23/12/2013

Resenha - Luta Pela Liberdade


Nome: Luta Pela Liberdade
No Original: Fight For Freedom
Autor (a): Simon Scarrow
Tradutor (a): André Gordino
Páginas: 352
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Roma, 61 a.C. Recrutado com um gladiador, o jovem Marcus Cornelius Primus encara uma nova vida de treinamento brutal e regras duras enquanto aprende as habilidades de um lutador de elite. Mas Marcus não pode simplesmente esquecer seu passado. O pai foi morto por soldados e a mãe, sequestrada e vendida como escrava. Marcus está determinado a buscar justiça pela morte de seu pai e libertar a mãe, embora haja em seu passado um segredo. E, caso os romanos o descubram, não haverá escapatória... No primeiro volume de sua nova série leva o leitor a uma viagem ao Coliseu jamais vista antes.

Conheci a trilogia de Simon Scarrow quando soube que a Rocco a lançaria por aqui. Isso foi na virada do ano passado e portanto aguardei quase o ano inteiro até ver o primeiro livro entre os lançamentos. Estava ansiosa pela história por diversos motivos. Primeiro porque o autor é conhecido e elogiado por suas séries adultas envolvendo Roma e segundo porque sou fascinada pela história do Império Romano. A história criada por Scarrow não é fácil de ler, em meio a injustiças, dores e esperança acompanhamos uma história criativa, acurada e tocante.

Marcus Cornelius Primus vivia uma vida tranquila afastada dos grandes centros do Império quando um cobrador bateu as portas de sua família. O pai, um centurião aposentado estava tendo dificuldade de pagar as dívidas por causa da pouca produção. Com um guerreiro que é, o pai despachou os cobradores do agiota, porém a vingança veio rápido. O agiota mandou homens para matar seu pai, e levá-los como escravos. Desesperado para salvar sua mãe, Marcus tenta achar um meio de chegar até Pompeius, o antigo general de seu pai, um homem importante e famoso para o Império. E que deve um favor a seu pai. Mas o caminho de Marcus só piora, sem dinheiro e fugindo do agiota acaba descoberto como clandestino em um navio. Prestes a ser jogado no mar é comprado por um lanista. Um ex-gladiador que agora é dono de uma escola de gladiadores. Marcado como escravo Marcus precisa sobreviver ao duro treinamento, a rotina exaustiva, a pouco comida e ainda um turma de garotos que não vão com a sua cara. Na escola Marcus fará amigos, descobrirá uma vontade de lutar desconhecida e fará de tudo para permanecer vivo. Só assim poderá salvar sua mãe e encontrar justiça. Mas no meio disso tudo Marcus descobrirá verdades indizíveis sobre sua origem. Uma verdade que pode jogá-lo em uma busca por justiça e vingança muito maior do que imaginava...

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve e devo dizer que Scarrow não deixa nada a dever em sua primeira história voltada para o público infantil. Acertando no tom e na história o autor desenvolve a trama de forma linear, levando o personagem através de um caminho duro e surpreendente. A narração é ágil e marcada por uma ambientação vívida, rica em detalhes históricos e muito acurada. Scarrow faz um trabalho fantástico ao reconstruir esse lado do Império Romano que poucos lembram e ainda apresentar um protagonista jovem, mas muito interessante em uma trama instigante, tanto pelo desenrolar como pela curiosidade sobre os gladiadores.

Com um ar sombrio e carregado de sentimentos o autor cativa o leitor, nos faz sofrer com as injustiças sofridas por Marcus desde o primeiro capítulo. É instantânea a simpatia pelo personagem. Falando em personagens temos um grupo forte de personagens. Marcus é jovem, mas forte e à medida que a trama avança se mostra ainda mais notável. A forma com que ele encarou as mudanças em sua vida foi tão realista que doeu. Usando toda a força que possui Marcus usa o silêncio e a observação como armas. O que no fim surpreende a todos na escola de gladiadores. Sua amizade com Brixus é ótima, e sem igual. O velho gladiador se mostra um aliado importante e que ainda guarda muitos segredos. O fim é uma reviravolta que não esperava. Estava acreditando no óbvio, mas em cenas ágeis e vívidas o autor surpreende o leitor com uma mudança e um segredo que deixa muitas perguntas no ar. O que Marcus vai fazer? Ansiosa pelo próximo volume.

Leitura rápida, que conquista o leitor nas primeiras páginas e nos instiga até o fim movidos tanto pela situação do personagem quanto pela curiosidade sobre o universo apresentado. Scarrow mostra porque é um excelente autor sobre o período romano, trazendo mais do que uma história juvenil, uma história que marca pelo tom sombrio e pelos sentimentos que passam através das páginas. A edição da Rocco está ótima, com uma ótima fonte, capa fielmente adaptada e diagramação marcada. A tradução é cuidadosa e fluida. Uma história que ficaria brilhante nos cinemas se adaptada de forma fiel e primorosa. Tanto pelo cenário quanto pela trama. Recomendado a todos que procuram um juvenil diferente, com um lado histórico forte e fiel, um excelente personagem e uma trama interessante, que se desenrola repleta de surpresas e curiosidades. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Gladiador - Simon Scarrow
1- Luta Pela Liberdade
2- Street Fighter
3- Son Of Spartacus

28 comentários:

  1. Gostaria de ser como você e gostar tanto assim da história Romana, mas não sou muito fã, apesar de as vezes ler a respeito, mais por necessidade. Não leria esse livro, creio que seria maçante para mim.

