19/02/2014

Resenha - O Arqueiro e A Feiticeira


Nome: O Arqueiro e A Feiticeira
Autor (a): Helena Gomes
Páginas: 352
Editora: Rocco Digital
Comprar: Amazon - Kobo - Gato Sabido - Cultura
Sinopse: Esta é a primeira saga de Literatura Fantástica publicada no Brasil por uma autora brasileira. Thomas é um garoto curioso e esperto que vive às margens da corte do Rei Arnon com um grupo de andarilhos. Apesar de ser bondoso e caridoso com todos que o cercam, o garoto se sente cercado por olhares de reprovação de pessoas que acham que ele não é uma criança normal. De certa forma, essas pessoas estão certas: ele não é uma criança comum. O que elas não sabem é que o garoto é realmente especial. Na verdade, nem ele mesmo sabe, mas está prestes a descobrir. Sem aviso ou escolha, Thomas embarcará em aventuras incríveis que revelarão segredos surpreendentes sobre o seu passado e o futuro da humanidade. Entre bibliotecas subterrâneas, cavernas em florestas sombrias, castelos e abadias, convivendo com monges, reis, princesas, feiticeiras, andarilhos e objetos mágicos, aos poucos ele perceberá que é dono de grandes poderes e que uma difícil missão o aguarda.

Passei quase um mês vendo essa capa na Amazon e não liguei o nome à pessoa como diz o ditado. Não reconheci o livro justamente pelo fato que o difere dos outros tantos lançamentos da Rocco. Ele é um lançamento apenas digital. Uma das primeiras fantasias brasileiras que chegam agora em nova roupagem e que não fazia ideia do que esperar. Uma surpresa de fato, uma bela e fascinante surpresa. Helena Gomes me surpreendeu e me conquistou. Com um universo fascinante e personagens brilhantes, conheçam a novidade da Rocco Digital.

A história começa nos apresentando Thomas, um garoto que passava uma infância miserável como alvo de todo ódio e maldade de um grupo de andarilhos. O garoto cresceu sob as constantes surras do chefe do grupo e das maldades das outras crianças. Tudo porque Thomas é diferente, aprendeu a ler no estranho livro que sua mãe deixou, sendo que livros são proibidos para o povo e principalmente porque nascera no dia dos mortos, 31 de outubro, um dia amaldiçoado para todos. Sabina, a mãe adotiva, sempre tentou protegê-lo e como última saída envia Thomas para o mosteiro onde seu irmão vive. Thomas odeia a ideia, mas o lugar não é comum e o abade o aceita. Semanas se passam e ele começa a gostar de sua rotina e da companhia do irmão Michael, que o ensina muito no cuidado da horta e das ervas. Porém depois de descobrir cada passagem secreta do enorme casarão Thomas começa a ficar entediado e resolve entrar na biblioteca, o único lugar proibido. O que encontra lá é outra passagem secreta, onde o mestre Dines o espera. O abade sabia que Thomas encontraria o local e oferece aulas extras a Thomas. Os anos passas e ele aprende sobre o planeta, a era da tecnologia, onde o mundo chegou a seu limite e assim descobre antigos instrumentos do passado. À medida que seus estudos avançam Thomas começa a ter visões e decidi mergulhar nelas atrás de pistas sobre sua mãe que morreu no parto. Ao se recuperar do estado enfermo em que ficou Thomas decidi partir em busca dos nomes que viu em sua visão. Acompanhado do cavaleiro Mark De Durham ele parte, mas imprevistos acontecem e ao parar na propriedade de Mark, Thomas descobrirá mais sobre seu passado do que jamais sonhou. Preso numa trama de intrigas e no jogo do poder de Britanya, Thomas verá sua vida mudar para sempre...

Dizer que a autora desenvolve a trama a partir daí seria simplificar, afinal desde o primeiro capítulo a autora se preocupa em entrelaçar nos detalhes partes importantes da história. A forma que Gomes optou por construir a vida de Thomas foi fabulosa, funcionando muito bem e cativando o leitor desde o começo. A linha de acontecimentos é bem interessante, deixando os leitores presos e instigando-nos em busca de respostas. Thomas tem sua vida mudada, mas não de forma radical e irreal, a forma como tudo acontece foi bastante crível, desenrolando aos poucos os mistérios envoltos no passado de Thomas. A narração é fluida, com ritmo ágil e harmonioso, a terceira pessoa possibilita uma visão mais ampla do quadro e assim como a descrições formam um ambiente vívido, bem criativo e imersivo.

