03/01/2014

Resenha - O Clã dos Dragões


Nome: O Clã dos Dragões
No Original: Sysilouhien sukua
Autor (a): Ilkka Auer
Tradutor (a): Lilia Loman
Páginas: 336
Editora: Gutenberg
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Nos tempos antigos, o reino de Noridium era governado pelos temíveis Dragões Negros. Durante séculos, na fria região de Caldia, circularam lendas sobre a Bruxa do Gelo, que seria a descendente cruel e imortal dessas criaturas. Porém, tais lendas se tornarão realidade para a adolescente Nonna e para seu protetor, o urso polar de estimação, Fenris. Depois de ver sua aldeia atacada e destruída, ela é forçada a deixar sua casa e sua vida para trás. Os rumores de que os deuses antigos voltaram à Terra aumentam a cada dia, e tudo começa a mudar. O grande temor é de que o Clã dos Dragões recupere seu domínio. Nonna se vê, então, em meio a uma luta pelo poder, e ameaçada por um grande mal. Ao procurar defender-se, descobre mais sobre seus ancestrais, mas percebe que está mais envolvida com o futuro do reino do que poderia imaginar.

Conheci a série quando a Gutenberg anunciou seu lançamento e não fazia a menor ideia do que esperar. Parecia o tipo de história de que gosto, mas também não, por isso foi só quando recebi o exemplar da editora é que tive certeza de que tinha uma história excepcional em mãos. Um universo ricamente imaginado, que mistura elementos difíceis da fantasia épica transformando a história em algo único. Conheça a surpreendente história de Nonna, Fenris e os dragões.

Nonna levava uma vida tranquila no pequeno vilarejo Nascente Negra junto ao pai, a mãe e seu urso guardião Fenris. Era começo da primavera e todos estavam em torno do lago na várzea colhendo as flores como faziam todos os anos e Nonna observava o pai, líder do clã e único a portar uma espada quando o ataque aconteceu. Um grupo de homens chega atacando homens e mulheres no único local onde nenhum membro do vilarejo ousaria levantar armas, um local sagrado. Levada para longe e presa Nonna espera pelo resgate. Fenris em seu encalço consegue salvá-la, mas com o vilarejo destruído e o pai morto, Nonna, sua mãe e Fenris partem para Noridium, para viver no antigo vilarejo do pai, Praia Perdida. Lá as duas tentarão recomeçar, mas Gerhard o homem que sequestrou-a ainda quer vingança contra a mãe dela e mexendo com forças que nem ele compreende evoca um espírito maléfico que parte no encalço de Nonna e coloca tudo em movimento. Quando Nonna vai procurar o eremita que vive próximo ao vilarejo para saber mais sobre as quatro estrelas que surgiram no céu ele a orienta a partir rápido, antes que seja tarde e o espírito chegue destruindo tudo e a todos. O único ser capaz de lidar com um espírito tão maléfico não é visto há séculos. Dragões. Nonna parte com Fenris rumo ao norte extremo e aos Montes do Dragão. E mais do que se salvar, Nonna descobrirá seus antepassados e o poder que está renascendo. Encontrará amigos e conhecerá seres inacreditáveis.

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve e não falei mais sobre como os dragões se encaixam nessa história para não estragar a surpresa. Auer alia a apresentação do mundo, suas nuances e elementos a uma narração fluida, que desenrola a trama enquanto conhecemos todo o passado do mundo. Durante todo tempo é possível sentir com clareza o tom de ancestralidade que permeia a trama, desde os elementos da mitologia nórdica que aparecem recriados na história como os nomes dos personagens e dos lugares que vem do nórdico arcaico. A medida que Nonna descobria sua história descobrimos com ela toda a história do mundo, que dará origem a trama central da série.

Os personagens são outro ponto alto da história. A cada nova figura que surgia mais a trama enriquecia. O conceito dos dragões, e de como eles eram organizados, os deuses dragões e a atitude de Nonna diante de cada descoberta. Ela é uma menina, que cresce durante a história, mas de forma crível. Suas reações diante das situações foram acertadas e sua amizade com Fenris é algo belíssimo. Unir ursos de gelo e dragões no mesmo mundo foi algo audacioso, mas o autor conseguiu um equilíbrio perfeito. A trama deste primeiro livro é uma descoberta, e apesar de não ter tido aquele momento de prender o fôlego foi maravilhoso. A cada novo capítulo me vi mais envolvida com Nonna e com o universo criado pelo autor, a cada novo elemento estava mais absorvida da história. O fim é uma promessa e que deixa muitas perguntas no ar, principalmente a vontade de continuar com Nonna, e continuar a conhecer esses seres fantásticos que são o clã dos dragões.

