12/02/2014

Resenha - Onde A Lua Não Está


Nome: Onde A Lua Não Está
No Original: The Shock Of The Fall
Autor (a): Nathan Filer
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 272
Editora: Rocco
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva- Cultura
Sinopse: Numa viagem de férias em família, dois irmãos saem numa aventura infantil no meio da noite, mas apenas um deles volta a salvo para casa. Permanentemente assombrado pela morte do irmão, portador da Síndrome de Down, Matthew nunca desistiu de tentar entender o que aconteceu na fatídica noite e acredita ter descoberto uma maneira de trazê-lo de volta, neste comovente romance de formação que inspirou um curta-metragem dirigido por Udo Prinsen. Finalista do Costa Book Awards, Onde A Lua Não Está é o elogiado romance de estreia de Nathan Filer, enfermeiro da área de saúde mental e poeta performático britânico.

É raro um livro ser lançado no Brasil e eu não estar esperando. Com quase três anos de blog e um ano pesquisando futuros lançamentos é uma surpresa tremenda encontrar algo que, digamos, escapou do meu radar. Além de ser uma surpresa é ótimo quando isso acontece e o livro do britânico Nathan Filer se encaixa nessa categoria. Não estava esperando, não tinha ouvido falar dele e foi maravilhoso. Pela segunda vez recebo da Rocco um livro que traz para o foco personagens com doenças psiquiátricas e pela segunda vez tenho o prazer se ser maravilhada e emocionada com uma história assim.

Essa é a história de Matthew, o garoto que estava acostumado a ser apenas o irmão mais novo de Simon e que muitas vezes era impaciente e grosso com o irmão simplesmente por Simon ter mais atenção do que ele. Isso até Simon morrer. Depois que Simon morreu, Matthew começou a sentir falta das pequenas coisas que seu irmão fazia. Portador de síndrome de Down, Simon sempre foi diferente de um jeito especial, desde a forma que ele valorizava pequenas coisas até o modo de falar e perguntar certas coisas. Após a morte do irmão Matthew passou por tempos difíceis com a mãe, parou de ir ao colégio e passava os dias em casa. Mas essa não é uma história linear. Quem nos conta isso é o próprio Matthew, hoje no começo da vida adulta e preso a uma rotina de remédios, agulhadas e enfermeiros irritantes. Passando três dias no centro para o tratamento comunitário Matt começa a contar sua história e ela não é linear, do começo até o fim. E enquanto acompanhamos sua vida após a morte do irmão acompanhamos também sua luta presente. E a culpa que ano após ano cresceu dentro de si, piorada com a serpente que escorrega, nome pelo qual chama a esquizofrenia. Passado e presente se colidem quando ele começa a refazer suas memórias, a colocá-las para fora. Um caminho de dor, perdão e descobrimento.

É a partir daí que a história se desenvolve. De frente para trás e de trás para frente Nathan Filer desconstrói a vida de Matthew como um grande acerto de contas. A medida que a vida de Matthew vai sendo reduzida a lembranças e sensações conhecemos um personagem forte e brilhante. A narração é em primeira pessoa e a voz narrativa de Matthew é ora lírica e ora duramente nua e crua, o que torna o todo uma narrativa bela e cortante. Que emociona e perturba ao nos mergulhar em uma realidade que não conhecemos. A ambientação é outro ponto que casa com a narração de Matthew, suas observações acerca do ambiente e dos lugares onde está são minuciosas, com foco em detalhes que fazem diferença e que poucos notariam.

Filer não idealiza nem a doença nem os pacientes e menos ainda os profissionais que lidam com os pacientes. Alternando dias bons e ruins Matthew conta sua história com uma sinceridade arrebatadora e um olhar realista sobre a doença, sobre as pessoas e sobre o que o passar do tempo faz com nossa memória. Matthew se corroí pela culpa da morte do irmão e não suporta os medicamentos, que além de deixá-lo fora do ar agem de uma forma um tanto distorcida, mas paralela, para matar seu irmão de novo. O humor ácido de Matthew e seus comentários afiados sobre a própria situação e a vida no geral dão a leveza necessária a trama, transformando ainda mais a história e cativando o leitor. Rimos e choramos com a história de Matt e o fim é uma promessa, uma transformação pequena, mas realista e bela.

Leitura rápida, que flui em um ritmo cadenciado e que cativará o leitor e o instigará desde o primeiro momento. Nathan Filer surpreende em sua estreia com uma escrita extremamente sensível e fiel. Uma trama pouco vista na literatura principalmente tão bem desenvolvida quanto foi pelo autor. A edição da Rocco está ótima, com diagramação mantendo a diferença nas fontes. Quando Matthew está no centro de apoio é fonte comum e quando está em casa na máquina de escrever a fonte é estilo datilografada. Uma diferença sutil, mas perfeita. Tradução fluida e ótima escolha de capa. O livro inspirou um curta-metragem e estou curiosa para ver. Gostaria de ver uma adaptação como longa mesmo, bem detalhada e fiel. Recomendado a todos, independentemente do gênero de que você gosta, leia. Uma história tocante, forte e que levará você por caminhos únicos. Leiam, se surpreendam e se emocionem! Até mais!

