10/01/2014

Resenha - Tempest


Nome: Tempest
No Original: Tempest
Autor (a): Julie Cross
Tradutor (a): Denise de C. Rocha Delela
Páginas: 368
Editora: Jangada
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Em 2009, o jovem Jackson Meyer descobre que pode viajar no tempo. Durante os seus saltos para o passado, nada muda no presente. Isso era apenas uma diversão inofensiva, até que sua namorada Holly morre durante uma invasão à sua casa. Em pânico, ele consegue voltar dois anos, mas descobre que ficou preso no tempo. Desesperado para voltar e salvar Holly, Jackson resolve tocar sua vida em 2007 e tentar descobrir o que puder sobre suas habilidades. Não muito tempo depois, as pessoas que atiraram em Holly, membros de um grupo apelidado pela CIA de Inimigos do Tempo, vêm a sua procura para recrutá-lo ou matá-lo. Com tudo isso acontecendo e Jackson ainda tentando encontrar pistas sobre as origens de sua família para descobrir mais sobre suas habilidades, ele precisa decidir até onde está disposto a ir para salvar Holly... e possivelmente, o mundo inteiro.

Todos por aqui já devem ter ouvido eu falar que adoro histórias que envolvem viagem no tempo e por isso mesmo o livro de Julie Cross esteve na minha lista de desejados desde o momento que me deparei com ele no Goodreads. Comprei-o pouco depois do lançamento, mas só no final do ano tive a chance de ler e para minha surpresa a história apresentada pela autora vai além do romance através do tempo. Com um conceito totalmente novo para viagem do tempo Cross apresenta uma história intrigante e surpreendente.

Jackson Meyer descobriu há pouco tempo que pode viajar no tempo e com a ajuda de seu melhor amigo Adam vem tentando entender como tudo funciona. O máximo que consegue ficar no passado é algumas horas. Seus saltos são inofensivos e apenas para teste. Toda vez que salta sente um desconforto terrível, mas Adam quer mais testes. Holly sua namorada não sabe deste segredo e por isso anda irritada com as constantes desculpas que ele dá para ficar testando. Jackson consegue se acertar com Holly e passa a noite em seu apartamento quando os dois estranhos invadem o quarto a procura de Jackson. Ele não tem tempo de entender o que está acontecendo e quando um deles atira a queima-roupa em Holly, Jackson simplesmente salta no tempo. Um salto diferente de todos os outros que o leva para dois anos atrás. O ano é 2007 e depois de tentativas frustrados Jackson percebe que algo aconteceu, ele não consegue voltar e sabe que ainda não tem coragem de encarar a morte de Holly. Depois de quase ser preso com um cartão de crédito do futuro que todos pensam ser falso ele descobre que seu eu de 2007 sumiu assim que ele chegou, decidindo então a continuar sua vida dali. Jackson precisa descobrir sobre esse dom, mas está desconfiado de seu pai. Ele nunca tirou da cabeça a ideia de que seu pai é da CIA e quando entra em contato com Adam no passado e com Holly, Jackson decide que é hora de descobrir a verdade antes que seja tarde demais. Por que ele pode viajar no tempo? Quem eram aquelas pessoas no apartamento? Existe uma forma de salvar Holly? Correndo contra inimigos invisíveis ele precisa virar o jogo o quanto antes...

É a partir dessa premissa que a trama se desenvolve. Julie Cross com uma narrativa fluida e marcada pelos fortes personagens desenvolve um universo interessante e ricamente intrincado. O conceito que ele cria por trás das viagens no tempo é inteligente e crível. Ao moldar sua história em torno de um modo de viagem no tempo totalmente inovador e audaz a autora arriscou, mas conseguiu passar o leitor sem complicações todas as nuances da trama central. Aliando descrições pontuais e um ambiente urbano vívido a personagens realistas Cross consegue instigar e cativar ao leitor desde o começo. Capítulo a capítulo novas perguntas surgem e uma trama mais complexa e sombria do que o aparentado vai surgindo, como peças de um quebra-cabeças a história apresente personagens ambíguos, com segredos próprios e tensões que deixam o leitor preso até o fim.

