27/01/2014

Resenha - A Primavera Rebelde


Nome: A Primavera Rebelde
No Original: Rebel Spring
Autor (a): Morgan Rhodes
Tradutor (a): Flávia Souto Maior
Páginas: 472
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Depois que o rei Gaius de Limeros conquistou as terras de Auranos e subjugou o povo sofrido de Paelsia, passou a dominar toda a Mítica com seu punho de ferro. A rica população de Auranos parece não se importar com o novo governante, desde que seus privilégios sejam mantidos; os paelsianos, como sempre, aceitam seu destino de exploração. Mas a tranquilidade é só aparente: grupos rebeldes começam a surgir nos reinos dominados, questionando as mentiras e os métodos sangrentos do novo rei. Enquanto isso, Gaius obedece à sua mais nova conselheira e dá início à construção de uma estrada passando pelas temidas Montanhas Proibidas. Mas essa via não servirá apenas para interligar os três reinos: ela faz parte de uma busca pela magia elementar, perdida há mil anos, que conferirá ao tirano um poder supremo. O que ninguém esperava era que essa obra desencadearia uma série de eventos catastróficos, que mudarão aquelas terras para sempre e forçarão Cleo, Magnus, Lucia e Jonas a tomar decisões até então inimagináveis.

Conheci a série quando a vi nos lançamentos da Seguinte e tive a oportunidade de ver ela se tornar uma das maiores surpresas do ano passado. Morgan Rhodes apresenta uma fantasia que está longe de ser juvenil e as expectativas para esta continuação eram altas. Dando sequência a sua trama sangrenta a autora acompanha as drásticas mudanças que os reinos e seus protagonistas passam após a conquista. Mordaz, a trama surpreende o leitor.

Com quatro frentes narrativas a trama traz Cleo, Magnus, Lucia e Jonas após a conquista do rei Gaius dos reinos de Paelsia e Auranos. Cleo, agora uma princesa despojada de seu reino e prisioneira em seu próprio castelo, tenta se manter forte para enfrentar as crueldades do novo rei enquanto se apega ao anel que seu pai lhe deu antes de morrer. Sem saber o que fazer para proteger seu reino e seus amigos, Cleo passa por tempos difíceis, forçada a um noivado com Magnus filho do rei sanguinário, ela acabará mais próximas dos rebeldes do que imaginava. Jonas, agora líder de um grupo rebeldes luta para tomar as decisões corretas, mas não sabe como agir. O povo de Paelsia está sendo escravizado e assassinado na construção da nova estrada do rei. Planejando usar a princesa de Auranos em favor do grupo ele não imagina as consequências de suas ações. Magnus tenta dia após dia ser tão frio quanto seu pai, e consegue passar para muitos a impressão de que é realmente como ele, mas no fundo Magnus luta contra sua verdadeira natureza. Um assassinato pegará o príncipe de surpresa e seu iminente casamento só o deixa mais confuso de quem ele é e de quem quer ser. E fechando o ciclo Lucia dorme, atormentada pela magia que fez para ajudar seu pai e preocupada com o que pode se tornar caso não controle sua magia. O rei quer encontrar a Tétrade, instrumento de enorme magia que ele acredita ser a chave de sua imortalidade, mas Cleo também está atrás dela e Magnus começa a questionar sua descrença. A Tétrade existe? E quem é a nova conselheira de seu pai? Por que ele precisa que tanto sangue seja derramado?

É a partir destas quatro frente que a trama se desenvolve e se entrelaça conduzindo o leitor através das intrigas, mentiras e traições que correm todo o novo reino unificado de Mítica. Rhodes mais uma vez surpreende o leitor com o tom de sua prosa, forte que não poupa o leitor, e com o ritmo fluido, que é algo complicado com mais de um ponto de vista. Ao aliar seus quatro protagonistas a autora alterna o tom da história, ora com a força ferida de Cleo, ora com a luta interior de Magnus, passando ainda pela liderança sem preparou de Jonas e o receio do desconhecido de Lucia, deixando a história mais crível e vivida, marcada pela ambiguidade que todo ser humano carrega consigo.

