03/02/2014

Resenha - A Queda dos Cinco


Nome: A Queda dos Cinco
No Original: The Fall Of Five
Autor (a): Pittacus Lore
Tradutor (a): Joana Faro
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: John Smith, o Número Quatro, achou que tudo seria diferente quando os lorienos se juntassem. Eles parariam de fugir. Lutariam contra os mogadorianos. E venceriam. Mas Quatro estava errado. Depois de enfrentarem Setrákus Ra e quase serem dizimados, os membros da Garde reconhecem que estão despreparados e em minoria. Escondidos na cobertura de Nove, em Chicago, eles planejam os próximos passos. Os seis são poderosos, porém não são fortes o suficiente para vencer um exército inteiro, mesmo com a ajuda de um antigo aliado. Para derrotar os mogadorianos, cada um deles precisará dominar seus Legados e aprender a trabalhar em equipe. O futuro incerto faz com que eles busquem a verdade sobre os Anciões e seu plano para os nove lorienos escolhidos. O tempo está se esgotando, e quando a Garde recebe uma mensagem do Número Cinco - um símbolo lórico em uma plantação - a única certeza dos sobreviventes é que é preciso encontrar Cinco antes que seja tarde demais. A Garde pode ter perdido batalhas, mas não perderá a guerra.

Comecei a acompanhar a série meses após o lançamento do primeiro livro com certa relutância. Já havia esperando tanto tempo pela capa normal que estava desanimada, mas depois de ler o terceiro livro acabei conquistada pelo desenrolar da história e minhas expectativas para o quarto volume eram altas. Pittacus Lore leva o leitor ao ponto crítico da trama que consegue surpreender enquanto se encaminha para o derradeiro final. Muita ação, segredos revelados e traições.

John estava de volta a cobertura de Nove em Chicago com todo o grupo. Pela primeira vez reunidos, John, Seis, Marina, Oito, Ella e Nove, não sabem o que fazer. A batalha contra Setrákus Ra mostrou que estão ridiculamente despreparados para agir e que se não começarem a treinar seus legados com afinco tudo estará perdido. Todos contam com John para encontrar respostas, mas ele não sabe o que fazer. Ir atrás dos mogadorianos é loucura, mas Nove não vai aguentar ficar parado e ir atrás do Cinco também é uma questão difícil, afinal eles não sabem nada sobre o Cinco, nem mesmo se ele é confiável. Passando o tempo se recuperando o grupo mal acredita quando surge no noticiário a imagem de um símbolo em uma plantação, um que conhecem bem, o símbolo lorieno do Cinco. John, Seis e Sarah partem para encontrá-lo e a situação não sai como o esperado. De volta a cobertura trazendo também Sam e o pai dele, John precisa lidar com o Cinco, um garoto estranho, com tiradas de duplo sentido que coloca um clima de tensão no ar. Com a ajuda de Sam e de seu pai, o grupo começa a treinar enquanto tentam entender o Cinco, porém quando os pesadelos de Ella pioram e surpreendem John de forma assustadora, o grupo precisa enfrentar uma situação inesperada. Traições, mentiras e revelações chocantes vão abalar a Garde e transformar mais uma vez tudo o que John conhece e ama.

É a partir dessa premissa que a trama se desenvolve, dando sequência pouco após os acontecimentos do livro anterior Lore avança a história trazendo pela primeira vez todo o grupo junto em uma narrativa fluida, marcada por um ritmo mais cadenciado do que os anteriores, que investe no desenvolvimento dos personagens e da trama por trás da batalha dos lorienos com os mogadorianos. Ao invés de ação sem parar as descrições compõe um cenário conhecido, que leva o leitor através daquele clima de tensão e sufoco que sempre precede grandes choques e batalhas. Chegando a um ponto crítico da história o autor surpreende o leitor não com uma grande virada, mas com vários detalhes, elementos e surpresas na trama.

Ao trazer tantos personagens para o quadro central o autor arriscou, mas acertou ao equilibrar apenas alguns pontos narrativos. Dessa vez temos John na maior parte da narração, com alternância entre Sam e Marina. Cada parte é importante para equilibrar o momento que a trama se encontra. De um lado John luta para fazer o que é certo para o grupo e agradar a todos em suas decisões, de outro Marina lida com os pesadelos de Ella e fechando temos o lado humano da história com Sam, que por ver de fora a situação dos gardes consegue entender melhor. O amadurecimento e as novas facetas dos personagens também marcam a trama. Outro ponto que merece destaque é que o autor finalmente traz Adam, o mogadoriano que aparece nos contos, para a trama e com papel importante pelo que fica no final. Final esse que foi explosivo, com reviravoltas drásticas e de cortar o coração. O ponto de virada e o ponto final chegou e de forma violenta Pittacus Lore dá início ao fim. Ação, choque, surpresas e tensão marcam o final deste quarto livro.

