22/01/2014

Resenha - Entre Mundos


Nome: Entre Mundos
No Original: The Space Between
Autor (a): Brenna Yovanoff
Tradutor (a):  Sibele Menegazzi
Páginas: 392
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A protagonista Daphne vive em Pandemonium desde que nasceu e sempre se sentiu excluída, um peixe fora d’água. Mesmo sendo filha de Lúcifer e Lilith, a mulher mais poderosa do inferno, a menina sempre teve o desejo de uma vida diferente da de suas irmãs, que se alimentam do sofrimento humano. Já seu irmão, Obie, que se dedica a salvar espíritos desvirtuados na Terra, é um ídolo e a esperança de Daphne para mudar de vida. Quando Obie é raptado, Daphne foge para a Terra para resgatá-lo e tentar encontrar seu verdadeiro caminho. Ela só não imaginava conhecer o misterioso e desprotegido Truman.


Desde que a editora lançou o primeiro livro da autora Brenna Yovanoff aqui no Brasil que estava curiosa para conferir seu estilo, que a maioria das pessoas fala muito bem. Dos comentários que mais já ouvi o que mais me chamou atenção foi sobre o quando Yovanoff é inovadora e audaciosa, características que casam perfeitamente com este que é o segundo livro da autora a chegar por aqui. Com um pano de fundo impossivelmente único a autora desenvolve temas extraordinários.

A história começa com Daphne falando sobre sua vida tediosa em Pandemonium e em como sua mãe, Lilith conheceu seu pai Lúcifer. Desde o começo da vida deles, aos filhos que tiveram junto até sua situação incomum, diferente de suas irmãs e sem coragem para sair de Pandemonium. Tudo o que Daphne tem é as informações que consegue com os outros demônios que trabalham na Terra para lhe fazer companhia. Seu irmão Obie é um dos demônios mais diferentes que ela já conheceu. Bom e inteligente Quando Obie diz que está se mudando para Terra, que está apaixonado e que está largando suas funções em Pandemonium ela não consegue entender. Antes de ele partir porém Daphne presencia uma situação estranha. Um Perdido, nome dado aos filhos bastardos de anjos, chega trazido por um dos Osseiros. Daphne sabe que se ele ficar será eternamente torturado. Um semi-eterno que não vai se apagar com as torturas dos demônios como os humanos comuns. Daphne sabe que não pode fazer nada por ele, mas o inesperado acontece quando Belzebu interfere mandando o garoto de volta. Belzebu é um dos capitães de seu pai e a única pessoa que ouve Daphne. Quando sua mãe a chama desesperada Daphne sabe que tem algo errado com Obie. Seu irmão sumiu, sequestrado, e tudo que sua mãe viu foi sangue. Partindo para a Terra contra a vontade de Belzebu a única pessoa que pode ajudá-la é o garoto Perdido, Truman, a última pessoa que viu seu irmão. Mas anjos e demônios parecem ter interesse em Truman, e no meio disso tudo Daphne descobrirá que nem tudo é o que parece.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve sua trama e apesar de toda a sensação de estranheza que temos com o mundo apresentado à medida que a história se desenrola começamos a nos envolver com a história de Daphne e Truman. Não sei porque a autora optou por contar uma história sobre situações improváveis para pessoas impossíveis através de anjos e demônios, mas posso dizer que em vários aspectos funcionou muito bem. A narrativa é dividida entre os pontos de vista de Daphne e Truman, cadenciada e marcada por sentimentos fortes de melancolia e dor que se alia a belas descrições formando um conjunto harmonioso e único.

A concepção do universo é espetacular, única e merecia mais histórias o envolvendo. Os elementos que a autora usa são riquíssimos e é intrigante porque Yovanoff criou um mundo tão rico para contar uma história sobre aceitação de si mesmo e improbabilidades. Daphne é filha de Lilith e Lúcifer, mas é diferente, puxou mais seu pai que é um anjo caído e isso irrita suas irmãs. Ela sempre acreditou que não havia nada na vida para ela. Sempre acreditou no que ouvia, que demônios não podem amar, nem ter vidas próprias longe de Pandemonium. Solitária e desacreditada, o mundo de Daphne não muda quando ela conhece Truman, um garoto sofrido, que não se encaixa na sociedade, que desde que a mãe morreu não faz outra coisa a não ser brincar com a morte. O encontro dos dois rende cenas e diálogos marcantes. A trama avança em um ritmo próprio, que flui sombria e tensa e leva a um fim inesperado, que coroa a história muito bem e deixa uma bela mensagem.

