29/01/2014

Resenha - Amnésia


Nome: Amnésia
No Original: Altered
Autor (a): Jennifer Rush
Tradutor (a): Eric Novello
Páginas: 240
Editora: Gutenberg
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando você não pode confiar em suas lembranças, em quem acreditar? A vida de Anna está cercada de segredos. Seu pai trabalha para a Agência e lidera um projeto confidencial: monitorar e coordenar o tratamento de quatro rapazes alterados geneticamente, que vivem no laboratório localizado no porão de sua casa. Nick é formal e taciturno, Cas é alegre e brincalhão, Trev é inteligente e carinhoso, e Sam é o dono do coração de Anna. Por algum motivo, eles perderam a memória e não se lembram de fatos fundamentais que viveram. Quando a Agência decide que é hora de levá-los, Sam organiza uma fuga, e o pai de Anna a instiga ir com eles. Diante desse estranho acontecimento, e do pedido dele ao jovem para que mantenha a filha longe da organização a qualquer custo, ela começa a questionar tudo o que achava saber sobre si e logo descobre que ela e Sam estão conectados de uma maneira que jamais poderiam imaginar. E, se ambos quiserem sobreviver, deverão juntar as peças que reconstituem seu passado antes que a Agência roube deles o que ainda resta de sua vida.

Já comentei diversas vezes aqui no blog que não me canso de distopias, mesmo depois de tantos livros ainda consigo encontrar obras que se sobressaem e a trilogia da autora Jennifer Rush foi uma das que me chamou atenção desde que a vi no Goodreads. Não exatamente uma distopia e tão pouco apenas um thriller com ficção-científica, a história apresentada por Rush surpreenderá pelo tom e envolverá pelos mistérios.

Tudo o que Anna conhece de sua vida é o laboratório no subterrâneo de sua casa afastada de uma pequena cidade. Sua mãe morreu quando ela era pequena e seu pai trabalhou durante toda sua vida para a Agência. Anna ainda se lembra da primeira vez que desobedeceu o pai, entrou no laboratório e descobriu os quatro garotos, Nick, Cas, Trev e Sam. E com o passar dos anos Anna estabeleceu uma rotina de visitas durante a noite e de uns anos para cá trabalho durante o dia junto ao seu pai. Pequenas coisas que nunca tirou a dúvida sobre sua cabeça, porque os garotos estavam ali. Porém Anna aprendeu que nunca deve se questionar sobre os propósitos da Agência para os garotos. A paixão platônica por Sam e a amizade com Trev fazem a vida de Anna mais tolerável, assim como o diário da mãe, mas as perguntas que Sam fez sobre seu acesso a arquivos pessoais a deixa intrigada, assim como as letras que viu em seu corpo. Quando o pai recebe um telefonema de Connor, o contato do projeto na Agência, Anna fica tensa. E se ele levá-los embora? Quando Connor chega com uma equipe grande de homens armados Anna tem certeza de que há algo errado, mas não tem tempo de pensar em que. Quando menos espera Sam, Cas, Trev e Nick subjugam os guardas. Eles não estavam apagados com o gás. Sam enganou Anna por meses para conseguir canudos e uma forma de fugir. A fuga é um banho de sangue e com a ajuda do pai de Anna eles conseguem escapar. O único pedido dele é que levem Anna com o grupo. Sem memória, com poucas pistas do passado, fugindo da Agência que os prendeu e apagou suas vidas os rapazes tem pouco tempo para descobrir que eles são apenas a ponta de um iceberg e que Anna está mais ligada a todos do que imaginava.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve a apresentação de uma trama que mistura magnificamente elementos da ficção-científica com o ritmo ágil dos thrillers e o tom sombrio de tramas distópicas. Rush à medida que desenrola a fuga dos garotos constrói uma trama nas entrelinhas de forma perspicaz e inovadora, que instiga o leitor a seguir em frente. Mistérios, traições e segredos correm pela narrativa intricada da autora e só não soa mais rica do que já é porque ficamos um tanto limitados pela voz narrativa de Anna. Seria perfeito ter o lado de Sam e seu processo de recuperação da memória. A ambientação é tão vívida e ágil quanto a narração, com descrições precisas a autora leva o momento e as mudanças de cenário de forma clara ao leitor.