Leitura que flui rápida, com uma trama instigante e um ritmo cadenciado que vai cativar o mais variado tipo de leitor. Desde os fãs da fantasia épica até os leitores menos habituados com o gênero. Ilkka Auer foi uma surpresa e das melhores, com uma escrita forte e perspicaz pouco a pouco enreda o leitor. Todo o sentimento que consegue passar ao leitor é incrível, de uma história antiga, triste e bela, cheia de feitos de coragem e heroísmo. A edição da Gutenberg está ótima, capa adequada e fonte agradável. A tradução também é cuidadosa e direto do finlandês o que fez muita diferença. Outra coisa que vale comentar é o cheiro do livro, não sei porque, mas é diferente e eu adorei. Recomendado a todos que procuram uma história rica, com uma protagonista ótima e que passa ao leitor mais do que aventura e ação. Um mundo rico, envolvente e que surpreende o leitor a cada parada. Leiam e se encantem! Até mais!

Terras de Neve e Gelo - Ilkka Auer
1- O Clã dos Dragões
2- Varjoissa vaeltaja
3- Hyinen hauta
4- Ikitalvi

24 comentários:

  1. Esse livro já pela capa apaixonei. Espero que a história com os dragões seja bem convincente, não como alguns livros que já li, que foram péssimos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, já adorei!!!! ^^ Adoro enredos assim, vou correndo ver se encontro o livro ^^
    beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Yas!
    Pra inicio de conversa, não há como não comentar a capa, que está bela demais, e já da certa duvida, um urso polar com dragões? Uma combinação um tanto exótica né?! E Parece que irei querer um urso polar de estimação se eu ler o livro. A história parece rica e delicada, com toque sério, e parece ser uma trama bem instigante... Lendo tua resenha já me deixa duvidas, primeiro sobre dragões, e segundo sobre a mãe de Nonna. Realmente parece que vale muito a pena ler. (: Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoreeei! Parece mesmo ser incrível! Odoro criações de mundos que envolvam criaturas mitológicas, e mesmo que você não tenha mencionado mais profundamente, o fato de ter dragões me deixa com mais vontade de ler este livro! Com certeza vai para minhas prioridades de compra! Hehehe!

    ResponderExcluir
  5. Realmente me parece uma leitura muito instigante. Não conhecia esta séria da editora, mas já anotei o nome para dar uma olhada melhor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Acho a capa linda! Uma amiga tá lendo e amando e como consequência quer que eu leia tbm.
    Não é o meu tipo de história, mesmo com vc e minha miga dizendo maravilhas sobre ele.... quem sabe beeeeem futuramente XD

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro..mas vi ele esses tempo atrás num post de lançamentos e achei a capa linda demais. Adorei a premissa da história..sou apaixonada por histórias que envolvam dragões. Adorei sua resenha..e já inclui ele na minha lista do skoob *---*

    ResponderExcluir
  8. recebi o meu exemplar na semana passada e essa é a primeira resenha que leio do livro, então, como você, não sabia bem o que esperar da história. Mas pelo visto, apesar de não ter aquele momento mais surpreendente, é uma história que vale a pena ler, ainda mais que sou fã assumida de fantasia e não me recordo de ter lido muita coisa que envolvam dragões, além do básico. Vou ler em breve!

    ResponderExcluir
  9. Quando eu vi esse livro no lançamento, não pude deixar de me interessar.
    Essa capa lindíssima, e uma sinopse - como você disse - ousada..
    Depois dessa resenha eu não poderia estar mais ansiosa pela leitura! Parabéns, ficou incrível mesmo.
    Conheço pouquíssimo da mitologia nórdica, mas creio que isso só me ajudará durante a leitura =))

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. A premissa não me chamou muito atenção, apesar de parecer uma história bem bacana para quem gosta desse gênero mais juvenil, de fantasia, etc. Não sei se eu leria, mas com certeza daria de presente pelos lindos sentimentos que transmite. Belíssima capa, belíssima resenha!

