13/01/2014

Resenha - Fablehaven: A Ascensão da Estrela Vespertina


Nome: A Ascensão da Estrela Vespertina
No Original: Rise Of The Evening Star
Autor (a): Brandon Mull
Tradutor (a): Alexandre D'Elia
Páginas: 480
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O que deveria ser o início de férias tranquilas, ao final do ano letivo na Roosevelt Middle School, se transforma em uma terrível e perigosa missão para os irmãos Kendra e Seth. As criaturas míticas do santuário de Fablehaven – entre gnomos, fadas, bruxas e diversos seres encantados – estão ameaçadas de extinção, desta vez por uma entidade maligna com sede de poder.  Tudo tem início quando um inesperado aluno novo entra na escola na última semana de aula. Do tipo bonitão, engraçado e bom de papo aos olhos da turma, o aluno novo faz sucesso na escola, principalmente entre as meninas. Menos para Kendra. Sua habilidade herdada em Fablehaven, por um encanto das fadas, permitia-lhe a visão real da forma e do que aquele estranho aluno representava. Para ela, o Sr. Novela das Oito, na verdade, mal parecia um ser humano: tinha um couro cabeludo calvo e escabroso e um rosto que mais parecia um vergalhão fendido. Seus olhos eram gretas franzidas, seu nariz uma cavidade deformada, sua boca desprovida de lábios e áspera, dedos tortos e encrespados de verrugas inchadas. (...) Pus escorria de múltiplas feridas em sua nuca sarnenta. E o que seria, lamentavelmente, descoberto depois: um hálito de cachorro morto.

Desde que conheci a série no catálogo da Rocco soube que seria uma de minas favoritas e foi uma pena que após eu ler o primeiro livro tenha levado um ano para continuar a leitura. Os livros estavam na estante e foi só quando a editora anunciou o quinto e último livro que tive coragem de emendar a leitura dos quatro restantes. Nesse segundo volume a história dos irmãos segue se complicando após as descobertas do livro um e Brandon Mull de maneira espetacular acerta o tom e as expectativas.

Kendra e Seth estão de volta a rotina de escola todos os dias e nada de muito extraordinário acontece com os dois. Kendra vez ou outra vê um ser encantado nos locais que passa, mas tirando isso nada demais. Porém sua sorte muda quando um ser nojento adentra sua sala de aula. Todos à sua volta parecem não notar o quão horrendo a criatura é e quando ele começa a dar em cima de suas amigas Kendra fica irritada com o descaramento do estranho goblin. Seth acha que ele deve observar, afinal ele não fez nada demais. Quando um homem baixinho se apresenta como Errol e amigo do vovô Sorenson os dois pensam que encontraram a ajuda certa. Como meio de se livrar do goblin Errol manda Seth invadir uma funerária local em busca da estátua de um sapo. E realmente funciona, porém Kendra e Seth descobrem que o preço é alto. Errol é um agente da Sociedade da Estrela Vespertina e está atrás dos gêmeos. Kendra e Seth são levados de volta a Fablehaven imediatamente após seus avós descobrirem sobre a mordida que Seth levou do sapo. Enfrentando o recente interesse da Sociedade nos dois, seus avós contando com a ajuda de três dos melhores caçadores de criaturas encantadas, Coulter, Vanessa e Tanu, estão em busca do artefato de enorme poder que está escondido em Fablehaven. O Esfinge, um poderoso aliado das reservas como Fablehaven sugeriu que eles precisam mover o artefato antes que a Sociedade resolva atacar Fablehaven. Porém a situação fica pior quando eles descobrem que Seth foi mordido pelo demônio Glutão. Lidando com pistas sem saída e poderes desconhecidos Kendra e Seth terão de fazer mais do que imaginam para resolver a situação e ainda lidar com traições e ajudas impensadas.

É a partir dessa premissa que o autor desenvolve a história deste segundo volume e passado a fase das apresentações o autor teve muito mais liberdade para desenvolver os meandros e as nuances de seu universo. Apresentando novos personagens interessantes o autor torna a trama mais crível e expande de forma fantástica as possibilidades da trama. A narração ainda é alternada entre Seth e Kendra, mas a cada capítulo é nítido o amadurecimento dos personagens, que acima disso ainda são os irmãos mais realistas que já conheci da literatura. Outro ponto alto desse segundo livro é a ambientação. Estamos mais uma vez em Fablehaven e foi fascinante vê o quanto a reserva esconde de belezas e perigos desconhecidos.

Unindo diversos seres e criaturas encantadas em um único espaço Mull criou uma organização intrincada e criativa que possibilita essa mistura de forma inovadora e sensata. Kendra é uma ótima protagonista, com medos e descobertas próprias a garota cresce em frente as situações difíceis. Ainda assustada com tudo o que vem acontecendo Kendra surpreende com suas ações, sem soar clichê ou irreal. Seth é outra surpresa nesse livro, ainda o irmão irritante de Kendra, mas também mais do que isso. Seth com suas ações mostra um enorme potencial. Ainda acho o máximo o tom que o autor dá a relação de irmãos deles, ainda me traz muitas lembranças de como eu e meu irmão agíamos naquela mesma idade e isso é ótimo. Com suas vozes narrativas distintas ambos imprimem um ritmo forte, que passam o clima, o tom de cada momento com clareza extraordinária ao leitor.

