25/01/2014

Resenha - A Cidade dos Segredos


Nome: A Cidade dos Segredos
No Original: Cross My Heart
Autor (a): Sasha Gould
Tradutor (a): Luís Gonzaga Fragoso
Páginas: 256
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo - e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?

Para quem acompanha os lançamentos e os futuros lançamentos é raro ser pego de surpresa por uma editora, mas foi exatamente assim que me senti quando a Novo Conceito anunciou o lançamento deste que é o primeiro livro da trilogia da autora Sasha Gould. Provavelmente porque ele foi comprado pela editora muito antes de eu acompanhar religiosamente o que vem para aqui e para qual editora. A história apresentada pela autora é uma surpresa deliciosa. Com cenário histórico, intrigas e traições conheçam a história de Laura.

Laura sempre foi apegada a irmã e suas memórias são todas de verões felizes ao lado de sua irmã, porém quando a mãe morreu seu pai não estava bem financeiramente e decidiu mandá-la para um convento assim poderia focar todos seus esforços em Beatrice, a irmã mais velha que faria um casamento com alguém da alta sociedade e que salvaria a família da ruína. Os anos se passaram e quando Laura estava começando a se resignar com a vida dura que levava no convento seu pai a chama de volta. Não para uma visita, mas para sempre. Laura enganada pensa que teria sua vida de felicidade com a irmã de volta, mas seu pai omitiu o motivo de sua saída do convento. Beatrice está morta, segundo dizem foi um acidente terrível e agora Laura deve assumir seu noivado e se casar com o repugnante noivo de Beatrice. Laura não entende a força de sua irmã e como ela pôde poupar-lhe em suas cartas contando doces mentiras sobre seu futuro marido. Laura logo percebe que em Veneza o jogo de poder é bem mais forte do que a simpatia dos sorrisos nos bailes. Além de tragédias familiares e desavenças a cidade esconde segredos e tramas impossíveis. Quando no baile do Duque Laura conhece Giacomo, um jovem pintor, ela sabe que não poderá nunca se casar com Vincenzo. Quando uma estranha sociedade lhe oferece ajuda Laura duvida que uma sociedade de mulheres possa fazer algo, mas ela subestima a Segreta. Quando o perigoso jogo iniciado por ser acordo emerge Laura precisará descobrir em quem confiar e quem evitar antes que a cidade a destrua como fez com sua irmã. Laura precisará de toda astúcia para desmascarar o assassino de sua irmã e de toda força para fugir de um sentimento que ainda lhe revelará grandes surpresas.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve a história de Laura nessa fascinante cidade que é Veneza. Mais do que por seus canais, Veneza sempre me fascinou assim como o período em que a história se passa com uma Itália dividida, cheias de duques, ambições e tramoias. E por isso foi tão maravilhoso encontrar uma história que se passava na cidade e ainda por cima excedia minhas expectativas. A narrativa em primeira pessoa é tão rica, fluida e crível assim como a trama é instigante desde os momentos iniciais. A ambientação da autora é forte, compondo o lado histórico com precisão e destreza Gould não trava a trama com longos detalhes, apenas o suficiente para encantar e situar o leitor, sempre com elementos precisos e bem encaixados.

Laura é uma personagem que começa após um longo exílio em um convento e por isso foi ótimo notar que a autora acertou no tom ao nos apresentar uma moça desconcertada diante da sociedade veneziana com medos, dúvidas e que a cada capítulo crescia com seus erros e diminuía seus anseios. O modo como autora desenrolou a trama em três frentes foi bastante interessante já que possibilitou uma ambientação mais rica que dava um toque mais vívido a história. Laura foi levada pelos meandros de uma sociedade que é mais traiçoeira do que sua elegância aparente. Os capítulos finais foram marcados por reviravoltas que deixam no ar expectativas altas para o próximo livro. Tenso, rico e surpreendente.

Leitura rápida, que cativa o leitor logo nas primeiras páginas, instigando tanto pela protagonista como pela trama e que apresenta uma trama interessante em um ritmo cadenciado. Sasha Gould construiu um universo elegante, que leva o leitor as intrigas de uma sociedade ricamente ambientada. A edição da Novo Conceito está ótima, capa mantida e fonte agradável. A história ficaria belíssima e muito interessante se adaptado tanto para o cinema quanto para a TV. Recomendado a todos que procuram uma trama intrigante, um romance inovador com bons personagens e um ambiente rico. Intrigas, traições, romance, mentiras e disputas. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Cross My Heart - Sasha Gould
1- A Cidade dos Segredos
2- Heart of Glass
3- Sem Título Ainda

9 comentários:

  1. Olá! Uau! Que resenha! Maravilhosa, parabéns!
    Assim que recebi esse livro, fiquei encantada com a capa, então preciso dizer o quanto gosto dela. Kkkk
    Muito bom saber que gostou tanto assim do livro! Ele me parece mesmo ser surpreendente, mas esse lance de o final ser arrebatador me deixa nervosa! Cadê tu, continuação? Kkkkkk
    Não vejo a hora de ler!
    Um beijo!

    Juliana .Oliveira
    www.trocandoconceitos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro muito bom, cheio de mistérios. Amo!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro já me conquistou pela capa lindíssima, tenho que parabenizar a editora, pois eu o compraria só pela linda capa. Parece um suspense e tanto, fiquei muito curiosa pra saber o que realmente aconteceu com a irmã de Laura, se realmente foi acidente! Adorei saber que a autora consegue nos prender todo o tempo com sua narrativa cativante e é claro que pretendo ler o quanto antes! Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha para começar, só de ler dá para ver que você adorou o livro e a capa já é linda, já tinha me conquistado, mas saber que é ótimo é melhor ainda. Acho a cidade de Veneza fascinante e ainda mais no passado, já na lista de desejados, parece perfeito pela sua resenha! Adorei! Abs!

    ResponderExcluir
  5. Oiii, esse livro quando saiu como laçamento foi um dos meus mais desejados, pois a sinopse me chamou muito a atenção, assim como a capa que pela máscara revela algo obscuro. Realmente parece ser uma história bem ambientada, com cenários ricos e personagens bem marcados. Cheia de mistérios (como Beatrice realmente morreu? que sociedade secreta é essa? Laura se casa com o noivo da irmã?), o que parece tornar a leitura bem instigante. Muito marcado na minha lista. Beijos e aguardo o lançamento do próximo volume (;

    ResponderExcluir
  6. Capa linda e ainda mistério numa cidade tão interessante, dá para ver pelo seu tom que amou o livro e me deixou bem curiosa, acho esse clima histórico de mistério bem legal. Beijo para ti e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Não pretendia ler porque achei que era só romance, mas parece tão bom agora que você falou em mistérios, thriller e histórico que fiquei bem curiosa,, esse ar de sociedade secreta também me deixa bem curiosa, parece interessante e vai sim para lista. Perfeita a resenha. Abs!

    ResponderExcluir
  8. Não faz muito meu estilo, mas o que disse me conquistou na parte do mistério e intriga, suspense e tudo, gostei de tudo na resenha e quem sabe leio? Adorei! Bjo!

    ResponderExcluir
  9. YA bem diferente ele, tá na minha lista de desejados porque parece lindo o romance e ainda é de época, gostei muito da sua resenha, parece que você gostou muito e isso passa na resenha. Gostei e já estava curiosa, agora to mais.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.