Leitura rápida e que mesmo com menos ação no começo é instigante do princípio ao fim. Pittacus Lore mostra que sua série tem mais força do que o imaginado, criativa e inovadora o autor procura a cada desdobramento da trama apresentar novos elementos e nuances para seu universo, mostrando-se um autor perspicaz e inteligente. A edição da Intrínseca está ótima, capa bem adaptada, fontes agradáveis e tradução fluida. Adoraria ter visto a série adaptada com fidelidade para os cinemas, principalmente porque a história cresce para uma ficção-científica fantástica a cada novo livro. Recomendado a todos, desde os que querem conhecer o gênero até aqueles que procuram algo diferente, universo rico, com mistérios intrigantes e reviravoltas chocantes. Leiam e se surpreendam com a série! Até mais!

Os Legados de Lorien - Pittacus Lore
1- Eu Sou O Número Quatro
2- O Poder dos Seis
3- A Ascensão dos Nove
4- A Queda dos Cinco
5- Sem Título Ainda

14 comentários:

  1. Li apenas os dois primeiros volumes, e gostei muito do que li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Já li os dois primeiros e estava esperando esse sair para ler o terceiro, eu amei o segundo mais do que o primeiro e ouvi maravilhas sobre o terceiro, é a primeira resenha que leio do quarto, ah credo quanto número nesse comentário, kkkk, então e amei tudo o que disse! To morrendo de curiosidade para saber que traição e reviravolta são essas. Amei tudo o que disse! Beijo para ti e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao filme e me apaixonei pela história, mesmo todo mundo odiando o filme eu gostei e gostei do primeiro livro também apesar de ser o mais fraco da série, a ideia é brilhante e eu amei o 2 e o 3, mal podia esperar para ler esse 4º, mas agora que você falou na resenha que é a virada da trama ai sim que preciso ler ontem! Adorei e estou curiosa demais! Amei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito saber como vai acabar tudo, gosto muito dessa série!

    ResponderExcluir
  5. Não li essa resenha porque ainda estou no Poder dos Seis, mas só quero frisar que essa série é o que há.

    ResponderExcluir
  6. Já comentei nas outras resenhas da série que adoro esses livros. Mas quero frisar o quanto gosto de ver você, com um blog tão estruturado e visitado, resenhando sobre. É uma ótima divulgação para uma série ótima e não tão bem recebida, pelo menos por aqui na minha região...

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da serie e estou ansiosa para ler esse, queria guardar para quando o próximo sair porque tá todo mundo dizendo que ele é o último, mas depois da sua resenha, uau, impossível preciso saber o que acontece nesse final, to super ansiosa. Adorei demais! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Já li até o três e estou muito curiosa para ler esse livro! Sabia que não devia ter lido a resenha porque sabia que esse livro era decisivo para a série, comecei a gostar mais de ficção científica com a série apesar de ser juvenil e adorei muito como a série cresceu, concordo contigo, ótima resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha, o livro é de tirar o fôlego do início ao fim! Estou esperando ansiosamente pelo quinto livro.

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo no momento e adorando... narrativa flui maravilhosamente... até amanhã eu termino!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei do filme, mas dos livros form outras historias. O enredo do livro nao desse pra mm é uma lerdeza impressionante tentei ler mas desisti. Vou tentar voltar a ler esse ano quem sabe né.


    xx

    ResponderExcluir
  12. Tenho os 3 primeiros livros, esse ainda não por ser um lançamento, ainda não li nenhum e nem assisti ao filme, tenho muita vontade começar a ler essa série, não sei se conseguirei logo, mas farei o possível, a cada novo livro ou spin-off que Lore lance, o alvoroço é total, quero ver se isso acontece comigo também.

    ResponderExcluir
  13. Já vi o filme e gostei muito, ganhei os dois primeiros mas ainda não li, gostei da resenha, é o melhor da série pelo que li e também pela capa, quero ler, mas acho que agora vou esperar a série sair toda, torcendo para sair o resto dos filmes, gostei muito da resenha.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  14. Apenas vi o filme, mas não tive interesse em ler a série... Não me chamou atenção suficiente.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.