05/02/2014

Dicas #27 - Adaptações 2014

Olá! Como vai o dia? 2014 já está em fevereiro e seguindo a tendência do ano passado o ano no cinema promete muitas adaptações. Nunca antes se viu tantos livros adaptados para a telona. Até mesmo a Bíblia e grandes clássicos já adaptados estão ganhando remakes. E pensando nisso resolvi trazer a edição do dicas de hoje. A maioria das pessoas sabe de cor qual filme vai ser adaptado, mas apenas os famosos não é mesmo? Se eu pedir para você listar cinco você vai falar os mais famosos porém existem outros, muitos outros sendo adaptados. Grandes livros que você assiste ao filme e nem imagina que veio da estante. Por isso conheçam a grande lista de adaptados, são mais de 20 livros. E no fim você confere um apanhado dos famosos só para constar a lista completa de adaptados. Vamos aos adaptados de 2014:
Em "Fim de Verão", Joyce Maynard conta a história de uma mãe divorciada, antiga dançarina, que leva uma vida triste ao lado do filho. O verão de 1987 está chegando ao fim quando Henry acompanha a mãe melancólica. Quando no supermercado um homem o aborda ensanguentando pedindo carona, a mãe de Henry resolve ajudá-lo. A rotina dos dois é bruscamente alterada. Logo eles descobrem que se trata de um assassino, mas contra todas as expectativas, nasce uma história de amor... O filme vai se chamar Refém da Paixão e traz Kate Winslet e Josh Brolin nos papéis principais (...)

Em "Sob A Pele" uma alienígena chega à Terra e começa a percorrer estradas desertas e paisagens vazias em busca de presas humanas. Isserley é uma mulher de compleição singular. Metro e meio de altura, é dona de seios perfeitos, torneados por generosos decotes. A beleza, entretanto, não se estende ao restante do corpo. Os braços ossudos e magros terminam em mãos ásperas e estreitas, repletas de nós. A bordo de seu Toyota, Isserley atravessa as rodovias oferecendo caronas. Os espécimes devem entrar em seu veículo sem ser notados.  Sua principal arma é sua sexualidade voraz... Mas ao longo do processo, ela descobre uma inesperada porção de humanidade em si mesma. O filme também se chama Sob A Pele e tem Scarlett Johansson no papel principal (...)

Em "Antes de Dormir", todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba suspeitando de suas próprias anotações e descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história. O filme terá o mesmo nome e traz Nicole Kidman e Colin Firth nos papéis principais (...)

Baseado no romance Thérèse Raquin, mostra o romance proibido e com fins trágicos entre uma mulher infeliz em seu casamento com um amigo do marido. Tudo isso na atmosfera parisiense de 1860. Os amores cruéis de Thérèse, uma mulher que sempre escondeu um coração ardente e Laurent, um homem desprezível que sonha em viver no ócio, que vão do adultério ao crime, sofrendo todas as conseqüências morais de seus atos. O encontro dos dois é a fatalidade que os levará à ruína. O filme se chamará "In Secret" no original e traz Elizabeth Olsen e Oscar Isaac nos papéis dos protagonistas (...)

Em "O Homem Mais Procurado", depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origens chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, tentando resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. Mas a chegada súbita deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Tommy Brue descobre na advogada Annabel, uma alemã que decide salvar Issa da deportação, uma aliada, e ambos se unem para defender Issa, acusado de colaborar com o terrorismo. No filme de mesmo nome temos Rachel McAdams, Robin Wright, Philip Seymour Hoffman e Willem Dafoe nos pápeis principais (...)

O drama "Invencível" retrata a história real do atleta olímpico Louis Zampieri, capturado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Louis Zamperini era um delinquente juvenil que invadia propriedades, brigava e fugia de casa. Adolescente, descobriu o atletismo, esporte que o levou para as Olimpíadas de Berlim em 1936, chamando a atenção, por sua velocidade.  Em maio de 1943, Louis partiu em uma missão de resgate. Em algum ponto do Pacífico, os motores de seu avião pararam de funcionar. A aeronave caiu no oceano. Finalmente avistaram uma ilha, e, conforme remavam até ela, sem perceberem, um navio militar japonês se aproximava. A jornada de Louis tinha apenas começado. Com Jack O'Connell II, Domhnall Gleeson e Garrett Hedlund nos pápeis centrais o filme é dirigido por Angelina Jolie (...)