Eu adorei os personagens, Thomas é ótimo, um garoto inteligente, forte e tenaz. Seu modo de agir é outra coisa que também conquista, seja pelo modo como conversa com Mark ou como fez amizade com Erin, ou pela lealdade a Shannon, a irmã adotiva que ele protege mesmo seu pai tendo o odiado a vida toda. Thomas tem caráter forte e ainda promete mostrar muito visto seu nítido amadurecimento ao final do livro. A história é criativa, inteligente e me lembrou as histórias da brilhante Catherine Fisher. É surpreendente como uma história tão rica e tão boa ainda não tenha tido atenção do mercado e dos leitores. Helena Gomes me ganhou a cada novo capítulo e mais importante me surpreendeu com algo único, características e elementos seus, que não remetem a isso ou aquilo. Seu universo é fascinante e estou ansiosa para descobrir mais detalhes da trama e do passado tanto dos personagens quanto do universo.

Leitura rápida, instigante e instigante. Helena Gomes possui uma escrita cadenciada e se mostra uma excelente construtora de mundos. Sem mais palavras para descrever o quanto gostei da surpresa que foi a leitura. A edição da Rocco Digital está ótima, e gostei da capa. Espero que a editora decida trazer o livro em versão física. A história merece mais essa chance de brilhar. Recomendado a todos. Desde os que gostam de fantasia mais adulta até os que gostem de jovem adulto. Os traços da história são evolutivos e o que começa jovem termina quase adulto no total. Trama com intrigas, traições, mistérios que envolvem mundos diferentes e uma guerra que atravessa o tempo e o espaço. Fantasia com ficção-científica espetacular. Leiam e se surpreendam! Até mais!

A Caverna de Cristais - Helena Gomes
1- O Arqueiro e A Feiticeira
2- Aliança dos Povos
3- Despertar do Dragão
4- Sem Titulo Ainda

16 comentários:

  1. Yasmin, mesmo sendo uma série, fiquei super ansiosa para começar a leitura dessa série! A premissa é muito interessante!

    Beijão,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tudo que é nosso deve ser valorizado e temos exemplos de autores nacionais escrevendo ótimos livros de fantasia, com certeza quero acompanhar as descobertas e aventuras de Thomas, quando puder vou ler.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, com certeza vou ler esse livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Essa autora nacional parece ser muito boa mesmo. A resenha me deixou: "PRECISO LER!!!"
    Mas a decepção foi saber que é em formato digital. Odeio!
    Tomara que lancem em formato físico.

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha visto falar, mas gostei da capa e como é digital é bem fácil de ler, adorei o que disse do personagem e fiquei muito curiosa com o que disse do mundo, fantasia e sci-fi, parece ótimo. Adorei, e é bom saber que é nacional. Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Me interesso bastante por esse livro.Achei a sipnose bem legal e a resenha só me confirmou isso.Muito boa autora,Helena já lançou vários livros muito legais.Espero poder ler logo!

    ResponderExcluir
  7. Adorei conhecer esse livro, não fazia ideia que era brasileiro e se você que é você que ama fantasia gostou tenho certeza que a história deve ser ótima, ainda mais comparando a quem você comparou, vou torcer também para sair o livro físico porque prefiro, mas fiquei bem curiosa para ler, parece bem bom, aquelas fantasias boas e diferentes. Adorei a resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  8. Livro brasileiro que tenho lido é só alguns romances YA e não fazia ideia desse lançamento, não leio quase nada de fantasia, mas gostei da sua resenha e o que fala do mundo me deixou curiosa o suficiente para querer ler.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante essa iniciativa da Rocco em lançar livros digitais, adoro livros de fantasia mas não conheço muitos autores brasileiros... Por isso vou dar uma chance pra ele.

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha me surpreendeu. O livro parece ser melhor do que eu imaginei que ele é. Fiquei interessada em lê-lo quando tiver a oportunidade!!

    ResponderExcluir
  11. Gosto de tudo quanto é fantasia e se é brasileira ou não não me importa, se gostar vou ler e pronto. O que mais me deixou com vontade de ler foi o que falou dos personagens e do universo, to bem curiosa para saber os detalhes, sua resenha me deixou curiosa e o livro parece melhor do que a gente pensa ao ver que foi lançado só digital, bem boa a ideia da Rocco a propósito, quero ler antes de sair o segundo, adoro fantasia e essa parece perfeita. Amei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro mas o que li em sua resenha me fez ficar com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  13. Como estou afim de ler mais livros nacionais, gostei bastante da resenha! Já coloquei para ser um dos próximos livros a ler :D

    ResponderExcluir
  14. Yasmin, a série tem o nome dos 7 livros no site da autora, vê lá e atualiza.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. To lendo cada vez mais fantasia e essa parece ótima, esse negócio de ser brasileira para mim é só detalhe, o que importa é a história ser boa. Sua resenha me deixou super curiosa, o personagem parece ótimo e quero muito ler agora que sei que é bom. Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  16. Muitos livros chamam atenção pela capa, esse me chamou atenção pelo título..rs
    Bom saber que a autora é brasileira, é necessário investir mais na literatura nacional.
    Gostei muito dos personagens!
    horadeflorescer.blogspot.com

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.