Leitura que flui de forma diferente, que instiga e cativa o leitor desde o começo, mas que precisa de tempo para se encaixar. Brenna Yovanoff é uma autora curiosa, com uma escrita elegante e uma maneira audaz de contar belas histórias de aceitação e amor ela consegue tocar o leitor e não se contenta em surpreendê-lo com uma bela história, mas com um universo fascinante. A edição da Bertrand está ótima, fonte agradável e capa bonita apesar de que preferia uma adaptação da original. Recomendado a todos que procuram um livro realmente diferente, que foge do lugar comum e nos leva por um mundo inovador, com uma bela história, feita a base da desconstrução de personagens ricos e sentimentos. Leiam! Até mais!

13 comentários:

  1. Estava ansiosa para ver sua resenha do livro porque eu adorei O Substituto, mas estava meio na dúvida sobre ler esse com esse tema e tal, mas pelo visto me enganei e é só um background para uma história maior e mais sensível, gostei do que disse da protagonista e de mudanças imprevisíveis. Adorei a resenha! Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a autora e mal posso esperar para ler esse livro! Estava torcendo para ele sair logo e com capa igual, mas tudo bem a capa porque pela resenha ele é tão perfeito quanto o outro! Eu adoro o estilo da autora e sugiro que leia Substituto logo porque vai amar também! Gostei de tudo que falou na resenha e concordo que ela é perfeita em criar mais do que histórias! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro não me chamou muito atenção, não gosto muito de livros com a temática desta história...

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito da temática desse livro,achie meio pesado,não sei se leria,haha! Mas gostei muiro da resenha. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. É a primeira resenha que leio desse livro e gostei da sinopse e de como você descreveu na resenha. Esse tema envolvendo anjos e demônios sempre me chama a atenção e apesar de não conhecer nenhum livro da autora, parece que ela escreve muito bem. É livro único? Se for, é melhor ainda!

    ResponderExcluir
  6. Li alguns livros que a Lilith aparece, mas nunca li sobre sua filha... hehe
    Esperava que a personagem fosse destemida, arrogante, enfim... do mal mesmo!
    Gostei muito da resenha e vou add na lista de desejados...
    Acabei de ler um livros com personagens anjos e demônios e fiquei querendo mais...
    tá ai uma oportunidade :)

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro a capa do livro e estava muito curiosa para ler, tenho o primeiro da autora, mas ainda não li e só vejo o povo falar bem e agora com sua resenha estou morrendo de curiosidade! Lilith, Pandemonium, demônios e anjos, tem como não morrer de curiosidade? Ótima resenha como sempre! :D Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga leu O Substituto, amou e agora tá me pressionando pra ler também. Ainda não achei resenhas negativas dos livros dela e isso é bom.

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga leu O Substituto e amou. Agora tá me pressionando pra ler. Ainda não achei resenhas negativas sobre os livros dela e isso é muito bom, meu incentivo hahahahaha

    ResponderExcluir
  10. não gosto da temática do livro, não gosto da capa do livro, acho que estranha. Também não tenho uma boa impressão a respeito dele. Acho que não o leria.

    ResponderExcluir
  11. Oiii, Yas!
    A sinopse desse livro já me chama muito a atenção, gosto desses temas angelicais e com demônios, e essa história parece ser bem diferente, parece não focar extremamente no amor, mas sim nesse tema de bem e mal, no irmão sumido, mas sem faltar o romance. A base da trama parece ser bem complexa e muito receptiva também. Posto na listinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sinopse e do que explicou na resenha. Parece bom e daqueles que envolve quem lê. Fiquei muito curiosa!

    ResponderExcluir
  13. Só a capa e a sinopse já chama atenção, ser da Brenna que todo mundo fala super bem também, mas a sua resenha uau adorei tudo o que disse, fica bem mais claro para quem não sabia o que esperar da trama e adorei saber os detalhes. Querendo muito ler da autora para saber se é tudo isso, e adorei saber que você gostou. Adorei a resenha! Muito boa! Abraços!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.