Na noite de Ano Novo, quatro pessoas solitárias se encontram no topo de um prédio. Curiosamente, todos têm o mesmo plano: cometer suicídio. Diante da ironia da situação, eles se tornam amigos, e fazem um pacto: nenhum deles se matará até o Dia dos Namorados, em fevereiro. Nos meses que se seguem, os quatro acabam ajudando uns aos outros. Começam então uma tragicômica busca por algum motivo para viver, ou pelo menos por alguma desculpa para adiar a morte iminente. Quando os quatro descem para procurar o namorado de um deles, uma improvável comunhão se forma entre eles. No filme de mesmo nome o elenco fica por conta de Pierce Brosnan, Toni Collette, Aaron Paul e Imogen Poots (...)

Em "There Is Where I Leave You" os membros de uma família judia nunca realmente seguiram as tradições religiosas, mas quando o pai morre, os quatro filhos, que não se encontravam há décadas, aceitam fazer a cerimônia do Shivah juntos, passando uma semana inteira dentro da mesma casa e trazendo à tona os problemas familiares. Com seu desfile de incidentes inusitados e tragicômicos, os quatro irmãos, que moram em diversos cantos do país, se juntam à mãe na casa onde cresceram para se submeter a essa cruel tortura. Para quem aprendeu a vida inteira a reprimir as emoções, um convívio tão longo pode ser enlouquecedor. No papel dos protagonistas o filme traz Jason Baterman, Tina Fey, Jane Fonda e Jason Sudeikis (...)

Em "Carol", a jovem Therese Belivet tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird, uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, recém-divorciada, também não está contente com a sua vida. As duas percebem que têm muito em comum, e logo um romance se desenvolve entre elas. Para fugir aos olhares dos moradores locais, Therese e Carol decidem fazer uma viagem pelos Estados Unidos. Mas percebem que um detetive está seguindo os seus passos. No filme Rooney Mara e Cate Blanchett são as protagonistas ao lado de Kyle Chandler (...)

Em "An Enemy", nome que a adaptação ganhou, um professor de história depressivo descobre acidentalmente a existência de um sósia seu quando assiste a um filme. Na sua cidade moram cinco milhões de pessoas, surpreendente seria não haver duas iguais, embora, esclareça-se desde logo, esta história nada tenha a ver com experiências de clones humanos gerados no laboratório de um cientista louco.  Ele passa a seguir este homem, transformando a vida de ambos. O professor de história ou o ator: um dos dois abriu a caixa de Pandora; um dos dois está sobrando. No filme Jake Gyllenhaal dá vida ao protagonista duplicado ao lado de Mélanie Laurent, Isabella Rossellini e Sarah Gadon (...)

"O Grande Herói", nome que a adaptação ganhou é baseado em fatos reais e a história acompanha o oficial da marinha norte-americana Marcus Luttrell, enviado ao Afeganistão em busca de um homem de confiança de Osama Bin Laden. Quando ele se depara com um homem idoso e três crianças, ele recebe ordens para matar os quatro, mas Marcus não tem coragem de fazê-lo. O paradeiro dos americanos é decoberto e logo toda a equipe é atacada por 250 homens armados, enviados pela Al Qaeda. O filme traz Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile Hirsch e Ben Foster nos pápeis dos protagonistas (...)

Homenagem aos livros de Dashiel Hammet e Raymond Chandler e retrato mordaz da Califórnia no início dos anos 1970, o movimento da curva, a hora que o impulso começa a ceder, e que as forças contrárias àquela revolução cultural sui generis mostram a que vieram. O centro de tudo é o detetive particular Doc Sportello, que é contratado por uma ex-namorada para investigar o sumiço de um poderoso barão do mercado imobiliário. Esse desaparecimento é parte de uma conspiração maior, que envolve surfistas, traficantes, contrabandistas, policiais corruptos e a temível entidade conhecida como Presa Dourada. Joaquin Phoenix interpreta o protagonista ao lado de Benicio del Toro, Reese Witherspoon e Owen Wilson (...)

The Double é o drama do pequeno funcionário que, oprimido pelo contraste entre a imagem que faz de si mesmo e a realidade, passa a enxergar e conviver com seu próprio duplo. O homem é levado à loucura ao conhecer uma pessoa que é muito parecida com ele, podendo ser considerada um sósia. A comédia de Richard Ayoade conta Mia Wasikowska, Wallace Shawn, Noah Taylor e Rade Serbedzija no elenco principal (...)

