20/12/2013

Resenha - Maldição


Nome: Maldição
No Original: Cursed
Autor (a): Nancy Holder, Debbie Viguié
Tradutor (a): Maria Clara Mattos
Páginas: 256
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Se em Bruxaria, primeiro volume da série Wicked, a jovem Holly Cather teve que lidar com a descoberta de poderes incríveis e de uma maldição mortífera, em sua segunda aventura ela sentirá na pele a responsabilidade pelas vidas dos que a seguem e o peso de ser uma das últimas sobreviventes de uma das confrarias mais fortes de todos os séculos. Em Maldição, a busca de Holly e suas primas, Amanda e Nicole, pelo domínio dos seus poderes continua. E uma nova etapa da guerra sangrenta entre as bruxas Cathers e Deveraux se inicia nesta eletrizante série de magia e fantasia bestseller do The New York Times.

Conheci a série esse ano quando a Rocco lançou o primeiro livro e como gosto bastante de fantasia que traz mitologias novas sobre bruxas acabei comprando o livro pouco depois. Para minha inteira surpresa as autores construíram uma história muito mais sombria e adulta do que supus a princípio, que apresenta e reconstrói a mitologia wicca e ainda traz um fim tenso. Por isso não hesitei em solicitar essa continuação à editora. Nesse segundo volume, Holder e Viguié expandem o universo da trama, dando sequência a guerra milenar ente as confrarias Cahors e Deveraux.

A história começa um ano após os acontecimentos finais do primeiro livro e temos Holly, agora ciente da sua condição de bruxa, liderando a pequena confraria Cathers e usando todo o seu tempo para aprender os segredos da magia. Em um ano Holly não ouviu notícias de Michael Deveraux, o líder da confraria Deveraux que quer tanto assassiná-la, mas o ataque do falcão negro da última reunião do grupo prova que ele está de volta. Amanda e Holly estão em desvantagem agora que a prima partiu. As duas não têm notícias de Nicole faz tempo e se preocupam com o paradeiro da prima. Enquanto Holly procura descobrir um meio de sobreviver Nicole foge pela Europa, encontrando amigos improváveis e fugindo de mais inimigos do que imagina. Apenas com muita astúcia e coragem Nicole sobreviverá, mas o preço talvez seja pior do que ela espera. Fechando o outro lado da trama temos Jer, em sua terrível condição, ele precisa lutar contra os poderes que querem controlá-lo antes que seja tarde demais para todos, principalmente para ele e para Holly. Sem saber que são os aliados e os inimigos Holly precisa descobrir qual o real tamanho de seu poder e usar toda sua força para provar as confrarias que o passado é apenas isso, e que a história não irá se repetir. Mas será que Holly terá tempo para isso? Conseguirá tomar a decisão correta?

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve, com uma trama bastante ágil e que foca inteiramente na luta entre as confrarias. Dividida em várias frentes a narração é mais fluida do que em seu antecessor e as autoras investem no desenvolvimento do mundo, acrescentando detalhes e elementos muito interessantes, além de adensar a trama, tornando-a mais complexa. Juntando o ritmo fluido da narração com o intrincado da trama o resultado foi uma história instigante, mais desenvolvida do que a anterior. As descrições é um dos pontos altos do livro, ditando o tom da história, criando um ambiente forte que aliado ao desenrolar da história funciona como parte importante. A precisão dos detalhes tornara diversas cenas vívidas, mais tensas e assustadoras.

Os personagens se mostram mais fortes também, revelando lados diferentes e que surpreendem o leitor. Alguns dos secundários chegam a roubar a cena. Enquanto Holly demorou a mostrar força Nicole surpreendeu a cada capítulo, se mostrando uma pessoa mais forte e inteligente do que ficou na primeira história. Audaciosa a personagem vai precisar de toda força e inteligência para sobreviver depois dos acontecimentos finais. Toda a história aconteceu de forma rápida, e algumas perguntas boas ficam no ar. Holly travou apenas uma batalha, e seus adversários sabem mais sobre seu poder do que ela. As autoras desenvolveram pouco da trama central, a curiosidade sempre pede um pouco mais, mas abriu diversas frentes na história, ramificando o desenrolar e o que vem por ai, o que equilibra a falta de respostas em alguns quesitos. Ansiosa pelo próximo volume.