21 comentários:

  1. Também não conhecia nada sobre o livro e achei o título super diferente por isso fiquei curiosa, da sinopse achei bem normal, mas pelo que disse na resenha estou surpresa, livros com esse tema e ainda narrados na 1ª pessoa sempre são incríveis, é lágrimas na certa, parece muito lindo e gostei do tom da resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros com personagens com problemas psiquiátricos devidos as suas diferentes visões do mundo e seus dilemas, e este é mais um livro que chamou a minha atenção! Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  3. Nao conhecia essa historia muito menos o autor , mas e realmente surpreendente. Gostei bastante do enredo diferente do que sou habituada a ler, parece ser muito bom! ja quero pra mim



    xx

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bem bacana, eu só tenho visto elogios sobre ele, gostei muito do título escolhido e da capa, parece ter sido um trabalho bem cuidadoso o da Rocco, feito para uma narrativa super emocionante e acho que nós leitores merecemos esse carinho. Quero muito ler esse livro e conhecer essa história de amor fraternal.

    ResponderExcluir
  5. Tô louca, maluca, por esse livro. Venho acompanhando as divulgações da Rocco, via instagram, e depois dessa resenha fiquei ainda mais ansiosa para lê-lo. Parece ser um livro mega interessante e sem dúvidas está na minha lista de desejados. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma historia bem emocionante,nunca li algo parecido com o genero, mas me chamou bastante a atençao, deu uma vontade ler...

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a história e também com essa abordagem. Gosto bastante de tramas que são apresentadas pelo ponto de vista (distorcido) de um personagem. Sinto como se estivesse dentro de sua mente!

    ResponderExcluir
  8. Gosto de histórias assim com personagens com problemas tão reais e que o autor consegue que passem pelas páginas, o jeito que falou do livro me deixou emocionada só de pensar na história, é triste uma doença assim e se o livro for realista assim, é ótimo mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Desde quando lançou que eu quero ler, nunca ouvi falar do autor, mas esse livro parece ótimo!!!

    ResponderExcluir
  10. De imediato não havia me interessado pelo livro, não havia gostada da capa e nem li a sinopse, com as resenhas que foram surgindo e os comentários no skoob acabei me interessando, e a cada nova resenha fico com mais vontade de ler, é um estilo de leitura que gosto muito e com certeza irá me surpreender e agradar!

    ResponderExcluir
  11. Não sabia do que se tratava o livro ainda, mas sua capa tinha me chamado muita atenção, e agora que sei do que se trata estou mais convencida de que vou amar. Histórias sobre pessoas que tem distúrbios psicológicos me atraem bastante, e eu fico louca para saber mais da vida dos personagens. Tenho duas pessoas na família que possuem esquizofrenia, e gosto muito de ler livros que me ajudem a saber o que pode estar passando pela cabeças dessas pessoas.
    Quero muito ler esse livro, e espero lê-lo o mais breve possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei a capa a primeira vista, mas depois que fiquei sabendo do enredo desanimei um pouco. Normalmente não gosto de histórias que envolvam doenças por isso evito-as, mas a resenha está muito boa Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Quando li a sinopse pela primeira vez já fiquei com muita vontade de ler! É a primeira resenha que leio e parece ser melhor do que eu imaginava. A forma como o autor conduz parece muito interessante.
    Gosto bastante desses temas e está na minha lista com certeza! Fora a capa que é linda!

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente, a capa é encantadora. Fiquei extremamente interessada em ler essa história que parece surpreendente e bastante original. O autor promete hein!

    Luciana M.

    ResponderExcluir
  15. A resenha está muito boa, aumentou a minha curiosidade para lê-lo.

    ResponderExcluir
  16. A resenha está muito boa, aumentou a minha curiosidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  17. Assim que vi o titulo do livro sabia que ia gostar, mas não imaginava sobre o que era a história e é a primeira resenha que leio, e amei, simplesmente perfeito histórias assim e pelo que disse tenho certeza de que vou amar, tem cara daquelas histórias que viram favoritas de todo mundo que ler. Adorei, e o jeito que você falou me deixou bem certa disso. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha. O livro parece maravilhoso. Ansiosa para ler!!!

    ResponderExcluir
  19. Tenho certa que vou gostar desse livro, o que você falou na resenha me lembrou o David Levithan e eu amo os livros dele, gostei muito da resenha, me deixou curiosa, tá na lista de desejados, espero que saia outros livros do autor e que seja mesmo igual aos do Levithan. Gostei muito.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  20. É muito bom quando somos surpreendidos positivamente com um livro que não esperávamos, né?!?! Nunca cheguei a ler nada que abordasse uma personagem com esquizofrenia, e achei bem interessante. O que acho que me atrapalharia um pouco, é essa narrativa que foge um pouco da habitual. Mesmo assim, creio que seja uma boa leitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Livro interessante, fiquei mt afim de ler !

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.