Jackson é ótimo protagonista e mais velho do que o comum em jovens adultos. A forma como ele lida com a situação é muito crível, e à medida que descobre as verdades e os segredos de seu passado, de sua vida ele amadurece e se mostra um protagonista forte. Para quem imaginou que o romance seria o centro da história é revelador ver ele é entremeado de forma perspicaz, funcionando como catalisador da trama central. Mergulhado num mundo novo, onde segredos e segundas intenções são tão comuns como ar Jackson percebe que se não mudar jamais será capaz de proteger a si e a Holly. O fim é arrebatador, repleto de ação e tensão, uma reviravolta difícil para o personagem, que deixa a trama em uma situação difícil. Como combater um inimigo tão imprevisível?

Leitura rápida, instigante e intrincada. Julie Cross desenvolveu de forma fascinante e inovadora um recurso já comum na ficção-científica, recriando o recurso de modo inteligente e cuidadoso, um conceito todo novo e imaginativo. A edição da Jangada está ótima, fonte agradável, diagramação boa e capa mantida. A história ficaria ótima adaptada, tanto para os cinemas quanto para a televisão. Recomendado a todos que procuram uma ficção diferente. O universo é interessante e a trama com ares sombrios move-se com fluidez, com ação, mistérios, segredos, ambiguidades e ótimos personagens além de romance. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Tempest - Julie Cross
1- Tempest
2- Vortex
3- Timestorm

21 comentários:

  1. Eu tinha até esquecido desse livro, mas sempre fui doidinha para ler ele. Adorei sua resenha!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sei porquê, mas todas as vezes que eu vejo esse livro eu me lembro da saga hush hush, sei que não tem nada a ver as duas histórias, é coisa da minha cabeça kkk
    Muito boa a sua resenha e estou com vontade de ler esse livro... acho que só não comprei ele ainda por me trazer hush hush na lembrança kkkk

    Beijos da Di.
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro mas cada vez que leio uma resenha como a sua, fico morrendo de vontade de sair correndo para pegar o livro. Viagens no tempo são muito instigantes e acabam virando clássicos e acho que com Tempest não vai ser diferente. E pelo que você disse, o enredo apresenta muito mais do que simplesmente narrar uma aventura no tempo. Quero ler assim que puder.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Yas. Eu li em algum lugar sobre esse livro, mas apenas o nome, mas foi a partir da tua resenha, muito boa por sinal, que eu soube do que se tratava. Parece realmente uma trama bem interessante, um assunto que pra mim é um tanto novo, li pouco sobre viagens no tempo, mas realmente é um tema bem legal. Claro que romance não pode faltar. Nossa, já na minha cabeça tentei ir respondendo as perguntas, pensando por curiosidade nas possibilidades. Com certeza quero ler, e parece que tem muita coisa ainda para esperarmos nos próximos volumes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Curto muito livros/filmes com esse tema... principalmente qdo voltar é tão imprescindível: pode determinar a salvação de sua namorada e do mundo. Gostei tbm de saber que ele é mais velho que a onda YA que se abateu sobre o universo literário.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro realmente deve ser ótimo para se fazer um filme dele e também amo livros com viagem no tempo e tudo mais. Está em minha lista de leitura, e sei que vou amar cada linha do livro.

    ResponderExcluir
  7. Eii curti a resenha.

    A um bom tempo que estou para iniciar a leitura dessa série, me falta dinheiro haha.
    Mas estou bastante ansioso.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adoro esta temática... viajando no tempo, mudando o presente...
    Descobertas... eu quero ler este livro... espero que eu consiga logo já que nunca li nada assim... só assisti filmes :D
    Muita estória pra contar esta trilogia... eu adorei resenha deste primeiro livro!