Os Conhecidos e Os Desconhecidos Já Lançados:
E ai? Gostaram das dicas? Espero que sim porque fiz com muito carinho e pensando no quão chato é assistir a um filme e depois ser informado de que é baseado em um livro. Afinal a maioria dos leitores prefere ler antes de ver e foi pensando nisso que reuni essa lista. 2014 bateu recorde até o momento de adaptações e se apenas a metade delas for boa o ano que vem teremos um Oscar mais cheio ainda. Vale lembrar que não esqueci de Hobbit. Só não coloquei na lista porque oficialmente o filme é do ano do primeiro da trilogia. Tem dois infantis que foram lançados pela Companhia das Letras que também deixei de fora e se quiserem conferir: "Um Urso Chamado Paddington" de Michael Bond e "A Gente É Monstro" de Alan Snow. Os dois foram transformados em animações.

Outro que ficou de fora é "Livre", lançado aqui pela Objetiva. O livro vai ser adaptado, mas ainda não se sabe quando vai sair, fim do ano ou 2015. Também não citei os clássicos, Drácula e Frankenstein que são remakes, e nem a Bíblia, que chega adaptada parcialmente com o filme Noé. Tem também outros que não possui versão brasileira ainda e por isso não estão na lista: Dark Places, de Gillian Flynn, Serena, de Ron Rash, All You Need Is Kill, de Hiroshi Sakurazaka, Endless Love, de Scott Spencer e Addicted, de Zane.

Já o filme "Jack Ryan: Operação Sombra" é baseado na série inteira do autor Tom Clancy, lançado aqui pela Record. A ideia do diretor é transformar o filme em uma franquia se o primeiro for bem nas bilheterias, portanto tem boa chance de a editora relançar os livros há muito esgotados.

Enfim. Por enquanto é isso! Estou desde meio-dia preparando o post e espero que gostem! Comentem ai qual o mais esperado por você e claro dos desconhecidos qual você mais gostou, ficou interessado! Até mais!

9 comentários:

  1. Dos primeiros que você citou eu só conhecia Antes de dormir, mas gostei bastante da sinopse de Uma longa queda, vou procurar mais sobre o livro...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Perfeito o post! Vi a lista completa no facebook e nunca imaginei tantos livros virando filme credo, você tem razão, eu sabia só dos mais famosos mesmo, gostei de vários da lista como o Fim do Verão e o Antes de Dormir, esse romance Therese também parece bom, ansiosa para ver os filmes, não ligo de ver antes dependendo e vou adorar ir sabendo que é livro! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Yasmin, muito bom o post. Eu amo filmes e livros quase com a mesma paixão.
    Tem um muito bacana também da série Aprendiz de Feiticeiro que se chamará O Sétimo Filho. Eu até já resenhei ele no blog com o trailler. O Ator principal será o mesmo que fez o Caspian de Nárnia (não lembro o nome dele agora).
    Ótimas dicas vc trouxe, muitas não sabia que seriam lançadas esse ano.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Amei a post! Eu adoro adaptações, falem o povo o que falar eu adoro ver livro adaptado ainda mais livro bom, nem sonhava que tinha tanto livro chegando ao cinema esse ano, credo, mas gostei de vários, além dos famosos claro, amei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. MEU DEUS! Quanto filme para eu ver, kkk, eu também sou adepta de filme adaptado, eu adoro cinema então é muita coisa que eu não sabia, que vergonha, tem um monte que vai para a lista de leitura porque adorei a descrição e gosto de ler antes, mas muitos vou ver sem nada mesmo. Amei o post! Perfeito para quem ama cinema e livro, podia ter mais sobre filme por aqui! Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei adorei, gostei dessa coluna porque sempre fico por dentro de tudo e da para programar melhor.


    xx

    ResponderExcluir
  7. Aguardo ansiosamente o lançamento de vários dessa lista, não sabia que esse livro do José Saramago iria virar filme, tenho o livro e nunca li, mais um motivo para ler, além é claro de esperar os que todos estão comentando, A culpa é das estrelas, Um conto do destino, Garota Exemplar, o último é o que tenho mais expectativas, vamos ver, vários filmes e livros bons para o esse ano.

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, o melhor de todos até agora. Tanto livro bom virando filme, não conhecia nem metade e como gosto de ler antes de assistir minha lista acaba de aumentar e muito! Nem vou comentar todos, amei a maioria mesmo.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  9. Preciso ver e ler, preciso ver e ler, preciso ver e ler, foi assim que fui lendo o post, demais, tanto livro bom adaptado que não dá nem para reclamar na falta de imaginação de Hollywood, pelo menos escolhem livros ótimos para virar filme, adorei um monte. Bjo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.