11/12/2013

Resenha - Ladrões de Planeta


Nome: Ladrões de Planeta
No Original: The Planet Thieves
Autor (a): Dan Krokos
Tradutor (a): Sonia Pinheiro
Páginas: 300
Editora: Vergara & Riba
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Num futuro distante, a Terra está em perigo. O motivo: a conquista de um planeta recém-descoberto chamado Nori-Azul. Aquele era o lugar perfeito para uma raça que não cabia mais no próprio planeta. Tão perfeito que também estava nos planos de dominação dos Tremistas, civilização dona de avançada tecnologia de guerra. Mason Stark, um garoto de 13 anos, é um dos cadetes da Academia do Comando Espacial Terrestre, centro de controle das tropas estelares. A rotina de treinamentos no espaço era tranquila até o violento ataque tremista que muda completamente o destino de Mason e dos 17 cadetes a bordo da nave SS Egito.

A maioria dos leitores do blog sabe que sou fã de ficção-científica e se observamos com atenção vemos que não há muito movimento do gênero no país. Sim, temos alguns dos grandes clássicos, mas se tratando de trilogias e séries jovens não temos quase nada. Por isso foi com felicidade que recebi a notícia sobre a série de Dan Krokos e mais ainda quando recebi o exemplar da editora. O autor criou uma história fantástica, desde o universo até a trama.

A história começa nos apresentando Mason Stark, de 13 anos, cadete da Academia do Comando Espacial Terrestre, que está em sua primeira patrulha de rotina a bordo da SS Egito. É uma missão simples que chegaria ao fim do Mason e alguns outros cadetes começando no primeiro ano da Academia II, e durante os dez dias que esteve a bordo pouco teve a fazer. Tudo muda quando no meio de uma de suas pegadinhas com a irmã mais velha o alerta amarelo é soado. Uma nave tremista está se aproximando em grande velocidade e pela primeira vez Mason sente o sangue gelar. Nunca imaginou que a Egito entraria em batalha com uma nave inimiga. Só sabe que não quer ficar na prisão da nave enquanto o ataque acontece. Em minutos o alarme passa para vermelho e Mason, Tom, Stellan, Jeremy e Merrin, a única garota entre os cadetes mais novos ficaram preocupados. Aos poucos a Egito era tomada por tremistas, prisioneiros eram feitos e oficiais superiores mortos. Com ajuda de Elizabeth, a inteligência artificial da nave Mason consegue informações sobre o que os tremistas procuram. Eles querem o imenso portal hiperespacial que a Terra construiu. Os humanos queriam levar Nori-Azul para o sistema solar da Terra. Um plano absurdo e os tremistas não iriam permitir. Desde que eles fizeram o primeiro contato em 2640 até o primeiro ataque cem anos depois os tremistas buscavam o controle de Nori-Azul, o planeta vazio e com atmosfera perfeita para colonização. O ano é 2800 e a guerra está em seu auge. Os tremistas nunca foram tão audaciosos e Mason precisa tomar o controle da Egito novamente, resgatar sua irmã e impedir que os tremistas usem o portal contra a Terra. E no meio disso tudo ainda lidar com os obscuros segredos do Comando Espacial Terrestre.

É a partir dessa premissa que a trama se desenrola e Dan Krokos consegue uma história fantástica. A narrativa é em primeira pessoa e fluida, em um ritmo ágil e instigante a trama se desenrola, envolvendo o leitor e nos levando através de uma história intrincada e bem construída. Krokos desenvolve um futuro crível, com uma organização política inteligente que explora o espaço de forma plausível com recursos bem inteligentes e interessantes. As descrições é outro ponto que chama atenção, pontuais e bem colocadas as descrições passam ao leitor uma ambientação vívida e aliadas a trama mostram muito da história da Terra e de como chegamos aquele ponto no futuro.

Os personagens foram todos bem desenvolvidos. Mason Stark teve de assumir muitas responsabilidades, mas o autor fez isso de forma que sua idade não parecesse errada. Ele soa como um garoto de 13 anos. Inteligente e forte, Mason faz o melhor que pode na situação que está e o vemos conduzindo não só os demais personagens como a trama em si. A ideia do autor em unir três tramas para ao final formar um quadro maior que dará o tom a história da série foi fabulosa, tornando a trama mais complexa e interessante. Tramas que pareciam simples se mostram cheias de nuances, verdades escondidas e traições imprevistas. A evolução da trama mostra isso, assim como o final, que guardou reviravoltas interessantes deixando muitas possibilidades pela frente. Mason começa a perceber que a linha entre a verdade e a mentira está muito mais embaçada do que o povo da Terra imagina. Ansiosa pelo próximo livro.

