17/02/2014

Resenha - Nós, Os Deuses


Nome: Nós, Os Deuses
No Original: Nous Les Dieux
Autor (a): Bernard Werber
Tradutor (a): Jorge Bastos
Páginas: 434
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Após evoluírem em suas vidas como mortais e desempenharem satisfatoriamente a função de anjo da guarda, os alunos-deuses receberam a missão de gerenciar multidões humanas. Para isso, cada um deles é encarregado de cuidar de uma população, ajudá-la a desenvolver instintos de sobrevivência, criar cidades, guerrear e inventar religiões. Entre os escolhidos para essa nova turma de estudantes divinos estão figuras anônimas, como o protagonista Michael Pinson e seus amigos, e personalidades ilustres, como Marilyn Monroe e Édith Piaf. Uma história em que os leitores aprenderão, de forma divertida, sobre mitologia e, além disso, sobre história geral. Por meio do narrador, Werber apresenta uma releitura de episódios importantes da humanidade, descrevendo-os sem citá-los diretamente. Na verdade, ele fornece dicas para que os leitores possam interpretá-los e descobrirem sozinhos do que se trata.

Desde antes de voltar a ler assiduamente tive interesse na primeira trilogia do francês Bernard Werber lançada aqui também pela Bertrand e talvez por isso desde o ano passado esperava todos os meses por notícias acerca da nova trilogia do autor. E estava certa de esperar. Bernard Werber é brilhante, mais até do que eu esperava. Uma forma única de trazer mitologia grega, informações sobre um fim de assuntos e diversas personalidades históricas unidas em um só lugar. Nós, Os Deuses é um começo ousado e surpreendentemente rico.

A história começa com Michael Pinson chegando a um planeta desconhecido. Depois da experiência no Império dos Anjos, Michael estava surpreso com o lugar onde aterrissara. Um lugar belíssimo, com uma cidade ao longe, com colunas de mármores, um anfiteatro e seres de todos os tipos eram vistos na rua. Centauros, sátiros, ninfas e outros desconhecidos. Recepcionado por Dionísio, Michael foi informado que passara a condição de aluno-deus. Michael estava assustado, assim como quando morreu e foi parar no Império dos Anjos, mas estava fascinado também. Sempre se perguntou se haveria algo mais e ali estava. 144 alunos-deuses, diversas personalidades conhecidas e também seus amigos Edmond Wells e Raul. Ainda absorvendo o choque Michael e os outros são apresentados ao seu calendário. Terão aula com todos os deuses do Olimpo. Hefesto, Poseidon, Ares, Hermes, Deméter, Afrodite, Hera, Héstia, Apolo, Ártemis, Dionísio e fechando Atena. Quando na primeira aula o titã Atlas aparece carregando um enorme globo, Michael não imaginava o que viria, o fim e o começo nas mãos deles. As aulas eram surpreendentes e Michael estava feliz com suas criações na Terra 18, mas pouco a pouco Edmond, Raul, Marilyn e outros de seus amigos começam a questionar se eles estão realmente criando algo e decidindo algo ou se não são apenas peões no jogo de alguém. O que teria de tão proibido na montanha proibida? E os eliminados? Por que tanta brutalidade e segredo acerca de seu fim? Michael acha que está tudo perfeito, será que não está?

É a partir dessa premissa absurda e inovadora que o autor desenvolve sua história e estou surpresa com cada detalhe e cada nuance apresentada por Werber. Com uma narrativa fluida e intrigante o autor leva o leitor a um ambiente de intrigas e competições, onde há mais segredos e intenções do que à primeira vista. Perspicaz e criativo o autor constrói uma história única, pontuada por curiosidades e fatos dos mais distintos, que pouco a pouco tornam a trama mais e mais instigante. É incrível a capacidade do autor de aliar informações e histórias perdidas do passado ao seu imaginativo universo. E vale ainda comentar o tom bem-humorado que ele utiliza em diversas passagens conferindo certa leveza a história.

A história é imersiva, levando o leitor a questionamentos e perguntas das mais diversas, sobre a vida, sobre o amor, sobre o que conhecemos das pessoas que amamos e também do mundo. Werber é se mostra um grande filósofo e um excepcional pensador. Sua trama é um mistério, com suspense, segredos, intrigas e personagens com intenções duvidosas, mas também é uma fonte de reflexão e por isso mesmo vai agradar a todo tipo de leitor. Os mistérios que cercam o mundo onde Michael chegou são interessantes e instigam desde o princípio. Michael é um ótimo protagonista, que tenta ver o lado bom de tudo e seu grupo de amigos é um contrapeso que enriquece não só a trama como o próprio Michael. Raul levante perguntas que ficam com o leitor, e o fim deixa tudo em suspensão. O que virá após a aula de Afrodite? Qual o verdadeiro propósito dos alunos-deuses? Que segredo tão sombrio a montanha esconde?

Leitura agradável, que flui em um ritmo cadenciado e que intercala a narração com partes em negrito que traz a cada passagem informações, contos, e curiosidades que complementam a história dando fundo a muitos assuntos que surge nas aulas dos deuses e nas conversas de Michael e seus amigos. Bernard Werber surpreende do começo ao fim, com uma história inovadora, criativa e ousada. Mitologia como nunca vira. A edição da Bertrand que recebi é prova, portanto só posso dizer que a tradução é fluida, a fonte é boa e a capa casa muito bem com a história. Recomendado a todos que procuram algo diferente. Uma trama com mistérios, intrigas, muitas informações e personagens marcantes. Leiam e se surpreendam com deuses do olimpo, terras misteriosas e muito mais. Até mais!

O Ciclo dos Deuses - Bernard Werber
1- Nós, Os Deuses
2- O Sopro dos Deuses
3- O Mistério dos Deuses

7 comentários:

  1. Resenha bem interessante, agora quero ler :) !!!

    ResponderExcluir
  2. Não fazia ideia do que esperar desse livro e olha que até que é bem melhor do que pensei. Aula com deuses do Olimpo? Que sonho não, aprender a ser deusa, no meu caso do atraso, que to sempre correndo, mas falando sério, adorei a resenha! Parece uma história bem divertida e ainda que faz a gente conhecer muita coisa nova. Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo mitologia grega e mal posso esperar para ler desde que soube que era sobre isso, a resenha só me deixou mais curiosa, adoro aprender mais sobre o assunto e já vi a outra trilogia de formigas do autor então sei que ele é meio doido, e deve ser perfeito. Amei o que disse, na lista de desejados! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Uau!!que legal...Adorei a resenha!Não me lembro de já ter visto esse livro,mas como sou apaixonada por mitologia grega já gostei logo da capa!!Linda..Quero muito!história muito legal.
    Bjs' :D

    ResponderExcluir
  5. É raro ver livros atuais que falam de mitologia serem bons, esse pela sua resenha deve ser um deles, quero conhecer mais sobre as histórias de cada Deus narrado no livro e acompanhar esse saga sem dúvida, com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro direito, vi no facebook, e até me interessou agora que falou em mitologia grega, lembrei de Percy claro e fiquei curiosa com o que disse de aulas com deuses e tal. Gostei da resenha, é a primeira que li e parece bem interessante, algo que leria.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  7. Mitologia grega e bem diferente, parece muito legal o jeito que o autor usa mitologia, nunca tinha pensando nisso mas até que é bem legal mesmo, a resenha me deixou curiosa do jeito que você falou da história. Parece uma história bem bizarra mas de um jeito bom. Bjo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.