15/01/2014

Resenha - Fablehaven: Nas Garras da Praga das Sombras


Nome: Nas Garras da Praga das Sombras
No Original: Grip Of The Shadow Plague
Autor (a): Brandon Mull
Tradutor (a): Alexandre D'Elia
Páginas: 572
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Os irmãos Kendra e Seth estão de volta, prontos para encarar uma nova aventura no santuário mágico de Fablehaven. Mas coisas muito estranhas vêm acontecendo na reserva de seres encantados que fica dentro da fazenda dos avós dos irmãos Sorenson. Uma praga está à solta e ameaça transformar criaturas mágicas benignas em perigosos seres das trevas. Gnomos, fadas, bruxas e outras criaturas míticas que vivem em Fablehaven correm o risco de desaparecer para sempre, caso a misteriosa infecção não seja debelada. E além de lutar contra esta terrível praga, Kendra e Seth sabem que precisam encontrar um novo artefato mágico antes que ele chegue às mãos das perversas criaturas da Sociedade da Estrela Vespertina, uma entidade maligna com sede de poder. Tudo indica que os irmãos têm uma perigosa jornada pela frente, e precisam tomar muito cuidado ao escolher seus aliados, pois eles sabem que há um traidor à espreita. Será que Kendra e Seth conseguirão vencer esta corrida contra o tempo e impedir que as forças do mal levem as criaturas mágicas de Fablehaven à extinção?

Já comentei no blog que conheci a série através deste terceiro livro e por isso estava bastante ansiosa para poder lê-lo. Chegando ao terceiro livro da série que me conquistou desde o primeiro momento, Brandon Mull surpreende o leitor com reviravoltas intrigantes e mais expansão para seu já rico universo que mostram a todos que Fablehaven é uma série para todas as idades e não apenas juvenil.

Kendra e Seth ainda estão em Fablehaven depois dos acontecimentos dramáticos no começo do verão. Seus avôs conseguiram convencer seus pais de que eles deveriam ficar um pouco mais. Enquanto Seth negocia com os sátiros Kendra se perde na leitura dos diários de Patton Burgess, o famoso aventureiro e antigo cuidador de Fablehaven. Patton sabia dos artefatos e da sociedade, por isso passou sua vida dificultando o acesso as chaves que abrem os locais onde os artefatos foram escondidos séculos atrás. A ordem dos Cavaleiros da Madrugada foi criada para combater a sociedade, mas os Sorenson acreditam que há um traidor entre eles por isso com a ajuda de Warren, Tanu e Coulter eles planejam roubar os artefatos para si, mantendo-os escondidos de todos. Mas Fablehaven enfrentará um novo ataque que coloca em xeque a palavra de uma traidora. Uma praga diferente de tudo o que eles já viram está se espalhando rápido entre as criaturas da reserva. Sátiros, brownies, gnomos e até centauros e fadas estão se tornando em seres da escuridão, distorcidos e pior com acesso a quase todas as áreas da reserva. Nem a sede está segura. Quando Seth vai contra as ordens de seus avós acaba encontrando a chave que indica um futuro tenebroso e que prova a traição. Enquanto isso Kendra parte com os outros em busca de um novo artefato junto com Gavin, filho de um famoso caçador de dragões. O que Kendra descobre está mais ligado a Patton Burgess do que ela imaginava e pode ser a chave para a salvação de Fablehaven.

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve, ainda com Kendra e Seth de narradores o autor divide a trama em duas frentes levando os irmãos a caminhos diferentes. Uma das características que ganha destaque a cada novo livro é a expansão do universo da série. A partida de Kendra para uma reserva no meio do ar desértico rendeu momentos belíssimos, com descrições vívidas e que trazem novas criaturas e elementos que mostram o quanto o autor é criativo. Os novos personagens vieram em um momento ótimo, cheios de ambiguidades que deixam o leitor intrigado e desconfiados.