Leitura rápida, com uma trama instigante impossível de largar antes do final. Ainda é uma ficção-científica juvenil, mas é uma de qualidade, com ótimos personagens, elementos muito bem elaborados e um universo construído com perspicácia de quem conhece o melhor do gênero. Uma história com o melhor estilo dos clássicos do gênero. Krokos se mostra não apenas um grande contador de histórias, mas um excelente articulador de tramas, apresentando um universo repletos de elementos criativos e inovadores. A edição da V&R está ótima, fonte agradável e boa opção de capa. A história chega aos cinemas em breve visto que a Warner já acertou com David Heyman, que também estava na produção de Harry Potter. Recomendado a todos que procuram uma série juvenil diferente. Não se vê muita ficção-científica do gênero e você vai se surpreender. Uma narrativa deliciosa, ótimos personagens, uma trama elaborada e um universo fascinante. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Ladrões de Planeta - Dan Krokos
1- Ladrões de Planeta
2- Sem Título Ainda
3- Sem Título Ainda

15 comentários:

  1. Eu também adoro ficção científica e, recentemente, li, dessa mesma editora, o Insígnia, que também é bem infanto-juvenil - eu estava aguardando algo mais maduro, mais soberbo. Mas gostei, afinal. Foi bem divertido e mal posso esperar pela continuação, que deve estar sendo traduzida logo no primeiro semestre do próximo ano.
    Voltando ao romance em questão.. Não curte muito a capa de Ladrões de Planeta. Entretanto, a história, que parece ser realmente muito boa, pode compensar essa arte um pouco sem graça. E, quanto à adaptação, não sabia que havia sido contratada. Acho que o mercado de filmes inspirados em obras literárias nunca esteve tão aquecido, rs

    Att
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Yas,então, não sou muito chegada nesse gênero de leitura, mas por pura ignorância de não conhecer muito mesmo. Parece ser uma história muito boa, uma aventura muito bem articulada, com personagens de presença forte. Logo que vi a capa lembrei um cartaz de um filme, que não recordo o nome, mas é bem estilo assim, e muito leal saber que virará filme. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando cada vez mais do gênero depois de ter visto um pouco da série que sugeriu e também depois de ter ganho um livro com esse fundo, por isso esse ai já estava entre os que estava querendo e agora com a resenha está na lista de desejados, é excitante pensar num futuro onde o ser humano vai conquistar o espaço e por isso gosto do clima desses livros. Adorei tudo o que disse na resenha, principalmente do protagonista, parece perfeito e estou mais curiosa ainda para ler. Bjo! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Amo ficção cientifica e o livro parece muito bom, uma história diferente.
    Mais uma adaptação saindo então.

    ResponderExcluir
  5. Parece muito interessante! Eu procuro ler bastante ficção (também gosto de filmes do gênero) mas nunca tinha visto um tema assim "espacial" hehe, realmente as opções de ficção não são muito grandes por aqui, isso é triste :( Mas enfim, vamos aproveitar o que temos e este parece ser uma ótima escolha!

    ResponderExcluir
  6. Me pareceu um infanto-juvenil muito interessante. Ficção cientifica, fazia tempo que não via uma obra assim, me lembrou boons livros, e gostei bastante desse!!!
    Otima resenha :D

    ResponderExcluir
  7. Não sabia do que se tratava, e também não sabia que ia virar filme, adorei algumas coisas que disse na resenha como dos personagens, não leio quase nada que se passe no espaço, mas sou super curiosa para ler, quase nunca acha desse tipo por aqui. Adorei mesmo a resenha, mesmo sendo juvenil parece ótima, preciso ler antes do filme sair. Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  8. Depois do filme de Ender's Game... um novo boom de ficção científica sobre o espaço está chegando...

    http://umratodebiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Quando vi esse livro numa promo da Black Friday ele me passou batido, agora meio que me arrependi por não tê-lo comprado,rs. Acho que fui naquela de julgar pela capa. Achei que fosse alguma HQ e deixei de lado :-( Não que eu não goste de HQ mas é que tenho uma pequena pilha pra ler e não queria aumentá-la sabendo que é uma trilogia. Agora acho que vou comprar pois a premissa do livro e sua resenha me agradaram bastante,rs.

    ResponderExcluir
  10. eu nao sou muito fa desse estilo de livro, mas confesso q adorei esse O.o me deixou bem curiosa para saber oq vai acontecer com eles.. e amei a premissa... eu gosto muito de leituras rapidas, pq eu leio mais a noite e assim nao pego no sono facil kkkkkkkkkk nao gostei muito da capa mas tudo bem ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente esse livro nao me chamou tanta atenção como esperava, mas boa leitura pra quem curtiu \o

    ResponderExcluir
  12. O meu gênero predileto de livro é ficção cientifica,fiquei fascinada por esse livro,uma ótima resenha! Parabéns

    ResponderExcluir
  13. um dos meus gêneros literários favoritos é o de ficção cientifica! Li a resenha e me apaixonei ainda mais hahah mas acho que eles poderiam ter melhorado na capa

    ResponderExcluir
  14. Amando cada vez mais sci-fi, já que já amo distopias e space opera parece perfeito ainda mais que foge bem de ser apenas juvenil, tua resenha me deixou super curiosa com a organização, guerra no espaço e tudo. Ótima resenha como sempre me deixando curiosa, tomara que saia logo o filme e o 2º! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.