27/02/2014

Resenha - Baile de Gelo em Nova York


Nome: Baile de Gelo em Nova York
No Original: Bal de Givre à New York
Autor (a): Fabrice Colin
Tradutor (a): Pedro Afonso Vásquez
Páginas: 296
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quatro vezes ganhador do Grand Prix de l'Imaginaire, Fabrice Colin é autor de diversos romances de fantasia e ficção científica, entre outros gêneros. Baile de gelo em Nova York marca a estreia do escritor francês no Brasil, pelo selo Rocco Jovens Leitores. O romance conta a história de Anna Claramond e Wynter Seth-Smith, que se passa em Nova York num futuro próximo. De um incidente aparentemente casual, nasce uma arrebatadora história de amor entre esses dois jovens de origens diferentes e caminhos perigosamente interligados, nesta bem costurada trama que mistura elementos românticos, mistério e fantasia.

Quando a Rocco lançou ano passado dois livros espanhóis fiquei na esperança que viessem outros europeus, mas não imaginava que seria do aclamado autor francês Fabrice Colin. A história transporta o leitor a uma Nova York futurística em pleno inverno, com vestígios de mistério e romance a trama oferecida pelo autor é espantosa e convidativa. Apreciem Baile de Gelo em Nova York.

Anna Claramond não se recorda de muita coisa antes do atropelamento. Ela não está desmemoriada, mas sua mente está nublada, como em um sonho ou delírio. Wynter Seth-Smith foi muito atencioso, mas Anna não imagina porque o herdeiro da famosa e bilionário família Seth-Smith foi tão gentil com ela naquele dia. Voltar para casa começa a ter flashs, mas algo escapa à sua memória, Anna lembra que seus pais estão desaparecidos, que o famoso arquiteto Claramond desapareceu da noite para o dia sem deixar pistas e a cada dia que passa suas criações começam a ruir por toda Nova York. Anna tenta retornar sua rotina, mas duas coisas ainda a perseguem. O Máscara, alarmado criminoso que vem sequestrando garotas por toda Nova York parece particularmente interessado nela. E Wynter, o badalado herdeiro que insiste para que ela vá ao tradicional baile que sua família oferece todo inverno. Mas algo incomoda Anna, o amor desmedido de Wynter parece verdadeiro, mas súbito demais e as palavras de sua irmã ainda ecoam na mente de Anna. Desde começou a frequentar a torre dos Seth-Smith, o Máscara parece mais interessado nela. Será que as intenções de Wynter são mais sombrias do que românticas? E quem é o Máscara? Por que insiste em dizer que quer salvá-la? E o mais importante porque a cidade parece se desfazer cada vez mais sob o peso da neve?

Fabrice Colin desenvolve uma história bastante única, com um tom diferente e que deixa muito do que está por vir subjetivo. No começo a leitura flui bem, mas à medida que os capítulos passam a trama fica lenta e apenas no fim o ritmo melhora de novo. A narração em primeira pessoa limita o leitor a visão de Anna, desde seus sentimentos sobre um acontecimento até a suas observações e em alguns pontos senti falta de um quadro mais amplo. Pelo mistério foi bom, mas em certas passagens tudo o que me perguntava era o que estava acontecendo. Onde afinal Anna estava e quem era Wynter.

Colin quis fazer alusão a um cenário do futuro, para depois jogar com alusões a contos de fadas e só então revelar que a realidade não era nada do que jamais o leitor poderia ter imaginado. O desfecho foi uma surpresa estranha, e tornou o livro ainda mais criativo o que supus a princípio. Longe de ser romântico e longe de ser um mistério de crime. Fabrice Colin me deixou pasma. As respostas para os mistérios que cercavam Anna e Wynter vão deixar qualquer leitor surpreso e duvido que qualquer um consiga desvendar os segredos da trama antes do ponto final.

A leitura flui em um ritmo próprio, e ao fim é um conto de sobrevivência ligado a pontos totalmente diferentes do sugerido. A escrita de Fabrice Colin é poética e lírica, levando o leitor por uma narrativa construída de forma a confundir e encantar ao leitor. A edição da Rocco está muito bonita, desde a capa até a diagramação. Se fosse adaptado renderia um filme bem criativo. Não posso dar dicas maiores sobre a trama porque estragaria a surpresa, mas pense em algo parecido com A Origem, mas que não tem nada a ver com sonho. Recomendo a todos que procuram uma história diferente, um jovem adulto que vai emocionar o leitor com um fim único que amarra todas as pontas de uma vez. Leiam! Até mais!

7 comentários:

  1. Oi! Já era curiosa com o livro, mas sempre achei que era só romance, mas parece que é bem mais, e o que disse ali da surpresa me deixou muito curiosa, adoro um mistério YA, eles sempre são diferentes, mas to curiosa com esse fim imprevisível. Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, o final citando como uma referência A Origem já me deixou curioso, sem falar é claro que a história é ambientada em Nova York só por isso já deve ser fantástica e com uma dose de mistério fica melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Linda essa capa, já tinha visto você falar do livro, mas nem me liguei muito e nossa parece perfeito! Achei que era só mais um romance e pronto e não parece nada disso, sua resenha me deixou muitooo curiosa para saber o que que é. Adorei conhecer, mais uma vez conhecendo livro bom aqui, gostei da resenha também! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas achei a capa linda e a resenha me deixou curiosa, ainda mais que falou de um filme que gostei muito. Gosto de livros assim avulsos, vai para a lista de desejados, não conhecia, mas gostei muito da resenha.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  5. Não fazia ideia que esse livro é meio distopia e nem sabia que ele era francês, gostei das referências que fez e fiquei muito curiosa com o mistério segredo do livro. Faz um tempão que queria ler algo que não fosse americano ou britânico e adorei a resenha, ver se leio logo, será que vão lançar outros do autor, eles são assim? Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Estou tentando ver se consigo esse livro em troca pelo Skoob pois quero muito ler, mas até agora não tive sorte. Acho a capa muito legal e depois que li muitas resenhas e comentários sobre ele, definitivamente preciso ler o livro. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, é um daqueles que não sabia o que esperar mais gostava muito da capa e da sinopse sabe? E sua resenha me deixou mais curiosa ainda, segredo, mistério, sempre gosto de livros assim e o que disse da protagonista e do mundo me ganhou. Bjo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.