Longe de ser preto no branco os personagens foram construídos com cuidado, sempre deixando claro ao leitor que a linha entre o certo e o errado, o bem e o mal fica intensamente borrada quando tudo o que você ama está na balança. Rhodes consegue transportar o leitor para o clima de um reino conquistado espada e sangue, passando uma atmosfera sufocante e sombria de insegurança, medo e dúvida. E nos pequenos detalhes ela mostra a força de seus personagens. A relação entre Cleo e Magnus foi um dos pontos altos da trama. Ambíguo e carregado de mágoa, dúvida e farpas os diálogos entre os dois personagens soaram sempre como uma dança na corda bamba sob um lago de tubarões. E é essa química corrosiva entre os dois que instigou e cativou o leitor desde o princípio por isso torço sinceramente para que se for ter um romance que seja entre os dois.

A autora foi perspicaz ao deixar tanto sentimento e dúvida nas entrelinhas, movendo Cleo para uma situação única entre as outras três peças desse tabuleiro que é a trama da série. Em uma posição forte tanto com Jonas, como com Lucia e Magnus, a personagem tem chance de virar o jogo contra o rei Sanguinário. E se o fim mostra o crescimento de Magnus e a inteligência de Cleo, as perguntas que ficam no ar são imensas. O que os Vigilantes realmente querem? E o herdeiro do Império gigantesco do outro lado do mar de Mítica?

Leitura rápida, instigante e que surpreende o leitor a cada novo capítulo. Morgan Rhodes insere novas pontas na sua trama e novos elementos que a deixam mais complexa, menos previsível e que joga muito bem entre seus quatro protagonistas. Expandindo o mundo e a trama, Rhodes mostra que sua série é mais do que mortes e sangue, é personagens fortes, complexos, é uma dança à beira da morte para virar o jogo. A edição da Seguinte está ótima, fonte boa, tradução fluida e capa muito bem adaptada. Uma história que sem dúvida renderia uma série de filmes ótimos. Recomendado a todos que procuram uma fantasia boa e interessante, mais adulta do que pode ficar subentendido a trama conquistará leitores de todas as idades. Traições, mentiras, intrigas, mortes, perdas e o sombrio peso de um reino conquistado através do sangue. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Queda dos Reinos - Morgan Rhodes
1- A Queda dos Reinos
2- A Primavera Rebelde
3- Sem Título Ainda
4- Sem Título Ainda

9 comentários:

  1. Estou acompanhando pelas resenhas e parece ser uma série boa, pelo menos até o momento é isso que tenho visto.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de acompanhar a série, mas ainda não li a Queda dos Reinos.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de comentar na resenha de Trono de Vidro que adoro fantasias jovem adulto mais do que as adultas e desde que vi a resenha do primeiro dessa série que estou louca para ler. Toda vez que vejo o povo falar que bem show a história com sangue, guerra e tudo tenho certeza que é perfeito, agora com sua resenha desse 2 vai ficar difícil esperar o 3º sair. Adorei o que disse dos personagens e to curiosa para conhecer. Amei a resenha, muito boa em me deixar com vontade de ler! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Olá, sendo sincera nunca ouvi falar da série, mas me detendo na sinopse e na tua resenha parece ser realmente muito boa, uma fantasia bem escrita, bem bolada, mesmo. Quem sabe me aprofundarei. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorando fantasia e essa é uma das mais elogiadas que já vi, gente a capa do segundo tá linda e o que disse dos personagens me deixou mtooo curiosa, eu adoro livro que tem mais protagonista que o comum de dois então amei. Me deixou bem curiosa o jeito que você falou. Beijo pata ti e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Li o primeiro desse livro pouco tempo depois que lançou e amei! É um dos melhores que já li e estou ansiosa demais para ler esse, o problema que não tenho tempo e nem tanto dindin para acompanhar os lançamentos, acho a Cleo demais e morri com o que disse dela com o Magnus! =/ Preciso dele logo! Amei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Não leio quase fantasia, mas como é YA e adorei as capas e é da Seguinte tá na minha lista desde ano passado, e gostei muito da sua resenha, parece uma história forte e bonita de seu modo. Gostei também de ter mais de um protagonista.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  8. Oláa!!
    Desde que vi o primeiro livro,fiquei com vontade de ler,mas ainda não tive a oportunidade!Vejo que a trama está a todo vapor e mais interessante ainda...
    As capas são supeer legais,Meu Deus são quatro livros?! :o Como queria ter grana..kkk
    Bjos *--*

    ResponderExcluir
  9. Quem não ama um livro com ritmo fluido? E a autora é mesmo muito boa por fazer isso com mais de apenas um ponto de vista.
    Não pensava que a série fosse ser tão adulta assim. :o
    Ótima resenha! Bjs, Min!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.