18/02/2014

Resenha - Mago: Mestre


Nome: Mago: Mestre
No Original: Magician: Master
Autor (a): Raymond E. Feist
Tradutor (a): Cristina Correa
Páginas: 432
Editora: Saída de Emergência Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Passaram-se três anos desde o terrível cerco a Crydee. Os três rapazes que eram os melhores amigos do mundo encontram-se agora a quilômetros de distância uns dos outros. Pug, um escravo dos Tsurani, está prestes a se tornar um dos maiores magos que já existiram. Tomas, um grande guerreiro entre os elfos, arrisca-se a perder sua humanidade para a armadura encantada que veste. Arutha, Príncipe de Crydee, luta desesperadamente contra invasores e traidores para salvar seu reino. Mago Mestre é recheado de aventura, emoção e ameaças tão antigas quanto o próprio tempo. Com o segundo volume de A Saga do Mago, Raymond E. Feist volta a provar que é um dos maiores nomes da literatura fantástica na atualidade.

Desde a chegada da editora todos se perguntavam como seria o padrão de lançamentos deles e no começo desse ano lançando o segundo livro da série poucos meses depois do primeiro a Saída de Emergência mostra que entrará no ritmo dos sonhos da maioria dos leitores. Nessa esperada continuação Feist dá sequência a história de Pug e Midkemia de forma surpreendente, com um tom ágil e precisão na construção da guerra entre os dois mundos e no amadurecimento de seus personagens.

Os anos passam e a guerra com os Tsuranis continua com poucas tréguas. Por todos os lugares que passam eles ganham terreno, mas à medida que os anos passam a resistência fica mais difícil e nem mesmo a magia nos elfos poderá aguentar por mais tempo os ataques dos mantos negros que acompanham os exércitos do Senhor da Guerra. Thomas, com sua nova armadura já nem se reconhece mais como o garoto vindo de Crydee. Arutha precisa mais do que um exército capaz para lutar uma guerra que quase nada está claro e quando traições e surpresas ameaçam desestabilizar a frágil situação o príncipe contará com aliados improváveis e mudanças imprevistas na guerra. As três frentes de batalha do Reino estão desgastadas, o ataque tsurani não tardará em chegar. Porém no mundo Tsurani os ânimos começam a mudar. Pug, agora um manto negro de grande poder conhecido como Milamber por todos, a cada dia atesta a situação de inércia e repetição que o Império caiu. Usam a guerra contra o mundo como um jogo de poder sem se importar com as vidas perdidas, estão estagnados na cultura, na música e no aprendizado. Mandam guerreiros para a arena por pura diversão e não enxergam o colapso iminente. Para salvar o Império Tsurani, Pug terá que fazer muito, mas não imagina os planos que estão em movimento. Guerra, sangue, intrigas e traições marcam uma trama de luta e conquista.

A partir desse ponto o autor desenvolve os dois mundos entrelaçando diversas frentes narrativas e compondo um quadro rico e surpreendente. O tom juvenil e de apresentação da primeiro dá lugar ao clima sombrio e tenso da guerra incessante. É a voz narrativa de Arutha que dá corpo a trama no Reino e é impressionante a força do personagem, que ao ser trago para o centro da história deu outro ar aos meandros da guerra. Feist foi audacioso e inteligente ao trazer jogos políticos e intrigas para a trama central, dando realismo e mais profundidade a história. Com descrições pontuadas e vívidas o autor mergulha o leitor no clima tenso da trama, desde o reino dos elfos até Crydee e no império Tsurani, cada detalhe compôs um ambiente rico e que aliado a trama tornou essa segunda parte mais interessante e surpreendente do que a primeira.

Foi ótimo notar o cuidado de Feist ao falar da guerra e dos sentimentos que ela desperta após nove anos de batalhas e perdas. Uma coisa que vale lembrar é que o caminho de Pug no começo soou estranho, mas à medida que a história passava o autor deixava dúvidas nas entrelinhas sobre o papel dele na trama central. Foi sutil, mas funcionou bem para quem tinha dúvidas. Outra coisa que achei estranho e que deve ser explorado nos próximos livros é a mudança de Tomas. O tempo passa de forma estranha na trama e o fim apesar de encerrar de forma amarrada a trama deixa aberto perguntas sobre Tomas, Pug e inclusive Arutha. Feist entrelaçou na trama muitas informações do passado de Midkemia que precisam ser exploradas no futuro. Informações e elementos ricos, que deixam o leitor ansioso pelos próximos livros.

A leitura flui rápida, com um ritmo ágil e clima forte a trama alterna momentos de tensão e ação com naturalidade. Feist mostra que sua história tem força, amadurecendo personagens, introduzindo novas caras e revelando facetas desconhecidas em seus protagonistas. A evolução foi nítida e tornou a história melhor. A edição da Saída de Emergência Brasil está ótima, fonte agradável, bela capa e tradução fluida. Uma história que sem dúvida ficaria ótima se adaptada fielmente. Os personagens são ricos, o mundo fascinante e a premissa da guerra inovadora e bem construída. Recomendado a todos que procuram uma fantasia boa, perfeito para os que querem começar no gênero e para aqueles que querem voltar as raízes do gênero. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Saga do Mago - Raymond E. Feist
1- Aprendiz
2- Mestre
3- Espinho de Prata
4- As Trevas de Sethanon

9 comentários:

  1. Ei! Tava ansiosa para ver sua resenha porque segui sua dica, li o primeiro e gostei bastante, já é a segunda pessoa que vejo falar que essa continuação é bem melhor então tá ótimo, estou curiosa para ver o que acontece e amei o que disse sobre o Arutha tá no centro da história, adorei o personagem e quero ler logo esse.

    Ótima resenha, no aguardo da 3ª! Até lá já li esse! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha do primeiro e mais uma vez adorei a do segundo, é melhor do que o primeiro mesmo, só pela resenha dá para ver, estou muito curiosa, quero ler mais fantasia e só não comprei ele ainda porque vi você falar e outros que eles eram um só partidos em dois. Estou curiosa sobre a guerra parece muito bem feito tudo, adorei a resenha abraços!

    ResponderExcluir
  3. Nossa fiquei com mais vontade ainda de ler.

    http://detalhe-simples.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cara, essa editora tá super famosa pela blogosfera literária. Nem a conheço. Vou ver o site dela, porque os títulos e as sinopses dos livros são, no mínimo, instigantes.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  5. Sou ambíguo em relação a esse saga, tenho vontade de ler e medo de não gostar, as resenhas são divididas algumas falam muito bem outras acabam com a obra, ainda não sei quando darei uma chance ao autor e a história e tirarei minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  6. Não leio quase nada de fantasia, mas estou doida para ter um livro dessa nova editora e vejo tanta gente falando dessa série, e tal que me dá vontade de ler, gostei da sua resenha, me deixou curiosa e com mais vontade de conhecer, parece uma história que gostaria de ler.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  7. Li o Mago: Aprendiz e simplesmente amei!!! Como uma boa fã de fantasia, mal posso esperar para ler a continuação.

    ResponderExcluir
  8. Quando li a resenha do 1º não ia ler porque não estava muito no meu estilo, mas gostei muito da resenha e acabei lendo, além de ter apaixonado pelo estilo da editora achei os personagens o máximo, a história é muito boa e mal posso esperar para ler esse depois daquele fim, as capas são lindas, e gostei mais uma vez muito da resenha, Bjo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.