    ResponderExcluir
  9. Faz muuuuito tempo que vi esse livro no skoob, e acabei esquecendo dele por não ver ninguém falando nada. Mas agora sua resenha despertou minha vontade novamente. Acho que vou colocar no topo da minha lista, estou precisando de livros devoráveis pra compensar o meu preguiçoso começo de ano literário.
    Duas perguntas: Todos os livros já foram lançados no Brasil?
    Quais livros de viagem no tempo vc recomendaria? Nunca li nada do tipo.
    Blog

    ResponderExcluir
  10. Eu não li o primeiro livro, mas acho a hgsitória muito interessante, ainda mais porque eu gosto de histórias de viagem no tempo. Gostaria de um dia poder ler esses livros. A continuação parece bem legal.

    ResponderExcluir
  11. Opa olha ai mais um livro para minha estante adorei a resenha e quero ler com certeza, cada dia mais eu passo a gostar de livros de aventuras!
    Nunca li nenhum livro que fale sobre viajar no tempo e esse parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  12. Adoro esses livros que mudam no tempo e tal,adoro esse gênero.Além dissoa sua resenha me fez ter muita vontade de ler,acho que vai ser mais um para minha estante! Hhaha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar do livro, pelo que li na resenha achei a história parecida com o filme Jumper!

    ResponderExcluir
  14. Já tinha ouvido falar desse livro e tinha curtido muito! O negócio de mudar no tempo e tudo mais, é bem louco. Até que um dia eu fui numa livraria, peguei o livro na mão mas não levei ): por que eu fiz isso? hahah

    ResponderExcluir
  15. Que livro tudo de bom, quero muito ler!
    Parece ser uma história bem diferente sobre o tema.
    A resenha está muito boa!

    ResponderExcluir
  16. Só li uma história sobre viagem no tempo e amei! 'A Mulher do Viajante no Tempo'.
    Tenho 'Tempest' nos desejados há eras e consegui no fim do ano passado mas até hoje não li! O que me impede não é a falta de vontade mas porque gostaria de ter a série antes de começar a leitura, logo fiquei feliz em saber do lançamento de 'Vortex'! Agora leio sua resenha super positiva e fico me coçando pra ler! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Também adoro histórias que envolvam viagem no tempo..e to a algum tempinho já com Tempest na minha listinha de desejados..mas estou concluindo a leitura de algumas séries pra poder iniciar outra. Espero ler em breve.
    Adorei sua resenha e diante de tantas resenhas positivas que esse livro tem..tenho certeza que vou me surpreender!!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito de histórias sobre algo que quase nunca leio e viagem no tempo em livros é algo que quase nunca li, gostei muito do que disse sobre o estilo da história e o mundo da autora, um thriller com viagem no tempo? Estou muito curiosa! Só não comprei a série ainda porque as capas são diferentes do 1º para o 2º e isso me dá nos nervos. Ótima resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  19. Adoro viagem no tempo e adorei o livro desde que vi o lançamento, ainda não li porque ainda não comprei Vortex então quero esperar, mas lendo sua resenha estou tentada a ler logo, parece ainda melhor que pensei, e tem menos romance o que achei muitoooo bom! Ótima resenha sempre me deixando curiosa! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Tá na minha lista de leitura urgente, quero muito ler antes do terceiro sair e adorei a resenha, tudo o que disse só confirma que a trilogia é boa, o tema é ótimo, gosto muito de histórias assim bem desenvolvidos e achei diferente um protagonista homem, sempre é bom quando é assim. Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  21. Li esse livro em pdf e fiquei louca por ele!! Quero comprá-lo para ler outra vez.
    Gostei muito do livro embora tenha me decepcionado um pouco com o final, pois esperava outro final, não sabia que teria continuação, depois que soube fiquei mais tranquila.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.