Ao desenrolar a trama com cinco personagens envolvidos na trama central Rush arriscou, mas conseguiu conduzir a história de forma harmoniosa, mantendo o ritmo ágil sem perder o fio nem por um segundo. É válido inclusive dizer que a trama ganhou mais profundidade e desenvolvimento justamente por ter cinco personagens no centro. A autora conseguiu construir de forma definida todos os personagens, cada um com suas nuances e personalidades que se aliaram numa trama que pouco a pouco reconstruiu o passado e definia o futuro. Sam é um ótimo personagem, e como disse anteriormente a história teria ganho com sua voz narrativa. Nick também é muito interessante, talvez o mais e com uma personalidade mais densa e rica do que os outros. Cas e Trev não ficam atrás com sua amizade com Anna, que por sua vez surpreende amadurecendo e se tornando uma forte personagem. O fim foi tenso, com reviravoltas imprevisíveis e uma promessa para o próximo livro.

Leitura rápida, com trama instigante e ágil, marcada por ótimos personagens e um conceito muito interessante. Jennifer Rush construiu uma trama que passeia pela ficção-científica com ritmo de thriller, surpreendendo o leitor com uma história criativa e perspicaz. A edição da Gutenberg que recebi é prova, mas a fonte está ótima assim como a tradução. A capa ficou bastante criativa e gostei da versão. Uma história que renderia um ótimo filme, recheado de ação, tensão e trama interessante se bem adaptada. Recomendado a todos que procuram algo diferente, ação, segredos, traições, romance e mistérios num jogo onde a ciência ultrapassa seus limites com fins escusos. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Alterados - Jennifer Rush
1- Amnésia
2- Erased
3- Sem Título Ainda

12 comentários:

  1. Tenho um problema grande com distopias, mas creio que seja culpa da minha visão negativa do mundo, mas essa capa realmente é agradável. Vale agora pensar se a leitura também me agradaria, - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da história, mistura tudo o que eu gosto, distopia com mistério. Com certeza vou ler o livro! Só uma dúvida, em que época se passa a história?

    ResponderExcluir
  3. Yasmin, achei a premissa do livro muito interessante! Também gosto de distopias, mas essa parece ser bem diferente das outras que já li :)

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante justamente por não ser bem distopia e mais sci-fi, desde que vi uns filmes que estou atrás de livros que misturam mais ou menos isso e ele parece ótimo, o que disse da história me deixou curiosa, a capa não é tão bonita, mas tá bom, só te ter ação e sci-fi junto. Ótima resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Yas, nunca ouvi falar do livro, mas a palavra amnésia me é bem interessante, hihi. Parece ser uma trama bem instigante, pois além de ser distopia inclui outros gêneros que parece deixar a história bem fascinante e poderosa de complexidade. Qual o segredo que envolve a agencia? Por que eles devem fugir? Fiquei com vontade de ler. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Puxa, parece bem tenso e com um fundo misterioso que só pela resenha já me deixou curiosíssima! Amei, e o coloquei em minha lista de leitura, vou acompanhar por resenhas até o lançamento do último.

    ResponderExcluir
  7. Também amo distopias.
    Sua resenha fez eu me interessar bastante por esse livro!
    Abrçs!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia nada sobre o livro, só achei que era distopia, mas pelo jeito tava enganada porque pela resenha parece bem sci-fi mesmo, adorei tudo o que falou, parece aquelas tramas de filmes, to super curiosa agora, vai para a lista de desejado, não sabia que era sobre isso e me interessei bastante, parece bem misterioso e tal. Beijo para ti e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro thrillers seja do gênero que for e adorei saber que esse é. Também achei que era distopia, e adorei saber que é mais ficção-científica do que tudo, a capa é bem misteriosa e o que você falou da trama tem um ar sombrio e tenso bem curioso. Vai para lista de leitura urgente. Resenha perfeita, esclarece bem e me deixou interessada. Abs!

    ResponderExcluir
  10. Parece melhor do que imaginei, vi o livro só outro dia quando divulgou a capa e não conhecia, o título já me deixou curiosa, mas a resenha é perfeita! Thriller, sci-fi, romance, parece muito bom, muito instigante e tudo, a resenha me deixou bem curiosa, gostei! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Mais um dos últimos lançados que entra no gênero que estou adorando ler. Ficção científica e ainda com ação? Perfeito, tem jeito de filme e torço para que vire mesmo filme porque tudo o que disse me deixou ansiosa. Ótima resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Achei que era distopia e apesar de não ser gostei muito da resenha, me deixou curiosa o que falou dos gêneros e dos personagens, parece uma história que amaria, merecia mais atenção, tem cara de ser melhor que muita trilogia famosa.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.