Os personagens secundários também foram uma surpresa que enriqueceu o mundo criado pelo autor. Tanu, o samoano especialista em emoções em forma de poções, Vanessa, a caçadora de criaturas encantadas que viaja o mundo com diversos seres estranhos em suas gaiolas e Coulter, o mais velho do trio, um tanto ranzinza e com conceitos antiquados, é um aventureiro, respeitado caçador e especialista em encantos. Os três rendem dentro da história, dando plausibilidade as ações dos irmãos, que são apenas jovens e surpreendendo o leitor com histórias próprias. Warren foi a melhor surpresa do livro e deixo para vocês descobrirem. O fim amarrou de forma fantástica a trama, deixando perguntas impossíveis no ar e uma curiosidade ansiosa de descobrir mais do que as respostas, descobrir cada pequeno detalhe deste universo perspicaz e audacioso.

Leitura rápida, instigante e que se revela intrincada, ora sombria, ora bem-humorada. Brandon Mull é um contador de histórias fantástico assim como brilhante construtor de mundos. Seus personagens são realistas e humanos, nunca planos e definidos, bons, maus, com ações contraditórias e batalhas próprias. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável, boa diagramação e tradução leve, fluida. Ainda sonho com o dia que verei a história desse universo, e os irmãos nos cinemas. É uma trama muito rica e os personagens são muito bons para isso não acontecer. Recomendado a todos! Uma leitura que vai encantar todas as idades, um mundo fantástico criativo, inovador e surpreendentemente intrincado, rico em sentimentos, de sombrio e assustador, a bem-humorado e belo. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Fablehaven - Brandon Mull
1- Onde As Criaturas Mágicas Se Escondem
2- A Ascensão da Estrela Vespertina
3- Nas Garras da Praga das Sombras
4- Segredos do Santuário do Dragão
5- Chaves Para A Prisão dos Demônios

11 comentários:

  1. Primeiro capa tão linda quanto a do primeiro, vi você falar da semana no twitter e já fiquei curiosa, parece o tipo de série que mais amo ler, não queria começar série nova, mas amei a primeira resenha e amei mais ainda a segunda, esse parece melhor do que o primeiro. Mais uma vez gostei do que disse dos protagonistas, e agora dos outros personagens, curiosa para conhecer mais, vou acompanhar as resenhas da semana, quem sabe ganho o 5º e animo a comprar os outros? Amei a resenha! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. A capa chama muito a atenção. Fiquei interessada em ler o livro, amo livros de fantasia *.*

    ResponderExcluir
  3. Realmente as capas dessa série são lindas! Só queria gostar tanto de fantasia como você gosta =/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro fantasia e quando junta tantos seres fantásticos diferentes me atrai ainda mais.
    Vou procurar o primeiro livro!
    O livro me conquistou pela capa tb... linda demais ♥

    ResponderExcluir
  5. Logo que soube do lançamento fiquei bem interessada mas não sei o que aconteceu, acho que esqueci e acabei não comprando e nem lendo. Mas pela resenha do segundo volume, acho que estou perdendo uma grande história, principalmente porque gosto muito de fantasia e pelo que pude notar, esse livro tem todos os elementos para encantar o leitor.

    ResponderExcluir
  6. Amo livros sobre fantasia,parece ser uma grande história.
    E que capa linda é essa? Amei
    Ótima resenha,parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oi Yas... bem, não é meu estilo favorito de leitura, mas a história parece ser ótima, cheia de aventura e mistério. Parece ser aquele estilo de desenho animado que o mundo real recebe visitas de seres estranhos. Realmente parece ser uma boa leitura pra descontrair. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente se li a outra resenha não lembro, depois vou até ver isso. Gostei muito da sequencia dos fatos, esse livro é o tipo de história que amo. Quero acompanhar até o final de sua leitura e se compensar vou ler.

    ResponderExcluir
  9. Até gosto de fantasia, mas confesso que não consegui passar da página 100 do primeiro livro dessa série, e olha que a grande maioria fala super bem dela. Sei lá, talvez não fosse o momento certo de lê-lo, então, quem sabe, futuramente eu retome a leitura, afinal, lendo a sua resenha, parece que a história melhora nos próximos livros.

    Márcia Martins
    onlymah78@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi! Não conhecia quase nada da série, mas amei a resenha no primeiro e resolvi seguir a semana da série, gente parece perfeito, eu tenho um irmão que me lembra o Seth também na sua chatice, haha, e adorei o que disse do universo que sempre tá crescendo com tantos seres diferentes, parece muitooo criativo! Adorei a resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  11. Comprei o 1º depois de ler sua resenha, mas ainda não li, estou guardando para quando eu comprar os outros, por isso amei ver a resenha do segundo, queria muito ver as resenhas dele antes de comprar, acho o máximo a história da série e o universo da história. Ótima resenha como sempre me deixando curiosa! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.