Leitura rápida, agradável, com um ritmo instigante e uma história que revela novos elementos interessantes. Qualquer dúvida que tivesse a respeito da história criada por Nancy Holder e Debbie Viguié se dissolveu. As autoras conseguem mergulhar o leitor na trama, e passar o clima sombrio, o lado obscuro de cada personagem e também suas intenções. A edição da Rocco está ótima, fonte boa e capa belíssima. Curiosa para ver os próximos volumes já que a editora está caprichando na arte das capas. Uma história com os elementos certos para render uma ótima adaptação, seja série ou filme. Recomendado a todos que procuram uma fantasia extremamente diferente, desde a composição do universo até os personagens. Romance, traição, mentiras e uma guerra secular de poder, ambição e sangue. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Wicked - Nancy Holder & Debbie Viguié
1- Bruxaria
2- Maldição
3- Legacy
4- Spellbound
5- Ressurection

13 comentários:

  1. Gostei da história desse livro, também amo livros de magia, em que tenha bruxas e tudo mais desse mundo fantástico. Não lembro da resenha do livro 1, mas vou colocar essa série em minha lista. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o primeiro livro dessa saga e realmente me surpreendi, gostei muito da história e com certeza tenho intenção de ler Maldição também.

    ResponderExcluir
  3. Olha, não digo que não gosto do tema pq não li muitos, mas bruxas não me chamam a atenção. Mas achei a capa linda e isso já é 50% favorável pra que eu o compre... amo capas! Outro fator positivo é que o primeiro livro, Bruxaria, é bem cotado.

    ResponderExcluir
  4. Ah! Amei a resenha e preciso logo dessa série, desde que li a resenha do primeiro que to bem curiosa para saber mais, não é nada que imaginei, e isso é perfeito, essa história de guerras, lado sombrio e magia diferente é ótimo. A resenha me deixa bem curiosa, Holy parece ótima tb. Adorei! Curiosa pelas outras capas da série e ótima resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  5. Adoro as capas dessa série, apaixonei pelas ilustrações bem melhores do que as capas originais, falando da resenha adorei. Li a primeira aqui e a trama envolve mitologia wicca parece fantástica, comprei o primeiro no black Friday e estou mais ansiosa agora para ler depois dessa resenha. Confrarias, guerras, e pelo que disse ótimos personagens. Adorei! Abs!

    ResponderExcluir
  6. já tnha ouvido falar sobre essa saga mas ainda não me encorajei....

    ResponderExcluir
  7. já tnha ouvido falar a respeito dessa saga mas até agora não me encorajei....

    ResponderExcluir
  8. eu ja tinha lido sobre o primeiro livro e li a resenha do segundo mesmo assim kkkkkkkkk mas definitivamente nao gosto muito desse tema de bruxaria.. nem mitologias desse estilo :/ boa leitura pra quem gosta

    ResponderExcluir
  9. Bem eu nao conheço a a serie, mas sinceramente ela nao me prendeu muita a minha atenção nao.


    xx

    ResponderExcluir
  10. Oiii Yas, aii god, faz dias que acabo estando sem tempo para vir aqui :o, mas vou tentar recuperar meu tempo hoje ainda. Amei a resenha, fico com receio de ler resenhas de livros de séries, quando não é o primeiro, mas como nunca ouvi falar da série me engatei na resenha, e ela se revelou ser uma história com uma ótima trama, bem sombria e parece ser realmente uma leitura que valha a pena. Adoro livro onde mais de um autor escreve, fico muito curiosa sobre como eles fazem hahahha. A capa parece ser bem condizente né... se tratando do falcão do ataque. (: Bjs

    ResponderExcluir
  11. não gosto muito das capas dessa série nem da temática por ela abordada, mas alguma coisa nessa resenha me fez ficar curiosa. Talvez pelo fato dos personagens se mostrarem fortes... não sei, mas acho que vou providenciar o primeiro livro (:

    ResponderExcluir
  12. Livros de mágia sempre me chamam atenção..gosto desse lado meu mistico.Boa pedida para quem gosta desse gênero! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  13. Não conheço essa série mas em se tratando de bruxas, tenho lido bem pouca coisa, então fiquei bastante interessada nessa série. Às vezes a gente tem essa impressão de que por se tratar de magia o conteúdo será sempre voltado para o público infanto juvenil e acho que é uma surpresa agradável quando temos um tom mais adulto e maduro na história.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.