Do outro lado da trama, com Seth, o autor consegue dar mais fôlego ao cenário de Fablehaven surpreendendo o leitor com viradas fortes na trama ele mudou a dinâmica dos irmãos tanto entre si como com outros personagens. Seth ganha contornos que o deixam tão interessante quanto Kendra. Quem pensou que ele seguiria em segundo plano se enganou porque o autor o tornou mais interessante até nessa terceira história. Os capítulos finais foram sem dúvida os mais surpreendentes da série até agora. Ágeis e inteligentes as reviravoltas foram tensas, tornando o fim mais intrincado e inimaginável. O que isso adiciona a trama central ainda não sei, mas o autor acertou em tudo nesse final.

Leitura rápida, instigante e mais madura. Brandon Mull com sua narrativa fluida segue o desenvolvimento da trama central da série de modo a surpreender o leitor. Sem perder o fôlego ele traz novos seres para a frente da trama e de forma perspicaz amarra todas as pontas enquanto constrói os fios que levam aos grandes segredos da história. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável, tradução fluída e bela capa. Este terceiro livro ficaria ainda melhor adaptado visto a mudança de cenário e dinâmica além dos personagens mais maduros. Recomendado a todos que procuram uma série riquíssima, que a cada livro evolui sem cair no lugar-comum, com uma trama que vai agradar todas as idades, longe de ser juvenil e que mistura elementos da fantasia com criações inovadoras. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Fablehaven - Brandon Mull
1- Onde As Criaturas Mágicas Se Escondem
2- A Ascensão da Estrela Vespertina
3- Nas Garras da Praga das Sombras
4- Segredos do Santuário do Dragão
5- Chaves Para A Prisão dos Demônios

10 comentários:

  1. Gosto muito das capas da séries, mas a série em si não me agradou... sei lá, expectativas demais.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de descobrir essa série e já estou apaixonada. Você sabe se os livros são muito caros ? Estou desesperadamente precisando deles! rs.
    As capas são maravilhosas, e a história parece não desapontar (até mesmo pela sua resenha). AMEI, parabéns.

    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br/
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
  3. Eu estou cada vez mais entusiasmada para ler essa série. Parece que mesmo com o número de livros, a história não perde o ritmo e continua prendendo o leitor e encantando também. Parece que o autor construiu um mundo novo e soube como desenvolver bem esse cenário.

    ResponderExcluir
  4. Outra série que não estou seguindo pela leitura dos livros, e sim por resenhas. Uma história de fantasia bem rica, e amo fantasia, quando laçarem todos vou lê-los.

    ResponderExcluir
  5. Pela sua resenha os personagens vão crescendo, o autor investe até no Seth, que ao meu ver ele não era tão representativo quanto Kendra. E não há perdas na narrativa, só instiga o leitor a ir mais adiante. É bem interessante a escrita do autor. Não são todos que conseguem isso.

    ResponderExcluir
  6. Olá Yas... estou realmente me encantando por essa série, e é tudo tua culpa, querida.
    As aventuras de cada livro vão se fazendo mais criativas e profundas nesse novo universo onde os personagens desvendam esse universo e a si mesmos, parece que eles vão crescendo a cada conquista, a cada trama, a cada encrenca kkkk
    A capa sempre linda, e a escrita parece bem desenvolvida, bem escrita.
    Com certeza uma boa leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Estou amando as resenhas da série! E na verdade to é muito curiosa para conhecer o universo porque pelo que diz a cada livro o autor traz algo diferente para a trama, centauros! Eu adoro centauros desde Percy e essa capa é tão linda! Muito criativa parece e que melhora a cada livro. Adorei a resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  8. A cada resenha da série mais eu quero comprar logo o 2º e esse 3º para poder ler o 1º! Essa é segunda série da Rocco que apaixonei depois de ver suas resenhas e a desse 3º me deixa mais curiosa ainda, os irmãos mudam parece, e mais criaturas novas! Parece perfeito de novo! Ótima resenha em me deixar curiosa! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Demorei a comentar, mas estou aqui! Eu amei o que falou do 1º e do 2º e esse 3º só me deixou mais curioso ainda, a história parece perfeita e eu adoro centauros também igual a menina ali em cima que falou de Percy, tudo por causa do Quíron, haha. Capa demais e resenha perfeita! Preciso encontrar essa série barata logo! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Adoro as capas dessa série.Não sei se leria,não faz muito o meu estilo de leitura,mas quando eu resolver dar uma ouzada na leitura,acho que vou escolher esse livro,haha!
    Adorei a resenha,beijos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.