    ResponderExcluir
  2. Estava esperando pela resenha, gosto de várias coisas na história romana e desde que vi a série Spartacus fiquei bem curiosa sobre a história dos gladiadores, e como é jovem parece perfeita ainda mais que falou que é crível e que o autor é conhecido do assunto, adorei a resenha e parece uma história bem legal de acompanhar, adoro histórias que me fazem perder a paciência com as situações e torcer, e tudo mais, adorei saber disso. Adorei a resenha, bjo para ti!

    ResponderExcluir
  3. Quando lançou não estava muito interessada porque não posso começar novas trilogias, mas lendo sua resenha fiquei com vontade! Primeiro achei que era apenas uma história mais simples, mas pela resenha parece mais interessante e o que falou do autor me deixou curiosa também. Acho o período riquíssimo e deve ter ficado ótimo mesmo como cenário. Não sei se espero o 2º sair ou não, gostei da capa. Ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Gladiadores, eu adoro gladiadores! Acompanho filmes, séries e as vezes leio um pouco sobre o assunto, mas ficção ainda não havia chegado nessa parte. Já tenho esse livro aqui em casa (presente adiantado de natal), agora com sua resenha ele esta quase pulando na frente de todas as outras leituras!

    ResponderExcluir
  5. Gosto de gladiadores, mas em filme e seriados... não teria coragem de encarar essa história. Amo ler, mas há certos gêneros que não me chama a atenção... depois de tantos elogios posso até encarar hahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito de histórias de aventuras medievais, mas a dica tá anotada. Ótima resenha, a história e a escrita parecem realmente não deixar a desejar. Só fiquei meio hesitante por se tratar de uma série.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia este livros .. parece ser bom !

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa série, mas parece ser muito boa. Gosto de livros que falam da história do mundo, como esse que fala de gladiadores e Roma Antiga. Livros que nos deixam com várias perguntas na mente são ótimos, na minha opinião, pois fazem com que nos empolguemos para ler sua continuação. Vou esperar sair os próximos, não gosto de esperar pelas continuações, fico muito ansiosa, e geralmente a coleção completa é mais barata xp
    Adorei o livro e espero lê-lo, beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Depois que eu li a resenha fiquei super curiosa sobre o livro e quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. História romana me interessa bastante, histórias medievais também (principalmente A Guerra dos Tronos) gosto da temática e da ação. Pretendo ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir
  12. eu ate gosto de livros de historia e amo historia romantica... mas nao gostei muito desse livro nao!! achei um enredo meio batido sei la :P nao tinha lido sobre ele ainda... esperar outras opinioes para fechar a minha!

    ResponderExcluir
  13. adooooooro esse tipo de história romana, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  14. Gostei do livro, sou fasinada por historia que se passam em arenas,lutas,e guerras. nao conhecia o livro mas ja vou colocar no skoob.


    xx

    ResponderExcluir
  15. Oiii, esse livro eu procurei na livraria daqui para dar de Natal pra um dos meu primos, porém não encontrei, mas ok. Li ótimas criticas a história, e me interessei bastante pelo enredo, Império Romano é um bom cenário *-*

    ResponderExcluir
  16. Adoro esse cenário! Quero muito ler! Beijos

    ResponderExcluir
  17. gostei da resenha, mas não é um livro que eu necessite ler. Tenho uma lista enorme aqui hahah quem sabe pra depois... bem depois

    ResponderExcluir
  18. Eu fiquei com vontade de ler, ainda mais porque gosto de História. A história do livro me pareceu bem interessanet. Eu quero ler!

    ResponderExcluir
  19. livro-roteiro da sessão da tarde uhauhahuauhuha

    ResponderExcluir
  20. O que mais me chamou a atenção na história foi quando você comenta que o lado histórico é bem forte. Gosto muito dos enredos que misturam o lado histórico real com ficção e/ou fantasia.

    ResponderExcluir
  21. Nas aulas de histórias, um dos povos que eu mais gostava de aprender era sobre os gregos e os romanos. Nos romanos eu gostava bastante dessa parte de gladiadores!! Esse livro parece ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  22. Também só tive conhecimento dessa trilogia depois de seu lançamento aqui no Brasil. Nunca cheguei a ler nenhum livro que tivesse gladiadores como personagens. Gosto dessa pegada sombria e de aventura que esse livro parece ter. Bem curioso pra acompanhar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia essa livro, mas achei a resenha bem interessante! Fiquei curiosa em lê-lo!!

    ResponderExcluir
  24. Eu gosto de histórias em tempos medievais, tudo me encanta e me deixa curiosa. Gosto de imaginar como eram as coisas e tal. Desde que vi esse livro, fiquei com vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  25. Eu adoro histórias que envolvem os romanos, aliás históricos em geral, mas pelo que disse do autor deve ser um livro muito bom, melhor que só juvenil então, adoraria ver uma história onde os impérios seja retratados bem e pela resenha é isso mesmo. Ótima resenha, me deixou curiosa e ainda falou de todos os lados, Marcus parece um ótimo protagonista! Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Parece ser otimo, gostei da resenha, o tempo que se trata no livro é bem legal e me deixa bastante curiosa

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.