontuais, enriquecendo a trama e surpreendendo o leitor com a vivacidade e realidade que o autor emprega ao descrever cenários como Oxford e Alexandria. Gostei muito do vislumbre que tive da cidade e da nova biblioteca. O autor incluiu bastantes informações sobre os locais e achei muito bom. O único problema que tive com a trama é a forma rápida que as pistas foram se encaixando e também a facilidade do grupo oposto em escutar e saber tudo o que Emily estava fazendo.

Leitura rápida, que flui fácil e cativa o leitor pelos elementos históricos. A história contém muita informação sobre a criação da biblioteca e fatos históricos muito interessantes. A edição da Prumo está muito boa, capa bem adaptada e tradução leve. O problema é a letra pequena demais, que dá a impressão ao leitor de que é curto e como a trama é ágil isso prejudica um pouco a leitura, deixando uma sensação de que foi rápido demais, sendo que não foi tanto assim. Renderia um ótimo filme. Recomendo a todos que gostam de thrillers que envolvem história e política. Com intrigas, pistas falsas, assassinatos e segredos antigos. Leiam! Até mais!

7 comentários:

  1. Gosto muito de thrillers históricos e também gostei do livro desde que vi por causa do título. É a primeira resenha que leio dele e fiquei bem interessada no que você falou. Gostei do que disse da biblioteca e do lado bem descrito histórico e das cidades. Parece o meu tipo de livro, parecido com Dan Brown, mas nem tanto. Gostei da resenha.

    Beijos, Camis

    ResponderExcluir
  2. Parece ter bastantes detalhes na trama e muito mistério a ser desvendado. Eu gosto de livros assim, estou precisando mais dessas leituras instigantes, é tão bom...

    Luciana M.

    ResponderExcluir
  3. Já estava na minha lista de desejados justo pela biblioteca e um pouco pelo tema histórico, mas agora lendo sua resenha me parece melhor do que pensei, achei que era só thriller, sem muitos detalhes, e adorei saber que tem mais conteúdo do que trama. Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de conhecer um pouco do livro. Sempre fui apaixonada por temas deste tipo e este tem lá o seu charme e me interessou, ele tem um ´´que`` de interessante. Já está na lista.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro depois que li a resenha!
    Amo livros que tem "toques históricos", aprendo muito com eles, como a série The 39 Clues.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Quando vi a capa na época do lançamento eu já fiquei de olho, pois tinha certeza que assim que eu lesse alguma coisa a respeito iria ficar curiosa. Já marquei na minha lista e preciso ler. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. É o tipo de livro que adoro ainda mais que envolve uma biblioteca, thriller com um tema assim fica melhor ainda, adorei a resenha, muito bem clara e me deixou curiosa, pena que a letra é pequena, o livro seria melhor maior, a história é bem legal, será que vira filme? Bjo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.