    ResponderExcluir
  11. Greetings from Finland !
    Thank you very much for a nice review and great comments! I wish you all very many enjoyable moments with the novel, all the dragons, strong female characters and everything else. I really loved writing these novels.
    Yours,
    Ilkka Auer

    ResponderExcluir
  12. Estou louca pra ler esse, alem de ser uma capa linda!

    ResponderExcluir
  13. Dragões e urso de gelo eu amo os dois! O autor acertou em cheio, não sabia muito o que esperar, mas só sabia que queria muito ler e com a sua resenha fiquei mais ansiosa ainda, parece ainda melhor do que eu pensava, outra coisa gostei de você falar do tom de história e tal. Adorei a resenha! Espero ler logo, será que o 2 demora a sair? Beijo para ti!

    P.s. O autor comentou aqui! Que legal =D

    ResponderExcluir
  14. Sou doida para ler livros de dragões, mas acho muitos poucos por aqui e quase nenhum chama minha atenção, esse é um que chamou porque tem urso do gelo e eu adoro eles desde que li os livros do Pullman, pelo tom que vc usou na resenha dá para ver que adorou, o que disse do mundo é que me animou, a capa é ótima tb e fiquei curiosa, vai para a lista de desejados msm sendo série. Ótima resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  15. I have loved dragons since I was a small boy and so I created my fantasy world around them. That is why we do have lots of dragons in the series "Terras de neve e gelo". One other thing is that I wanted strong female characters in the novels - in my opinion women have real strength of life which is very often forgotten :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! I'm really happy with your comments. I loved the book and was really impressed with the world, was magic and beautiful the journey of Nonna. The dragons, ow, fascinanting creatures, mainly because of what you did with them, you know, the mithology you created behind the legends of that world. I loved, the mood, the characters, all of it. I never thought I would love so much a polar bear in a book like I love Fenris. I'm very eager for the next one. Someday I expect to know Finland, as a huge fan of F1 and a very fond in languages its one of my goals, dreams. Thanks for the comments, is great knowing more about the history, you're most welcome. And congratulation for such beautiful book. I updated the four books on Goodreads and I hope you enjoy, they're now with cover and all the data.

      Excluir
    2. Thank you very much, Yasmin. It took me over 10 years to design the world - all the races, myths, legends etc. When I wrote the books I wanted them to have a strong mood and a feeling that the characters are alive. Fenris of course was very important! There will be more interesting things and characters in the next books, I promise. And if you have questions about the novels, world or anything else, contact me !
      You have to try to learn finnish and then come to Finland some day! I hope some day I will come to visit Brasil - it would be fantastic to see your warm country and people !

      Excluir
  16. Que show esta saga... eu não queria adquirir nenhuma, tenho algumas para terminar este ano!
    Não sei se vou resistir, tenho conhecido tantas maravilhosas!
    Minha referência são as de fantasia!
    Adoro aventura envolvendo seres fantásticos e quanto mais juntos, melhor!
    Este livro me pareceu uma mistura de Nárnia com Crônicas de Gelo e Fogo... ameiii

    ResponderExcluir
  17. A capa é lindíssima e foi o que me atraiu a ler a resenha e fico feliz por ter uma história tão fantástica quanto ela. Adoro fantasia, dragões mesmo que eles não sejam bonzinhos, protagonistas fortes, achei o livro perfeito agora só falta comprovar lendo.

    ResponderExcluir
  18. A capa é lindíssima e foi o que me atraiu a ler a resenha e fico feliz por ter uma história tão fantástica quanto ela. Adoro fantasia, dragões mesmo que eles não sejam bonzinhos, protagonistas fortes, achei o livro perfeito agora só falta comprovar lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Well, Franciele - about dragons not being the good guys - maybe you will be surprised in this series ;) I hope you enjoy reading.

      Excluir
  19. A capa é linda, e a história parece ser perfeita. Tô pirando pra ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu amo dragões cada vez mais e esse tá na lista de desejados desde que lançou e agora então tenho certeza que vou amar! Adorei a resenha e o que disse dos dragões, parece mais denso e mais fantasia adulta que jovem, adorei. Ótima resenha em me deixar curiosa demais! Beijos!

    ResponderExcluir
  21. A primeira vista babei nessa capa, e depois babei porque enredo com dragões é tão <33333
    Quero super ler, mas provavelmente só terei coragem de começar depois que todos forem lançados no Brasil.
    Super curti tua resenha, gosto quando existe esse crescimento do personagem e quando o resenhista não esquece de mencionar isso ^-^

    Beijocas ;*
    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.