10/02/2014

Resenha - O Falso Príncipe


Nome: O Falso Príncipe
No Original: The False Prince
Autor (a): Jennifer A. Nielsen
Tradutor (a): Fal Azevedo
Páginas: 295
Editora: Verus
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quatro garotos. Um plano traiçoeiro. Um reino inteiro para ser enganado. Em uma terra muito distante, a guerra civil é iminente. Para unificar o reino, um nobre chamado Conner trama um plano ousado, procurando por um garoto que se passe pelo filho há muito desaparecido do rei e assuma o trono. Quatro órfãos são forçados a competir pelo papel, entre eles o rebelde e esperto Sage. Sua vida está por um fio, se ele não for escolhido como príncipe na farsa, será morto. Depois que Sage se muda do orfanato miserável onde vivia para o suntuoso palácio de Conner, os planos de seu novo mestre vão ficando mais e mais claros, até que finalmente a terrível verdade é revelada.

Conheci a trilogia logo após o lançamento do primeiro livro e para minha surpresa pouco tempo depois o livro foi anunciado pela Verus. Lembro que na época corri para comprar, mas por diversos motivos o livro foi ficando na estante e apesar da curiosidade o tempo passou. Com diversas críticas positivas e prêmios a história apresentada por Jennifer A. Nielsen nesse primeiro volume surpreende o leitor pelo formato inusitado de construir a trama e fascina com um universo rico e de estrutura curiosa.

A história sugerida pela sinopse não é bem a história do livro, mas essa surpresa vou deixar para vocês descobrirem. Quando Sage esbarra no sujeito na rua não faz ideia de que sua vida está para mudar mais uma vez de forma drástica. O homem é Conner, um dos homens do conselho do rei, e que não está nada satisfeito com a atual situação do reino. Conner planeja treinar e educar quatro garotos por semanas a fio a fim de que um deles possa reclamar a coroa para si como o príncipe perdido de Carthya e assim se tornar o maior controlador do reino, manipulando cada passo do escolhido. Porém Conner não imagina que Sage, o garoto mal criado e ladrãozinho que ele pegou em um orfanato possa trazer tantos problemas e segredos. Sage é inteligente, astuto e tem uma língua mordaz. Sua atitude logo é interpretada como vagabundice, e os outros garotos já têm a situação como ganha. Sage demonstra não querer o trono, mas por traz da fachada de garoto problemático uma mente aguçada se esconde, juntando as peças de uma trama mortal e esperando o momento certo de colocar tudo em movimento. Sage tem mais nele do que o olho encontra e ele se revelará mais do que todos os outros jamais sonharam. Conner é traiçoeiro e ainda esconde os detalhes de seu plano, e com a vida dos garotos e mãos tudo o que Sage faz terá de ser com cuidado. Conseguirá ele descobrir os segredos de Conner? E como fazer sua máscara cair?

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve, isso e mais um pequeno detalhe que guardei para você descobrir porque é o ponto que diferencia a trama criada por Nielsen dos demais livros que trazem reinos, reis e intrigas. Com uma narrativa em primeira pessoa maravilhosamente fluida e um tom cortante a autora pouco a pouco constrói um quebra-cabeça inteligente e perspicaz que inverte a ordem comum e cativa o leitor desde o começo. A voz narrativa de Sage é uma das melhores que já li e fico imaginando o quão incrível seria se a trilogia fosse adulta visto que Sage já é brilhante como um jovem de quinze, dezesseis anos. Uma mistura da elegância de Sherlock Holmes e o charme cafajeste despreocupado de Han Solo.

A ambientação é outro fator que enriquece o livro, com descrições pontuais a autora consegue levar o leitor por um ambiente vívido, de estilo medieval, mas que guarda suas próprias características e casa perfeitamente com o clima, o tom de cada cena, momento. A trama evoluiu de forma cadenciada e alterna momentos de tensão com momentos rápidos. Vale lembrar que a característica observativa de Sage está também na trama com entrelinhas marcadas por sugestões e observações que passa ao leitor mais atento muito da história por trás da trama. Os personagens são todos interessantes, não apenas Sage brilha com uma personalidade forte, como também os outros garotos Tobias e Roden, além de Imogem e Mott, dois personagens secundários que se sobressaem na história. Até mesmo Conner. O fim foi uma surpresa aguardada, algo que pouco a pouco estávamos esperando, mas amamos assistir de camarote a surpresa de todos.

Leitura rápida, instigante e fluida. Nielsen se mostra uma excelente contadora de história, com um mundo criativo e uma trama que inova ao trazer seus personagens em situações diferentes e que renderam ótimos momentos. A edição da Verus está ótima, boa fonte e capa bem adaptada. O único comentário sobre o livro é a orelha da parte de trás que veio solta no meu livro, cortada inteira. Uma pena. A Paramount comprou o direito de adaptação e já tem roteirista. Torço para que saia logo e fiel ao livro. Recomendado a todos que gostam de uma boa fantasia juvenil, jovem adulto. Com bons personagens e trama intrigante. Ação, segredos, intrigas e até romance permeiam uma trama ágil e surpreendente. Leiam! Até mais!

Trilogia do Reino/Ascendência - Jennifer A. Nielsen
1- O Falso Príncipe
2- O Rei Fugitivo
3- The Shadow Throne

10 comentários:

  1. Amei ver a resenha aqui, faz um bom tempo que queria ler a trilogia, mas não sabia muito sobre, só os elogios de que já leu que vi, e agora sua resenha me convenceu de vez, parece muito bom e adorei a comparação que fez do protagonista, me deixou bem curiosa o detalhe que você não comentou. Amei a resenha, muito legal tudo o que disse, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro e gostei muito, concordo com tudo o que disse da história e ri demais com o que falou do Sage porque também pensei quase nisso, quero muito ler o 2, mas to no aguardo do 3, você vai resenhar o 2 já? Adorei ver sua resenha, ainda mais que concordo com tudo! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler sobre reis e intrigas e tudo mais.
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro!!
    Gostei da resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que leio sobre essa trilogia. Eu adoraria ler, por causa da parte medieval e tal, mesmo sendo um livro jovem adulto e ser do gênero fantástico. A parte medieval da coisa foi o que me cativou. Adorei essa capa também.
    Ótima resenha, Yasmin.
    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  5. Yasmin, fiquei com vontade de ler justamente por tudo o que você falou do livro. Mas ainda não lerei, pelo fato de ser uma trilogia mesmo :/

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro livros assim com cenário estilo medieval, e fiquei muito curiosa com o que disse da história, porque o Sage é diferente? Será que é o que estou pensando? Droga, odeio ficar curiosa, você devia ter falado, kkk, resenha ótima, me deixou bem curiosa pelo personagem e tudo. Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Estava doida para ler essa trilogia mas desde que lançou não tive a chance de comprar e acabou ficando, é perfeita pelo tudo o que você falou, perfeito personagens assim super inteligentes e tal. Adorei a resenha espero que o 3º saia logo ai posso comprar o boxe. bjo!

    ResponderExcluir
  8. Todos estao comentando muito dessa serie, a cada resenha que leio fica cada vez mais curiosa para ler o essa serie. Ja esta na minha lista sem duvida nenhuma.


    xx

    ResponderExcluir
  9. A autora teve que se diferenciar da infinidade de livros sobre reinos e reis que estão saindo atualmente, e pelo visto fez isso muito bem, apesar de ter gostado da resenha e da sinopse ainda não pretendo ler tão cedo, mas com certeza o farei um dia.

    ResponderExcluir
  10. Ganhei esse livro e ainda não li, estou querendo o segundo antes e até o terceiro, como é juvenil e tal acho que vou gostar, gostei muito da resenha, me deixou curiosa porque parece diferente do clichê de sempre, você comparou bem o personagem, gostei dessa comparação.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.